Os CMSs transformaram a criação de páginas em uma verdadeira brincadeira de montar blocos e suas tecnologias permitem fácil integração com diversos serviços e ferramentas essenciais para que um site tenha um bom desempenho na internet.
Confira, a seguir, as 6 principais plataformas para criar site!
Continue lendo
1. CriarSite.online
Uma ótima alternativa frente às grandes plataformas para criar site é o CriarSite.online, que oferece a opção de criar site grátis ou planos acessíveis com pagamentos mensais. Para quem tem um pouco de conhecimento web e gosta de se aventurar no mundo de desenvolvimento, essa plataforma possibilida criar um site gratuito para quem deseja iniciar um projeto na internet
O CriarSite.online é considerado uma fábrica de sites, com centenas de templates disponíveis, editor de site incluso e recursos como formulários de contato, galeria de imagens, criação de blogs, inscrição de newsletter e outros.
2. Drupal
O Drupal é muito mais que uma plataforma para criar sites, é uma verdadeira central de controle para sua estratégia de marketing de conteúdo. Entre os seus diversos recursos de alta qualidade, se destacam os seus requintados mecanismos de segurança. O software, porém, não é muito usado por sites brasileiros e seu uso exige conhecimento técnico, bem como a sua instalação e a execução de algumas funções.
3. Joomla
O Joomla é um gerenciador de conteúdo completo, considerado como o principal serviço do mercado em algumas regiões do mundo. Sua interface é bastante amigável e seus recursos de edição de páginas, gerenciamento de conteúdo, monitoramento e marketing atendem qualquer tipo de site.
Apesar de ter uma grande comunidade de desenvolvedores, o Joomla é alvo de críticas pelo fator segurança e pela dificuldade de buscar por informações ou a resolução de erros nos fóruns especializados. Também, a ferramenta não é muito flexível em alguns aspectos e necessita de produtos externos para algumas funções essenciais, como melhorias em SEO (otimizações para motores de busca).
4. Squarespace
O Squarespace não é exatamente um gerenciador de conteúdo, ele é um construtor de sites bastante refinado e que tem conquistado cada vez mais usuários. A sua maior vantagem é a simplicidade de uso. Sua interface é muito intuitiva e suas opções de layout são de extremo bom gosto. Infelizmente, o serviço não oferece uma opção gratuita e muitas funções ainda estão em inglês. Além disso, a plataforma para criar site é demasiadamente focada em design, deixando a desejar em outros aspectos importantes.
5. Wix
O Wix é o mais famoso construtor de sites do mundo e um dos responsáveis por popularizar o desenvolvimento de websites com uma proposta enxuta. O ponto mais forte do Wix é a sua tecnologia de edição de páginas extremamente estável e flexível.
A plataforma para criar site Wix conta com uma versão gratuita para demonstração e todos os seus serviços já estão nacionalizados (em português), o que facilita a contratação e o uso da ferramenta. No entanto, tal como o Squarespace, o Wix é um construtor de sites e não um gerenciador de conteúdo completo, o que o torna uma solução muito básica.
6. SendPulse
A SendPulse se destaca como uma plataforma abrangente de automação de marketing. Com a sua assistência, não apenas é possível criar um site sob medida para o seu negócio, mas também monitorar de perto o progresso das suas métricas e taxas de conversão. Além disso, a plataforma viabiliza o envio eficiente de campanhas de e-mail marketing e a integração perfeita de chatbots no WhatsApp.
O grande diferencial desta plataforma reside na sua capacidade multicanal. Ao permitir uma conexão fácil e direta com o seu público em diversos pontos de contato, a SendPulse aumenta significativamente as chances de fidelização dos clientes. Independentemente do local onde se encontram, a sua marca consegue manter um diálogo consistente e enriquecedor com os consumidores.
7. WordPress
Por fim, temos o WordPress (WordPress.org), a solução para criação de sites mais famosa do mundo. O CMS está por trás de mais de um terço de todos os sites da internet, segundo o Kinsta, e não conseguiu essa posição por acaso. A solução open source (código aberto) reúne uma das maiores comunidades de usuários do mundo, o que contribuiu para que o software esteja sempre à frente em funções e recursos.
O WordPress apresenta um painel bastante prático que requer alguma familiaridade, mas não há nenhum obstáculo para o uso. A quantidade incomparável de plugins disponíveis, que inclui ferramentas muito práticas, como o criador de sites Divi, é também um das razões para a liderança do serviço.
Ao escolher uma plataforma para criar sites, é preciso ter em mente as suas necessidades e objetivos, uma vez que cada CMS apresenta um conjunto de vantagens distinto. O WordPress, porém, pode ser considerado a melhor escolha tendo em vista a sua confiabilidade, sua robustez e sua popularidade no mercado.
Que tal conferir o principal CMS do mercado de perto? Continue conosco e veja como criar uma página no WordPress em 3 passos!
Conclusão
A escolha de uma plataforma para criar site depende de diversas variáveis do seu projeto, como recursos que serão implantados no site, tecnologia utilizada, público-alvo, número de acessos simultâneos, expertise, atualizações, integração com o servidor utilizado etc.
Por isso, é importante sempre consultar um especialista no assunto antes de escolher a plataforma ideal. A equipe de especialistas da Link Nacional está a disposição para tirar qualquer dúvida ou dar esclarecimentos sobre o assunto. Caso queira contratar um site pronto, veja as facilidades e opções que esse serviço oferece.
Nós criamos seu site
Criação de site com suporte, treinamento e manutenções rápidas inclusas.