Google Search Console é uma plataforma muito utilizada por profissionais de inbound marketing e SEO, isso porque, ele permite entender como os usuários chegam até um site e como o Google lê aquele site.
Para saber mais sobre esta ferramenta tão poderosa e como usá-la em estratégias de marketing digital, é só continuar lendo o post. Acompanhe!
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O que é Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza para análise de tráfego orgânico de um site, ou seja, por meio dele é possível visualizar quantas pessoas visitaram o seu site quando fizeram uma pesquisa.
Além disso, a plataforma também comunica, de forma ágil e eficaz, problemas com segurança (como vulnerabilidades hackers) e se o seu site foi penalizado pela equipe de qualidade do Google.
Como o Google Search Console ajuda no SEO?
Antes de continuarmos nosso aprendizado sobre essa ferramenta, precisamos entender qual é sua relevância em relação ao SEO. Relembrando, SEO trata-se de técnicas para posicionar um site nas primeiras páginas de resposta de motores de busca, como o Google, por exemplo.
Entre as estratégias para que um conteúdo apareça na primeira página estão: garantir a indexação (categorização do conteúdo no banco de dados do Google), usar boas palavras-chave nos conteúdos publicados, manter o site responsivo e leve para os internautas, entre outras coisas.
Neste sentido, o Google Search Console traz vários dados úteis aos profissionais de SEO, pois por meio dele é possível verificar qual o posicionamento de um site para palavras-chave, quais páginas estão indexadas e quais melhorias podem ser feitas para melhorar a performance do site, etc. Confira no próximo tópico outras utilidades do GSC!
Google Search Console: para que serve
Como vimos anteriormente esta plataforma tem diferentes funcionalidades, por meio dela é possível saber quais palavras-chave trazem mais impressões e cliques, quais páginas estão indexadas, insights para otimizar URLs e por aí vaí . Para facilitar, nós separamos uma lista com algumas das suas principais funções, veja:Aparência de pesquisa (Search Appearance)
Mostra a forma como o Google lê a estrutura das páginas (texto, imagem, vídeos, etc.);
Tráfego de pesquisa (Search Traffic)
Revela qual dúvida ou pesquisa trouxe o usuário até o site;
Recursos adicionais
Permite a realização de testes, há assistentes para negócios, etc;
Problemas de segurança
Índice do Google (Google Index)
Como usar o Google Search Console?
Agora que você já sabe todas as utilidades e funções desta plataforma, provavelmente deve estar se perguntando como dar os primeiros passos para usá-la. Primeiramente, você deve criar uma conta no Google Search Console, veja abaixo como fazer:Passo 1: antes de começar, você deve estar logado em uma conta Google;
Passo 2: cumprido este primeiro requisito, acesse o site do Google Search Console e clique no botão Iniciar agora;
Passo 3: informe seu domínio e clique no botão Continuar;
Passo 4: para confirmar que você é dono do domínio, o google disponibilizará um código, você deve inseri-lo no seu provedor e clicar no botão Verificar.
Google Search Console insights
Depois de saber o que é o GSC, quais são suas funções e como instalá-lo, chegou a hora de entendermos como analisar os dados que seus relatórios nos proporcionam.Logo na “Visão geral” da plataforma, encontramos uma lista com os principais relatórios que o Google Search Console disponibiliza, como informações sobre desempenho, links, melhorias, etc. Veja abaixo como extrair insights em cada um desses relatórios:Relatório de desempenho
Aqui é possível ver o número de impressões, número de cliques e taxa de conversão (CTR Média) de uma página. Sendo assim, se uma página possui muitas impressões, mas tem poucos cliques, por exemplo, o ideal seria otimizar seu meta title e meta description, pois esse pode ser um dos motivos para os poucos cliques;
Relatório de cobertura ou indexação
A partir dessas informações compreendemos quais páginas não estão indexando e os motivos pelos quais não estão fazendo isso. Desta forma, é possível saber quais são as razões técnicas que estão prejudicando a performance e o tráfego do site e otimiza-lo;
Relatório de experiência na página
Relatório de ação manual
Relatório de links
mostra quais são exatamente as páginas do seu site que recebem links externos (os backlinks) e informa, dentre as páginas com links internos, quais estão melhor posicionadas.
Diferença entre o Google Search Console e Google Analytics
Soluções para análise de dados
Se você é dono de um site ou se tem uma empresa web, certamente já conhece a importância de acompanhar seus resultados e analisar o seu desempenho. No entanto, esse trabalho não pode ser feito de forma superficial, ele deve ser realizado por profissionais treinados que saibam diagnosticar boas oportunidades de melhoria.Conte com a Link Nacional, para te ajudar nisso! Contamos com uma equipe capaz de analisar os dados do seu site e aumentar em até 300% seu tráfego orgânico. Então, não perca mais tempo e venha agora conhecer nossas soluções para análise de dados.Impulsione Suas Decisões com Análise Avançada
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