Link Nacional

Google Merchant Center: o que é e como divulgar os seus produtos

por | Atualizado em 1 de abril de 2021 | Notícias

Você já conhece o Google Merchant Center? Sabe tudo o que ele pode fazer para alavancar as vendas do seu varejo na web? Então acompanhe o nosso post e não deixe de conferir mais esta revolução que a Google trouxe para abalar o seu e-commerce! Com o Google Merchant Center, você vai fazer a integração dos produtos da sua loja ao Google Ads e Google Shopping.

Os anúncios dos seus produtos vão ficar mais atraentes para os consumidores, e a boa notícia é que você não vai pagar muito mais caro por isso. Quer alcançar mais clientes, de forma ágil e eficiente e em parceria com a gigante da tecnologia mundial? Vem com a Link Nacional que vamos decolar rumo a uma viagem pelos ares do marketing na web, como você nunca viu!

Você vai saber como inserir os seus produtos na plataforma do Google Merchant Center de maneira descomplicada, simplificando a sua vida. Também vamos mostrar como vincular a sua lista de produtos no Google Shopping usando o Merchant Center. Tudo com o passo a passo para o seu negócio alcançar ainda mais clientes. Só mesmo a Google para promover inovação, versatilidade e aumento das suas vendas em um só lugar! Aperte os cintos, já vamos decolar!

Continue lendo

Google merchant

O que é Google Merchant Center?

O Google Merchant Center é uma plataforma da Google que permite aos proprietários de e-commerce fazer o upload das listagens dos seus produtos para exibição no Google Shopping. Também permite o link entre os produtos e outros serviços da família Google, como o Google Ads. É a ferramenta ideal para quem quer diversificar as suas estratégias de marketing por meio da gigante Google.

Ele é uma mão na roda para quem busca inovação na hora de divulgar seus produtos na web. Dentre as inúmeras opções, o Google Shopping é um dos canais preferidos dos anunciantes, não só pelo seu alcance de público, como pelo custo reduzido em relação ao Google Ads. Uma das suas grandes vantagens é a conexão com o Google Merchant Center, que agiliza a divulgação das suas listas de produtos na plataforma.

Como configurar o Google Merchant Center?

Para configurar o Google Merchant Center você inicialmente vai precisar criar uma conta na plataforma, para depois criar e inserir o feed dos seus produtos. Veja a seguir como fazer para executar os processos, com agilidade e em modo simplificado.

Como criar uma conta?

Criar uma nova conta no Google Merchant Center é simples e prático, acompanhe os passos
  1. Configure seu e-mail Google;
  2. Acesse a página do Merchant Center;
  3. Insira as suas informações comerciais;
  4. Selecione o modo de finalização da compra;
  5. Vincule as plataformas de terceiros;
  6. Indique as suas preferências de e-mail;
  7. Leia e aceite os Termos de Serviço.

Agora você já é o mais novo cadastrado, parabéns!

Google merchant 02

Como criar um feed de produtos?

Com a conta criada, a próxima etapa é a criação do feed de produtos, confira agora como fazer o seu:
  1. Cique na aba “produtos” no menu à esquerda;
  2. Clique em “feeds”;
  3. Execute o upload do arquivo com as configurações do produto, em formato “.txt” ou “.csv”;
  4. Conecte o feed pelo API Content for Shopping;
  5. Inclua o feed em um URL, assim se atualiza de maneira dinâmica.
Concluído! Agora você já pode anunciar suas listagens no Merchant Center!
Google Loja Tablet

Google Merchant Center e Google Shopping

Em 2020, a Google deu uma jogada de mestre, ao incluir nas listagens não pagas do Google Shopping os cadastros do Merchant Center para milhares de varejistas no Brasil. Isso significa que, a partir de agora, um negócio cadastrado no Merchant Center vai ser exibido no Google Shopping para os usuários que realizam suas buscas por produtos no Google. O serviço é totalmente gratuito, e não exige vínculo com outros serviços pagos da gigante. Nunca foi tão fácil se integrar em um sistema de marketing poderoso como a Google. Com tanta praticidade, seus negócios vão decolar cada vez mais alto!

