O que você vai ler
Contratar Otimização de Site
Um SEO eficiente aumenta a posição do seu site no rankeamento dos mecanismos de busca e traz mais resultados para seu negócio.

1. Google Analytics
O Google Analytics não só é uma das mais importantes ferramentas de SEO do mercado, como também é considerada a principal plataforma de análise web do planeta. Totalmente gratuito e facilmente integrado aos mais diversos tipos de gerenciadores de conteúdo, essa é, sem dúvidas, a solução que não pode faltar na gestão de um site ou blog. Na prática, o que o Analytics faz é monitorar todas as métricas relacionadas ao tráfego em cada uma das páginas do seu site. Com esses dados, você poderá estudar o comportamento da sua audiência, medir o desempenho dos seus conteúdos, fazer testes de tráfego e conversão e, claro, usar tudo isso para aprimorar a sua estratégia de marketing de conteúdo.2. SEMrush
O SEMrush surgiu como uma ferramenta equivalente ao famoso planejador de palavras-chave do Google, o Keyword Planner, mas sua grande variedade de recursos logo o transformou em uma referência do mercado. Alguns serviços da plataforma são pagos, mas as funções gratuitas já são muito úteis para quem está começando. Analisando uma série de dados e organizando-os em um sistema inteligente de notas, essa ferramenta realiza uma verdadeira auditoria no seu site ou blog e resume todos os resultados em uma relatório riquíssimo. Suas funcionalidades variam das mais básicas às mais complexas, a depender das necessidades do usuário e do plano contratado.3. Google Search Console
Mais uma vez temos um serviço Google na nossa lista, o que já era de se esperar, uma vez que o seu buscador é o líder absoluto das buscas na internet. O Search Console, por sua vez, é uma solução desenhada especificamente para ajudar os webmasters e produtores de conteúdo a entenderem e aprimorarem seus resultados de SEO. Seu painel é uma verdadeira central de controle na qual o usuário pode conferir o desempenho das suas páginas no ranking de pesquisas, checar eventuais erros na configuração do seu site, encontrar links quebrados em seus endereços, descobrir palavras-chave relevantes para novos conteúdos e muito mais.
