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O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business, como dito há pouco, é a modalidade comercial do aplicativo WhatsApp. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de mensagens instantâneas, como é o WhatsApp Messenger, mas com outros recursos e possibilidades criadas para facilitar o atendimento aos clientes no cotidiano das empresas.
E quando falamos de recursos e possibilidades, estamos nos referindo a mecanismos reais, que diferenciam a modalidade comercial do WhatsApp da outra modalidade, de uso pessoal, particular. Para exemplificar, o que tem sido dito até agora, podemos citar os seguintes recursos:
Recursos do WhatsApp Business
Perfil comercial:
É possível criar um perfil completo da empresa. Nele, além dos dados de cadastros mais básicos e da foto de perfil (que deve ser a logo da sua empresa), você pode inclusive definir os dias e horários em que acontecem os atendimentos.
Além disso, nessa parte do perfil, você pode deixar outros canais de contato com a sua empresa, como o endereço do seu site e o e-mail profissional.
Catálogo:
O catálogo é o recurso que permite a apresentação dos serviços da sua empresa. Você pode listar os seus produtos com seus respectivos preços.
Mensagem de ausência:
Este recurso serve para que você programe uma mensagem automática, disparada sempre que algum cliente entrar em contato em momentos fora do horário de atendimento comercial.
A própria ferramenta sugere uma mensagem padrão, que você pode editar e elaborar conforme a linguagem usada pela sua empresa.
Mensagem de saudação:
A mensagem de saudação é um texto, que o WhatsApp Business oferece, para ser disparado sempre que uma pessoa iniciar uma nova conversa. Obviamente, você pode editar o texto e, inclusive, criar um texto novo.
Respostas rápidas:
A opção de respostas rápidas é, talvez, um dos mecanismos mais interessantes e mais úteis. Visto que, através dela, você consegue elaborar respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelos seus clientes. E desse modo agilizar o seu atendimento.
Etiquetas:
Se as respostas rápidas dão celeridade ao atendimento, as etiquetas ajudam a organizá-los. Isso porque, o natural é que, com o desenrolar do trabalho, mais e mais clientes entrem em contato; de modo que a lista de conversas do aplicativo fique bastante extensa.
Por isso, se não houver um método que ordene os atendimentos, isto é, que ajude a identificar, por exemplo, o que é um contato novo, um atendimento finalizado ou pendente, muita confusão pode se originar a partir daí. Consequentemente, isso implica em prejuízo no desempenho do trabalho como um todo e pode, inclusive, afetar toda a empresa.
A função das etiquetas é ajudar nessa tarefa de organização. Com elas, é possível definir um status para os atendimentos, uma classificação sistemática. Enfim, você consegue catalogar as conversas. E, dessa forma, organizá-las de maneira a otimizar os atendimentos.
Como etiquetar um atendimento?
As opções de etiquetas são muitas. E, inclusive, você pode criar novas etiquetas. Mas, para deixar essa explicação mais clara, vamos mostrar agora um passo a passo pequeno sobre como usar o recurso de etiqueta do WhatsApp Business:- Selecione uma ou mais conversas, aquelas que você quer colocar em uma mesma classificação.
- Vá até o menu superior do aplicativo e clique no ícone que representa uma etiqueta.
- Clicando nele, aparecerá uma lista de opções para a classificação da conversa: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, pedido finalizado. Há ainda uma última opção chamada Nova etiqueta.
- Você deve marcar uma dessas categorias.
- Por último, clique no botão Salvar.
Vantagens do WhatsApp Business
Sendo o WhatsApp essa ferramenta de mensagens instantâneas, que dá uma maior praticidade à comunicação, ao usá-lo comercialmente, no atendimento aos clientes, pode-se tirar daí uma série de vantagens. Nessa seção, não vamos criar uma lista que abarque todos os benefícios, mas elencaremos aqui os pontos positivos mais impactantes, aqueles cujos benefícios são mais visíveis:Canal comercial da empresa
O aplicativo já traz em si mesmo uma vantagem: ser um canal para os assuntos comerciais da empresa. Isso passa a imagem de profissionalismo e organização que toda empresa deve ter aos olhos dos seus clientes.
Centralização dos clientes num só lugar
A plataforma permite concentrar os clientes em uma só base de dados. Isso facilita o controle dos atendimentos e também sua organização, através do uso das etiquetas; ferramentas já citadas neste texto.
Agilidade nos atendimentos
Atendimento humanizado
Ferramenta de apresentação de produtos
tal como mostrado anteriormente, o WhatsApp Business conta com um recurso chamado Catálogo; através do qual você pode apresentar os produtos da sua empresa já com um link para a página de pagamento do produto no seu site.
Como migrar do WhatsApp Messenger para o WhatsApp Business?
Se você já possui um número com o WhatsApp Messenger e quer usá-lo como um WhatsApp comercial, é necessário antes migrar da primeira para a segunda modalidade. Isto é, você precisa criar para este número um perfil no WhatsApp Business. Para mostrar como realizar esta migração, deixamos a seguir um tutorial como os passos a serem executados:- Primeiro é necessário instalar o aplicativo do WhatsApp Business. Entre na sua loja de aplicativos (Play store ou Apple store) e realize o download e instalação.
- Depois, ao entrar no aplicativo instalado, a primeira tela que aparece solicita que você aceite os termos e condições. Para isso, basta tocar no botão Concordar e continuar.
- Em seguida, você deve confirmar o número a ser migrado. Selecione o país ao qual pertence este número e digite-o no campo de formulário Seu número. Depois toque em Avançar.