Como criar listas gratuitas de produtos no Google

Veja como criar as suas listas de produtos no Google de forma gratuita, sem complicação:
  1. Confira as políticas para listar produtos;
  2. Confira as políticas de anúncios de inventário local;
  3. Faça o upload do feed de produtos e do inventário de produtos locais no Google Merchant Center;
  4. Selecione a opção listar seus produtos locais gratuitamente no Google.
Assim as suas listas estão prontas para conquistar mais clientes no Google Shopping!

Como anunciar com as listas do Merchant Center

Depois de criar e de publicar as suas listas, agora é a vez de anunciar, veja como é simples:

  1. Faça o cadastro dos produtos;
  2. Vincule os produtos cadastrados ao Google Adwords;
  3. Faça o login no Google Ads;
  4. Selecione a opção “Campanhas”;
  5. Clique no botão adição (+);
  6. Clique em “Nova campanha”;
  7. Selecione Shopping na guia “Tipo de campanha”;
  8. Escolha os objetivos da campanha;
  9. Configure o orçamento da campanha;
  10. Clique em salvar;
Após concluir o passo a passo acima, você já pode criar o seu grupo de anúncios e partir para a otimização das suas vendas!
Woocommerce e Google Merchant

Integrar Woocommerce ao Google Merchant Center

Se você achou que a inovação do Google Merchant Center ia parar por aí, se enganou! É possível integrar a revolucionária plataforma do Google ao seu Woocommerce, com toda a praticidade que você precisa. Após criar o seu feed de produtos, você pode utilizar uma das opções de plugins para atualização automática:

  • ELEX Google Product Feed – além de integração à sua loja Woocommerce, este plugin também auxilia a mapear categorias e atributos de produto entre o Google e o seu Woocommerce.
  • Google Product Feed Woocommerce – com este poderoso plugin, você também vai ter acesso à criação de feed para o Bing. Para sua comodidade, ainda é compatível com opções de plugins populares, ampliando as suas possibilidades de divulgação de produtos.
  • Gerenciador de feeds do Woocommerce Google – este plugin possui o diferencial da facilidade tanto na instalação quanto na configuração, sendo ideal até para usuários iniciantes do WordPress. Ele ainda possibilita uma melhor visibilidade nos anúncios do Google Shopping, a partir da otimização do seu feed.
Depois de manter seu feed de produtos atualizado, a sua loja Woocommerce e o Google Merchant Center não vão se separar mais! Os resultados para o seu negócio vão te surpreender!

Como enviar o feed de produtos do Woocommerce?

Depois de configurar o feed de produtos da sua loja Woocommerce seguindo todos os padrões exigidos pelo Google Merchant Center, chegou a hora de vincular o feed ao Google Ads:
  • Acesse a conta do Google Ads;
  • Copie o código localizado acima do seu e-mail;
  • Acesse o Merchant Center, clique em configurações;
  • Entre em contas vinculadas;
  • Clique em vincular contas;
  • Cole o código que você copiou;
  • Clique em enviar solicitação de link;
  • Retorne ao Google Ads;
  • Acesse a notificação da solicitação de link;
  • Clique em visualizar;
  • Acesse “ver detalhes” e depois “aprovar”;
  • Confira se o status do link está “ativo” no Merchant Center.
Google Woocommerce
Sem complicações, a sua loja Woocommerce e o Google Merchant Center estão vinculados e você já pode começar as suas campanhas!

Conclusão

Curtiu mais esta revolução da Google? Aproveite para conhecer os serviços que a Link Nacional oferece! Nossa equipe de especialistas trabalha a pleno vapor para levar até você as maiores novidades em tecnologia e marketing digital! Venha conferir nossas ferramentas para otimização no Google!

Criação de loja virtual

Criar loja virtual

5 3 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens