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Ideias de conteúdo para o Instagram: como engajar

por | 06/01/23 14:35 | Notícias

Procurando ideias de conteúdo para o Instagram? Chegou no lugar certo!Nós sabemos que estar presente nas redes sociais é fundamental para diversos empreendimentos, afinal só o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários na plataforma. Sendo assim, possuir uma estratégia de inbound marketing aliada a uma boa produção de conteúdo expõe sua marca para bilhares de pessoas e se a estratégia for bem feita pode converter a maioria em clientes.No entanto, nem sempre é fácil produzir conteúdo, chega uma hora que as ideias acabam, por isso preparamos este post. Para saber como funciona o Instagram, o que produzir por lá, e muito mais, leia este artigo até o final! Boa leitura!

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Ideias de conteúdo para o Instagram

Por que produzir conteúdo para o Instagram?

Sem mentir, o que você faz na maior parte do seu tempo livre? Provavelmente, a resposta seja: interagir nas redes sociais.Não só você, mas a maioria das pessoas também têm o mesmo costume. Nesse sentido, se posicionar ou posicionar sua marca onde o seu público passa maior parte do tempo é essencial para que te conheçam e para manter um relacionamento com seus consumidores.Um bom exemplo de posicionamento e interação com os seguidores é a conta da Netflix, a marca usa um tom de voz único para se comunicar com o seu público e posta vários conteúdos que promovem interação com os usuários.
Ideias de conteúdo para o Instagram

Captura de tela retirada da plataforma Instagram, post oficial da conta da Netflix com todos os direitos reservados.

Entenda como a rede social funciona

Agora que você já sabe como é importante criar conteúdo para o Instagram, é necessário entender como a rede social funciona e usar isso a seu favor na hora de postar.
Redes sociais
O Instagram é uma rede social visual, criativa e interativa. Na plataforma é possível postar e compartilhar vídeos de curta duração e fotos. Além disso, a rede social também possibilita a interação dos usuários por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos.Para organizar como cada publicação irá aparecer para cada usuário, a plataforma utiliza um algoritmo. Ele usa um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem.
Com ajuda da inteligência artificial, o Instagram identificou que os usuários preferem ver as publicações de amigos, família e pessoas próximas no seu feed e stories. Por conta disso, a rede social prioriza postagens recentemente compartilhadas por contas que o internauta segue.Depois destes posts, o algoritmo analisa uma série de sinais para identificar qual conteúdo será apresentado na sequência. São considerados os seguintes pontos:
  • Informações gerais: o Instagram dá prioridade em mostrar conteúdos que estejam bons, para isso é usado o número de curtidas, comentários e salvamentos, ou seja, se nas primeiras horas de postagem, sua publicação estiver com um bom número de curtidas, comentários e salvamentos provavelmente ela terá mais alcance;
  • Informações do criador: a plataforma também analisa a importância do criador para o usuário, desta forma o seu conteúdo é mostrado para quem mais interage no seu perfil;
  • Interação: por último, o algoritmo analisa qual é a interação entre as duas partes, se comentam ou não nas postagens entre si.

Tipos de conteúdo no Instagram

O Instagram é uma plataforma que permite a publicação de conteúdo em diversos formatos: reels, stories, fotos e por aí vai. Para saber como aproveitar a rede social por completo, é importante compreender a funcionalidade de cada formato, confira abaixo os detalhes sobre essas funções:

Reels

Nesse formato, são produzidos vídeos curtos e na vertical, semelhante ao Tik Tok. Você pode usar esse formato para publicar vídeos que conversem ou tirem dúvidas do seu público. Aqui o algoritmo prioriza conteúdos com alto engajamento, efeitos visuais, dimensões certas e que usam áudios da biblioteca do Instagram.

Stories

Os stories servem para compartilhar vídeos curtos ou conteúdos mais interativos, geralmente sobre dia a dia e rotina. Nessa área é bem legal compartilhar um pouco da sua rotina ou making off de produções do seu negócio.

