Quando pensamos em SEO, além de conteúdo, experiência do usuário e um site responsivo, também é muito importante ter uma estratégia de link building bem elaborada. Mas você sabe o que é Link Building?
Link Building é um conjunto de técnicas que visam construir uma rede de links para conquistar autoridade e relevância em buscadores, como o Google, por exemplo. Para saber mais sobre essa estratégia, como ela surgiu e como aplicá-la atualmente, continue lendo o post!
O que é Link Building?
Quando tudo era mato, e nem mesmo existia o famoso Google, um estudante de tecnologia resolveu testar como seria “o marketing boca a boca” na internet.
Em 1992, o americano Eric Ward, estava na pós-graduação estudando sobre a internet, quando criou uma categoria de promoção no Yahoo, a primeira da Web. Desde então, Eric, considerado um dos pioneiros do link building, se dedicou a praticar marketing na web e para isso utilizava a distribuição de links. Por meio dessa técnica, Eric ajudou a estruturar e consolidar o site de grandes empresas, tal como a Amazon.
Com o passar do tempo, esta técnica começou a ser usada também como uma ferramenta das estratégias de SEO. Atualmente, em poucas palavras, link building é um conjunto de estratégias realizadas no sentido de criar backlinks para um site. Portanto, tudo consiste em fazer com que um site A utilize, em seu conteúdo, os links de página ou posts de um domínio B.
Essa estratégia é um dos pilares do SEO, seu objetivo é mostrar ao Google autoridade na área de atuação de um site.
Segundo análise interna feita em 2022 pela Conversion, agência de SEO, uma campanha de link building pode representar até 40% do resultado positivo de um ciclo de SEO.
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é Link Building?
- Como os links funcionam em uma estratégia de SEO?
- Como fazer link building?
- Estratégias de link building
- Criação de ativos de marketing digital
- Backlinks a partir de páginas com links quebrados
- Menções de marca sem o link
- Assessoria de imprensa
- Roundup
- Guest Post
- Técnica de arranha-céu
- O que evitar na sua estratégia de links?
- Quantos backlinks um site precisa?
- Ferramentas que ajudam na execução de link building
- Quais métricas acompanhar?
- Link building VS SEO off page
- Vantagens de fazer link building
- Soluções para Guest Post
Quais são os tipos de links?
Os links que fazem parte dessa estratégia podem ser de dois tipos: internos e externos. No entanto, normalmente são mais trabalhados os links externos, também chamados de backlinks ou inbound links.
Quando um site coloca um link para as suas páginas em seu portal, chamamos esse link de backlink. Esses links mostram ao Google a popularidade e autoridade do site no seu nicho.
Além dos links externos, também existem os links internos. Aqui, é feita uma construção de links no próprio site. Um dos principais métodos para fazer isso é o topic clusters. Trata-se do desenvolvimento de um conteúdo-base, ou pilar, a partir do qual sairão outros diversos conteúdos.
Por exemplo, em um site há um artigo que explique tudo sobre marketing, a partir dos tópicos abordados nesta página, são feitos outros posts mais específicos com temas como: tipos de marketing, o que é marketing digital, etc. Dessa forma, é possível transferir a autoridade de uma página para outra internamente.
Exemplos de Link building
Para que você entenda melhor, separamos alguns exemplos de casos bem sucedidos de link building, confira:
Nubank: com certeza, ao pesquisar algum assunto voltado para finanças no Google, você já se deparou com o blog do Nubank na página de respostas. Um dos motivos disso acontecer são os seus números de links externos.
Uma das estratégias de link building da Nubank foi a criação de um índice sobre hábitos financeiros dos brasileiros no delivery. Essa pesquisa foi citada e linkada por diversos portais de notícias, que geralmente possuem autoridade de domínio ótima, sendo assim ao linkarem o blog da Nubank transferem essa autoridade para ele;
Rock Content: se você tem o costume de fazer pesquisas relacionadas a marketing, provavelmente já deve ter lido boa parte dos conteúdos da Rock Content. O blog deles possui uma linkagem interna muito boa, pois existem artigos que contemplam desde as dúvidas mais amplas do usuário até as dúvidas mais específicas;
Link Nacional: outro exemplo, de uma excelente linkagem interna é o blog da Link Nacional. Nele, é possível encontrar artigos que tirem todas as dúvidas do usuário sobre assuntos relacionados a tecnologia e marketing.
Como os links funcionam em uma estratégia de SEO?
Em português, SEO significa otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que visam posicionar um site nas páginas de resultados orgânicos nos mecanismos de busca.
Hoje em dia, o principal e mais utilizado site de busca é o Google. Ele foi criado com o objetivo de organizar a internet e ser uma ferramenta de busca em larga escala. Para alcançar esse objetivo, a ferramenta usava uma estrutura de links para determinar a relevância das páginas conforme a busca do usuário.
