FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Big data: Grande volume de dados + Coleta de dados

por | 16/09/22 09:54 | Notícias

O avanço tecnológico nos possibilitou muitas vantagens como o livre acesso a informação, possibilidade de nos comunicarmos com pessoas de outros países, entre outras coisas. A partir dessa evolução na comunicação, o número de dados que fornecemos também cresceu bastante e para dar conta desta demanda surge o big data.

Para saber mais sobre do que se trata o big data e como ele pode ser aplicado, leia este post até o final. Boa leitura!

Continue lendo

Solução em Análise de Dados

A mais completa coleta e análise de dados do seu site
para otimizar suas estratégias.

Big data: grande volume de dados + coleta de dados

O que é Big data?

Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos dispositivos móveis, o número de dados aumentou massivamente. Os jovens dos anos 90, por exemplo, andavam com um volume pequeno de informações, como uma agenda de papel, lista telefônica e talvez um livro. Enquanto, a geração z, só no celular carrega muito mais dados, pois o dispositivo é bombardeado o tempo todo com informações como mensagens, vídeos, fotos, etc.

Neste contexto, para analisar esse crescente número de dados, os analistas de dados tiveram que mudar seus métodos e é aí que surge o big data. Quando os dispositivos de antigamente não foram mais suficientes para armazenar e analisar o enorme número de informações, surgiu o big data, no qual são usados vários hardwares de baixo custo para comportar e gerenciar o grande volume de dados.

Conforme a International Data Corporation, o big data é uma nova geração de tecnologias e arquiteturas, desenhadas de maneira econômica para extrair valor de grandes volumes de dados, vindos de diferentes fontes e permitindo velocidade na captura, exploração e análise dos dados.

Conceitos

Para processar todas as informações que fornecemos todos os dias, o big data trabalha com 5 conceitos chaves. Trata-se dos 5Vs:

Volume

O primeiro termo foi o que originou as tecnologias de big data, pois devido ao grande volume de informações foi necessário a adaptação das ferramentas de análise de dados.

Variedade

Antes do big data, os dados eram estruturados, isso significa que eles possuíam um padrão, como por exemplo dados numéricos em bancos de dados tradicionais. Porém, com o avanço tecnológico, os dados passaram a ser não estruturados, textos, e-mail, vídeos, áudios e dados de transações financeiras são dados sem estrutura, por exemplo. Sendo assim, o big data precisa trabalhar com grande variedade de fontes e formatos de informações.

Velocidade

Por conta do grande volume e variedade dos dados, a velocidade de processamento e análise dessas informações deve ser rápida.

Veracidade

A veracidade trata-se da análise precisa dos dados para ter informações confiáveis.

Valor

O valor está ligado a utilidade das informações obtidas por meio dos dados. Por exemplo, com uma análise de marketing feita por meio de big data, uma empresa pode aumentar seu número de clientes ou identificar algum problema em suas campanhas.

A análise destes dados impacta de tal forma, que hoje quem analisa está a frente na competição de mercado. Até Hollywood usa deste artifício para definir um roteiro de filme, por exemplo.

Estas informações farão com que ocorra uma guerra silenciosa. Países como o Brasil, ficarão ainda mais em desvantagem, pois não possuem uma estrutura de análise desses dados.

Edward Snowden era analista de sistema dos EUA. Hoje exilado, no documentário “CitizenFour” vencedor do Oscar, ele denuncia essas práticas por parte de governos desenvolvidos. Palestra em português sobre o assunto.

Trailer do filme CitizenFour.

Já no corporativo, empresas de cartões de créditos utilizam esses Big Datas para oferecer pacotes ou serviços de acordo com suas compras. Nos EUA, empresas de varejo utilizam dados de compras em suas lojas para definir perfil e comportamento do consumidor.

Trabalhar com Big Datas faz com que seja possível criar serviços e produtos específicos para um determinado nicho de mercado.

Para que serve o big data?

Resumidamente, o big data serve para analisar e processar uma grande quantidade de dados. Por meio desta tecnologia, é possível otimizar processos e compreender os padrões de comportamento dos usuários.

O big data pode ser usado em diversos setores, as empresas podem utilizá-lo para encontrar oportunidades, não apenas onde elas estão claras, mas em correlações e cruzamentos de dados complexos. Governos podem aplicá-lo para gerir informações da população e administrar programas sociais como o auxílio brasil, por exemplo. Veja no próximo tópico alguns exemplos de aplicação desta tecnologia!

