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As 3 melhores ferramentas de SEO para o seu blog

por | Atualizado em 14 de janeiro de 2020 | Notícias

As ferramentas de SEO têm um papel fundamental na estratégia de marketing digital das empresas. São usadas para pesquisar palavras-chave, providenciar ajustes nas páginas, otimizar links, monitorar resultados e elaborar estratégias. Existem diversos serviços disponíveis no mercado para ajudar você a rankear melhor nas buscas, muitos deles gratuitos. O SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca), diz respeito às metodologias, práticas e soluções usadas por desenvolvedores, webmasters e produtores de conteúdo para fazer as suas páginas “subirem” no resultados de pesquisa do Google e outros buscadores, um trabalho praticamente impossível sem o devido acompanhamento e estudo. Nesse cenário, as ferramentas de SEO são instrumentos imprescindíveis para o sucesso de qualquer site, blog ou plataforma nas buscas. Pensando nisso, listamos aqui as 3 principais soluções que não podem faltar em sua estratégia. Confira!

1. Google Analytics

O Google Analytics não só é uma das mais importantes ferramentas de SEO do mercado, como também é considerada a principal plataforma de análise web do planeta. Totalmente gratuito e facilmente integrado aos mais diversos tipos de gerenciadores de conteúdo, essa é, sem dúvidas, a solução que não pode faltar na gestão de um site ou blog.

Na prática, o que o Analytics faz é monitorar todas as métricas relacionadas ao tráfego em cada uma das páginas do seu site. Com esses dados, você poderá estudar o comportamento da sua audiência, medir o desempenho dos seus conteúdos, fazer testes de tráfego e conversão e, claro, usar tudo isso para aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

2. SEMrush

O SEMrush surgiu como uma ferramenta equivalente ao famoso planejador de palavras-chave do Google, o Keyword Planner, mas sua grande variedade de recursos logo o transformou em uma referência do mercado. Alguns serviços da plataforma são pagos, mas as funções gratuitas já são muito úteis para quem está começando.

Analisando uma série de dados e organizando-os em um sistema inteligente de notas, essa ferramenta realiza uma verdadeira auditoria no seu site ou blog e resume todos os resultados em uma relatório riquíssimo. Suas funcionalidades variam das mais básicas às mais complexas, a depender das necessidades do usuário e do plano contratado.

3. Google Search Console

Mais uma vez temos um serviço Google na nossa lista, o que já era de se esperar, uma vez que o seu buscador é o líder absoluto das buscas na internet. O Search Console, por sua vez, é uma solução desenhada especificamente para ajudar os webmasters e produtores de conteúdo a entenderem e aprimorarem seus resultados de SEO.

Seu painel é uma verdadeira central de controle na qual o usuário pode conferir o desempenho das suas páginas no ranking de pesquisas, checar eventuais erros na configuração do seu site, encontrar links quebrados em seus endereços, descobrir palavras-chave relevantes para novos conteúdos e muito mais.

Essas são as mais populares ferramentas de SEO do mercado, os “ingredientes básicos” para um trabalho de otimização eficiente. No entanto, esse é apenas o primeiro passo quando pensamos no monitoramento profissional de um site ou blog. Existem diversas outras soluções eficientes que podem ajudar a alcançar resultados ainda melhores, portanto, continue estudando.

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