O método veio do meio acadêmico: um artigo ou pesquisa científica que recebe citações de outros artigos ou revistas acadêmicas são considerados mais confiáveis.
Desde sua criação até os dias atuais, o Google sempre muda algumas coisas em seu algoritmo. Quesitos como velocidade do site, experiência do usuário, entre outros também são considerados no ranqueamento do conteúdo. No entanto, os links ainda possuem grande relevância para a ferramenta de busca. Confira no tópico a seguir como a ferramenta avalia os links!
Como o Google avalia os links?
Podemos dizer que o Google avalia os links sob duas perspectivas: quantidade e qualidade.
No que diz respeito à quantidade, este é um dos principais fatores avaliados pelo Google. Entretanto, é importante manter uma variedade e receber links de sites confiáveis. Isso porque, quando um site aponta um link para outro, é como se essa menção transmitisse um voto de qualidade dizendo que aquele conteúdo é relevante.
Na prática, ao mencionar outra página, um site transmite parte da autoridade dele para outro portal. Sendo assim, quanto maior a autoridade do site que fornece o backlink, melhor para sua estratégia.
No que tange a qualidade, podemos dizer que há alguns pontos principais considerados na avaliação de qualidade feita pelo Google, veja quais são:
Contexto
Texto em que a página é linkada
Se é dofollow ou nofollow
Velocidade de ganho de links
Nos primórdios das técnicas SEO, muitos sites criavam fazendas de links, ou seja, criavam um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site. Outros sites também compravam e vendiam links. Tais práticas foram penalizadas pelo Google, atualmente, o buscador avalia a velocidade de ganho de links para que isso não ocorra mais. Portanto, ganhar muitos links em pouco tempo configura esquema de black hat (práticas para enganar o buscador).
Como fazer link building?
Agora que você já sabe o que é Link Building e como ele se integra ao SEO, chegou a hora de falarmos de como fazer link building na prática. Acompanhe nos próximos tópicos algumas técnicas de linkagem!
Estratégias de link building
Como citado anteriormente, no link building há dois tipos de links: internos e externos. Portanto, há dois tipos de estratégias, uma para linkagem interna e outra para linkagem externa.
Já para linkagem externa podem ser usadas diferentes estratégias, veja quais nos próximos tópicos!
Criação de ativos de marketing digital
Para fazer um link building bem feito, é primordial possuir conteúdos completos, que mereçam ser linkados.
Sendo assim, uma das técnicas para ganhar backlinks é criação de ativos de marketing digital, ou seja, conteúdos tão bons que tenham alto potencial de compartilhamento. Alguns exemplos de ativos são:
Infográficos
E-books
Blog
Posts com listas
Conteúdos interativos, como quiz, calculadora, questionário
Resultados de pesquisas que sua empresa realizou
Guias completos sobre determinado assunto;
Backlinks a partir de páginas com links quebrados
Outra estratégia é procurar por páginas informativas que possuam links externos para páginas mortas e inexistentes no seu texto, e oferecer algum conteúdo do seu site para substituir o link.
Menções de marca sem o link
Seguindo na mesma linha do tópico anterior, você também pode procurar por posts que mencionam seu site e não têm link para ele. Para isso, será necessário abordar o autor do post pedindo para que ele inclua o link na postagem.
Assessoria de imprensa
Links de portais de notícia ou sites jornalísticos são valiosos, pois possuem grande autoridade na web. O G1, por exemplo, tem 95 de autoridade.
Portanto, usar a assessoria de imprensa como técnica de link building é uma excelente estratégia. Neste trabalho, um assessor é responsável por produzir matérias sobre sua empresa (é importante que estes textos contenham link para o seu site) e enviá-los aos portais de notícia.
Além disso, manter contatos com jornalistas também é muito proveitoso, pois é possível indicar sua empresa como fonte de uma matéria, sempre que um jornalista precisar de um especialista no seu ramo de atuação.
Roundup
Post roundup é um resumo sobre determinado assunto. Usar artigos assim, pode ser uma ótima forma de construir links para algum conteúdo.
Para fazer isso, o primeiro passo é pesquisar no Google por conteúdos do seu nicho, que sejam um resumo de informações, para facilitar digite palavra-chave+roundup ou palavra-chave+resumo no buscador.
Depois, é só oferecer conteúdo para incluir nas páginas que você acha interessante possuir um link.
Guest Post
Guest Post é uma técnica amplamente aplicada nas estratégias de link building. Trata-se de conteúdos trocados entre dois parceiros. Ou seja, dois blogs fixam uma parceria, em que o blog A produz conteúdo para ser postado no blog B, e este prepara igualmente outro post a ser reciprocamente publicado no blog do site A. De maneira que ambos fazem links externos entre si.
