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Link Building: o que é, como fazer e o que evitar

Quando pensamos em SEO, além de conteúdo, experiência do usuário e um site responsivo, também é muito importante ter uma estratégia de link building bem elaborada. Mas você sabe o que é Link Building?

Link Building é um conjunto de técnicas que visam construir uma rede de links para conquistar autoridade e relevância em buscadores, como o Google, por exemplo. Para saber mais sobre essa estratégia, como ela surgiu e como aplicá-la atualmente, continue lendo o post!

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Link Building: o que é, como fazer e o que evitar
Nubank blog

Nubank: com certeza, ao pesquisar algum assunto voltado para finanças no Google, você já se deparou com o blog do Nubank na página de respostas. Um dos motivos disso acontecer são os seus números de links externos.

Uma das estratégias de link building da Nubank foi a criação de um índice sobre hábitos financeiros dos brasileiros no delivery. Essa pesquisa foi citada e linkada por diversos portais de notícias, que geralmente possuem autoridade de domínio ótima, sendo assim ao linkarem o blog da Nubank transferem essa autoridade para ele;

Rock Content: se você tem o costume de fazer pesquisas relacionadas a marketing, provavelmente já deve ter lido boa parte dos conteúdos da Rock Content. O blog deles possui uma linkagem interna muito boa, pois existem artigos que contemplam desde as dúvidas mais amplas do usuário até as dúvidas mais específicas;

Rock Content blog
Link Nacional blog

Link Nacional: outro exemplo, de uma excelente linkagem interna é o blog da Link Nacional. Nele, é possível encontrar artigos que tirem todas as dúvidas do usuário sobre assuntos relacionados a tecnologia e marketing.

Contexto

Este critério é usado para julgar se os backlinks do seu site pertencem a domínios de mesmo nicho. Além disso, o Google também avalia se as palavras que aparecem perto do link tem relação com o tema da página que está no hiperlink;

Texto em que a página é linkada

Também conhecido como texto âncora, ele deve trazer alguma palavra-chave do conteúdo linkado ou uma pequena descrição do que usuário encontrará na página, pois o Google utiliza esse fator para indexar as páginas;

Se é dofollow ou nofollow

estes são atributos que transmitem ou não autoridade. Quando um link possui a tag dofollow no seu código, ele irá transferir autoridade para a página linkada. Já quando o atributo nofollow está inserido, não é transmitida autoridade;

Velocidade de ganho de links

Nos primórdios das técnicas SEO, muitos sites criavam fazendas de links, ou seja, criavam um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site. Outros sites também compravam e vendiam links. Tais práticas foram penalizadas pelo Google, atualmente, o buscador avalia a velocidade de ganho de links para que isso não ocorra mais. Portanto, ganhar muitos links em pouco tempo configura esquema de black hat (práticas para enganar o buscador).

Para construir uma rede de links internos, o principal método utilizado é o topic clusters, no qual é feito um conteúdo-base que traz links para artigos mais específicos sobre um determinado tema.

Já para linkagem externa podem ser usadas diferentes estratégias, veja quais nos próximos tópicos!

Estratégia de link building

Criação de ativos de marketing digital

Para fazer um link building bem feito, é primordial possuir conteúdos completos, que mereçam ser linkados.

Sendo assim, uma das técnicas para ganhar backlinks é criação de ativos de marketing digital, ou seja, conteúdos tão bons que tenham alto potencial de compartilhamento. Alguns exemplos de ativos são:

Infográficos

E-books

Blog

Posts com listas

Conteúdos interativos, como quiz, calculadora, questionário

Resultados de pesquisas que sua empresa realizou

Guias completos sobre determinado assunto;

Assessoria de imprensa

Links de portais de notícia ou sites jornalísticos são valiosos, pois possuem grande autoridade na web. O G1, por exemplo, tem 95 de autoridade.

Portanto, usar a assessoria de imprensa como técnica de link building é uma excelente estratégia. Neste trabalho, um assessor é responsável por produzir matérias sobre sua empresa (é importante que estes textos contenham link para o seu site) e enviá-los aos portais de notícia.

Além disso, manter contatos com jornalistas também é muito proveitoso, pois é possível indicar sua empresa como fonte de uma matéria, sempre que um jornalista precisar de um especialista no seu ramo de atuação.

