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Google Search Console Insights para criadores de conteúdo

por | Atualizado em 23 de agosto de 2021 | Criar site

Criar conteúdo relevante e de qualidade é uma das maneiras mais assertivas de fortalecer a presença digital das instituições. Mas nada adianta produzi-los se você não acompanhar métricas e resultados de performance. Pensando em facilitar toda a interpretação de dados relevantes para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, nasceu o Google Search Console Insights.

A nova ferramenta da gigante da tecnologia veio para ajudar os produtores e editores de conteúdo a analisar dados para garantir que seus esforços tragam resultados reais. O Google Search Console Insights gera relatórios de fácil interpretação para que você possa entender como o público interage com o conteúdo, qual assunto preferem, e como as pessoas chegaram até você, entre outros dados relevantes para tomada de decisões em relação à produção de conteúdo.

Uma forte estratégia de marketing digital é composta por diversos aspectos, de mídias sociais a mecanismos de pesquisa e, às vezes, pode ser difícil saber onde você realmente precisa concentrar sua atenção. Embora cada parte da estratégia seja importante para promover efetivamente seu negócio online, alguns elementos acabam sendo mais relevantes que outros e o Search Console Insights pode te indicar qual.

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Google Search Console Insights
Acompanhe o texto e saiba tudo sobre essa nova ferramenta capaz de transformar seus acessos e a sua relação com o público por meio de insights surpreendentes para a produção de conteúdo.

O que é Google Search Console Insights?

Segundo o próprio Google, o Search Console Insights é uma maneira de fornecer aos criadores de conteúdo dados relevantes para embasar tomadas de decisões. Neste sentido, a mais nova ferramenta da multinacional foi projetada especialmente para editores e produtores de conteúdo.

Ajudar os criadores a entender quais os assuntos que mais interessam ao público e como eles acessam os conteúdos é o objetivo do Google Search Console Insights ao fornecer dados combinados do Google Search Console e do Google Analytics.

O que é Google Search Console Insights

Quais as novidades do Google Search Console Insights?

A plataforma fornece dados relevantes e com uma interface amigável. Agora, é possível gastar menos tempo decifrando números e gráficos já que a ferramenta fornece insights para você focar em estratégias de marketing de conteúdo e de SEO para atrair o público.

Na prática, ele não apenas mostra qual conteúdo tem o melhor desempenho, mas também detalha como as pessoas descobrem seu conteúdo e o que elas pesquisam no Google antes de visitarem seu site. Além disso, a ferramenta fornece dicas de como melhorar a performance do seu conteúdo ao te ajudar a conhecer melhor o seu público.

Como utilizar o Google Search Console Insights?

Agora é hora de botar a mão na massa e, finalmente, ter boas ideias para atrair e fidelizar seu público na internet usando o Google Search Console Insights.

Como acessar?

Existem diversas maneiras de acessar o Search Console Insights, mas o Google recomenda principalmente essas:

  • Acesse o Google Search Console. Na parte superior da página, clique em Visão Geral e selecione Search Console Insights.
  • Acesse o Search Console Insights por este link direto.

Como ele pode te ajudar?

O Google Search Console Insights fornece diversos dados relevantes para que os criadores de conteúdo tenham uma visão estratégica de suas produções. Veja os principais:

  • Visão geral – Este elemento da plataforma mostra quantas visualizações de página seu site teve, quando as visitas acontecem e por quanto tempo, em média, suas páginas foram visualizadas.
  • Canais de tráfego – Fornece informações para que você descubra de onde vêm os visitantes de seu conteúdo, apresentando a entrada mais popular no topo. O tráfego pode ser direto: os visitantes clicaram diretamente no link do seu site; orgânico: visitantes vieram de pesquisa em sites de busca como Google; referência: acesso ao seu conteúdo por meio de links em outros sites.
  • Palavras-chave – Mostra quais palavras-chave as pessoas usaram para realizar uma pesquisa no Google até chegar ao seu conteúdo.
  • Redes sociais – Dados sobre quais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter atraem mais visitantes.
Google Console Insights

Principais referências para criadores de conteúdo

Os dados do Google Search Console Insights são ótimos para entender como seu conteúdo é visto diariamente e quais dias oferecem mais engajamento, para que você possa continuar a compartilhar conteúdo nos momentos ideais.

Obter dados sobre a performance dos conteúdos também ajuda a entender o que causa quedas ou picos significativos nas visualizações da página. Assim, se você compartilhar um novo conteúdo, poderá ver como isso afetou seu tráfego e, a partir disso, tomar decisões sobre o conteúdo.

Também é possível descobrir qual dos seus conteúdos é o mais popular entre as pessoas, quantas visualizações teve e por quanto tempo foi visto. Com esse dado, você vai conseguir perceber o interesse das pessoas por um determinado tema e criar outros conteúdos semelhantes.

Além disso, a plataforma fornece dados sobre como os usuários encontraram seu conteúdo, sinalizando quais plataformas de mídia social eles usaram, links de referência e termos de pesquisa do Google que levam os usuários à sua página.

Google Search Console Insight para criadores de conteúdo

Diferenças entre o Google Search Console Insights e o Google Analytics

Para obter dados completos do Search Console Insights, é importante que você vincule a propriedade da sua página web no Search Console e no Google Analytics. Isso é necessário porque todas essas plataformas trabalham de forma integrada.

O Google Analytics é responsável por rastrear seu site, conteúdo, mídia social e atividade de aplicativo. O Google Search Console mede o tráfego orgânico, identifica problemas de desempenho e ajuda a melhorar o SEO.

Já o Google Search Console Insights, tem como objetivo trabalhar o conteúdo, identificando como as pessoas descobrem e acessam sua página para que você melhore seu desempenho orgânico.

Ele não traz necessariamente novos dados em relação ao Search Console e Google Analytics, mas esclarece as informações mais importantes para os criadores de conteúdo e os ajuda a entender os dados sob uma perspectiva mais direta.

Soluções para análise de métricas de conteúdo

Ter acesso a maior quantidade possível de dados para entender o desempenho do seu conteúdo pode ser a chave do sucesso para sua empresa ou seu projeto. A Link Nacional possui uma equipe especializada na análise de dados para elaborar estratégias que vão aumentar os acessos dos conteúdos do seu site, basta entrar em contato.

Conteúdo para site

Tenha um bom conteúdo e alcance as primeiras posições no Google

Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
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