FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Google Search Console Insights para criadores de conteúdo

por | 17/11/21 18:06 | Criar site

Criar conteúdo relevante e de qualidade é uma das maneiras mais assertivas de fortalecer a presença digital das instituições. Mas nada adianta produzi-los se você não acompanhar métricas e resultados de performance. Pensando em facilitar toda a interpretação de dados relevantes para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, nasceu o Google Search Console Insights.

A nova ferramenta da gigante da tecnologia veio para ajudar os produtores e editores de conteúdo a analisar dados para garantir que seus esforços tragam resultados reais. O Google Search Console Insights gera relatórios de fácil interpretação para que você possa entender como o público interage com o conteúdo, qual assunto preferem, e como as pessoas chegaram até você, entre outros dados relevantes para tomada de decisões em relação à produção de conteúdo.

Uma forte estratégia de marketing digital é composta por diversos aspectos, de mídias sociais a mecanismos de pesquisa e, às vezes, pode ser difícil saber onde você realmente precisa concentrar sua atenção. Embora cada parte da estratégia seja importante para promover efetivamente seu negócio online, alguns elementos acabam sendo mais relevantes que outros e o Search Console Insights pode te indicar qual.

Continue lendo

Google Search Console Insights
Acompanhe o texto e saiba tudo sobre essa nova ferramenta capaz de transformar seus acessos e a sua relação com o público por meio de insights surpreendentes para a produção de conteúdo.

O que é Google Search Console Insights?

Segundo o próprio Google, o Search Console Insights é uma maneira de fornecer aos criadores de conteúdo dados relevantes para embasar tomadas de decisões. Neste sentido, a mais nova ferramenta da multinacional foi projetada especialmente para editores e produtores de conteúdo.

Ajudar os criadores a entender quais os assuntos que mais interessam ao público e como eles acessam os conteúdos é o objetivo do Google Search Console Insights ao fornecer dados combinados do Google Search Console e do Google Analytics.

O que é Google Search Console Insights

Quais as novidades do Google Search Console Insights?

A plataforma fornece dados relevantes e com uma interface amigável. Agora, é possível gastar menos tempo decifrando números e gráficos já que a ferramenta fornece insights para você focar em estratégias de marketing de conteúdo e de SEO para atrair o público.

Na prática, ele não apenas mostra qual conteúdo tem o melhor desempenho, mas também detalha como as pessoas descobrem seu conteúdo e o que elas pesquisam no Google antes de visitarem seu site. Além disso, a ferramenta fornece dicas de como melhorar a performance do seu conteúdo ao te ajudar a conhecer melhor o seu público.

Como utilizar o Google Search Console Insights?

Agora é hora de botar a mão na massa e, finalmente, ter boas ideias para atrair e fidelizar seu público na internet usando o Google Search Console Insights.

Como acessar?

Existem diversas maneiras de acessar o Search Console Insights, mas o Google recomenda principalmente essas:

  • Acesse o Google Search Console. Na parte superior da página, clique em Visão Geral e selecione Search Console Insights.
  • Acesse o Search Console Insights por este link direto.

Como ele pode te ajudar?

O Google Search Console Insights fornece diversos dados relevantes para que os criadores de conteúdo tenham uma visão estratégica de suas produções. Veja os principais:

  • Visão geral – Este elemento da plataforma mostra quantas visualizações de página seu site teve, quando as visitas acontecem e por quanto tempo, em média, suas páginas foram visualizadas.
  • Canais de tráfego – Fornece informações para que você descubra de onde vêm os visitantes de seu conteúdo, apresentando a entrada mais popular no topo. O tráfego pode ser direto: os visitantes clicaram diretamente no link do seu site; orgânico: visitantes vieram de pesquisa em sites de busca como Google; referência: acesso ao seu conteúdo por meio de links em outros sites.
  • Palavras-chave – Mostra quais palavras-chave as pessoas usaram para realizar uma pesquisa no Google até chegar ao seu conteúdo.
  • Redes sociais – Dados sobre quais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter atraem mais visitantes.
Google Console Insights

Principais referências para criadores de conteúdo

Os dados do Google Search Console Insights são ótimos para entender como seu conteúdo é visto diariamente e quais dias oferecem mais engajamento, para que você possa continuar a compartilhar conteúdo nos momentos ideais.

Obter dados sobre a performance dos conteúdos também ajuda a entender o que causa quedas ou picos significativos nas visualizações da página. Assim, se você compartilhar um novo conteúdo, poderá ver como isso afetou seu tráfego e, a partir disso, tomar decisões sobre o conteúdo.

Também é possível descobrir qual dos seus conteúdos é o mais popular entre as pessoas, quantas visualizações teve e por quanto tempo foi visto. Com esse dado, você vai conseguir perceber o interesse das pessoas por um determinado tema e criar outros conteúdos semelhantes.

Além disso, a plataforma fornece dados sobre como os usuários encontraram seu conteúdo, sinalizando quais plataformas de mídia social eles usaram, links de referência e termos de pesquisa do Google que levam os usuários à sua página.

Google Search Console Insight para criadores de conteúdo

Diferenças entre o Google Search Console Insights e o Google Analytics

Para obter dados completos do Search Console Insights, é importante que você vincule a propriedade da sua página web no Search Console e no Google Analytics. Isso é necessário porque todas essas plataformas trabalham de forma integrada.

O Google Analytics é responsável por rastrear seu site, conteúdo, mídia social e atividade de aplicativo. O Google Search Console mede o tráfego orgânico, identifica problemas de desempenho e ajuda a melhorar o SEO.

Já o Google Search Console Insights, tem como objetivo trabalhar o conteúdo, identificando como as pessoas descobrem e acessam sua página para que você melhore seu desempenho orgânico.

Ele não traz necessariamente novos dados em relação ao Search Console e Google Analytics, mas esclarece as informações mais importantes para os criadores de conteúdo e os ajuda a entender os dados sob uma perspectiva mais direta.

Soluções para análise de métricas de conteúdo

Ter acesso a maior quantidade possível de dados para entender o desempenho do seu conteúdo pode ser a chave do sucesso para sua empresa ou seu projeto. A Link Nacional possui uma equipe especializada na análise de dados para elaborar estratégias que vão aumentar os acessos dos conteúdos do seu site, basta entrar em contato.

Conteúdo para site

Tenha um bom conteúdo e alcance as primeiras posições no Google

Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...