Wix e WordPress: quais diferenças entre os serviços? Qual a melhor escolha?

Quem nunca ouviu falar da Wix, suas campanhas publicitárias faz o trabalho com muita eficiência, incluem atores de cinema e novelas de sucesso, e um orçamento de milhões de dólares. A primeira impressão é que a plataforma é rápida, divertida e poderosa. Um editor de site sem concorrentes. Já o WordPress é uma plataforma livre de código fonte aberto sem os milhões de publicidade. Porém uma plataforma bem popular, de cada 10 sites na internet 4 são criado com WordPress. Essas opções são interessantes para quem deseja criar um site, mas tem pouca experiência com a questão técnica e procura por uma solução fácil e de baixo custo. Quer conhecer a fundo essas ferramentas e descobrir qual é a melhor opção para você? Então, continue a leitura!

Quais as funcionalidades dessas ferramentas?

O Wix e o WordPress são exemplos de tecnologias para criação de site. O WordPress é muito conhecido pelos blogueiros porque é um CMS (content management system), sistema de gerenciamento de conteúdo para a Internet. O objetivo é ajudar pessoas não-iniciadas no assunto para manter um endereço no mundo online. Assim, de maneira prática e fácil, qualquer pessoa consegue construir um site.

Hospedagem do site

É a parte principal de um site porque é o armazenamento do conteúdo. A hospedagem é como uma pasta fechada que contém todos os arquivos necessários para fazer um site funcionar: imagens, textos, vídeos e a estrutura em si. Essas informações são transferidas, via download, para quem acessar o espaço virtual por meio de seus navegadores, ou seja, por quem buscar esse endereço específico na rede.

Ferramenta para encontrar temas

Ambas tecnologias possuem diversos templates para o site, o WIx conta ocm cerca de 500 templates enquanto o WordPress cerca de 3mil templates O usuário encontra uma base de layouts disponíveis, para que ele escolha o ideal, e pode ainda personalizar o tema.

Painel de controle

Essas ferramentas também trazem painéis de controle para gerenciamento do conteúdo e da estrutura do endereço. Dessa forma, a equipe interna é capaz de monitorar e acompanhar o site e customizá-lo.

Domínio

Além disso, as tecnologias oferecem um domínio, o nome do website propriamente dito que fica na barra de endereço na parte superior dos navegadores.

Quais as diferenças entre Wix e WordPress?

Apesar das semelhanças entre essas plataformas, elas têm suas particularidades. Veremos a seguir alguns pontos que diferenciam o Wix do WordPress e vamos esclarecer alguns mitos e verdades.

Flexibilidade

A flexibilidade é um fator importante para quem deseja gerenciar um site. O WordPress é vantajoso nesse aspecto, pois oferece mais opções de recursos para customizar as páginas. Ou seja, é possível criar sites completamente diferentes, de propósitos distintos, com a mesma ferramenta.

Por exemplo, caso o usuário precise transformar seu espaço em uma loja virtual, no WordPress, conseguirá com a instalação de plugins específicos, de maneira rápida e prática.

Já no Wix, para fazer isso o usuário precisará pagar mais. Além disso, ele oferece menos opções de personalização e menos recursos controláveis pelo gerenciador. Da mesma forma, existem menos plugins, o que significa que o site é menos adaptável ao contexto do negócio e às necessidades específicas do cliente.

O WordPress é um CMS de código aberto, ou seja, abre para implementações de funções e de recursos por outros programadores fora da empresa. Isso é interessante, pois deixa a ferramenta ainda mais completa e personalizável.

Por essa razão, o usuário consegue implantar diferentes objetivos com a plataforma. É possível criar um site de cursos online, loja virtual, um streaming de vídeos, um fórum para discussões, um sistema de classificados, entre outros tipos.

Suporte

Ambos são bons no quesito suporte, mas o WordPress oferece ainda mais opções. Sendo possível receber orientações por e-mail, por chat, chamada de suporte, tutoriais e o usuário ainda consegue acessar uma comunidade muito forte e interagir com outras pessoas na busca por solução.

No Wix, quando enfrenta algum problema, o usuário pode contatar a plataforma por meio do telefone, e-mail ou consultar a central de ajuda do site, que é considerada muito útil e resolve a maioria dos transtornos.

SEO

O SEO é fundamental para qualquer empresa no ambiente online. É um conjunto de boas práticas que tornam o seu site mais acessível para quem pesquisa nos buscadores. Quando implementa bem o SEO, a organização se destaca entre concorrentes nos buscadores.

