Como identificar e eleger uma produtora de conteúdo de excelência e que faça a diferença em marketing de conteúdo, em meio a tantas outras e a uma avalanche de informação 24 horas por dia, sete dias por semana?
O tempo passa, o tempo voa, e uma produtora de conteúdo que seduz, mas que também conduz, o seu potencial cliente até o final de um anúncio, pode ter a certeza de que continua numa boa. Preste bem atenção na construção discursiva que introduziu esse parágrafo e que tem uma finalidade quase que exclusiva: norteá-lo com sucesso até o final do texto! Se você tem por volta de 35 anos ou, por sorte (nossa), é um entusiasta dos anos 80 e 90 no Brasil, provavelmente identificou alguma semelhança com um jingle que deu o que falar naquelas décadas.
Seja por associação semântica ou referencial intertextual (quando um novo texto provoca um despertar de reconhecimento a partir de outro pré-existente), o que nos importa aqui saber, pelo menos num primeiro momento, é que a comunicação de um banco de investimentos bem famoso no Brasil funcionou.
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O que é uma produtora de conteúdo
A produtora de conteúdo em muito se assemelha às agências de assessoria de imprensa e/ou de comunicação empresarial. Quem é da área vai se lembrar do sufoco que era (ou ainda é, em muitos casos) para contatar o cliente e fazer o atendimento preciso, obter as informações-chave, produzir o texto e “vender” o conteúdo para a imprensa. A diferença é que hoje, com tantos recursos audiovisuais disponíveis e uma infinidade de plataforma de divulgação, a pressão por amplificar as ações é muito maior.Hoje, então, chamamos a tudo isso de marketing de conteúdo, e quem a produz é a produtora. Os profissionais envolvidos trabalham ativamente para oferecer materiais e/ou peças publicitárias que sejam interessantes, relevantes em termos de consumo e, se possível, marcantes para a sua persona. Ou seja, à medida que o interlocutor tem contato com o material produzido, dúvidas são sanadas (o sistema de Funil de Vendas ajuda bastante nesse mecanismo), o aprendizado vai sendo construído e, na mesma medida, uma boa aproximação idem.It’s a kind of magic?
Gradativamente, a mágica acontece: a informação produzida, que se tornou útil em algum momento, ajudou a criar um vínculo de confiança entre consumidor e empresa, que passa a ser vista e experienciada como referência em um determinado assunto, potencializando as chances, por exemplo, de conversão.
Isso se dá por meio de uma força-tarefa da equipe: bom atendimento, bom briefing e um bom texto. O resultado? Uma repercussão à altura, gerando o que o mercado costuma denominar como “recomendação”. Na linguagem atual, significa engajamento, compartilhamento, likes e leads.
As melhores produtoras de conteúdo!
No bom e velho português, vamos aproveitar esse espaço para “puxar a brasa à nossa sardinha”: a Link Nacional é referência nessa área não à toa. Aqui é cada um no seu quadrado e espiando o quadrado dos outros: uma equipe especializadíssima na sua área de atuação e em diálogo constante com as áreas dos coleguinhas.
Além da dinâmica saudável e altamente produtiva que essa simbiose gera, temos propriedade em desenvolver estratégias personalizadas para fazer a diferença no marketing de conteúdo dos nossos clientes, promovendo engajamento, adotando estratégias precisas e de vanguarda para fortalecer as marcas na web, convertendo os visitantes do site em potenciais clientes entre outras ações de sucesso.
Como a nossa área está sempre em evolução e tem lugar para todos, não poderíamos deixar de prestigiar quem atua conosco nessa área e em território nacional. Segundo a nossa equipe, as melhores empresas de conteúdo são Rock Content, Content Tools, Gummy e Recheio.
Como escolher a melhor produtora para a sua empresa
Tornar uma informação pública, sobretudo nos dias de hoje, pode ser mais simples do que se parece. Seja por meio de lives, Tik Toks, mensagens instantâneas de apps via celular ou até mesmo um bom e velho carro de som, daqueles que circulam por bairros distantes dos grandes centros urbanos anunciando pamonha caseira ou conserto de panelas, a capacidade de se comunicar, característica inata ao ser humano, é admirável.Certamente, todo mundo tem alguma coisa a dizer. No caso do marketing de conteúdo, para que se cumpra a sua função comunicativa, é preciso muito mais do que uma boa retórica. Uma vez que essa tipologia narrativa visa, sobretudo, anunciar alguma coisa, tornando pública uma informação, o seu trabalho depende também de uma construção coletiva de ideias, e isso significa muita gente pensando o que se vai dizer, como redatores e editores de arte.Para se cumprir a função conativa ou apelativa da linguagem, que basicamente é a de se vender algo, a mensagem publicitária precisa despertar emoções, sentimentos e sensações. Por isso, além de uma boa ideia e uma boa equipe, é preciso saber como se comunicar. E justamente por essa razão que o texto, nessa área, tem a obrigação de ser interessante. Essa é a alma do negócio.Invista em bons redatores
Por trás de consagradas produtoras de conteúdo, há redatores de excelência. Nesse contexto, quando for escolher uma produtora, busque saber se a equipe é composta por redatores qualificados e que saibam de tudo um pouco. Sejam eles fixos ou freelancers, o importante é que haja comprometimento com o trabalho da produtora e com o marketing de conteúdo da sua empresa.
Um redator à altura da potência da produtora, com expertise e boa formação, rende resultados marcantes e agrega valores ao seu conteúdo, tornando-o mais relevante e de qualidade.
Textos otimizados, portfólio top
Na esteira da linha de montagem das peças, estão os mais diferentes materiais: de descritivos de posts para as redes sociais, com suas respectivas artes e máscaras aplicadas, a podcasts, e-books, artigos opinativos em blogs, moodvideos e, inclusive, papelaria e mídia OOH (Out of Home).O protocolo de produção para que o conteúdo digital faça a diferença é simples: primeiro, despertar a curiosidade do interlocutor. Feito isso, há muito pela frente. Um bom copywriting não é moleza, não. Pelo contrário, exige do redator empenho, tempo e muita atenção às diretrizes de SEO on page: meta títulos atrativos, uma boa introdução e que, de preferência, gere a curiosidade do leitor, faça sentido e dialogue com os outros parágrafos até o final do texto, amarradinha com o fechamento; conteúdo prazeroso, dinâmico e com escaneabilidade, meta descrição, boa densidade de palavras-chave e conteúdo multimídia, com imagens e alt tags.É frita o peixe e olha o gato: desenvolvimento de um conteúdo coeso e gramaticalmente correto de um lado e, do outro, estratégias de SEO que criem fontes de tráfego, fluxo de nutrição, call-to-action, leads, compartilhamento e engajamento. Ufa! É ou não um trabalho e tanto?!Enfim, uma produtora de resultados
Os bons resultados das produtoras de conteúdo estão intimamente relacionados à coesão da sua equipe. É preciso que todos os profissionais envolvidos trabalhem em sintonia com a identidade da empresa e as expectativas do cliente.
Além dessa dinâmica própria dos locais que respiram criação, alguns fatores são essenciais. #FicaADica da Link, que sabe bem do que está falando: atendimento preciso e claro, cumprimento nos prazos de entrega, equipe afinada e especializadíssima, reciclagem de conhecimento, autocrítica constante (exercício que ajuda na melhoria constante, relativizando erros e acertos) e a construção de um bom portfólio e uma reputação.
Eis então uma receita de sucesso que sempre colou, como um jingle chiclete, no modus operandi do marketing de conteúdo das mais bem sucedidas empresas.
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