Transmissões ao vivo:

Há alguns anos, o Instagram disponibilizou a opção de fazer lives na plataforma. Essa é uma excelente forma de mostrar autoridade ao seu público, você pode convidar especialistas para falarem sobre temas importantes ou então fazer uma transmissão para tirar dúvidas dos usuários.

Feed

No feed são compartilhadas suas imagens e vídeos com seus seguidores. Aqui, é uma boa ideia publicar fotos dos seus produtos, dicas, frases, entre outros.

Como estruturar um perfil atraente

A primeira coisa que um usuário vê ao entrar em um perfil são as informações dispostas na biografia. Sendo assim, é muito importante que você tenha um perfil e uma biografia atraentes para que o internauta se interesse no seu produto/serviço ou em te seguir.
Para fazer isso, primeiro é preciso ter uma boa foto de perfil, pode ser a logo da sua marca em um formato que é fácil de identificar ou uma foto sua. Caso você opte por uma foto sua, é necessário se preocupar em centralizar seu rosto, também é legal usar alguma cor de fundo para facilitar sua identificação.Depois, vamos ao nome de usuário (o famoso @) e o nome completo, aquele fica destacado na bio. O nome de usuário é preciso que seja o mais simples possível, sem muitos ícones como underline, asteriscos, números, tudo para que o usuário te encontre com mais facilidade na barra de pesquisa. Já no nome completo é importante que represente você e seu negócio.
Perfil atraente

Por último e não menos importante, vamos à biografia! Na sua descrição é legal colocar uma frase que resuma seu serviço, apresente um diferencial e tenha algum CTA. Como no exemplo a seguir:

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Ideias de conteúdo para Instagram

Com um perfil previamente estruturado, vamos aos conteúdos. Antes de coletar ideias de posts, é legal elaborar uma linha editorial, ela quem vai dizer quais tipos de conteúdos serão postados conforme os objetivos da sua empresa e conta no Instagram.

Por exemplo, vamos supor que seus objetivos sejam possuir autoridade na sua área, aumentar seu engajamento e alcance e aumentar leads. A partir disso, podemos elaborar uma linha editorial com três posts por semana, na qual o primeiro post sempre será sobre os bastidores da marca, pois isso ajuda a ganhar a confiança dos consumidores.

Já na segunda postagem, podem ser publicados vídeos, enquetes, dicas e memes, porque o público costuma interagir e compartilhar esses conteúdos, aumentando o engajamento e alcance. Por fim, o terceiro post da semana serão fotos de produtos, com legendas sobre os seus benefícios, a fim de provocar desejo nos seguidores e gerar leads.

Ideias de conteúdo para o Instagram
Com uma linha editorial elaborada, a produção fica bem mais fácil e organizada, mas ainda sim podem faltar ideias, por isso separamos algumas dicas para alguns nichos, acompanhe!

Ideias de conteúdo para Instagram de imobiliária

Se você tem uma imobiliária, separamos algumas ideias de posts que abrangem todos os tópicos citados anteriormente, confira:
Imobiliária
  • Bastidores de eventos;
  • Como funciona todo o processo de contratação de aluguel;
  • Como investir em imóveis;
  • Dicas para economizar luz em apartamentos;
  • O que avaliar em uma casa antes de alugar?;
  • Vantagens de contratar um aluguel com uma imobiliária;
  • Fotos ou vídeos dos imóveis.

Ideias de conteúdo para Instagram de blogueira

Se você é blogueira e está em busca do que postar, chegou ao lugar certo, veja abaixo algumas ideias:
  • Como é o dia a dia de uma blogueira;
  • Saiba quais informações colocar em um mídia kit;
  • Qual marca de maquiagem é melhor?;
  • Vídeo mostrando primos baratinhos de marcas caras;
  • Vídeos mostrando “comprinhas” do mês.
Blogueira

Ideias de conteúdo para Instagram de marketing digital

É um profissional de marketing digital e está em busca de ideias? Confira abaixo o que postar:
Ideias de conteúdo para o Instagram
  • Vlog da sua rotina de trabalho;
  • Como revisamos uma publicação;
  • Novidades deste mês nas redes sociais;
  • O que colocar na bio?;
  • Como definir quais serão os canais de comunicação?;
  • 5 Apps que vão ajudar seu dia a dia;
  • 3 séries para quem gosta de marketing;
  • Cases de sucesso de empresas que você já atendeu.