O Wix oferece algumas funcionalidades interessantes, internas, que ajudam a configurar o SEO, mas o WordPress oferece plugins e uma série de ferramentas adicionais complexas e robustas que auxiliam o criador nesse sentido.

Facilidade de uso

Nesse ponto, o Wix se destaca por oferecer mais praticidade e rapidez para o usuário iniciante, sem nenhuma experiência nem conhecimento técnico. Para quem não sabe como funciona um site na Internet, ou hospedagem, essa plataforma é interessante de início, pois abstrai todas as questões complexas.

Por conta de sua possibilidade de arrastar e soltar componentes, é muito fácil construir um projeto no Wix, e o processo todo dura apenas alguns minutos. É possível ainda obter o projeto inteiro simplesmente respondendo perguntas para o sistema de inteligência artificial deles, a Wix ADI.

O WordPress, por sua vez, é simples, mas requer um pouco mais de habilidade e de tempo para que o usuário domine a plataforma, com um pouco de busca na internet fica simples instalar um site WordPress em alguns provedores de hospedagem de site bastam 5 minutos para concluir a instalação. Uma vez configurado, no entanto, tudo é bem intuitivo. O WordPress também tem um editor de site bem próxima do WIX e com uma vantagem, é responsivo.

Quais as vantagens e desvantagens do Wix?

A principal vantagem do Wix é essa praticidade e facilidade para instalação rápida. É tudo rápido e fácil, com uma descentralização interessante para o criador.

Vantagens WIX

Terceirização das responsabilidades

A responsabilidade sobre os aspectos técnicos — referentes a hospedagem, atualização, entre outros fatores —, é totalmente removida dos usuários e transferida para o Wix no ato de criar a conta no Wix. Isso é útil, pois agiliza a vida de quem precisa de um site e não sabe como começar.

Gratuidade da plataforma

Outra característica que chama a atenção é o fato da plataforma ser gratuita. Não há um requisito de preço para usufruir dessa facilidade. Mesmo que precise pagar para obter recursos mais completos, inicialmente, o usuário pode simplesmente lidar com a versão gratuita.

Otimização das páginas

Além disso, o sistema conta com uma estratégia de otimização das páginas, a tecnologia CDN, que busca melhorar o desempenho e aumentar a velocidade de carregamento. Isso é importante, pois ajuda no posicionamento nos buscadores, principalmente no Google.  

Desvantagens

Aprisionamento do conteúdo

Já como desvantagem, vale destacar o aprisionamento dos conteúdos e das estruturas dentro da plataforma do Wix. Ou seja, não é possível transferir o conteúdo do site para outra provedora de hospedagem de site, bem como o site em si, e na troca de um tema do site dentro do próprio Wix todo o conteúdo deve ser transferido manualmente para o novo tema da Wix.

Falta de flexibilidade

Ademais, como o website fica preso, não há flexibilidade para implementar mudanças sempre que necessário. É como morar em uma casa de aluguel: mesmo que você pague para viver nesse local, ele não é de fato “seu”, por isso, você não tem o controle absoluto. No Wix, um exemplo claro disso é o fato de que se o cliente precisar alterar o tema do projeto, terá que criar um site do zero, pois não é possível mudar um que já esteja pronto.

Oferta limitada de funcionalidades

Outro fator que pesa contra o WIX é a sua oferta bastante limitada de plugins e funcionalidades. Comparada com o WordPress e as outras opções do mercado, o Wix apresenta poucas ferramentas para que o criador explore e supra suas necessidades com o projeto.

Por essa razão, a plataforma é melhor para tipos específicos de sites, os estáticos e os que não são complexos. Não é adequada para espaços de atualização frequente, como blogs.

Quais as vantagens e desvantagens do WordPress?

Vantagens

Gerenciamento avançado

Uma das vantagens do WordPress é a possibilidade de gerenciamento avançado, com total controle do usuário e do conteúdo. Além de ser uma ferramenta fácil e intuitiva, a empresa também oferece a opção de transferir a responsabilidade completamente para o cliente, que é capaz de alterar o código-fonte dos temas e incrementar o site com funcionalidades específicas.

Isso permite que os layouts sejam totalmente personalizáveis e atendam aos objetivos de quem deseja criar. A biblioteca de plugins é enorme e extremamente útil, com funções específicas para diferentes tipos de negócio.

