Como planejar um site para empresa: aprenda agora o passo a passo

Se você quer que seu trabalho seja notado, então precisa ter uma boa presença online, mais precisamente um site. Essa é a melhor maneira de centralizar todas as informações sobre seus produtos e serviços, além de criar um ótimo ponto de entrada para novos contatos. Porém, mesmo que a maioria dos empreendedores já entenda a importância desse tipo de plataforma, muitos ainda não entendem como planejar um site para empresa e assim obter muito sucesso.

O planejamento aqui é tão importante quanto sua execução. O desenvolvimento de um site é um processo complexo, que envolve diversos aspectos distintos. É bem difícil assegurar o sucesso quando você começa a trabalhar sem saber em que lugar você pretende chegar e como.

Para ajudá-lo a ter uma página bem estruturada para sua empresa, separamos aqui 4 passos sobre como planejar um site. Acompanhe!

Conhecer seu público-alvo

O primeiro passo para planejar qualquer ação que envolva seus clientes é entender quem eles são. Praticamente todas as demais decisões serão tomadas com base no perfil de público que você busca atrair para sua página.

O caminho para conhecer esse público pode variar. Dados como a faixa etária, gênero e localidade podem ser coletados mais facilmente. Outras informações, como preferências de consumo e poder aquisitivo, podem exigir mais pesquisa e preparo.

Delinear os conteúdos

Com base na sua persona, o próximo passo é definir quais conteúdos você deseja trabalhar. Afinal, o que mais vai atrair leads e mantê-los engajados com a sua marca?

A ideia é que, por meio do seu site, você compartilhe informações úteis para seu público-alvo e que, aos poucos, você os prepare para tomar uma decisão de compra. Para que eles continuem seguindo a jornada de consumo, você precisa de temas relevantes e que estejam relacionados ao seu produto.

Estabelecer um cronograma de postagens

Pense no seguinte caso: um site traz conteúdo atualizado toda semana, enquanto outro praticamente não oferece mudanças. O primeiro certamente terá muito mais visualizações ao longo do tempo do que o segundo, pois o público sabe que vai encontrar alguma novidade com relativa frequência.

Isso não é necessário para todas as suas páginas, mas é importante em algumas áreas, como seu blog ou informações de produtos.

Escolher a melhor hospedagem

Para ter um domínio, você precisa de um serviço de hospedagem. Sem isso, seu site vai ter o nome da plataforma no título, o que não é tão profissional e limita a utilização de alguns recursos. Fique atento às suas opções, pois cada uma também apresenta diferentes relações de custo-benefício.

Ter atenção ao design e layout

Não há como planejar um site sem pensar também em seu visual. Não é só uma questão de estética, mas também tem a ver com a identidade da empresa e com a facilidade de leitura. Se alguém entrar no seu site e não conseguir encontrar nenhuma informação útil rapidamente, então você precisa fazer algumas correções.

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Faça testes

Antes de colocar a página no ar: faça testes! Use várias definições, teste outros dispositivos, navegadores, e o que mais for possível. Mais testes também significa menos espaço para falhas.

Com esses passos, você já sabe como planejar um site de sucesso. Continue praticando e você verá um crescimento consistente da sua página.

E se você já tem um site, veja também nosso artigo sobre como gerar tráfego.

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