FB
Domínio Grátis

Como produzir um texto otimizado para SEO?

por | 03/02/23 09:23 | Tutorial

Criar um texto otimizado para SEO é usar técnicas para conseguir a melhor classificação possível no ranking dos buscadores e, assim, gerar um maior tráfego orgânico para o site. A sigla SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca e consiste em um conjunto de técnicas, aplicadas ao conteúdo de uma página, a fim de melhorar seu posicionamento no ranking das pesquisas feitas nos motores de buscas; sobretudo no Google.

Estamos na era da informação, por isso, além de ter um bom conteúdo, é importante ter um bom ranqueamento nas páginas de busca.

Continue lendo

Soluções para

Marketing digital

Como produzir um texto otimizado para SEO?

O que é um texto otimizado para SEO?

Um texto otimizado para SEO é aquele construído com base em algumas regras ou feito através de técnicas que as plataformas de busca, de maneira geral, usam como critério para posicionar as páginas, conforme as pesquisas dos usuários.

Uma página que segue tais regras têm grandes chances de ser considerada como relevante pelos motores de busca e, desse modo, aparecer nos primeiros resultados das pesquisas realizadas.

Quais as principais técnicas de SEO para a produção de conteúdo?

A análise de SEO é bastante ampla e envolve, praticamente, todo o conteúdo da página; texto, estruturação do texto, imagens, slug, etc. Por isso, vamos nos deter neste tópico em alguns pontos envolvidos na otimização das páginas:

Palavras-Chave

São as palavras ou os termos que os usuários costumam usar ao pesquisar algum tema na internet. Uma das regras básicas do SEO é que uma página seja construída em torno de uma palavra-chave.

Uso de imagens e vídeos

As imagens e vídeos também são importantes para o SEO porque melhoram a experiência do leitor, tornam o conteúdo mais agradável.

Links internos e externos

Os links são as referências feitas a outras páginas. Se a página referenciada pertence ao mesmo site, o link usado é interno; caso contrário, se pertencer a outro site, trata-se de um link externo. A utilização de links também é um ponto importante para fins de ranqueamento.

Heading Tags

As tags de cabeçalho são subtópicos feitos a partir do conteúdo principal da página; elas são mais comumente conhecidas pela nomenclatura H2, H3, H4, etc. Para os mecanismos de busca estas tags são de extrema importância, pois elas ajudam a estruturar o texto de maneira a facilitar a leitura e a compreensão do público.

Mobile friendly

A compatibilidade com os dispositivos móveis também faz toda a diferença no SEO.

Quais ferramentas podem auxiliar na produção de um texto otimizado para SEO?

Há várias ferramentas, pagas e gratuitas, que podem te ajudar na produção de um conteúdo otimizado. Veja alguns exemplos abaixo:

Google Analytics

Faz a análise de tráfego, conversão e desempenho do seu conteúdo, fornecendo dados importantes para seu planejamento de conteúdo.

Google Analytics
Semrush

Semrush

Oferece um diagnóstico completo do seu site para melhorar seu posicionamento e ranqueamento online.

Ubersuggest

Esta ferramenta traz os termos mais pesquisados dentro do tema do seu conteúdo, ajudando a planejar quais termos usar para responder a estas pesquisas.

Ubersuggest

O que pode prejudicar a produção de um texto otimizado para SEO

Alguns pontos devem receber especial atenção no que diz respeito ao SEO das páginas a fim de que não prejudiquem uma boa classificação. Vejamos os principais:

i

Excesso de palavras-chave

Ter palavras-chave em seu conteúdo é importante, mas o excesso pode fazer o SEO das páginas, pois os algoritmos entendem que há palavras repetição de palavras e, muitas vezes, fora do contexto do conteúdo proposto. Por isso tendem a punir o site ao invés de melhorar o posicionamento.

Direcionamento ruim

É importante que o conteúdo tenha links externos e também seja listado em outros sites com direcionamento para o seu. Mas é preciso verificar a qualidade desses links.Pois, links quebrados ou sem conexão com seu conteúdo podem fazer seu ranqueamento cair.

Atualização de algoritmo

Em um único dia, seu site recebe milhares de acessos, e no outro, quase nenhum. Isto pode acontecer devido a mudança de algoritmos das plataformas de busca. É importante estar atento às mudanças e buscar se adaptar a esses eventos.

s

Site não é seguro

O site não seguro exibe uma mensagem para o usuário antes de acessá-lo. E esta mensagem já faz com que ele prefira buscar outros sites. Vale a pena investir em segurança web.

Soluções para marketing de conteúdo

As técnicas de SEO fazem parte das estratégias de marketing de conteúdo, que envolve ainda outros conceitos essenciais à produção e divulgação de conteúdos relevantes. Ciente disso, a Link Nacional oferece soluções a quem precisa dominar as habilidades próprias do marketing de conteúdo e do marketing digital como um todo. Portanto, se você precisa entender como falar de temas relevantes e atrair mais pessoas, conheça as soluções que oferecemos para a produção e gestão de conteúdo.

Soluções para

Marketing digital

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Últimas postagens