Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

O que significa Internet das Coisas (IoT)?

por | Atualizado em 8 de julho de 2021 | Notícias

Se você ainda não sabe muito bem o que significa Internet das Coisas, não se preocupe! Hoje a Link Nacional vai mostrar tudo sobre o que a tecnologia reserva para o nosso futuro. Você vai saber o significado de Internet das Coisas (IoT), assim como a sua grandiosa utilidade para facilitar o nosso dia a dia. Também vai conhecer exemplos de sua aplicação em diferentes áreas.

Com o nível de conhecimento que a Humanidade alcançou, estamos prestes a presenciar uma revolução tecnológica espetacular. Por meio da Internet das Coisas, nosso dia a dia nunca mais será o mesmo! Você vai entender porque cada vez mais os especialistas vêm se debruçando para promover a conexão de inúmeros objetos à internet. Vamos viajar para o futuro, que já está dando seus primeiros passos. Então vem com a Link Nacional, que está sempre a postos para levar até você o que há de mais avançado em tecnologia digital! Você não vai perder esta oportunidade, não é mesmo?

Continue lendo

Internet das coisas

O que é internet das coisas?

A Internet das Coisas (IoT) é um modo de conexão entre dispositivos e a internet. Mas não pense que esta modalidade se limita apenas a computadores e smartphones. A Internet das Coisas vai além e hoje já é possível ver aparelhos domésticos inteligentes, bem como meios de transporte e até mesmo peças de vestuário em plena conexão com a rede mundial de computadores. Em meio a tanta tecnologia e inovação, não poderíamos deixar de lado os inúmeros benefícios que ela pode nos proporcionar. O futuro chegou e está aqui agora!

O que significa Internet das Coisas?

A definição de Internet das Coisas envolve muito mais que promover a interconectividade entre aparelhos eletrônicos e a web. Durante os últimos anos, presenciamos o surgimento de um campo de dados global, em que tanto objetos e pessoas quanto a própria natureza possuem a capacidade de transmitir dados. Devido à tamanha amplitude destes dados, por um lado, e à nossa dificuldade em captá-los, muitos passavam despercebidos aos nossos sentidos.

Com o avanço da tecnologia, no entanto, conseguimos aprimorar sistemas que nos permitem não apenas captar, como também fazer uso produtivo dos dados que circulam ao nosso redor, todos os dias. Dessa forma, a partir do cruzamento de dados, as funções das coisas presentes em nosso cotidiano tornam-se mais amplas, e o que antes levava mais tempo para se concluir, pode ser realizado em questão de minutos. Isso pode tornar nossa rotina mais prática, deixando nossas preocupações com outros aspectos da nossa vida, como o profissional e o familiar. A Internet das Coisas é mais que um conceito, é uma revolução!

Qual o conceito?

O conceito da Internet das Coisas começou a ser desenvolvido em 1991, momento em que a internet iniciou um processo de popularização. Em 1999, o estudioso Kevin Ashton cunhou o termo Internet das Coisas, desenvolvendo seus estudos a respeito desta temática. Ele afirma que será possível, em um futuro próximo, alcançarmos a redução e a economia de recursos naturais e energéticos. A partir do momento em que o tempo se torna limitado, nossa rotina nos levará à busca pela conexão à internet de maneira mais veloz e com ganho de produtividade. E a Internet das Coisas é a responsável por fazer tudo isso acontecer.

Conceito internet das coisas

Exemplos de Internet das Coisas

Como já deu para perceber, não há limites para o emprego da Internet das Coisas. Em todas as áreas do conhecimento, será possível a sua aplicação. Confira alguns exemplos de como ela vai revolucionar nossa forma de interagir no futuro.

Internet das coisas na indústria

Indústria

O setor automotivo é um dos que já deram a largada para a Internet das Coisas. A Ford e a Intel estão desenvolvendo o Mobii, um carro inteligente equipado com reconhecimento facial, sugestão de trilhas musicais e acionamento de GPS. E se quem estiver dentro do veículo não for reconhecido como dono pelo sistema? Ele emite um aviso para o celular do proprietário, que poderá tomar as providências necessárias, caso constate o furto do carro. Este é mais um exemplo de como a Internet das Coisas vai facilitar o nosso dia a dia, tudo com o apoio da tecnologia!

