Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Computador quântico: o que é e como funciona?

por | Atualizado em 14 de maio de 2021 | Notícias

Se você achava que o computador quântico é coisa de cinema, prepare-se para conhecer o salto ornamental dos estudos em mecânica quântica! Hoje a Link Nacional vai deixar você de queixo caído com as informações mais recentes sobre o computador quântico. Você vai saber o que é e como as inovações que a tecnologia vem trazendo no universo das supermáquinas quânticas. Você ainda vai ter noção do custo de um computador quântico e conhecer quem já faz uso desta tecnologia revolucionária.

Desde o começo da história do computador, nunca houve um tema tão intrigante como a mecânica quântica. Mas quem inventou o computador quântico? O que ele tinha na cabeça? O físico Paul Benioff é chamado o “pai” da computação quântica. Na década de 80, ele aliou os princípios da física quântica para criar máquinas capazes de executar tarefas mais complexas que as máquinas desenvolvidas até então. Daí surgiu a semente que deu origem aos computadores quânticos.

Não deixe de acompanhar o nosso post, nossa viagem vai ser para lá de especial, com muita informação de qualidade para você ficar antenado com os maiores passos tecnológicos da humanidade!

Continue lendo

Computador quântico

O que é computador quântico?

O computador quântico é um sistema de dados em que as operações se desenvolvem de forma muito mais veloz e precisa. Não é o tipo de aparelho que você vai encontrar em grandes lojas de varejo, já que não se parece em nada com os computadores de mesa a que estamos acostumados. Só para você ter uma ideia, a temperatura de manutenção de um computador quântico chega bem perto de zero. Isso significa que ele precisa de um ambiente especial para que possa ser utilizado. Com a evolução dos computadores quânticos, a Google conseguiu realizar o que parecia impossível: a resolução de um cálculo complexo em 200 segundos, ou pouco mais de 3 minutos.

Quanto custa um computador quântico?

Um computador quântico, dada a sua peculiaridade, não se enquadra na categoria de produtos com escala para vendas. Por isso não se sabe quanto custa. Segundo estimativas, para alguém criar um computador quântico do zero, qual o valor deve desembolsar? O valor gira em torno de 10 bilhões de dólares. Então, por que se desenvolvem os computadores quânticos? Apesar do preço meio salgado, existe quem utiliza esta tecnologia: muitas empresas e universidades desenvolvem projetos em computação quântica.

A maioria delas, no entanto, aluga o tempo de processamento nas máquinas, serviço prestado por empresas como a IBM. Mas para você não ficar desapontado, encontramos uma oferta de computador quântico à venda. Produzido pela D-Wave, o 2000Q é um sistema que possui 2000 qubits de capacidade de processamento, pela bagatela de US$ 15 milhões.

Computador quântico por menos de US$5.000,00

Mas não falamos acima que o valor de um computador quântico poderia chegar a 10 bilhões de dólares? Sim, mas as coisas estão mudando. Já existem empresas pesquisando e desenvolvendo tecnologia para baratear o custo desse tipo de computador e trazer essa tecnologia, até mesmo, para dentro de nossas casas.

É o caso da empresa chinesa Shenzhen SpinQ Technology que está desenvolvendo o computador quântico batizado de SpinQ e terá capacidade de processamento de 2 qubits, bem menor do que os 50 qubits dos supercomputadores quânticos. Essa novidade deve estar disponível a partir do quarto trimestre de 2021, segundo a Discover Magazine. Vamos aguardar essa grande novidade do mundo quântico.

Processador quântico

O que é sistema quântico e como ele funciona?

Para melhor entendermos o sistema quântico e como funciona, vamos pensar na comparação entre o computador convencional e o computador quântico. No convencional, as informações são trabalhadas com base em números binários – 0 ou 1; já no computador quântico, a lógica de funcionamento tem por base os qubits, ou bits quânticos. Eles assumem tanto o valor 0 ou 1 quanto os dois concomitantemente. Graças à física quântica, é possível ampliar as possibilidades de resposta dos computadores quânticos, pois eles são capazes de trabalhar com a probabilidade.
Qubits
Os computadores convencionais, devido à limitação do sistema binário, são menos elaborados, sendo capazes de realizar tarefas mais simples do dia a dia. Os quânticos, por outro lado, possuem muito mais chances de execução de tarefas complexas, já que também funcionam com dois valores distintos de uma só vez. Isso impacta no tempo de processamento da máquina e na complexidade da tarefa que queremos que ela execute. Eles possuem muito mais facilidade para resolver problemas teóricos de ciências como a Matemática ou a Física, levando o homem a decifrar enigmas que podem trazer benefícios para toda a humanidade.