Confira também uma palestra de Ana Paula Gomes, que é um excelente material para entender um pouco sobre big data. Nesta palestra são exibidas técnicas e bibliotecas que o desenvolvedor poderá utilizar para extrair informações úteis e produzir softwares mais inteligentes.

Acesse o link:
https://www.infoq.com/br/presentations/ciencia-de-dados-para-desenvolvedores

Exemplos de big data

Se até aqui você ficou com dúvidas de como funciona o big data na prática, calma que nós te explicamos com alguns exemplos!

Sites

Os usuários fornecem dados ao entrar no site, a partir daí, essas informações são armazenadas em um servidor e depois enviadas para as ferramentas de análise. Por fim, será feita uma análise para compreender o comportamento do usuário e encontrar pontos de melhoria.

Bancos

Já no caso dos bancos as ferramentas de big data podem ser utilizadas para gerenciamento de riscos de crédito dos clientes e fraudes

Ensino superior

Na educação, a tecnologia pode ser usada para o registro de alunos, informações do campus, gestão financeira, aprimoramento de pesquisas acadêmicas, etc

Operadoras de saúde

Na saúde, o big data auxilia a gerir informações dos pacientes como prontuários, exames, consultas e procedimentos.

Quais as ferramentas mais utilizadas pelo Big Data?

Para lidar com uma grande quantidade de dados vindos de diferentes lugares e com diferentes formatos, é necessário ferramentas que ajudem nesse trabalho. Confira abaixo algumas das ferramentas mais utilizadas para traduzir os dados em informações úteis:

Apache Hadoop

Apache Hadoop

Permite o processamento de grandes volumes de dados em cluster de computadores. Além disso, também é possível aumentar ou diminuir o tamanho de qualquer arquivo.

Chartio

É uma ferramenta que combina os dados coletados e os transforma em relatórios.

Apache Hadoop
Oracle

Oracle Data Mining

Entre as etapas de processamento de informações está a mineração de dados, que consiste em identificar quais são as informações relevantes. Essa plataforma auxilia esse processo na medida em que fornece poderosos algoritmos de mineração e permite os analistas obterem insights.

Pentaho

Como o big data lida com diferentes tipos de dados, é preciso integrá-los em um lugar só para analisá-los, felizmente o Pentaho permite fazer isso. Com ele é possível integrar informações de diferentes fontes.

Pentaho

Google BigQuery

É um serviço gerenciado pelo Google que permite o armazenamento de dados, com baixo custo, para análises com escala em petabytes. Ela também possui recursos integrados com aprendizado de máquina.

Podcast BrainCast sobre big data

O que é big data para o marketing?

Pode parecer que não, mas o marketing lida com dados o tempo todo, afinal é necessário entender quais ações estão gerando mais resultados e para isso é preciso analisar taxas de conversão, taxa de tráfego e por aí vai.

Neste contexto, o Big Data auxilia as empresas a entenderem os padrões de comportamento de seus clientes e com isso otimizar suas ações e estratégias. Com as informações coletadas por meio dele, é possível personalizar a experiência de compra dos usuários, compreender as necessidades do cliente, desenvolver novos produtos e serviços, entre outras coisas.

Soluções para análise de dados

Como já vimos, o big data e a análise de dados tem inúmeras vantagens para uma empresa. Caso você tenha se interessado em implementar essa solução no seu negócio, mas ainda não saiba exatamente como começar, nós podemos te ajudar!

A Link Nacional tem uma equipe com ótimos profissionais prontos para coletar e analisar os dados do seu empreendimento. Conheça nossas soluções para análise de dados.

Solução em Análise de Dados

A mais completa coleta e análise de dados do seu site
para otimizar suas estratégias.

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
0 0 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Barros Bonguinho
Barros Bonguinho
16 de novembro de 2018 19:11

Estou com dificuldade no meu projecto, estou a trabalhar no big data e encontrei algumas dificuldades. Ajudam-me por favor!

Davi Souza
Davi Souza
Admin
Reply to  Barros Bonguinho
21 de novembro de 2018 16:56

Olá Barros, qual é sua dificuldade? Posso lhe ajudar em algo?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...