Escalabilidade

Outro ponto positivo é a escalabilidade, que é basicamente a capacidade de crescer e expandir os recursos de forma prática sempre que for necessário. Essa vantagem é interessante para empresas dinâmicas que gostam de acompanhar o mercado para alcançar destaque competitivo e lucro.

Devido ao controle absoluto, o usuário têm o que precisa em seu painel administrativo para ajustar os sites e adequá-los aos novos objetivos, alinhados com o que a organização deseja.

Opções para escolha

Ademais, existe a opção entre o “wordpress.com” e o “wordpress.org”, o que oferece ainda mais poder de escolha ao usuário. O primeiro domínio proporciona um serviço simples, que abstrai a parte técnica, quase como o Wix. O “.org”, por sua vez, é completo e controlável e precisa ser instalado em uma provedora de hospedagem de site.

Comunidade forte

Além de todos esses aspectos, vale destacar a comunidade do WordPress, que ajuda bastante a resolução de problemas. O suporte, no geral, conta como uma vantagem, por causa das várias alternativas para o cliente.

Desvantagens

Necessidade de conhecimento técnico

Um dos fatores negativos é a necessidade de conhecimento específico acerca da ferramenta para avançar e usufruir de seus principais benefícios. Isso já gera um tempo de espera do cliente para que ele consiga começar de fato. Se quiser implementar as funcionalidades, terá que estudar cada plugin e procurar qual se encaixa melhor.

Geralmente, existem várias opções de plugins para uma determinada tarefa. Às vezes, o gerenciador vai precisar testar um a um, para verificar seus resultados, e consumir conteúdos tutoriais sobre o assunto, a fim de preparar melhor a solução.

Necessidade de hospedagem

Outra desvantagem está associada ao controle para o usuário. Para que isso ocorra, é preciso escolher um bom serviço de hospedagem de site por conta própria, o que requer mais tempo e preparo. Sem contar o valor mensal a ser pago, que não é caro, mas é um gasto que se deve considerar.

Wix ou WordPress: para quem é recomendado?

Diante de tudo o que já vimos, vale ressaltar que não existe uma opção melhor em termos absolutos, pois tudo depende de seus objetivos. É preciso analisar o que a empresa necessita no momento em que procura por um site.

Planejamento

Por essa razão, o planejamento interno é fundamental. A gestão deve conhecer bem a corporação que gerencia, suas principais características, o mercado, os pontos positivos e negativos e o que consegue fazer e o que não. Tudo isso vai cooperar com uma escolha mais alinhada às metas.

Objetivo

É importante definir um objetivo principal para a construção do site e acompanhar os resultados com métricas e indicadores. As finanças também devem estar preparadas para o investimento e possíveis necessidades de dinheiro.

Qual opção escolher?

O Wix é recomendado para usuários iniciantes, que não têm preparo técnico. Não é uma opção profissional, principalmente por conta de suas claras limitações e do fato de que o site ficará dependente de outra organização e não é escalonável.

Já o WordPress é ideal para utilizar profissionalmente, sendo o preferido por blogueiros e por desenvolvedores, justamente por sua flexibilidade e escalabilidade. Para postagens frequentes, o WP é mais interessante, pois a plataforma gerencia o conteúdo e organiza com categorias, tags, entre outros componentes.

Além disso, é melhor para uma empresa porque oferece a capacidade de controlar totalmente o site, com dependência mínima da plataforma. Isso é vantajoso do ponto de vista comercial, afinal, reforça a ideia da marca e do valor único da corporação. Para quem deseja transmitir confiança e credibilidade, essa é uma ótima opção.

Nesse contexto, outro ponto relevante é a frequência de atualização e correção de falhas do WordPress que agregam com mais segurança para o projeto. Nessa opção, as empresas contam com uma ferramenta personalizável e adaptada às mudanças tecnológicas do mundo da Internet. Assim, podem se manter competitivas com o passar do tempo.

Além disso, o usuário não precisará pagar um valor muito alto e o que arcar será compensado. Quem não tem experiência pode começar aos poucos com os materiais disponíveis na Internet, sem problemas.

A hospedagem de sites é um assunto importante atualmente que precisa ser conhecido por empresários e gestores. É interessante saber as vantagens e desvantagens das diversas opções e entender qual é a mais adequada ao contexto do negócio. O monitoramento e acompanhamento dos resultados também é essencial.

Entendeu bem qual a melhor opção entre Wix ou WordPress? Se surgiu dúvidas ou opiniões por favor deixe no comentário abaixo.

WhatsApp chat