FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Google Search Console: acompanhe o desempenho do seu site

por | 26/10/22 10:37 | Google, Notícias, Tutorial

Google Search Console é uma plataforma muito utilizada por profissionais de inbound marketing e SEO, isso porque, ele permite entender como os usuários chegam até um site e como o Google lê aquele site.

Para saber mais sobre esta ferramenta tão poderosa e como usá-la em estratégias de marketing digital, é só continuar lendo o post. Acompanhe!

Continue lendo

Solução em Análise de Dados

A mais completa coleta e análise de dados do seu site
para otimizar suas estratégias.

Google Search Console

O que é Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza para análise de tráfego orgânico de um site, ou seja, por meio dele é possível visualizar quantas pessoas visitaram o seu site quando fizeram uma pesquisa.

Além disso, a plataforma também comunica, de forma ágil e eficaz, problemas com segurança (como vulnerabilidades hackers) e se o seu site foi penalizado pela equipe de qualidade do Google.

Como o Google Search Console ajuda no SEO?

Antes de continuarmos nosso aprendizado sobre essa ferramenta, precisamos entender qual é sua relevância em relação ao SEO. Relembrando, SEO trata-se de técnicas para posicionar um site nas primeiras páginas de resposta de motores de busca, como o Google, por exemplo.

SEO

Entre as estratégias para que um conteúdo apareça na primeira página estão: garantir a indexação (categorização do conteúdo no banco de dados do Google), usar boas palavras-chave nos conteúdos publicados, manter o site responsivo e leve para os internautas, entre outras coisas.

Neste sentido, o Google Search Console traz vários dados úteis aos profissionais de SEO, pois por meio dele é possível verificar qual o posicionamento de um site para palavras-chave, quais páginas estão indexadas e quais melhorias podem ser feitas para melhorar a performance do site, etc. Confira no próximo tópico outras utilidades do GSC!

Google Search Console: para que serve

Como vimos anteriormente esta plataforma tem diferentes funcionalidades, por meio dela é possível saber quais palavras-chave trazem mais impressões e cliques, quais páginas estão indexadas, insights para otimizar URLs e por aí vaí . Para facilitar, nós separamos uma lista com algumas das suas principais funções, veja:

Aparência de pesquisa (Search Appearance)

Mostra a forma como o Google lê a estrutura das páginas (texto, imagem, vídeos, etc.);

Tráfego de pesquisa (Search Traffic)

Revela qual dúvida ou pesquisa trouxe o usuário até o site;

Recursos adicionais

Permite a realização de testes, há assistentes para negócios, etc;

Problemas de segurança

Monitora e comunica falhas na segurança;

Índice do Google (Google Index)

Apresenta quais são as páginas do site que estão indexadas, quais não estão e também é possível identificar quais são as palavras-chave que o site mais posiciona;

Como usar o Google Search Console?

Agora que você já sabe todas as utilidades e funções desta plataforma, provavelmente deve estar se perguntando como dar os primeiros passos para usá-la. Primeiramente, você deve criar uma conta no Google Search Console, veja abaixo como fazer:

Passo 1: antes de começar, você deve estar logado em uma conta Google;

Passo 2: cumprido este primeiro requisito, acesse o site do Google Search Console e clique no botão Iniciar agora;

Como usar o Google Search Console

Passo 3: informe seu domínio e clique no botão Continuar;

Como usar o Google Search Console

Passo 4: para confirmar que você é dono do domínio, o google disponibilizará um código, você deve inseri-lo no seu provedor e clicar no botão Verificar.

Como usar o Google Search Console
Pronto, depois de seguir este passo a passo, você terá uma conta no Google Search Console.

Google Search Console insights

Depois de saber o que é o GSC, quais são suas funções e como instalá-lo, chegou a hora de entendermos como analisar os dados que seus relatórios nos proporcionam.Logo na “Visão geral” da plataforma, encontramos uma lista com os principais relatórios que o Google Search Console disponibiliza, como informações sobre desempenho, links, melhorias, etc. Veja abaixo como extrair insights em cada um desses relatórios:

Relatório de desempenho

Aqui é possível ver o número de impressões, número de cliques e taxa de conversão (CTR Média) de uma página. Sendo assim, se uma página possui muitas impressões, mas tem poucos cliques, por exemplo, o ideal seria otimizar seu meta title e meta description, pois esse pode ser um dos motivos para os poucos cliques;

Relatório de cobertura ou indexação

A partir dessas informações compreendemos quais páginas não estão indexando e os motivos pelos quais não estão fazendo isso. Desta forma, é possível saber quais são as razões técnicas que estão prejudicando a performance e o tráfego do site e otimiza-lo;

Relatório de experiência na página

Com esses dados é possível analisar a velocidade de carregamento de uma página, sua estabilidade e avaliar a facilidade do usuário em interagir, tanto em dispositivos móveis quanto em desktop. Essas informações podem ser aproveitadas para ver quais são as páginas com problemas e como resolvê-los;

Relatório de ação manual

Esse relatório serve para o Google comunicar problemas eventuais a fim de que o proprietário faça uma ação manual para corrigir. No entanto, se não há nada errado, a página mostra apenas um check verde;

Relatório de links

mostra quais são exatamente as páginas do seu site que recebem links externos (os backlinks) e informa, dentre as páginas com links internos, quais estão melhor posicionadas.

Diferença entre o Google Search Console e Google Analytics

Além do Google Search Console, há outras ferramentas de análise no mercado como o Google Analytics, por exemplo. Com tantas ferramentas, pode existir uma confusão em saber como utilizá-las e para o que cada uma serve. Por isso, vamos te explicar qual é a diferença entre elas.
Google Analytics
O Google Search Console serve para monitorar o desempenho e performance de um site nos resultados dos mecanismos de busca. Já com o Analytics, é possível ter mais informações sobre o usuário, quem ele é, como ele interage nas páginas, etc. Além disso, o Google Analytics também monitora e coleta dados de redes sociais e campanhas de anúncios.
Confira no podcast abaixo, produzido pelo Flávio Kleins, algumas dicas para aproveitar as informações que a ferramenta disponibiliza!

Soluções para análise de dados

Se você é dono de um site ou se tem uma empresa web, certamente já conhece a importância de acompanhar seus resultados e analisar o seu desempenho. No entanto, esse trabalho não pode ser feito de forma superficial, ele deve ser realizado por profissionais treinados que saibam diagnosticar boas oportunidades de melhoria.Conte com a Link Nacional, para te ajudar nisso! Contamos com uma equipe capaz de analisar os dados do seu site e aumentar em até 300% seu tráfego orgânico. Então, não perca mais tempo e venha agora conhecer nossas soluções para análise de dados.

Solução em Análise de Dados

A mais completa coleta e análise de dados do seu site
para otimizar suas estratégias.

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...