FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Ideias de conteúdo para o Instagram: como engajar

por | 06/01/23 14:35 | Notícias

Procurando ideias de conteúdo para o Instagram? Chegou no lugar certo!Nós sabemos que estar presente nas redes sociais é fundamental para diversos empreendimentos, afinal só o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários na plataforma. Sendo assim, possuir uma estratégia de inbound marketing aliada a uma boa produção de conteúdo expõe sua marca para bilhares de pessoas e se a estratégia for bem feita pode converter a maioria em clientes.No entanto, nem sempre é fácil produzir conteúdo, chega uma hora que as ideias acabam, por isso preparamos este post. Para saber como funciona o Instagram, o que produzir por lá, e muito mais, leia este artigo até o final! Boa leitura!

Continue lendo

Marketing de conteúdo

O seu negócio na primeira página do Google

Ideias de conteúdo para o Instagram

Por que produzir conteúdo para o Instagram?

Sem mentir, o que você faz na maior parte do seu tempo livre? Provavelmente, a resposta seja: interagir nas redes sociais.Não só você, mas a maioria das pessoas também têm o mesmo costume. Nesse sentido, se posicionar ou posicionar sua marca onde o seu público passa maior parte do tempo é essencial para que te conheçam e para manter um relacionamento com seus consumidores.Um bom exemplo de posicionamento e interação com os seguidores é a conta da Netflix, a marca usa um tom de voz único para se comunicar com o seu público e posta vários conteúdos que promovem interação com os usuários.
Ideias de conteúdo para o Instagram

Captura de tela retirada da plataforma Instagram, post oficial da conta da Netflix com todos os direitos reservados.

Entenda como a rede social funciona

Agora que você já sabe como é importante criar conteúdo para o Instagram, é necessário entender como a rede social funciona e usar isso a seu favor na hora de postar.
Redes sociais
O Instagram é uma rede social visual, criativa e interativa. Na plataforma é possível postar e compartilhar vídeos de curta duração e fotos. Além disso, a rede social também possibilita a interação dos usuários por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos.Para organizar como cada publicação irá aparecer para cada usuário, a plataforma utiliza um algoritmo. Ele usa um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem.
Com ajuda da inteligência artificial, o Instagram identificou que os usuários preferem ver as publicações de amigos, família e pessoas próximas no seu feed e stories. Por conta disso, a rede social prioriza postagens recentemente compartilhadas por contas que o internauta segue.Depois destes posts, o algoritmo analisa uma série de sinais para identificar qual conteúdo será apresentado na sequência. São considerados os seguintes pontos:
  • Informações gerais: o Instagram dá prioridade em mostrar conteúdos que estejam bons, para isso é usado o número de curtidas, comentários e salvamentos, ou seja, se nas primeiras horas de postagem, sua publicação estiver com um bom número de curtidas, comentários e salvamentos provavelmente ela terá mais alcance;
  • Informações do criador: a plataforma também analisa a importância do criador para o usuário, desta forma o seu conteúdo é mostrado para quem mais interage no seu perfil;
  • Interação: por último, o algoritmo analisa qual é a interação entre as duas partes, se comentam ou não nas postagens entre si.

Tipos de conteúdo no Instagram

O Instagram é uma plataforma que permite a publicação de conteúdo em diversos formatos: reels, stories, fotos e por aí vai. Para saber como aproveitar a rede social por completo, é importante compreender a funcionalidade de cada formato, confira abaixo os detalhes sobre essas funções:

Reels

Nesse formato, são produzidos vídeos curtos e na vertical, semelhante ao Tik Tok. Você pode usar esse formato para publicar vídeos que conversem ou tirem dúvidas do seu público. Aqui o algoritmo prioriza conteúdos com alto engajamento, efeitos visuais, dimensões certas e que usam áudios da biblioteca do Instagram.

Stories

Os stories servem para compartilhar vídeos curtos ou conteúdos mais interativos, geralmente sobre dia a dia e rotina. Nessa área é bem legal compartilhar um pouco da sua rotina ou making off de produções do seu negócio.

