Muito provavelmente você já ouviu a expressão site mobile friendly em algum lugar. Juntas ou separadas, em algum momento do seu dia as palavras mobile e friendly chamaram a sua atenção. A primeira delas não tem erro: significa móvel e habitualmente é vinculada a funções dos celulares. Já a segunda, diz respeito a pessoas ou lugares amigáveis e cordiais. Quer um exemplo: se você tem um dog e circula com ele pela cidade, já deve ter visto por aí a expressão “pet friendly”, que nada mais é do que um lugar onde os animais são muito bem-vindos, às vezes, mimadinhos, podendo curtir um tempinho junto com os seus tutores.
Mas o que tudo isso teria a ver com a tecnologia celular ou com os dispositivos móveis? Tudo! As palavras nos indicam como se dá o funcionamento das coisas, e essas duas expressões nos indicam a capacidade que nós, usuários, temos na incorporação dessa tecnologia no nosso dia a dia. Quando um site é mobile friendly quer dizer que o seu celular é muito bem-vindo para navegar na página. Ou seja, toda a sua tecnologia e conteúdo são pensados e trabalhados para que o formato web seja compatível com a experiência dos usuários por meio de dispositivos móveis, sem descolamento da página e preservando os elementos essenciais de navegação.
O que você vai ler
Contratar Criação de Site Mobile Friendly
Facilidade de tráfego para os usuários nos dispositivos móveis é fundamental

Vantagens do site mobile friendly
Já não é novidade que o mundo de todo mundo cabe num celular. A movimentação de dados nas redes via celulares e tablets tem aumentado significativamente dia após dia. Por isso, adaptar o seu site para um espaço onde a experiência do usuário é bem-vinda é fundamental para a visibilidade e, em alguns casos, a sobrevivência da sua empresa.
Se você ainda está reticente quanto a essa migração/adaptação, confira os três principais critérios que a equipe da Link Nacional separou para você:
SEO (Search Engine Optimization)
Termo utilizado para quando se pretende dar um up na otimização dos mecanismos de busca por meio de um glossário atualizado com as tendências do momento, ou seja, trabalhar o “corpitcho” das palavras-chave para que se otimize e alcance bons rankings orgânicos.
Ranqueamento
Estar bem posicionado nos principais motores de busca é um dos primeiros passos para o seu site ter visibilidade e, assim, gerar tráfego. Por isso, invista nos dois itens acima para alcançar bons rankings orgânicos.

Qual a diferença entre site mobile friendly e site responsivo
Muitos usuários confundem e entendem que para um site mobile friendly ser funcional é necessário que o site seja responsivo. Não necessariamente, afinal, são funções diferentes.
Um site responsivo, basicamente, é aquele que se adapta à toda e qualquer dimensão da tela ou do navegador do usuário. Para isso, foi desenvolvido um código de adaptação automática de todos os elementos da tela para que a experiência do usuários seja compatível com o tamanho do display dos mais diversos dispositivos.
E o site “amigo do celular”, o mobile friendly, é especialmente pensado para apresentar uma versão exclusivíssima só para os dispositivos móveis. A configuração pode até ser muito semelhante à do site, mas pode ter a certeza de que o rolê é outro!
Como testar site mobile friendly
Há muitos testes de compatibilidade de conteúdo para dispositivos móveis, com ferramentas operacionais que detectam se o site é amigo ou não do seu celular. Confira o teste Search Console mobile friendly, da Google, que a Link separou para você.

Como criar um site mobile friendly
Acompanhar as tendências e as novas adaptações impulsionadas pela tecnologia móvel permite que o seu site, seja ele pessoal ou profissional, vai além de gerar follows, tráfego e bons rankings orgânicos. É muito mais do que isso: é mostrar ao seu usuário que ele é muito bem-vindo!
Para oferecer essa experiência agradável ao usuário, é necessário ter um site com as ferramentas certas, como o CMS WordPress. Também é necessário ter um construtor de sites que permite testes e configurações específicas aos mais variados tipos de displays, como o Divi. Esses e outros recursos podem estar ao seu alcance, basta entrar em contato com o staff da Link Nacional e pedir uma consultoria especializada!
