O SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca), diz respeito às metodologias, práticas e soluções usadas por desenvolvedores, webmasters e produtores de conteúdo para fazer as suas páginas “subirem” no resultados de pesquisa do Google e outros buscadores, um trabalho praticamente impossível sem o devido acompanhamento e estudo.
Nesse cenário, as ferramentas de SEO são instrumentos imprescindíveis para o sucesso de qualquer site, blog ou plataforma nas buscas. Pensando nisso, listamos aqui as 3 principais soluções que não podem faltar em sua estratégia. Confira!
O que você vai ler
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1. Google Analytics
O Google Analytics não só é uma das mais importantes ferramentas de SEO do mercado, como também é considerada a principal plataforma de análise web do planeta. Totalmente gratuito e facilmente integrado aos mais diversos tipos de gerenciadores de conteúdo, essa é, sem dúvidas, a solução que não pode faltar na gestão de um site ou blog.
Na prática, o que o Analytics faz é monitorar todas as métricas relacionadas ao tráfego em cada uma das páginas do seu site. Com esses dados, você poderá estudar o comportamento da sua audiência, medir o desempenho dos seus conteúdos, fazer testes de tráfego e conversão e, claro, usar tudo isso para aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
2. Sitechecker
O Sitechecker é uma ferramenta de SEO multifuncional com recursos gratuitos e pagos. Com esta ferramenta é possível realizar uma análise qualitativa e auditar o seu website, bem como obter uma lista de dicas para corrigir erros no site e melhorar o ranqueamento no Google. As ferramentas gratuitas do Sitechecker poderão auxiliar nos seguintes itens:
- Realizar uma auditoria de SEO na página do site e obter uma avaliação das páginas de optimização on-page;
- Realizar verificações de segurança, disponibilidade e velocidade do site;
- Verificar o tráfego do site e a posição de ranqueamento nos buscadores do Google;
- Verificar a qualidade dos links, buscar links quebrados e sugestões de backlinks etc.
Você também pode escolher a versão paga do Sitechecker e ter acesso a recursos exclusivos com muitas funcionalidades.
3. SEMrush
O SEMrush surgiu como uma ferramenta equivalente ao famoso planejador de palavras-chave do Google, o Keyword Planner, mas sua grande variedade de recursos logo o transformou em uma referência do mercado. Alguns serviços da plataforma são pagos, mas as funções gratuitas já são muito úteis para quem está começando.
Analisando uma série de dados e organizando-os em um sistema inteligente de notas, essa ferramenta realiza uma verdadeira auditoria no seu site ou blog e resume todos os resultados em uma relatório riquíssimo. Suas funcionalidades variam das mais básicas às mais complexas, a depender das necessidades do usuário e do plano contratado.
4. Google Search Console
Mais uma vez temos um serviço Google na nossa lista, o que já era de se esperar, uma vez que o seu buscador é o líder absoluto das buscas na internet. O Search Console, por sua vez, é uma solução desenhada especificamente para ajudar os webmasters e produtores de conteúdo a entenderem e aprimorarem seus resultados de SEO.
Seu painel é uma verdadeira central de controle na qual o usuário pode conferir o desempenho das suas páginas no ranking de pesquisas, checar eventuais erros na configuração do seu site, encontrar links quebrados em seus endereços, descobrir palavras-chave relevantes para novos conteúdos e muito mais.
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