Transmissões ao vivo:

Há alguns anos, o Instagram disponibilizou a opção de fazer lives na plataforma. Essa é uma excelente forma de mostrar autoridade ao seu público, você pode convidar especialistas para falarem sobre temas importantes ou então fazer uma transmissão para tirar dúvidas dos usuários.

Feed

No feed são compartilhadas suas imagens e vídeos com seus seguidores. Aqui, é uma boa ideia publicar fotos dos seus produtos, dicas, frases, entre outros.

Como estruturar um perfil atraente

A primeira coisa que um usuário vê ao entrar em um perfil são as informações dispostas na biografia. Sendo assim, é muito importante que você tenha um perfil e uma biografia atraentes para que o internauta se interesse no seu produto/serviço ou em te seguir.
Para fazer isso, primeiro é preciso ter uma boa foto de perfil, pode ser a logo da sua marca em um formato que é fácil de identificar ou uma foto sua. Caso você opte por uma foto sua, é necessário se preocupar em centralizar seu rosto, também é legal usar alguma cor de fundo para facilitar sua identificação.Depois, vamos ao nome de usuário (o famoso @) e o nome completo, aquele fica destacado na bio. O nome de usuário é preciso que seja o mais simples possível, sem muitos ícones como underline, asteriscos, números, tudo para que o usuário te encontre com mais facilidade na barra de pesquisa. Já no nome completo é importante que represente você e seu negócio.
Perfil atraente

Por último e não menos importante, vamos à biografia! Na sua descrição é legal colocar uma frase que resuma seu serviço, apresente um diferencial e tenha algum CTA. Como no exemplo a seguir:

Somos uma empresa de tecnologia, especialista em criação de sites, prontos para atender todas as suas necessidades. Clique no link para saber mais!

Ideias de conteúdo para Instagram

Com um perfil previamente estruturado, vamos aos conteúdos. Antes de coletar ideias de posts, é legal elaborar uma linha editorial, ela quem vai dizer quais tipos de conteúdos serão postados conforme os objetivos da sua empresa e conta no Instagram.

Por exemplo, vamos supor que seus objetivos sejam possuir autoridade na sua área, aumentar seu engajamento e alcance e aumentar leads. A partir disso, podemos elaborar uma linha editorial com três posts por semana, na qual o primeiro post sempre será sobre os bastidores da marca, pois isso ajuda a ganhar a confiança dos consumidores.

Já na segunda postagem, podem ser publicados vídeos, enquetes, dicas e memes, porque o público costuma interagir e compartilhar esses conteúdos, aumentando o engajamento e alcance. Por fim, o terceiro post da semana serão fotos de produtos, com legendas sobre os seus benefícios, a fim de provocar desejo nos seguidores e gerar leads.

Ideias de conteúdo para o Instagram
Com uma linha editorial elaborada, a produção fica bem mais fácil e organizada, mas ainda sim podem faltar ideias, por isso separamos algumas dicas para alguns nichos, acompanhe!

Ideias de conteúdo para Instagram de imobiliária

Se você tem uma imobiliária, separamos algumas ideias de posts que abrangem todos os tópicos citados anteriormente, confira:
Imobiliária
  • Bastidores de eventos;
  • Como funciona todo o processo de contratação de aluguel;
  • Como investir em imóveis;
  • Dicas para economizar luz em apartamentos;
  • O que avaliar em uma casa antes de alugar?;
  • Vantagens de contratar um aluguel com uma imobiliária;
  • Fotos ou vídeos dos imóveis.

Ideias de conteúdo para Instagram de blogueira

Se você é blogueira e está em busca do que postar, chegou ao lugar certo, veja abaixo algumas ideias:
  • Como é o dia a dia de uma blogueira;
  • Saiba quais informações colocar em um mídia kit;
  • Qual marca de maquiagem é melhor?;
  • Vídeo mostrando primos baratinhos de marcas caras;
  • Vídeos mostrando “comprinhas” do mês.
Blogueira

Ideias de conteúdo para Instagram de marketing digital

É um profissional de marketing digital e está em busca de ideias? Confira abaixo o que postar:
Ideias de conteúdo para o Instagram
  • Vlog da sua rotina de trabalho;
  • Como revisamos uma publicação;
  • Novidades deste mês nas redes sociais;
  • O que colocar na bio?;
  • Como definir quais serão os canais de comunicação?;
  • 5 Apps que vão ajudar seu dia a dia;
  • 3 séries para quem gosta de marketing;
  • Cases de sucesso de empresas que você já atendeu.

