Embora os anúncios patrocinados sejam muito eficientes, os acessos orgânicos, aqueles que chegam espontaneamente e sem custos diretos, são vitais para a solidez de um projeto e para a autoridade de uma marca na web.
A própria dinâmica dos buscadores, cujos algoritmos são programados para ranquear os resultados por ordem de relevância, contribui para a reputação das páginas listadas nas primeiras posições. Os usuários entendem que elas chegaram até ali por “mérito” e não por meio de campanhas.
No entanto, não há como aumentar o tráfego orgânico sem adotar uma estratégia ampla que orbite os diferentes elementos de um site. Nesse sentido, neste post, trazemos algumas dicas essenciais para você atrair cada mais pessoas para suas páginas. Confira!
Marketing de conteúdo: conquiste os primeiros lugares do Google.
Conheça a sua persona
Uma persona é entendida como uma representação semifictícia de um cliente ideal. Muito além das antigas definições de público-alvo, seu objetivo é ajudar as empresas a entenderem quem são os indivíduos por trás dos seus consumidores.
Por meio de pesquisas de satisfação e dados de marketing e vendas, seu papel é compreender quem é o seu cliente, quais são as suas circunstâncias, suas dores, seus desejos e valores para, então, usar esse conhecimento para enriquecer o seu site.
Seja presente nas mídias sociais
As redes sociais transformaram o relacionamento entre empresas e consumidores, começando pelo detalhe mais notável: nessas plataformas, marcas e clientes conversam como amigos!
Logo, disparar anúncios e promoções incessantemente jamais fará um negócio se destacar. Esses espaços foram desenvolvidos para promover a relação entre pessoas e, por isso, as empresas têm muito mais a ganhar assumindo uma postura humanizada, sendo essa uma maneira legítima de aumentar o interesse dos usuário e atraí-los para o seu site.
Crie um blog
Os blogs são muito mais do que canais de notícias ou diários pessoais, eles são o coração da maioria dos sites que ostentam grandes audiências. As postagens são uma forma de demonstrar o quanto uma empresa é competente em sua área, além de torná-la mais acessível pelos buscadores ― em especial o Google, o grande “oráculo” do mundo moderno.
Mas não para por aí, ao criar um blog usando uma plataforma de qualidade, você pode torná-lo uma poderosa ferramenta de marketing e vendas. Plugins especializados podem ser usados para monitorar os acessos e fornecer insights para aprimorar o seu negócio constantemente.
Trabalhe o SEO
SEO ou otimização para motores de busca, em português, é tudo aquilo que pode ser feito, seja ao nível técnico ou de conteúdo, para subir as páginas de um site nos resultados de pesquisa. A área é tão ampla e importante que já se tornou um campo de atuação profissional.
As principais práticas recomendadas são:
- conteúdo relevante: os conteúdos devem ser produzidos com base em palavras-chave pesquisadas, conter informações úteis e apresentar uma estrutura otimizada;
- link building: os links internos (que direcionam para outras páginas do site) e externos (que apontam ou trazem pessoas de outros sites) devem ser coerentes e organizados;
- autoridade de domínio: os buscadores também avaliam a qualidade de um site por meio de referências (links externos que apontam para o seu site), por isso, parcerias (guest posts) são muito importantes.
Investir em Marketing de Conteúdo
Melhor do que aplicar todas as dicas citadas é estruturá-las em um grande plano focado em resultados, concorda?
Isso é o Marketing de Conteúdo, uma estratégia que engloba todos os pilares de um trabalho de comunicação nos canais digitais e estrutura as ações necessárias para a sua marca crescer em cada um deles.
Como vimos, saber como aumentar o tráfego orgânico é fundamental, mas para ter sucesso na internet é preciso investir em vários outros fatores, preferencialmente com o apoio de profissionais qualificados.
Com mais de 15 anos de experiência, a Link Nacional é uma das principais provedoras de serviços para desenvolvimento e manutenção de sites no Brasil e tem tudo o que você precisa para alavancar o seu negócio na web. Entre em contato conosco e confira as vantagens de firmar uma parceria conosco!
Conteúdo
Por fim, temos o principal ingrediente de uma receita de sucesso: o conteúdo. Lembre-se de que os sites nada mais são do que fornecedores de informação; e, na internet, destacam-se apenas aqueles que realmente entregam conhecimento de valor.
Nesse sentido, é fundamental investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para orientar o planejamento, o gerenciamento e a produção de materiais. Tenha em mente que o sucesso de um site, bem como o de um negócio, depende da audiência. Por isso, o seu público deve ser o centro de todas as suas ações de gestão, marketing e vendas.
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