- Logo que você realizar este procedimento, o WhatsApp identificará que este número já está cadastrado em uma conta do WhatsApp Messenger. Por isso, aparecerá um pop-up, perguntando se você deseja continuar a migração. Toque na opção Continuar.
- Então, você receberá um SMS neste número com um código de validação, que deve ser digitado no campo Insira o código de 6 dígitos.
- A tela seguinte oferece a opção de restauração dos backups encontrados. Caso você queira restaurar suas conversas e arquivos da conta Messenger para a conta Business, clique em Restaurar. Se, no entanto, você não quiser restaurá-las, toque em Ignorar.
- Ao concluir a restauração do backup, toque no botão Avançar.
- Na próxima tela, aparece o perfil da conta antiga. Então, você deve, editá-lo, colocando o nome da sua empresa e alterando a foto de perfil pela sua logo. Para concluir toque no botão Avançar.
Como usar o WhatsApp Business nas estratégias de vendas do seu negócio?
Em primeiro lugar, lembremos que o WhatsApp é uma ferramenta de relacionamento e, por isso, é através dele que se dá o contato mais direto com o cliente. Partindo desse ponto, fica fácil perceber que, numa estratégia de vendas, o WhatsApp está presente nos estágios finais da jornada do cliente; ou seja, quando a venda está bem perto de se realizar.
Isso significa que a estratégia consiste em atrair os clientes e levá-los ao WhatsApp, onde eles receberão o atendimento no sentido de conclusão das vendas. Essa é a função do WhatsApp, explicada de forma genérica, num processo de vendas.
Os meios, que você pode usar para atrair mais pessoas, são muitos. Se você atua no marketing digital, a sua empresa pode fazer um trabalho forte nas redes sociais. Ou seja, criar um público engajado, que interaja com as suas ofertas de produtos ou serviços, e assim disponibilizar lá um link para o atendimento personalizado pelo WhatsApp.
No seu e-commerce, por exemplo, você pode colocar em todas as suas páginas um link para o seu atendimento via WhatsApp. Pois ainda que a pessoa esteja no topo do funil de vendas e, por isso, não tenha a intenção de compra, num primeiro momento, o vendedor pode entender o desejo dela e apresentá-la ao catálogo de produtos, levando assim a conversa rumo ao fechamento da venda.
Se, por outro lado, você tem um negócio não online, mas presencial, o WhatsApp também pode ser bastante útil para as suas vendas. Já que, usando a ferramenta de catálogo, sobre a qual já falamos, você pode apresentar os seus produtos aos clientes. Inclusive, você pode se valer dos status para compartilhar novos produtos e serviços.
Enfim, aqui foram deixados alguns exemplos de como usar o WhatsApp numa estratégia de vendas. Mas outros ainda podem ser executados. Cabe a você apenas avaliar o cenário e montar um bom planejamento.
O que é o WhatsApp Business API?
A API do WhatsApp Business é uma solução que se faz necessária à medida que os atendimentos crescem e precisam ser feitos mais rapidamente e sem perder a qualidade.Pois, inicialmente, enquanto você atende poucos clientes, o WhatsApp Business usado em escala individual consegue dar conta das demandas. Mas conforme o número de clientes vai aumentando, é necessário aperfeiçoar também a estrutura de atendimento, de modo a continuar dando atenção, mantendo um bom relacionamento e fidelizando todos que entrarem em contato.
Portanto, se você já usa o WhatsApp comercial, o que vai propiciar esse upgrade é a conexão com a API do WhatsApp Business. Lançada em 2018, assim como o próprio aplicativo, a API do WhatsApp é uma solução
é uma solução usada por grandes empresas (Itaú, Unimed, Claro, Globo, etc) para potencializar seus atendimentos. Isso porque a conexão com a API traz muitas vantagens ao dia a dia do atendimento aos clientes. Aqui podemos elencar vantagens como:
- O período de atendimento, que pode ser estendido para além do horário comercial;
- Estruturação para atender grandes fluxos de mensagens recebidas;
- Vários atendentes podem trabalhar simultaneamente, usando todos um único número;
- Uso de programas de computador, chatbots, como forma de agilizar o atendimento;
- Maiores resultados na conversão de clientes.
Como se conectar à API do WhatsApp?
Agora, é necessário falar também como se conectar com a API. Isso se faz através de empresas mediadoras: as chamadas BSPs. As BSPs (Business Solution Providers) são provedores, selecionados pelos administradores de Facebook e WhatsApp, que fazem o meio-campo entre as empresas e a API.Em outras palavras, você não consegue solicitar a utilização da API diretamente; é necessário solicitar os serviços de uma dessas BSPs. Elas são as responsáveis por conectar o WhatsApp Business da sua empresa à API.Através de um software, a sua empresa ganha acesso a uma plataforma para realizar o atendimento aos clientes via WhatsApp. Em geral, a plataforma disponibiliza também outros recursos, como gráficos e métricas a respeito das mensagens enviadas e das taxas de cliques em links de produtos ofertados, por exemplo.Soluções para sistemas web
Neste texto você entendeu mais sobre como funciona o WhatsApp Business. Agora, aproveite também para conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções. Se você precisa de um site profissional em WordPress, serviços de registros de domínio ou marketing digital, conte com as nossas soluções. Clicando no banner abaixo, você será direcionado a uma página que contém todos os serviços que oferecemos. Clique e venha conhecer as nossas soluções para sistemas web.
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