No dia a dia

A Internet das Coisas pode fazer muito por nossa rotina, veja um exemplo de como o seu dia a dia pode ser mais produtivo: ao acordar de manhã, seu relógio ligado à rede confere a sua agenda e desperta, pois sabe exatamente a que hora você precisa estar de pé. Depois, você toma um banho especial, ao som da sua música predileta, que o seu chuveiro inteligente acionou da sua playlist online. Enquanto isso, na cozinha, o café já está sendo preparado, em uma cafeteira que foi ligada na hora em que você entrou no banho. Assim, você chega a tempo para tomar um café bem quentinho e fresco. Que vida boa, hein?
Internet das coisas no dia a dia

Internet das coisas e Big Data

O que a Internet das coisas pode fazer para otimizar o Big Data? Com o crescimento do fluxo de informações à medida que o tempo passa, o armazenamento de dados pode vir a ser um gargalo para grandes empresas, como a Uber, que oferece serviços de transporte de pessoas e de mercadorias sem ser dona de um veículo sequer. Na opinião de John McDonald, CEO da Clear Object, os “dados são agora os grandes criadores e destruidores de valor de negócio.”
A tendência é que, com o tempo, o excesso de dados a serem armazenados e organizados pode ser um problema para o controle e o gerenciamento do quantitativo de informações. Mas nada que ela não possa solucionar, ao promover a análise de Big Data a partir do cruzamento de dados entre os vários dispositivos conectados à rede.

Internet das Coisas e segurança da informação

A Internet das Coisas, por estar intimamente ligada ao fluxo de informações, não pode deixar de considerar o fator segurança. Em primeiro lugar, empresas devem se precaver contra ataques aos sensores para o funcionamento da Internet das Coisas e aos dados neles armazenados. Os usuários, por sua vez, precisam fazer o uso consciente da Internet das Coisas, mantendo uma rotina de alteração de senhas para o acesso aos dispositivos conectados à rede. Quando o assunto é segurança da informação, todo cuidado é primordial.

Internet das coisas e a segurança de informação

Internet das Coisas e cidades inteligentes

Se você acha que já viu tudo, a Internet das Coisas ainda tem mais uma surpresa: as cidades inteligentes. Conhecidas como Smart Cities, a ideia é fazer com que a nossa vida se integre, de maneira harmônica, aos vários sistemas da Internet das Coisas, unindo sustentabilidade e qualidade de vida. Com isso, vamos poder identificar aquela vaga de estacionamento pelos sensores nos nossos carros, sem ter que rodar em círculos até encontrar uma. Também o serviço de coleta de lixo vai se direcionar a locais com acúmulo de resíduos, a fim de realizar uma coleta mais eficiente. O mais importante, no final das contas, é fazer o nosso dia a dia mais simples e com menos transtornos!

Internet das coisas e as cidades inteligentes

Como a tecnologia 5G vai afetar a Internet das Coisas?

A tecnologia 5G tem tudo a ver com a Internet das Coisas. Pense na revolucionária mudança na sua vida, com a maioria dos dispositivos que você usa conectados à internet. Agora multiplique este número por outros bilhões de habitantes do planeta. Como manter todo este aparato em funcionamento constante? Sem a infraestrutura de telecomunicação adequada, seria praticamente impossível. Por isso o 5G é uma importante peça deste enorme quebra-cabeça. Sem o avanço na capacidade de conexão, não teremos como manter tantos dados em fluxo contínuo.

Conclusão

Gostou de conhecer o que o futuro nos reserva? A Internet das Coisas vai trazer mais praticidade e comodidade para a nossa vida! E por falar nisso, quem também está de prontidão para atender a sua demanda é a equipe altamente especializada em tecnologia e marketing digital da Link Nacional! Venha conhecer nossos serviços! Temos planos especiais que vão deixar a sua presença na web ainda mais turbinada! Fale agora mesmo com um dos nossos consultores!

Nós temos a solução!
Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 2 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

Veja como criar um blog no WordPress em poucos passos e de forma fácil e rápida. Também é possível criar um blog no WordPress grátis.

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Tanto o carro 0km quanto o seminovo podem ter vantagens e desvantagens; confira neste conteúdo! Hoje em dia, a compra de um veículo é considerada uma das etapas mais importantes na vida das pessoas. Sejam eles carros seminovos ou novos, a escolha de um bem como esse...