Roundup

Post roundup é um resumo sobre determinado assunto. Usar artigos assim, pode ser uma ótima forma de construir links para algum conteúdo.

Para fazer isso, o primeiro passo é pesquisar no Google por conteúdos do seu nicho, que sejam um resumo de informações, para facilitar digite palavra-chave+roundup ou palavra-chave+resumo no buscador.

Depois, é só oferecer conteúdo para incluir nas páginas que você acha interessante possuir um link.

Guest Post

Guest Post é uma técnica amplamente aplicada nas estratégias de link building. Trata-se de conteúdos trocados entre dois parceiros. Ou seja, dois blogs fixam uma parceria, em que o blog A produz conteúdo para ser postado no blog B, e este prepara igualmente outro post a ser reciprocamente publicado no blog do site A. De maneira que ambos fazem links externos entre si.

Técnica de arranha-céu

Por último, a técnica do arranha-céu trata-se de uma tática que segue o seguinte processo:

  • Procure por um artigo de sucesso que ganhou muitos links;
  • Após encontrá-lo, crie um conteúdo melhor;
  • Por fim, promova seu post para as páginas que criaram um link para a peça original.

Compra e troca de links

Conforme as Diretrizes de Qualidade do Google, para SEO avançado, é proibido qualquer conquista de links que visam manipular a experiência de um site no mecanismo de busca. Isso inclui: pagar por links ou artigos com link, trocar produtos ou serviços por link e enviar alguma mercadoria gratuita em troca de uma avaliação com algum link;

Distribuição automática de conteúdo

É verdade que a assessoria de imprensa pode contribuir com o link building, entretanto os conteúdos devem ser distribuídos manualmente. Ainda segundo as Diretrizes de Qualidade do Google, é condenável o hábito de “usar programas ou serviços automatizados para criar links para seu site”

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta paga, com planos a partir de U$99/mês, que possui ótimos recursos para link building:

  • Site Explorer: é possível pesquisar a URL de concorrentes e quantos e quais sites dão links para ele;
  • Content Explorer: permite pesquisar os principais sites para uma palavra-chave. Com isso, é possível encontrar bons parceiros para backlinks;
  • Alertas: essa função emite uma notificação sempre que um determinado site ganha ou perde um backlink.
Ahrefs logo
Google Alerts

Google Alertas

O Google Alertas é uma plataforma gratuita que notifica os usuários quando detecta novos conteúdos indexados no buscador.

Para ajudar no seu link building, você pode cadastrar o nome da sua empresa na ferramenta. Assim, toda vez que alguém mencionar um conteúdo do seu site, você receberá uma notificação e poderá pedir um link para o site que fez a menção.

Moz

A Moz é uma ferramenta paga, mas também conta com alguns recursos gratuitos que podem ser muito úteis, como o Link Explorer, por exemplo.

Esta função realiza uma análise de qualquer página que você deseje pesquisar. Ela fornece relatórios sobre backlinks, concorrentes, links quebrados, textos-âncora e oportunidades de link building.

Moz logo
Google Disavow Tool

Disavow Tool

A Disavow Tool é uma ferramenta do Google que pode ser acessada por meio do Google Search Console. Nela é possível listar quais são os links indesejáveis do seu site e assim evitar backlinks em portais com pouca autoridade que prejudiquem o seu portal.

Quais métricas acompanhar?

Quando pensamos em link building a principal métrica para acompanhar seus resultados são a autoridade de domínio e a autoridade de páginas, pois como já explicamos nos tópicos acima, ao transferir autoridade de uma página para outra, os links ajudam a aumentar o número dessas métricas.

Soluções para Guest Post

Neste post, você teve contato com os principais pontos sobre o tema link building. Agora, é importante que você saiba que nós podemos ajudar na sua estratégia de links, isso porque a Link Nacional oferece o serviço de Guest Post.

Nosso blog possui conteúdos inéditos produzidos por uma equipe especializada, além de ter um nível de pagerank elevado e facilidade de indexação. Sendo assim, ao firmar uma parceria de guest post com a Link, sua empresa contará com uma parceria qualificada, que oferece retorno real em um curto prazo de tempo. Portanto, conte com as nossas soluções e venha conferir mais sobre esse universo, clicando no link do banner abaixo!

Maximize Seu Alcance com Links Patrocinados

Potencialize o tráfego do seu site utilizando uma estratégia comprovada de link building

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
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