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Copywriting: como criar textos persuasivos para vender mais?

por | Atualizado em 22 de outubro de 2020 | Criar site

Você já ouviu falar em Copywriting e sabe o que esta estratégia pode fazer pela sua marca? Já pensou em trabalhar com técnicas de escrita persuasiva?

O Copywriting é uma das formas mais utilizadas pelo marketing digital não só para atrair, como também para reter e fidelizar clientes pela criação de uma influência positiva. A Link Nacional vai mostrar como esta estratégia pode ser extremamente útil para alavancar as suas vendas na web e o que você precisa para adotar a tática ideal para produzir conteúdo com foco em escrever textos que convencem o seu público.

O futuro se antecipa a toda empresa que se lança no mercado digital por meio de um adequado programa de marketing. Todos os dias, surgem desafios e tendências que passam a exigir mais dedicação e aprimoramento das estratégias publicitárias. Por isso hoje vamos levar você para uma viagem virtual e revelar todos os segredos do Copywriting para a sua empresa fazer bonito na internet e aumentar o fluxo de vendas de maneira extraordinária.

O que você vai ver

Copywriting antes da era digital

O que é Copywriting e como funciona?

O que é Copywriter?

Como se tornar um profissional de copywriter?

O que é copy?

Copywriting e os gatilhos mentais

Escassez

Urgência

Reciprocidade

Curiosidade

Autoridade

Exclusividade

Como fazer Copywriting para as redes sociais?

Copywriting no Facebook

Copywriting no Instagram

Como contratar o serviço de Copywriting?

Conclusão

Contratar Copywriting

escolha a melhor produtora de conteúdo
Copywriting: como criar textos persuasivos para vender mais?

Copywriting antes da era digital

Se pensarmos em quando as empresas começaram a investir em Copywriting para aumentar suas vendas, vamos voltar no tempo há mais de cinco séculos, no exato instante em que vender deixou de ser um prática restrita a pequenos mercados com o objetivo de garantir a sobrevivência para se tornar uma necessidade primordial para comerciantes e empreendedores de sucesso.

Como quando os portugueses desembarcaram no Brasil em 1500 e logo perceberam que o pau-brasil seria altamente lucrativo como corante para tecidos. Mas o sucesso desta árvore nativa não se deve à sua capacidade de tintura. Os portugueses venderam a ideia de que era a melhor tinta para tecidos que o público poderia encontrar e foi assim que exploraram por alguns anos esta possibilidade.

Pode chegar que a nossa jornada está apenas começando!

O que é Copywriting e como funciona?

O Copywriting é uma estratégia de vendas muito utilizada na era da informação. É um poderoso recurso capaz de promover seu produto ou serviço na web e trazer resultados surpreendentes nas suas vendas em um curto espaço de tempo. Mas não é apenas isso: por meio da escrita persuasiva, isto é, de textos com alta capacidade de convencer o público, é possível aumentar sua audiência. Por exemplo, ao promover conteúdos gratuitos e de qualidade, os usuários podem conhecer mais a respeito da sua marca e iniciar um relacionamento mais estreito. Mas para fazer com que os internautas se interessem pelo seu conteúdo, é preciso escrever chamadas que tenham o poder de atrair as pessoas. É exatamente isso que o Copywriting faz por você!

O seu produto pode ser muito bom, mas as pessoas só vão querer conhecer o que ele pode fazer se forem incentivadas a fazer isso. Por isso adotar a melhor estratégia de Copywriting é um desafio, já que o cliente tem à sua volta inúmeras ofertas de produtos similares. Tudo o que ele tem a fazer é selecionar aquele que pode solucionar o seu problema de maneira ágil e eficiente.

O que é Copywriting?

O que é Copywriter?

Estamos falando em Copywriting e de como é importante desenvolver esta estratégia na sua empresa, mas não podemos ignorar um elemento crucial neste processo: o Copywriter, que é o profissional habilitado para escrever textos com poder de persuasão.

Não se trata de um redator, o Copywriter é, antes de mais nada, um curioso, um pesquisador, alguém que estuda bastante o mercado para o qual escreve. Isso muito antes de passar às vias de fato na criação de textos. Exemplificando, se o dono de um pet shop quiser incrementar suas vendas ele pode confiar o serviço de copy para um profissional, que deverá saber exatamente qual é o foco do negócio. Depois, ele deve estudar o público-alvo da loja, e da mesma forma, quais são os seus produtos mais vendidos, quais serviços e vantagens o negócio oferece aos seus clientes e tudo o que pode ajudar a construir uma boa estratégia. O Copywriter precisa entender ainda sobre o comportamento humano, ao se colocar no lugar do cliente que tem uma dúvida, um problema ou até mesmo uma angústia para resolver.

Com todo este arsenal em mãos, o Copywriter vai criar textos que vão mostrar aos clientes o que aquele pet shop pode fazer por eles e como vão viver a melhor experiência com aquela marca.

Já deu para perceber que é um trabalho de muita responsabilidade e por isso mesmo não vale a pena arriscar a fazer o papel de Copywriter sem o devido preparo.

Como se tornar um profissional de copywriter?

Os grandes mestres na produção de copy são os americanos, que se consagraram por meio da estratégia de marketing direto. Várias marcas americanas viram seu volume de vendas triplicar pelo uso do Copywriting. Algumas das melhores estratégias permanecem anos em cartaz, com o mesmo fôlego de sempre.

Aqui no Brasil, empresas como a Coca-cola e a marca de sabão em pó Omo contabilizam copys memoráveis e que foram sucesso de público e de vendas.

Talento e preparação devem andar de mãos dadas para quem deseja se tornar um profissional Copywriter. Além de ter instinto investigativo, gostar de escrever e desenvolver o lado criativo, é necessário muito estudo e dedicação para aprender as técnicas envolvidas na produção de copy.

