Se você ainda não conhece o Google Shopping, então não sabe o que está perdendo! A plataforma da gigante em tecnologia liberou o acesso para a divulgação de anúncios de produtos gratuitamente, ou seja, o seu produto vai aparecer na maior vitrine virtual do varejo do mundo sem pagar nada! Por isso a Link Nacional preparou para você este conteúdo especial, com todas as dicas para usar essa ferramenta a seu favor! Você vai saber o que é o Google Shopping, como fazer seu anúncio e como fazer a integração da sua loja virtual do Woocommerce diretamente à plataforma, para divulgar seus produtos com toda a praticidade!
Quem poderia imaginar que chegaríamos a este grande salto de oportunidade no mercado de varejo online no Brasil? De acordo com pesquisas, a satisfação dos lojistas que já usavam o Google Shopping é extremamente alta, não só pela qualidade do serviço, mas principalmente pela alta lucratividade com as vendas. E você não vai querer ficar de fora desta revolução, não é mesmo?
Não perde este post que está simplesmente sensacional! Não é todo dia que o seu e-commerce ganha um presente deste calibre! Então vamos partir para a ação e conhecer mais sobre esta novidade!
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é o Google Shopping?
- Como anunciar no Google Shopping?
- Quais os pré-requisitos?
- Como funciona?
- Como colocar produtos no Google Shopping
- Como vender no Google Shopping
- Como integrar o Woocommerce ao Google Shopping
- Novidades do Google Shopping Brasil
- Como inserir listagens gratuitas no Google Shopping
- Conclusão
Sua loja na Internet
Aumente suas vendas com a melhor plataforma de e-commerce!

O que é o Google Shopping?
O Google Shopping é uma plataforma da gigante Google que surgiu no ano de 2011. Os lojistas de e-commerce podem inserir anúncios dos seus produtos, que são exibidos de uma maneira bastante atraente para os usuários, o que aumenta consideravelmente as chances de fechar vendas.
Para garantir a melhor experiência de compra ao usuário, o ele apresenta, além da imagem do produto, o texto com a sua descrição em um local estratégico da página: o topo da lista de resultados. Com certeza, é o local em que 100% dos lojistas gostariam de anunciar.
Outra estratégia interessante do Google Shopping é a inserção de reviews dos usuários a respeito dos produtos anunciados. Além de ser uma grande vitrine virtual, ele é a oportunidade que faltava para o aumento da sua atração de clientes!
Como anunciar no Google Shopping?
Para começar a anunciar no Google Shopping, é necessário ter o cadastro tanto em uma conta de e-mail do Google quanto do Google Ads. Depois é só vincular o cadastro do Google Ads à sua loja virtual. Você vai precisar cadastrar também o feed dos seus produtos, para a inserção no Ads e posterior vinculação. Após algumas operações, a sua conta já vai estar pronta para fazer parte de um dos canais de venda que mais crescem na atualidade!

Quais os pré-requisitos?
Para fazer parte do Google Shopping, é preciso preencher alguns pré-requisitos, como abrir uma conta no Google Merchant Center e no Google Ads e fazer a vinculação entre elas. Também é necessário que o conteúdo do seu anúncio esteja de acordo com as Políticas do Google Shopping e com as Políticas de publicidade do Google AdWords. É preciso ainda enviar os dados atualizados dos produtos para a equipe do Google pelo menos uma vez em 30 dias, os dados podem ser enviados pelo Merchant Center. Assim, a Google garante uma melhor qualidade nos anúncios, pensando também na satisfação da experiência de compra dos usuários.
Como funciona?
O conceito do Google Shopping é simples e fácil de entender, pois é baseado na exibição de produtos de forma atraente, o que leva os usuários a clicar no anúncio de sua preferência. É uma excelente oportunidade de chegar até o cliente e fechar mais vendas em menos tempo!
Como colocar produtos no Google Shopping
Para colocar os produtos da sua loja virtual no Google Shopping, você vai precisar configurar o feed dos produtos de acordo com os critérios exigidos pelo Google. Com o feed pronto, basta inserir no Google Ads e depois vincular. Você pode otimizar as suas categorias de produtos, alinhadas com a taxonomia do Google para que elas fiquem mais próximas às exigências da gigante da tecnologia. Assim, seu feed de produtos vai rodar de forma mais otimizada, atraindo mais clientes para o seu negócio.

Como vender no Google Shopping
Para que a sua oferta de produtos seja a mais bem-sucedida, é importante observar alguns aspectos na composição dos seus anúncios. Por exemplo, as imagens do produto são um excelente chamariz para que o cliente se sinta compelido a comprar, mas podem ser um fiasco, se não chamam a atenção como se deve.
Outro ponto fundamental é a oferta de promoções e de descontos, que podem ser o diferencial da sua loja em relação à concorrência. Além disso, o frete grátis é um outro atrativo para que o cliente compre, pois pode alcançar uma boa porcentagem de desconto em relação ao valor total do produto. Com a estratégia certa e alinhada com o que o cliente deseja, as vendas no Google Shopping podem deslanchar e te deixar de queixo caído!

Como integrar o Woocommerce ao Google Shopping
Para integrar a sua loja Woocommerce ao Google Shopping, você vai precisar instalar um plugin, como o Woocommerce Google Product Feed. Com esta poderosa ferramenta, vai ficar mais fácil inserir o seu feed de produtos na plataforma. Confira o passo a passo:
- Ative o Woocommerce Google Product Feed;
- Acesse wp/admin;
- Entre em WooCommerce;
- Acesse configurações;
- Entre em Product Feed;
- Selecione o atributo de dados;
- Faça login na conta do Google Merchant Center;
- Siga os passos até inserir a verificação da sua URL;
- Edite o feed;
- Após concluir seu novo feed, cole a URL no Google Merchant Center;
- Vincule a conta do Merchant Center ao Google Ads.
Novidades do Google Shopping Brasil
Como não poderia deixar de ser, a Google continua se dedicando para apoiar o mercado de varejo no Brasil. A gigante passou a liberar, a partir de outubro de 2020, o acesso do e-commerce nacional à listagem gratuita do Google Shopping. Isso significa que não será necessário o lojista abrir uma campanha paga pelo Gooqle Ads como era feito anteriormente. Agora basta vincular o Google Merchant Center ao Google Ads para fazer parte da maior vitrine de negócios virtuais do planeta. Dessa vez a gigante deu um grande passo para otimizar a visibilidade da sua listagem de produtos, sem cobrar pelo serviço.

Como inserir listagens gratuitas no Google Shopping
Para quem vai se integrar ao Google Shopping pela primeira vez, é preciso realizar os cadastros de usuário no Google Merchant Center, além de participar do programa Google plataformas. Durante a inscrição no Merchant Center, você já consegue não só ativar o Google plataformas, como também incluir itens ao seu feed de produtos. As listagens gratuitas podem ser facilmente localizadas na hora de atualizar o seu feed.
Conclusão
Viu como a gigante Google gosta de inovar e oferecer o melhor a seus clientes? Não deixe para depois, e comece já a fazer parte de mais esta revolução da família Google! Aproveite e venha conhecer a Link Nacional, estamos trabalhando constantemente para trazer até você o que há de mais avançado em tecnologia e marketing digital! Não fique de fora da nova era dos negócios digitais!