Link Nacional

Como migrar site Wix para WordPress?

por | Atualizado em 26 de fevereiro de 2021 | Notícias

Para tudo na vida, há fases e necessidades. No universo digital também. São muitos os dispositivos e/ou recursos que, inicialmente, foram uma mão na roda nas mais diversas situações cotidianas, mas que, gradativamente, tornaram-se obsoletos e hoje já não mais atendem às suas necessidades. Com o site Wix, isso é bem recorrente, e são muitos os usuários que se encontram num dilema: o que fazer com todas as minhas informações na migração Wix? Se você sente que precisa de mais controle sobre o seu site, um melhor desempenho e respostas operacionais mais rápidas, provavelmente chegou o momento de migrar site Wix para o WordPress.

Continue lendo

O que você vai ler

Solicitar Migração de Site

Tenha mais controle e melhore o desempenho do seu site com WordPress

Como migrar site Wix para WordPress

O que é o Wix: vantagens e desvantagens

Fundada em 2006 numa das mecas do que hoje chamamos de deep techs, startups voltadas ao desenvolvimento, pesquisa e geração de novos negócios em tecnologia e soluções revolucionárias, em Tel Aviv, Israel, o Wix é uma plataforma online de criação e edição de sites. A grande sacada dos seus fundadores foi tornar o Wix popular e acessível. Mas o que isso significa? A possibilidade de qualquer pessoa fazer gratuitamente o seu site, mesmo sem conhecimento prévio em programação ou design.

O sistema de criação do Wix, baseado em Flash e escrito em HTML5, é altamente didático, intuitivo e interessante. Os entusiastas em design e os amantes de paleta de cores, Pantone e afins se esbaldam no painel de controle online, com modelos de templates profissionais e bem sofisticados (são mais de 500), botões e opções para inserir, arrastar e cortar textos, imagens, animações, áudio e vídeo.

Com tudo pronto e personalizado, gera-se um link e o seu Wix terá visibilidade em qualquer motor de busca – inclusive, a plataforma Wix é bem mobile friendly, sendo (especialmente) acessível e acessada pela tela do celular.

Vantagens

As vantagens, de fato, são bem interessantes e convidativas, principalmente para quem não domina as ferramentas do WordPress e/ou que não tenha disponibilidade financeira para contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de sites. Se você tem muito para mostrar, seja um portfólio de fotos registradas amadoramente ou um baita trabalho em marcenaria (os exemplos são bem aleatórios, tá?!), o Wix é uma boa saída. Inclusive, se desejar reorganizar ou alterar alguma informação, é só retomar as ferramentas e os procedimentos, salvar e atualizar.

Mas nem tudo são flores nesse universo de autonomia criativa digital. As desvantagens existem e precisam ser consideradas. A primeira delas é o engessamento do template do seu site, o qual não poderá ser alterado caso você queira dar uma repaginada ou um upgrade na estrutura se, porventura, o seu negócio seguir crescendo, avançando e ganhando visibilidade.

Migrar site do Wix para WordPress

Desvantagens

A equipe da Link Nacional elencou alguns dos principais entraves:

  1. Problemas de indexação no Google e baixo ranqueamento, o que, invariavelmente, compromete (e muito!) toda a sua estratégia de atração orgânica;
  2. Limitações dos planos gratuitos (o leque de opções de template não é assim tão vasto);
  3. Utilização de um subdomínio ao invés de um domínio próprio;
  4. Recursos avançados pagos;
  5. Limitações de recursos avançados como inserção de plugins e sistemas;

Por isso que criar um site no Wix não é o mais indicado, principalmente quando você pode criar um site profissional no WordPress, a equipe de desenvolvedores foca nos resultados obtidos nas buscas do Google, como, por exemplo, o aumento de acessos, maior número de conversões, conquista de leads etc. Além de ter a sua disposição milhares de plugins com os mais diversos recursos e a maioria gratuito.

Como migrar site Wix para outro CMS?

A alternativa mais saudável e rentável para operacionalizar o seu site, com toda potência dos seus recursos e do conteúdo, é migrar o Wix para um CMS profissional como o WordPress, plataforma livre de código fonte aberto e mundialmente popular (de cada 10 sites na internet 4 são criado com WordPress).

Bem popular entre os blogueiros e os aficionados por todo esse ecossistema tecnológico, o WordPress é um (re)começo interessante porque o seu sistema de gerenciamento de conteúdo para a Internet, CMS (Content Management System), ajuda pessoas não-iniciadas no assunto a manter um endereço no mundo online. Assim, de maneira prática e fácil, qualquer pessoa consegue construir um site. Então, se o Wix que você criou já não é mais compatível com as suas expectativas e não atende às suas necessidades, chegou o momento de migrar o seu conteúdo.

Dependendo da hospedagem, é possível migrar o conteúdo por RSS, mas o layout e outros elementos terão que ser recriados por um desenvolvedor experiente. Isso porque o armazenamento do conteúdo, que é a parte principal do site, precisa ser cuidado com expertise. A hospedagem, como explica a equipe de desenvolvedores da Link, desempenha uma função de pasta fechada com todos os arquivos necessários para fazer um site funcionar: imagens, textos, vídeos e a estrutura em si. Para que essas informações sejam transferidas de maneira segura, via download – para quem acessar o espaço virtual por meio de seus navegadores, ou seja, quem pretende buscar esse endereço específico na rede – é preciso ter alguém competente e com expertise.

Migrar é preciso

As soluções inovadoras em construção e desenvolvimento do seu próprio site são muitas e cada vez mais convidativas e interessantes. Mas, se você é daqueles que pensa grande, em médio e longo prazos, praticamente um visionário do seu próprio business e do seu talento inato, não perca do seu horizonte a possibilidade de expansão.

No universo digital, expandir é um negócio bem sério e, na maioria dos casos, o céu é o limite. Então, pesquise, planeje-se com cautela e busque orientação com profissionais capacitados e aptos a indicar a melhor forma de se começar. Não se esqueça que a equipe da Link Nacional está pronta para te ajudar nessa etapa.

Contratar migração de site

Solicitar Migração de Site

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
0 0 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Como tirar print no PC?

Como tirar print no PC?

Veja como tirar print no PC além da famosa tecla de print screen. Conheça o aplicativo captura e esboço do Windows e opções de print no Linux.