O que é Bit Quântico?

O bit quântico, cuja forma abreviada é qubit, possui a mesma característica do bit como já conhecemos, associado ao zero e ao um ao mesmo tempo, que é a parcela de probabilidade do qubit. Você se lembra das aulas de probabilidade na escola? Vamos voltar no tempo para aprofundar a noção do bit quântico. Imagine que você e os seus amigos estão fazendo experimentos com lançamento de dados. Ao lançar um dado, existem probabilidades de cair em cada uma das seis faces, e o resultado depende da condição que vocês estipularam como válida. O bit quântico representa o dado no ar, ele é o resultado provável que esperamos encontrar. Por incrível que pareça, um computador que possa fazer isso em questão de segundos representa um avanço enorme para novas descobertas em campos do conhecimento humano. Sem contar que pode ser expandido para campos ainda não imaginados pela nossa mente.  

Qubits

Computador quântico do Google – Google Quantum AI

Se você pensou que a gigante da tecnologia não tinha nada a ver com a mecânica quântica, se enganou redondamente! O Google Quantum AI é a proposta do Google para o desenvolvimento de computadores quânticos escaláveis. Isso significa que, no futuro, será possível uma popularização destas máquinas.O objetivo é construir computadores quânticos escaláveis ​​que capacitem a humanidade a resolver problemas que de outra forma seriam impossíveis. O sistema opera com base na construção de novos algoritmos quânticos e promete resolver problemas práticos em prazo reduzido.

Computador quântico da IBM – IBM Quantum

Já a IBM não deixou por menos e lançou o IBM Quantum, ousado projeto de computação quântica capaz de resolver problemas complexos. A empresa aposta na inovação e desafia até mesmo os supercomputadores mais poderosos do mundo. O objetivo maior é o aprimoramento, tanto em circuitos quânticos quanto em programas e algoritmos. Quem sai ganhando são os parceiros da companhia, que podem acessar soluções complexas com alto nível de fidelidade e em escala nunca antes imaginada. Como podemos ver, o páreo entre a IBM e a Google vai ser dos bons!

O que esperar da revolução quântica?

A mecânica quântica atua por meio de partículas em forma de ondas. Os elétrons, a parte negativa dos átomos, se comportam exatamente desta forma. Por outro lado, as ondas de luz também podem agir como partículas. Os aparelhos eletrônicos, assim como as partículas do universo, obedecem às regras da mecânica quântica. A revolução quântica tem muito a nos mostrar, e os computadores quânticos são a ponta do iceberg. Eles criam novos algoritmos com base no modo como a probabilidade dos dados é observada. Eles podem ser entrelaçados, superpostos ou cancelados.

Pergunta

Experimentos práticos já começaram a dar resultados: o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley determinou o estado energético de apenas uma molécula de hidrogênio, usando um computador quântico de dois qubits. O hidrogênio pode se tornar uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis, o que traria maior qualidade para a vida no planeta. Se podemos esperar um ambiente mais sustentável e com mais qualidade de vida, podemos pensar que a revolução quântica pode ser aplicada em diferentes áreas, como a medicina e a química.
A evolução humana depende da tecnologia para que possa tornar realidade a solução de problemas que hoje atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Tecnologia

Conclusão

Hoje vimos como a tecnologia pode fazer coisas incríveis graças ao desenvolvimento do computador quântico. O melhor de tudo isso é que a Link Nacional não vai deixar a sua empresa de fora da revolução digital que já está acontecendo em nossos dias. Venha conhecer nossos serviços em tecnologia e marketing digital! Nossos especialistas possuem o know-how que o seu negócio precisa para acelerar a sua escalada no mundo da web!

Nós temos a solução!
Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 5 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Agência Brasil
Agência Brasil
8 de junho de 2021 20:03

ok Davi Silva

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.