Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Afinal, o que é preciso para criar um site?

por | Atualizado em 6 de julho de 2020 | Notícias

Já foi o tempo em que o desenvolvimento de páginas na web exigia que profissionais experientes se debruçassem sobre códigos por horas a fio. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet tem tudo o que é preciso para criar um site, mesmo que não conte com nenhum conhecimento aprofundado na área.

Isso se deve a uma série de fatores, desde o aprimoramento das plataformas de gerenciamento de conteúdo ao crescimento das empresas que se encarregam de resolver toda a parte técnica para que o proprietário do site possa se concentrar no que realmente o interessa: o seu negócio.

Mas, afinal, se ilustrássemos o desenvolvimento de um endereço na web como uma receita de bolo, quais seriam os ingredientes essenciais? Listamos todos eles a seguir. Saiba tudo o que é necessário para criar um site!

o que e preciso para criar um site hoje
Suporte gratuito WordPress

Criar site no WordPress: conheça o passo a passo

Criar site no WordPress é uma ótima opção para quem pretende divulgar o seu negócio na internet. Ele é uma plataforma para criação de blogs e sites conhecida por ser a mais… Saiba Mais
site grátis

Como criar site grátis? Como montar um site gratuito?

Site Grátis? “Como criar um site grátis?” e “Como montar o meu site?” são perguntas frequentes que todo mundo faz para tentar otimizar o custo na hora do desenvolvimento do site… Saiba Mais
Site pronto mulher

O que é o Plano Site Pronto?

O seu negócio está crescendo e você precisa de um site profissional para apresentar os seus produtos ou serviços aos seus clientes? Existe um pacote de serviços chamado Site… Saiba Mais
Astronauta

Criar site

Guia completo

  • Empresas
  • ONG´s
  • Loja virtual

Domínio

O domínio é o nome do seu site, ou seja, o endereço “www” que seus visitantes deverão digitar para chegar até você. Esse é o primeiro investimento de um processo de desenvolvimento.

Se pretende criar um site corporativo, o ideal é que seu domínio seja o nome da sua empresa. Se for um blog, você também pode usar um título que descreva o principal assunto tratado em suas publicações.

Hospedagem

A hospedagem é uma espécie de locação na qual você “aluga” um servidor (um computador de alto desempenho) ou parte dele com uma empresa especializada. É nele que todos os arquivos do seu site são armazenados e os acessos são devidamente processados.

CMS

Por trás de todo site existe um software chamado de CMS ― ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português. Nesse programa, configuramos tudo o que é exibido nas páginas, desde a sua aparência até o seu conteúdo.

O serviço mais utilizado em todo mundo é o WordPress, um software gratuito e de código aberto com desempenho e funcionalidades incomparáveis. Seu famoso painel contém tudo o que é preciso para criar um site profissional.

Construtor de sites

Os principais CMSs do mercado já são bastante intuitivos. A maioria das funções disponibilizadas está bem organizada e simplificada para o usuário. Entretanto, quem nunca se deparou com um software do tipo pode se sentir desconfortável e, por isso, um construtor de sites é uma solução fortemente recomendada. Entre as melhores opções disponíveis, temos o Divi, uma ferramenta gratuita recheada de recursos de edição e personalização. Com ele, qualquer pessoa, independentemente do seu grau de competência na área, é capaz de desenvolver um layout atraente e adicionar funcionalidades diversas em um site.

Identidade visual

Tal como em um estabelecimento físico, o ambiente virtual da sua empresa precisa dizer quem ela é. Ao desenvolver um site, portanto, também precisamos definir uma logomarca, um estilo para as páginas (layout) e todos os demais elementos que compõem o seu visual.

Essas definições estão fortemente relacionadas à chamada experiência do usuário, um fator que reúne uma série de parâmetros e cujo propósito é garantir o conforto e a satisfação dos seus visitantes. Isso significa que não basta ter acessos, é preciso fazer com que as pessoas permaneçam nas páginas, interajam e, claro, comprem de você, se esse for um dos seus objetivos.

Conteúdo

Por fim, temos o principal ingrediente de uma receita de sucesso: o conteúdo. Lembre-se de que os sites nada mais são do que fornecedores de informação; e, na internet, destacam-se apenas aqueles que realmente entregam conhecimento de valor. Nesse sentido, é fundamental investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para orientar o planejamento, o gerenciamento e a produção de materiais. Tenha em mente que o sucesso de um site, bem como o de um negócio, depende da audiência. Por isso, o seu público deve ser o centro de todas as suas ações de gestão, marketing e vendas.

Agora que você sabe o que é preciso para criar um site, resta apenas escolher um parceiro confiável para fornecer todos os serviços necessários com a devida qualidade. Opte por empresas com experiência no mercado e com expertise comprovada por seus profissionais e por seus clientes.

Este conteúdo foi útil para você? Então nos acompanhe para conferir tutoriais, dicas e informações sobre internet, desenvolvimento e negócios! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Compartilhar

5 2 votes
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat