Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

O que é site mobile first

por | Atualizado em 7 de outubro de 2020 | Criar site

Se o conteúdo do seu site não está nenhum um pouco preparado para o conceito de site mobile first, nem tudo está perdido! Saiba que há projetos e tecnologias próprias para se pensar e adaptar o seu layout e todas as informações que você considera indispensáveis para ser um trending topics no Google.

Aqui, já não falamos mais de adaptações, e sim de desenvolvimento inicial, do zero. Em outras palavras: todo o sistema operacional do site ou de um projeto especialmente voltado para a web (as landing pages são um bom exemplo) deve ser planejado, estruturado e executado, inicialmente, para a experiência nos celulares, e só depois avançar para telas ditas “tradicionais” e maiores, como a dos desktops.

A escolha da expressão “tecnologia móvel primeiro” não veio em vão: o número de smartphones no mundo cresce a perder de vista. No Brasil, por exemplo, o número de celulares cresce mais do que a sua própria população. Em 2019, de acordo com a FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), o país contabilizou mais de 424 milhões de dispositivos digitais em uso, sem contar que o tráfego de dados via mobile tem aumentado, em média, 50% a cada ano.

Criar site Mobile First

criar site mobile first
Se essa é uma realidade que veio para ficar, por que não fincar território nela? Além da visibilidade estatisticamente comprovada para as empresas que investem em conteúdo e ações de marketing nos ambientes online, a facilidade de tráfego para os usuários têm tornado essa experiência cada vez mais atrativa e difundida.
Mulher navegando em site site mobile first

Vantagens do site mobile first

Se o smartphone passou a ser a principal ferramenta de acesso à web, vantagem ao usuário é que não pode faltar – daí a importância de, por um lado, os desenvolvedores pensarem em elementos que proporcionem uma boa experiência de navegação, e, por outro, as empresas investirem em sites responsivos, adaptando-se para qualquer formato e tamanho de tela, e em conteúdos especialmente adaptados aos telefones celulares (mobile friendly). Se vantagens não faltam, alguns critérios devem ser considerados na navegação móvel:

Velocidade de carregamento e navegabilidade

Se esses mecanismos não funcionarem, a experiência pode ser traumática. Portanto, invista na performance do site quanto ao tempo de resposta e carregamento dos dados para garantir praticidade e navegabilidade. Tendo isso resolvido, a navegação flui melhor.

SEO

A nossa equipe não se cansa em reafirmar que é preciso investir sim em boas práticas e em estratégias de comunicação para otimizar o desempenho orgânico dos sites. Muito mais do que palavras-chave, é preciso compreender de que maneira o conteúdo do site pode se adaptar às necessidades e expectativas dos usuários especificamente para esse formato. Embora a tendência é que as pessoas leiam cada vez menos, saber como e o que falar, para uma leitura em celular, é essencial. Então, tenha sempre em mente algumas diretrizes de SEO nesse segmento, como o tamanho das páginas (não se esquecendo de implementar uma versão semelhante a do desktop para que se mantenha a identidade visual do site) e o UX Writing.

pessoa acessando site mobile first

Diferença entre site mobile first e site mobile friendly

Uma característica é aqui transversal: o celular é quem manda. O que os diferencia, basicamente, é a prioridade. Para o mobile first, como o próprio nome indica, o site é planejado e concebido, antes mesmo de qualquer outra plataforma, com foco na experiência do usuário nos smartphones. Já o mobile friendly é uma espécie de adaptação de um site pré-existente.

Como criar um site mobile first

Tenha sempre muita atenção a tudo o que se relacionar a mobile, principalmente se você precisa da web para ter mais destaque e visibilidade no mercado digital: a experiência do usuário, principalmente quando se trata de smartphone, vem primeiro.

O ideal é sempre recorrer a empresas com desenvolvedores especializados na criação de conteúdos para a experiência de navegação em smartphones.

Com visão de negócios, sempre em longo prazo, os celulares serão pequenos para você e a sua empresa.

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat