FB

Google Search Console: acompanhe o desempenho do seu site

Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

por | 26/10/22 10:37 | Notícias, Google, Tutorial

Google Search Console é uma plataforma muito utilizada por profissionais de inbound marketing e SEO, isso porque, ele permite entender como os usuários chegam até um site e como o Google lê aquele site.

Para saber mais sobre esta ferramenta tão poderosa e como usá-la em estratégias de marketing digital, é só continuar lendo o post. Acompanhe!

Continue lendo

Impulsione Suas Decisões com Análise Avançada

Descubra oportunidades de crescimento e otimize a experiência do usuário com dados valiosos

Google Search Console

O que é Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza para análise de tráfego orgânico de um site, ou seja, por meio dele é possível visualizar quantas pessoas visitaram o seu site quando fizeram uma pesquisa.

Além disso, a plataforma também comunica, de forma ágil e eficaz, problemas com segurança (como vulnerabilidades hackers) e se o seu site foi penalizado pela equipe de qualidade do Google.

Como o Google Search Console ajuda no SEO?

Antes de continuarmos nosso aprendizado sobre essa ferramenta, precisamos entender qual é sua relevância em relação ao SEO. Relembrando, SEO trata-se de técnicas para posicionar um site nas primeiras páginas de resposta de motores de busca, como o Google, por exemplo.

SEO

Entre as estratégias para que um conteúdo apareça na primeira página estão: garantir a indexação (categorização do conteúdo no banco de dados do Google), usar boas palavras-chave nos conteúdos publicados, manter o site responsivo e leve para os internautas, entre outras coisas.

Neste sentido, o Google Search Console traz vários dados úteis aos profissionais de SEO, pois por meio dele é possível verificar qual o posicionamento de um site para palavras-chave, quais páginas estão indexadas e quais melhorias podem ser feitas para melhorar a performance do site, etc. Confira no próximo tópico outras utilidades do GSC!

Google Search Console: para que serve

Como vimos anteriormente esta plataforma tem diferentes funcionalidades, por meio dela é possível saber quais palavras-chave trazem mais impressões e cliques, quais páginas estão indexadas, insights para otimizar URLs e por aí vaí . Para facilitar, nós separamos uma lista com algumas das suas principais funções, veja:

Aparência de pesquisa (Search Appearance)

Mostra a forma como o Google lê a estrutura das páginas (texto, imagem, vídeos, etc.);

Tráfego de pesquisa (Search Traffic)

Revela qual dúvida ou pesquisa trouxe o usuário até o site;

Recursos adicionais

Permite a realização de testes, há assistentes para negócios, etc;

Problemas de segurança

Monitora e comunica falhas na segurança;

Índice do Google (Google Index)

Apresenta quais são as páginas do site que estão indexadas, quais não estão e também é possível identificar quais são as palavras-chave que o site mais posiciona;

Como usar o Google Search Console?

Agora que você já sabe todas as utilidades e funções desta plataforma, provavelmente deve estar se perguntando como dar os primeiros passos para usá-la. Primeiramente, você deve criar uma conta no Google Search Console, veja abaixo como fazer:

Passo 1: antes de começar, você deve estar logado em uma conta Google;

Passo 2: cumprido este primeiro requisito, acesse o site do Google Search Console e clique no botão Iniciar agora;

Como usar o Google Search Console

Passo 3: informe seu domínio e clique no botão Continuar;

Como usar o Google Search Console

Passo 4: para confirmar que você é dono do domínio, o google disponibilizará um código, você deve inseri-lo no seu provedor e clicar no botão Verificar.

Como usar o Google Search Console
Pronto, depois de seguir este passo a passo, você terá uma conta no Google Search Console.

Google Search Console insights

Depois de saber o que é o GSC, quais são suas funções e como instalá-lo, chegou a hora de entendermos como analisar os dados que seus relatórios nos proporcionam.Logo na “Visão geral” da plataforma, encontramos uma lista com os principais relatórios que o Google Search Console disponibiliza, como informações sobre desempenho, links, melhorias, etc. Veja abaixo como extrair insights em cada um desses relatórios:

Relatório de desempenho

Aqui é possível ver o número de impressões, número de cliques e taxa de conversão (CTR Média) de uma página. Sendo assim, se uma página possui muitas impressões, mas tem poucos cliques, por exemplo, o ideal seria otimizar seu meta title e meta description, pois esse pode ser um dos motivos para os poucos cliques;

Relatório de cobertura ou indexação

A partir dessas informações compreendemos quais páginas não estão indexando e os motivos pelos quais não estão fazendo isso. Desta forma, é possível saber quais são as razões técnicas que estão prejudicando a performance e o tráfego do site e otimiza-lo;

Relatório de experiência na página

Com esses dados é possível analisar a velocidade de carregamento de uma página, sua estabilidade e avaliar a facilidade do usuário em interagir, tanto em dispositivos móveis quanto em desktop. Essas informações podem ser aproveitadas para ver quais são as páginas com problemas e como resolvê-los;

Relatório de ação manual

Esse relatório serve para o Google comunicar problemas eventuais a fim de que o proprietário faça uma ação manual para corrigir. No entanto, se não há nada errado, a página mostra apenas um check verde;

Relatório de links

mostra quais são exatamente as páginas do seu site que recebem links externos (os backlinks) e informa, dentre as páginas com links internos, quais estão melhor posicionadas.

Diferença entre o Google Search Console e Google Analytics

Além do Google Search Console, há outras ferramentas de análise no mercado como o Google Analytics, por exemplo. Com tantas ferramentas, pode existir uma confusão em saber como utilizá-las e para o que cada uma serve. Por isso, vamos te explicar qual é a diferença entre elas.
Google Analytics
O Google Search Console serve para monitorar o desempenho e performance de um site nos resultados dos mecanismos de busca. Já com o Analytics, é possível ter mais informações sobre o usuário, quem ele é, como ele interage nas páginas, etc. Além disso, o Google Analytics também monitora e coleta dados de redes sociais e campanhas de anúncios.
Confira no podcast abaixo, produzido pelo Flávio Kleins, algumas dicas para aproveitar as informações que a ferramenta disponibiliza!

Soluções para análise de dados

Se você é dono de um site ou se tem uma empresa web, certamente já conhece a importância de acompanhar seus resultados e analisar o seu desempenho. No entanto, esse trabalho não pode ser feito de forma superficial, ele deve ser realizado por profissionais treinados que saibam diagnosticar boas oportunidades de melhoria.Conte com a Link Nacional, para te ajudar nisso! Contamos com uma equipe capaz de analisar os dados do seu site e aumentar em até 300% seu tráfego orgânico. Então, não perca mais tempo e venha agora conhecer nossas soluções para análise de dados.

Impulsione Suas Decisões com Análise Avançada

Descubra oportunidades de crescimento e otimize a experiência do usuário com dados valiosos

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 1 voto
Vote no Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas postagens

Onde comprar um domínio?

Onde comprar um domínio?

Comprar um domínio é um passo muito importante para qualquer pessoa ou empresa que deseja estabelecer uma presença online.  Um domínio não é apenas um...