Existem no mercado uma ampla gama de cursos à disposição de quem pretende se destacar nesta área. Com o avanço da internet a escalas cada vez maiores, existe em contrapartida uma alta demanda por profissionais que mandam bem na escrita para a ação positiva. Tudo o que a sua marca precisa é identificar o profissional com o talento necessário para otimizar seu ranking de vendas.

O que é copy?

O que é copy?

Com tanta terminologia semelhante, a copy pode gerar dúvidas sobre o que seria, não é mesmo? Apesar de parecer uma redução de Copywriter e Copywriting, a copy possui um sentido próprio, significando o texto produzido pelo profissional de escrita persuasiva. Tão importante como selecionar o melhor profissional para escrever a copy da sua empresa, é oferecer a ele todas as informações sobre o que você espera do seu trabalho. Começando pela sua persona, ou seja, um cliente fictício com nome, idade, profissão e personalidade criado especialmente para que o Copywriter possa estudar o seu público e produzir a copy perfeita para o seu negócio.

Copywriting e os gatilhos mentais

Além da persona, o tema da copy, o seu formato e como vai se dar a distribuição dos gatilhos mentais são aspectos que não podem ser ignorados. Os gatilhos são a alma da copy, já que são por meio deles que os clientes partem para a ação tão esperada: seja a de compra, a de download do seu conteúdo ou a de inscrição na sua newsletter.

Confira os tipos de gatilhos mais utilizados:

Escassez

Escassez

Como o nome já indica, a escassez orienta o cliente para a ação imediata por receio de que o produto se esgote ou a inscrição se encerre de um momento para o outro.

Urgência

Urgência

Assim como existe o receio de perda pela falta do produto ou serviço, existe igualmente o receio de perda de uma grande oportunidade. O gatilho da urgência trabalha sob esta ótica, a fim de levar o cliente à ação rápida.

Reciprocidade

Reciprocidade

A reciprocidade ocorre quando você cria uma relação com o cliente, ao disponibilizar um ebook gratuito, um vídeo tutorial ou mesmo uma chance de experimentar pelo seu produto ou serviço por um determinado período, sem exigência de pagamento por isso. A partir daí, o contato para a venda torna-se mais fluido, já que o cliente reconhece que você fez algo de bom por ele e não cobrou nada por isso.

Curiosidade

Curiosidade

A curiosidade desperta o leitor para que continue prosseguindo a leitura do seu texto. É muito utilizada em títulos, pois se o cliente não gostar da primeira linha, certamente abandonará a leitura antes do que se deseja.

Autoridade

Autoridade

A autoridade é o gatilho em que o produtor do conteúdo comprova aos clientes que ele sabe o que está fazendo, estabelecendo uma relação de confiança que se fortalece com o passar do tempo.

Exclusividade

Exclusividade

A exclusividade trabalha o desejo que as pessoas têm em possuir ou fazer parte de algo a que nem todo mundo pode ter acesso. Se você afirmar que apenas uma pequena parcela de pessoas vai participar do seu curso ou receber seu produto, você está gerando no cliente a vontade de ser uma dessas pessoas.

Como fazer Copywriting para as redes sociais

As redes sociais são as queridinhas de quem comercializa produtos ou serviços na web. Isso ocorre porque o engajamento gerado por redes como o Facebook ou o Instagram é enorme, e os resultados são comprovados por inúmeros influenciadores e produtores de conteúdo na internet. Da mesma forma que os números indicam o alcance surpreendente, ao optar por esta modalidade de Copywriting é fundamental saber a quem confiar o trabalho, pois um mínimo equívoco pode gerar uma reação em cadeia de longo alcance!

Facebook

Copywriting no Facebook

Uma das características marcantes do Facebook é a sua dinamicidade na interação com o público. Para chamar a atenção dos seguidores e potenciais clientes, é importante utilizar uma mensagem curta e com linguagem clara. Use e abuse da criatividade, gerando desde curiosidade à urgência ou exclusividade na hora de fisgar mais clientes para o seu negócio!

Instagram

Copywriting no Instagram

O Instagram é a nova vitrine virtual do momento. Isso é ótimo, mas para atrair clientes na plataforma é essencial produzir copys ágeis e de efeito imediato. Nunca os 5 segundos de fama foram tão disputados como na atualidade! Aqui vale tudo, o visual deve ser caprichado, o texto muito atrativo e a pegada precisa ser bem atual e relevante para um público cada vez mais exigente.

Como contratar o serviço de Copywriting?

O mercado publicitário está cada vez mais aquecido, e são vários os profissionais atuando na produção de copys. Com o avanço da tecnologia, porém, alcançar o gosto do público é um trabalho de esforço conjunto, com vários profissionais trabalhando por um mesmo objetivo. Para não errar na escolha do melhor serviço de Copywriting para a sua empresa, é necessário conhecer o trabalho ou ter uma referência a respeito do trabalho do profissional ou da agência que pretende contratar.

Lembre-se: um tiro no escuro pode pôr o seu projeto em maus lençóis!

Conclusão

Chegamos ao fim de mais uma viagem com a Link Nacional! Curtiu nosso passeio? Aproveite e conheça nossos serviços! A Link Nacional possui uma equipe afinada com as melhores estratégias de Copywriting para o seu negócio! Acesse nosso site e saiba como fazer para ultrapassar os limites que poderiam impedir a sua marca de brilhar em um mercado tão competitivo!

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Boanerges Ferreira de Melo Padua

Olá Angélica! Adorei o seu texto… parabéns!

Angélica

Obrigada! Continue acompanhando a Link Nacional!

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