Ideias de conteúdo para Instagram de confeitaria

Separamos algumas ideias de posts para você adoçar ainda mais a vida e as redes sociais do seu público, veja:
  • Beijinho ou brigadeiro, qual você prefere?;
  • Qual doce mais combina com sexta?;
  • Decorações de bolo que estão em alta;
  • Vlog confeitando bolo;
  • Vídeo mostrando a organização da cozinha antes de um dia de produção;
  • Vídeo embalando os doces;
  • Fotos dos produtos.
Confeitaria

Métricas para acompanhar

Para ter um Instagram bom e que entregue resultados, além de produzir conteúdo é muito importante acompanhar as métricas que a rede social fornece. Visualizar esses dados ajuda a compreender como seus seguidores se comportam com o seu perfil e o que pode ser feito para que a sua estratégia os alcance da forma mais eficaz possível.Desta forma, acompanhar dados como números de seguidores, visualizações do perfil, alcance, impressões, cliques no perfil, características da audiência e engajamento são excelentes meios para entender seu público e melhorar seu conteúdo. Confira abaixo o que cada um desses tópicos fornece:

Número de seguidores

Acompanhar os seguidores serve para verificar como o seu perfil está crescendo e se desenvolvendo;

Visualizações do perfil

Com esse dado é possível comparar as visitas com períodos anteriores e avaliar se a sua linha editorial está surtindo efeito;

Cliques no perfil

Essa taxa se refere ao total de vezes que um usuário clicou em algum link no seu perfil;

Impressões

Aqui você pode conferir quantas vezes suas postagens foram mostradas para as pessoas;

Alcance

O número de alcance mostra a quantidade de perfis únicos que viram suas postagens, ele serve para avaliar o crescimento do perfil e quais publicações têm melhor desempenho;

Características da audiência

O Instagram fornece a faixa etária, localização e gênero dos seus seguidores, com isso você compreende quem é o seu público-alvo;

Engajamento

Por último, o engajamento mede a interação do usuário com suas publicações. A partir desse dado, é possível quais conteúdos mais engajam e reproduzi-los.

Plataformas para te ajudar

Por fim, depois de te ensinar tudo sobre conteúdos para o Instagram e fornecer algumas ideias de post, iremos te mostrar algumas ferramentas que irão te ajudar nessa missão, veja:
Canva logo
É um site e aplicativo que fornece templates para artes digitais. Com ele é possível criar o design das suas postagens, de forma gratuita;
Google Trends
É uma ferramenta gratuita que mostra os termos mais buscados no Google. Você pode ver quais são as principais dúvidas no seu segmento e produzir conteúdo sobre isso;
Cap Cut
É um aplicativo grátis de edição de vídeos, que disponibiliza recursos como efeitos de transição, legendas, filtros, faixa de textos, etc.;
Meta Facebook logo

Estúdio de criação do Facebook: com ele é possível agendar suas postagens.

Solução de Marketing Digital

A produção de conteúdo para o Instagram é muito importante para diversas empresas, profissionais autônomos e até mesmo influenciadores. Mas não deve ficar apenas no Instagram; ou seja, também é necessário produzir para outras redes sociais. Só assim é possível seguir uma estratégia de marketing digital de forma completa. Por isso, se você tem interesse em profissionalizar suas redes sociais e seguir uma estratégia de marketing digital completa, clique no link do banner a seguir e venha conhecer as soluções que oferecemos.

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Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
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1 Comentário
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Clara
Clara
25 de fevereiro de 2023 18:06

Gostei, achei informações que eu estava procurando! Obrigada.

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