Técnica de arranha-céu
Por último, a técnica do arranha-céu trata-se de uma tática que segue o seguinte processo:
- Procure por um artigo de sucesso que ganhou muitos links;
- Após encontrá-lo, crie um conteúdo melhor;
- Por fim, promova seu post para as páginas que criaram um link para a peça original.
O que evitar na sua estratégia de links?
Após saber as principais estratégias de link building, também é importante saber o que não fazer, pois alguns métodos são penalizados pelo Google, confira quais são:
Compra e troca de links
Distribuição automática de conteúdo
É verdade que a assessoria de imprensa pode contribuir com o link building, entretanto os conteúdos devem ser distribuídos manualmente. Ainda segundo as Diretrizes de Qualidade do Google, é condenável o hábito de “usar programas ou serviços automatizados para criar links para seu site”
Quantos backlinks um site precisa?
Os backlinks são ferramentas de SEO. E o SEO, por sua vez, consiste na elaboração de estratégias para a ocupação de um espaço. Este espaço é a primeira página de pesquisa do Google (e dos outros buscadores). Portanto, a resposta para a questão de tópico, não pode vir de uma regra fixa, estática, mas deve ser fruto de uma análise, ou seja, de certos pontos a serem considerados.
A primeira coisa a analisar no seu site, é o nicho em que ele está inserido e quem são seus concorrentes. O Google tende a rankear melhor sites que cobrem todos os tópicos do seu nicho. Dessa forma, se o seu site tem um nicho mais abrangente, provavelmente ele precisará de mais backlinks para ganhar autoridade de domínio.
Além disso, é importante fazer uma análise de concorrência e verificar quantos backlinks eles possuem, pois possivelmente para ultrapassá-los sua página precisará de mais backlinks que eles.
Ferramentas que ajudam na execução de link building
Existem algumas ferramentas que podem ajudar muito na aplicação de estratégias e análise de concorrência, listamos algumas abaixo, confira:
Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta paga, com planos a partir de U$99/mês, que possui ótimos recursos para link building:
- Site Explorer: é possível pesquisar a URL de concorrentes e quantos e quais sites dão links para ele;
- Content Explorer: permite pesquisar os principais sites para uma palavra-chave. Com isso, é possível encontrar bons parceiros para backlinks;
- Alertas: essa função emite uma notificação sempre que um determinado site ganha ou perde um backlink.
Google Alertas
O Google Alertas é uma plataforma gratuita que notifica os usuários quando detecta novos conteúdos indexados no buscador.
Para ajudar no seu link building, você pode cadastrar o nome da sua empresa na ferramenta. Assim, toda vez que alguém mencionar um conteúdo do seu site, você receberá uma notificação e poderá pedir um link para o site que fez a menção.
Moz
A Moz é uma ferramenta paga, mas também conta com alguns recursos gratuitos que podem ser muito úteis, como o Link Explorer, por exemplo.
Esta função realiza uma análise de qualquer página que você deseje pesquisar. Ela fornece relatórios sobre backlinks, concorrentes, links quebrados, textos-âncora e oportunidades de link building.
Disavow Tool
A Disavow Tool é uma ferramenta do Google que pode ser acessada por meio do Google Search Console. Nela é possível listar quais são os links indesejáveis do seu site e assim evitar backlinks em portais com pouca autoridade que prejudiquem o seu portal.
Quais métricas acompanhar?
Quando pensamos em link building a principal métrica para acompanhar seus resultados são a autoridade de domínio e a autoridade de páginas, pois como já explicamos nos tópicos acima, ao transferir autoridade de uma página para outra, os links ajudam a aumentar o número dessas métricas.
Link building VS SEO off page
Após compreender do que se trata o link building, pode ser que você esteja se perguntando: qual é a diferença entre SEO off page e link building?
SEO off page são estratégias de otimização de buscadores que são aplicadas fora das páginas de um site.
Já o link building é a construção de uma rede de links com o objetivo de aumentar a autoridade de um site. Esses links podem ser tanto internos quanto externos.
Portanto, link building, quando focado em backlinks, é apenas uma parte do SEO off page.
Vantagens de fazer link building
Construir uma boa rede de links tem vantagens tanto a curto prazo quanto a longo prazo.
Quando um site já possui uma boa estrutura técnica e um bom conteúdo, o link building pode ser considerado a cereja do bolo. Seus efeitos são diretos e a curto prazo podem resultar em ganhos significativos na SERP.
Já a longo prazo, a construção de links tende a aumentar a autoridade de um domínio e ajudar no melhor posicionamento das suas páginas.
Soluções para Guest Post
Neste post, você teve contato com os principais pontos sobre o tema link building. Agora, é importante que você saiba que nós podemos ajudar na sua estratégia de links, isso porque a Link Nacional oferece o serviço de Guest Post.
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