FB
Domínio Grátis

Como migrar site Wix para WordPress?

por | 12/04/22 18:33 | Notícias, WordPress

Para tudo na vida, há fases e necessidades. No universo digital também. São muitos os dispositivos e/ou recursos que, inicialmente, foram uma mão na roda nas mais diversas situações cotidianas, mas que, gradativamente, tornaram-se obsoletos e hoje já não mais atendem às suas necessidades. Com o site Wix, isso é bem recorrente, e são muitos os usuários que se encontram num dilema: o que fazer com todas as minhas informações na migração Wix? Se você sente que precisa de mais controle sobre o seu site, um melhor desempenho e respostas operacionais mais rápidas, provavelmente chegou o momento de migrar site Wix para o WordPress.

Continue lendo

Como migrar site Wix para WordPress

O que é o Wix: vantagens e desvantagens

Fundada em 2006 numa das mecas do que hoje chamamos de deep techs, startups voltadas ao desenvolvimento, pesquisa e geração de novos negócios em tecnologia e soluções revolucionárias, em Tel Aviv, Israel, o Wix é uma plataforma online de criação e edição de sites. A grande sacada dos seus fundadores foi tornar o Wix popular e acessível. Mas o que isso significa? A possibilidade de qualquer pessoa fazer gratuitamente o seu site, mesmo sem conhecimento prévio em programação ou design.

O sistema de criação do Wix, baseado em Flash e escrito em HTML5, é altamente didático, intuitivo e interessante. Os entusiastas em design e os amantes de paleta de cores, Pantone e afins se esbaldam no painel de controle online, com modelos de templates profissionais e bem sofisticados (são mais de 500), botões e opções para inserir, arrastar e cortar textos, imagens, animações, áudio e vídeo.

Com tudo pronto e personalizado, gera-se um link e o seu Wix terá visibilidade em qualquer motor de busca – inclusive, a plataforma Wix é bem mobile friendly, sendo (especialmente) acessível e acessada pela tela do celular.

Vantagens

As vantagens, de fato, são bem interessantes e convidativas, principalmente para quem não domina as ferramentas do WordPress e/ou que não tenha disponibilidade financeira para contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de sites. Se você tem muito para mostrar, seja um portfólio de fotos registradas amadoramente ou um baita trabalho em marcenaria (os exemplos são bem aleatórios, tá?!), o Wix é uma boa saída. Inclusive, se desejar reorganizar ou alterar alguma informação, é só retomar as ferramentas e os procedimentos, salvar e atualizar.

Mas nem tudo são flores nesse universo de autonomia criativa digital. As desvantagens existem e precisam ser consideradas. A primeira delas é o engessamento do template do seu site, o qual não poderá ser alterado caso você queira dar uma repaginada ou um upgrade na estrutura se, porventura, o seu negócio seguir crescendo, avançando e ganhando visibilidade.

Migrar site do Wix para WordPress

Desvantagens

A equipe da Link Nacional elencou alguns dos principais entraves:

  1. Problemas de indexação no Google e baixo ranqueamento, o que, invariavelmente, compromete (e muito!) toda a sua estratégia de atração orgânica;
  2. Limitações dos planos gratuitos (o leque de opções de template não é assim tão vasto);
  3. Utilização de um subdomínio ao invés de um domínio próprio;
  4. Recursos avançados pagos;
  5. Limitações de recursos avançados como inserção de plugins e sistemas;

Por isso que criar um site no Wix não é o mais indicado, principalmente quando você pode criar um site profissional no WordPress, a equipe de desenvolvedores foca nos resultados obtidos nas buscas do Google, como, por exemplo, o aumento de acessos, maior número de conversões, conquista de leads etc. Além de ter a sua disposição milhares de plugins com os mais diversos recursos e a maioria gratuito.

Como migrar site Wix para outro CMS?

A alternativa mais saudável e rentável para operacionalizar o seu site, com toda potência dos seus recursos e do conteúdo, é migrar o Wix para um CMS profissional como o WordPress, plataforma livre de código fonte aberto e mundialmente popular (de cada 10 sites na internet 4 são criado com WordPress).

Bem popular entre os blogueiros e os aficionados por todo esse ecossistema tecnológico, o WordPress é um (re)começo interessante porque o seu sistema de gerenciamento de conteúdo para a Internet, CMS (Content Management System), ajuda pessoas não-iniciadas no assunto a manter um endereço no mundo online. Assim, de maneira prática e fácil, qualquer pessoa consegue construir um site. Então, se o Wix que você criou já não é mais compatível com as suas expectativas e não atende às suas necessidades, chegou o momento de migrar o seu conteúdo.

Dependendo da hospedagem, é possível migrar parte do conteúdo por RSS, mas o layout e outros elementos terão que ser recriados por um desenvolvedor experiente. Isso porque o Wix não permite uma migração completa do site para outras plataformas. Dessa forma, é necessário fazer a migração de conteúdo, imagens, vídeos e outros elementos de forma manual e depende de conhecimento técnico para tal tarefa.

A migração de hospedagem, por si só, não garante  a migração do seu site no Wix como explica a equipe de desenvolvedores da Link, porque o Wix não disponibiliza os arquivos como: imagens, textos, vídeos e a estrutura em si para ser utilizado no WordPress, por exemplo. Para fazer a migração de um site Wix para o WordPress é necessário recriar o site novamente. Por isso o Wix não é recomendado para projetos que podem necessitar de outros recursos no futuro.

Migrar é preciso

As soluções inovadoras em construção e desenvolvimento do seu próprio site são muitas e cada vez mais convidativas e interessantes. Mas, se você é daqueles que pensa grande, em médio e longo prazos, praticamente um visionário do seu próprio business e do seu talento inato, não perca do seu horizonte a possibilidade de expansão.

No universo digital, expandir é um negócio bem sério e, na maioria dos casos, o céu é o limite. Então, pesquise, planeje-se com cautela e busque orientação com profissionais capacitados e aptos a indicar a melhor forma de se começar. Não se esqueça que a equipe da Link Nacional está pronta para te ajudar nessa etapa.

Contratar migração de site

Solicitar Migração de Site Wix para WordPress

Transforme seu Wix em um WordPress e aproveite todas as vantagens da maior plataforma de site da internet.

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
4.2 5 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Modelos de landing pages eficientes
Exemplos de landing page de sucesso
Por que investir em um site?
Por que ter um site: uma presença online é essencial?

Conheça a trajetória do bitcoin

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los
Tempestade solar 2024 é verdade?
Tempestade solar 2024 é verdade?

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Últimas postagens