Hoje, criar sites é essencial para todas as empresas. Mas com a imensa quantidade de páginas que já existem online, fica a pergunta: o que um site deve ter para se destacar nesse quase infinito oceano digital?

Um bom site, quando criado com profissionalismo, utilizando as técnicas corretas de SEO, aumenta exponencialmente a chance de alcançar as primeiras posições de busca no Google e, por conseguinte, fechar negócios!

Neste post, traremos 5 excelentes dicas para você conseguir fazer o site de sua empresa com qualidade e atingir melhores resultados. Confira!

1. Design intuitivo

Uma das principais preocupações que devemos ter ao criar sites é conseguir um design limpo e intuitivo. Isso significa que é preciso haver uma preocupação singular com a localização das informações, a organização das abas, o direcionamento das páginas, a identidade visual e paleta de cores, por exemplo.

 

Identidade Visual

Na questão da identidade visual, destacamos a importância de um logo que cause impacto e fixe na memória do público. Além disso, é muito relevante que haja uma experiência integrada entre o logo, o site e a sensação que deseja se passar ao público-alvo.

 
Um design intuitivo ajuda na navegação e melhora a experiência do usuário em relação ao site. Para isso, um serviço profissional, como o da companhia Link Nacional, aumenta as chances de conseguir mais visitantes e, consequentemente, mais vendas.

Acessibilidade

Para tanto, um dos modelos de criação de sites mais em voga é baseado no conceito de arquitetura da informação, ou seja, na ideia de arquitetar interfaces gráficas dentro de um sistema que privilegie a organização sistemática de dados mantendo uma harmonia de fácil acessibilidade.

2. Carregamento rápido

Um dos pontos principais para o ranqueamento do Google e da experiência do usuário é o tempo de carregamento para abertura, quer dizer, a velocidade do site e quanto tempo demora para baixar e visualizar uma página, considerando o texto, imagens, sons e vídeos.

Quanto mais rápido o carregamento de um site, melhor para o ranqueamento nos mecanismos de busca, assim como para a experiência do usuário. Nesse sentido, até mesmo microssegundos podem contar como ponto positivo.

Mas atenção, não devemos sacrificar a qualidade e escaneabilidade em prol de um carregamento mais veloz, pois isso pode gerar uma rejeição por parte do visitante, o que acaba influindo negativamente para conseguir melhores posições nas buscas.

3. Navegação responsiva

Um fator essencial é a necessidade de criação de sites responsivos. Isso significa um site que consiga se adaptar ao dispositivo que o usuário utiliza para acessá-lo, seja um computador, tablet, smartphone etc.

4. Técnicas de SEO

O uso de técnicas de SEO é uma das coisas que um site deve ter e é muito relevante para melhorar o ranqueamento e aumentar o número de visitantes. Essa sigla, Search Engine Optimatizon ou Otimização de Mecanismos de Busca, é um conjunto de ferramentas testada por desenvolvedores que ajuda a colocar sua página nos primeiros resultado.

Palavras-Chave

Aqui é importante definir também a palavra-chave do negócio principal da empresa, as palavras proibidas de uso, o tipo de linguagem que será utilizada no site e outros parâmetros técnicos como meta-description, plataforma de criação, uso de extensões e plugins etc.

Para tanto, usamos palavras-chave específicas, sistemas de links building, conformação do site em Topic Clusters, dentre diversas outras possibilidades. Trata-se de métodos testados e que também estão sempre se atualizando, visto que o Google e outros mecanismos (tais como redes sociais), sempre estão melhorando os próprios serviços.

5. Conteúdos informativos

Mesmo um site, com excelente design, ótimo uso de SEO, com carregamento rápido e responsivo não alcançará sucesso a menos que tenha um conteúdo útil, atrativo e informativo para seu usuário.

Textos institucionais

Entre estes conteúdos, não podem faltar os textos institucionais da empresa, contando sua história, missão, valores e objetivos. Em alguns casos, é muito interessante colocar informações sobre os sócios, especialmente em negócios menores ou de prestação de serviço.

Produtos e Serviços

Os conteúdos também podem ser sobre os próprios produtos e serviços da empresa, as informações de contato ou para alimentar um blog corporativo, por exemplo.

O importante é haver algo concreto, que atraia o potencial cliente, tenha qualidade, seja diferencial e esteja dentro das técnicas de SEO para melhor classificação.

Informações de Contato

Nesse sentido, um bom site deve ter conteúdo e textos sobre os produtos e serviços prestados pela empresa, preferencialmente seguindo o funil de vendas, e os dados de contato, como endereço, número de telefone, WhatsApp, e-mail e outros canais de atendimento.

Links para Rede Social

Além disso, devemos informar o horário de funcionamento, os links para as redes sociais, o CNPJ da empresa, caso tenha, no rodapé da página e de selos de qualidade que possua.

Como visto, é importante considerar o que um site deve ter para atrair o consumidor. Criar sites, atualmente, é relativamente fácil, no entanto, servir ao propósito e ter sucesso é o que os tornam profissionais e necessários.

Por isso, comece pelo início. Veja, outro artigo sobre como fazer o layout de site ideal para sua empresa!

O que um site deve ter ao ser criado? Veja aqui 5 elementos essenciais
5 (100%) 1 votos

WhatsApp chat