Ideias de conteúdo para Instagram de confeitaria

Separamos algumas ideias de posts para você adoçar ainda mais a vida e as redes sociais do seu público, veja:
  • Beijinho ou brigadeiro, qual você prefere?;
  • Qual doce mais combina com sexta?;
  • Decorações de bolo que estão em alta;
  • Vlog confeitando bolo;
  • Vídeo mostrando a organização da cozinha antes de um dia de produção;
  • Vídeo embalando os doces;
  • Fotos dos produtos.
Confeitaria

Métricas para acompanhar

Para ter um Instagram bom e que entregue resultados, além de produzir conteúdo é muito importante acompanhar as métricas que a rede social fornece. Visualizar esses dados ajuda a compreender como seus seguidores se comportam com o seu perfil e o que pode ser feito para que a sua estratégia os alcance da forma mais eficaz possível.Desta forma, acompanhar dados como números de seguidores, visualizações do perfil, alcance, impressões, cliques no perfil, características da audiência e engajamento são excelentes meios para entender seu público e melhorar seu conteúdo. Confira abaixo o que cada um desses tópicos fornece:

Número de seguidores

Acompanhar os seguidores serve para verificar como o seu perfil está crescendo e se desenvolvendo;

Visualizações do perfil

Com esse dado é possível comparar as visitas com períodos anteriores e avaliar se a sua linha editorial está surtindo efeito;

Cliques no perfil

Essa taxa se refere ao total de vezes que um usuário clicou em algum link no seu perfil;

Impressões

Aqui você pode conferir quantas vezes suas postagens foram mostradas para as pessoas;

Alcance

O número de alcance mostra a quantidade de perfis únicos que viram suas postagens, ele serve para avaliar o crescimento do perfil e quais publicações têm melhor desempenho;

Características da audiência

O Instagram fornece a faixa etária, localização e gênero dos seus seguidores, com isso você compreende quem é o seu público-alvo;

Engajamento

Por último, o engajamento mede a interação do usuário com suas publicações. A partir desse dado, é possível quais conteúdos mais engajam e reproduzi-los.

Plataformas para te ajudar

Por fim, depois de te ensinar tudo sobre conteúdos para o Instagram e fornecer algumas ideias de post, iremos te mostrar algumas ferramentas que irão te ajudar nessa missão, veja:
Canva logo
É um site e aplicativo que fornece templates para artes digitais. Com ele é possível criar o design das suas postagens, de forma gratuita;
Google Trends
É uma ferramenta gratuita que mostra os termos mais buscados no Google. Você pode ver quais são as principais dúvidas no seu segmento e produzir conteúdo sobre isso;
Cap Cut
É um aplicativo grátis de edição de vídeos, que disponibiliza recursos como efeitos de transição, legendas, filtros, faixa de textos, etc.;
Meta Facebook logo

Estúdio de criação do Facebook: com ele é possível agendar suas postagens.

Solução de Marketing Digital

A produção de conteúdo para o Instagram é muito importante para diversas empresas, profissionais autônomos e até mesmo influenciadores. Mas não deve ficar apenas no Instagram; ou seja, também é necessário produzir para outras redes sociais. Só assim é possível seguir uma estratégia de marketing digital de forma completa. Por isso, se você tem interesse em profissionalizar suas redes sociais e seguir uma estratégia de marketing digital completa, clique no link do banner a seguir e venha conhecer as soluções que oferecemos.

Marketing de conteúdo

O seu negócio na primeira página do Google

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Clara
Clara
25 de fevereiro de 2023 18:06

Gostei, achei informações que eu estava procurando! Obrigada.

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...