FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Diferença entre logotipo e logomarca

por | 01/03/21 10:22 | Notícias

Nos bancos acadêmicos dos cursos de comunicação, mais especificamente do curso de publicidade e propaganda, muito se discute sobre as diferenças e semelhanças entre logotipo e logomarca. Existem algumas discordâncias entre os profissionais da área, principalmente entre publicitários e designs.

A grande polêmica está em torno do termo “logomarca”, que tanto já utilizamos aqui. Para alguns especialistas, o termo mais correto seria “logotipo” ou “marca”, mas para outros a palavra logomarca já pode ser considerada um “neologismo” de tanto que é empregada e utilizada tanto por pessoas comuns e também por alguns profissionais.

O termo logomarca é tão comum que possui mais de 50 mil buscas por mês no Google. Essas pessoas encontram mais de 63 milhões de resultados para essa busca. Então se tratando de Google o termo é muito utilizado e publicado na internet. Se está correto ou não vamos deixar para os especialistas.

Continue lendo

O que você vai ler

Solicitar criação de logotipo

Ter um bom logotipo para sua empresa é tão importante quanto um bom nome, ele passa a primeira impressão para o cliente e faz com que sua marca seja lembrada

Diferenças entre logotipo e logomarca

Embora essas duas palavras sejam confundidas frequentemente, existem algumas diferenças que vão desde a formação da palavra até a suja aplicabilidade na área de publicidade e design. Para muitos apenas o termo logotipo está correto, sendo o termo logomarca conceitualmente errado.

Para entender melhor as diferenças entre logotipo e logomarca vamos explicar melhor cada um desses termos. Com isso, talvez você entenda melhor as diferenças e também o motivo da confusão acerca de sua empregabilidade. Também vamos falar dos termos marca e símbolo, questão intimamente relacionados ao conceito desses dois termos.

Logotipo

Segundo o Wikipédia o logotipo é definido como sendo uma assinatura institucional, a representação gráfica de uma marca. O termo ”logo” vem do grego e significa conceito ou significado, já o termo “tipo” significa símbolo ou figura. Ao pé da letra ficaria conceito do símbolo.

Mas para facilitar o entendimento o logotipo costuma estar representado na parte escrita da marca. Como exemplo clássico temos a Coca-cola. A parte escrita normalmente é estilizada e personalizada para cada marca, assim se torna uma assinatura única para cada empresa.

A representação escrita pode ou não vir acompanhada de um símbolo. Por exemplo, na Lacoste o logotipo vem acompanhado do “jacarezinho” que é o símbolo da marca.

Logomarca

Talvez esse seja o termo mais polêmico para a área publicitária e de design. Isso se deve, porque para muitos teóricos o termo “logomarca” está errado e deve ser substituído pelo termo marca. Essa confusão começa logo na formação da palavra, já que a junção da palavra logo+marca pode ser entendida como “conceito do conceito“, o que lhe tornaria conceitualmente errada.

Mas o termo logomarca, para outros teóricos, pode ser considerado um neologismo, já que o seu emprego é tão comum e difundido que as pessoas comuns o vêem como correto. Dessa forma, assimilam como sendo logomarca a junção do logotipo, que é a parte escrita, com o símbolo, que é a representação da marca em um desenho.

Não queremos defender que o termo logomarca esteja correto, mas explicar a sua diferença para outros termos e explicar a sua presença na internet e até em dicionários populares. Pois acreditamos que essa palavra já faz parte do vocabulário de muitas pessoas e que encontram nela um significado que, talvez, não seja tão bem exprimido em outras palavras.

Vamos saber o que é um símbolo

O símbolo é um elemento que compõe a logomarca da empresa ou para outros a representação gráfica da sua marca. Muitos símbolos se tornaram mundialmente famosos, como o cavalinho rampante da Ferrari, o jacaré da Lacoste ou a maçã da Apple.

Provavelmente esse símbolos não seriam tão famosos se não representassem empresas tão importantes. O sucesso do símbolo de uma marca, não depende só da sua concepção estética, mas de um conjunto de fatores que agregam valor para a marca em que ele representa.

Na sociedade digital, os símbolos e ícones estão cada vez mais presentes em nossa vida, seja para exprimir uma marca, um aplicativo ou uma função específica no celular. Nós lemos cognitivamente os símbolos como se expressassem palavras, frases ou ações que pretendemos fazer. Dessa forma também funciona nas marcas, que constroem todo um valor em torno de um símbolo ou outra representação gráfica.

Marca é a mesma coisa que logomarca?

Marca podemos definir como uma representação simbólica de uma entidade ou empresa, que expressa a sua identidade visual e também o seu valor para o público. A marca de uma empresa, muitas vezes, é o bem mais precioso que ela possui, pois faz parte de seu patrimônio desde a sua fundação e está presente em todas as atividades realizadas.

O que difere a marca de um logotipo ou logomarca é que a marca expressa todo o valor de uma empresa, seja na memória ou nas experiências dos consumidores, mas também para o mercado. A marca se posiciona em relação aos seus concorrentes no mercado, já o logotipo e a logomarca são apenas representações gráficas, seja escrita ou por símbolos dessa marca.

O valor de uma marca é o que faz a empresa ter sucesso, ser reconhecida mundialmente e ser referência quando se trata de um produto, por exemplo. Marcas como Apple e Twitter são muito mais do que uma maçã mordida ou um pássaro azul, e sim uma construção de valores para o consumidor por meio de seus produtos e serviços. Essas marcas estão tão presentes no nosso subconsciente, que basta ver o seu símbolo para enxergar todo o valor que elas representam para nós.

Conclusão: logotipo ou logomarca?

Embora a maioria dos especialistas condenem a utilização do termo logomarca, não podemos ignorar como ele é utilizado e compreendido por boa parte da sociedade. Quando um termo assim, se torna tão comum, é normal que o adicionemos ao nosso vocabulário. Assim como acontece com diversos termos relativos à internet e tecnologia.

Sabemos que conceitualmente o termo logomarca é errado, seja pela justaposição de suas palavras de origem ou pelo próprio significado. Mas, uma coisa é verdade, não temos nenhum termo ou palavra que expresse, exatamente, a formação da identidade visual da empresa com um logotipo e um símbolo juntos.

Como vimos anteriormente, o termo marca também não se encaixa exatamente nessa palavra que estamos buscando. Mas a nossa língua portuguesa é assim mesmo, algumas palavras surgem, outras entram para o esquecimento. O importante é o que cada palavra representa para a cognição de cada pessoa, mesmo que esteja errada.

A polêmica ainda vai persistir por muitos anos, mas o importante é buscar uma discussão saudável com espaço para opiniões divergentes e contribuições acadêmicas e também do senso comum. Afinal, quando se trata de uma língua nada é definitivo.

Designer

Solicitar criação de logotipo

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...