O comércio eletrônico a cada dia aumenta a sua abrangência na sociedade, não só como uma forma de comprar produtos e serviços, mas também como uma oportunidade para pequenos e micro comerciantes venderem pela internet. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico(ABComm) estima que, em 2020, o mercado online vai movimentar cerca de R$ 106 bilhões de reais. Isso significa um acréscimo de 18% em relação ao ano de 2019.
Por isso, grandes empresas brasileiras e estrangeiras estão de olho nesses números e disputam uma fatia desse imenso mercado. Sites como Americanas, Amazon, Magalu, Submarino, Mercado Livre, Casas Bahia e outros comemoram a cada dia o seu crescimento e projetam para o futuro uma participação cada vez maior no mercado online e um faturamento que pode superar as lojas físicas em breve.O sucesso das vendas online não seria o mesmo sem a evolução dos métodos de pagamento e a criação de tecnologias que aproximam o vendedor e o comprador.
Atualmente existem diversas soluções de pagamento para cada modalidade de comércio eletrônico. Seja sistemas complexos e personalizados que atendem os grandes sites, até sistemas simples e eficientes que são fundamentais para o sucesso dos pequenos comerciantes.
Hoje vamos falar sobre o link de pagamento, ele é um sistema que cresce a cada dia e atende às necessidades do pequeno comerciante que vende o seu produto pelas redes sociais como Facebook e Instagram, pelo WhatsApp ou pessoalmente. Ele é muito útil porque não é necessário ter um site ou uma loja virtual para concretizar as suas vendas. Quer saber mais sobre o link de pagamento? Então continue a leitura no nosso post!
O que você vai ler
Continue lendo
Simplifique a Experiência dos Pagamentos Online
Tenha controle total sobre transações internacionais e recorrentes com uma plataforma intuitiva
O que é link de pagamento?
O link de pagamento nada mais é que um “link”, em português “ligação”, que o vendedor de um produto envia para o comprador realizar o pagamento de um produto ou serviço comercializado. Ou seja, se você vendeu um produto pelo WhatsApp, por exemplo, e precisa receber, basta enviar um link de pagamento com o valor do produto para o seu comprador.
O comprador ao clicar no link vai ser direcionado para o site da empresa que vai fazer a intermediação do pagamento. As mais conhecidas são o PagSeguro e Paypal, mas outras empresas também oferecem esse serviço e vamos falar delas abaixo. Para concluir, o consumidor só precisa escolher a forma de pagamento como cartão de crédito, débito ou boleto bancário e inserir os seus dados para finalizar.
Como funciona o link de pagamento
O funcionamento do link de pagamento também é bastante simples, basta você escolher uma empresa que faça a intermediação do pagamento, como o PagSeguro, por exemplo, fazer um cadastro, inserir os seus dados bancários para realizar os saques e outras movimentações financeiras.
O link de pagamento pode ser enviado pelas redes sociais, por e-mail ou comunicador instantâneo. Ao abrí-lo o comprador poderá escolher a forma de pagamento e o número de parcelas. Assim que a instituição financeira processar o pagamento, ambos receberão mensagens de confirmação e o dinheiro será disponibilizado de acordo com as regras de cada empresa.
Atualmente no mercado existem diversas empresa que disponibilizam o link de pagamento como ferramenta. Elas podem ser denominadas de fintech, aplicativo de pagamento, gateway de pagamento, adquirente ou credenciadora, instituição financeira ou mesmo os bancos oferecem esse tipo de serviço por meio de suas soluções financeiras. As diferenças entre essas empresas de pagamento vamos falar mais abaixo.
Novidade
Faça pagamentos pelo WhatsApp Pay
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgou na sua conta da rede social, no dia 15 de junho de 2020, que o Brasil será o primeiro país a receber o recurso do WhatsApp Pay. Essa novidade vai permitir que os usuários do WhatsApp envie links de pagamento para outras pessoas pelo Whatsapp.
Segundo o próprio Mark, essa novidade chegou em primeira mão no Brasil após testes na Índia. O recurso está disponível gratuitamente para as pessoas físicas e as empresas terão uma taxa de processamento que vai ser definida pela Cielo, responsável pelo processamento dos pagamentos.
Após uma breve suspensão do serviço pelo Banco Central, agora já é possível utilizar o WhatsApp Pay para alguns usuários. Verifique se o serviço já foi liberado no seu aparelho.
Atualização maio de 2021
O WhatsApp Pay acaba de ser liberado para alguns usuários do aplicativo no Brasil. Para saber se você foi contemplado com essa novidade, basta ir até alguma conversa e clicar no botão de anexar, representado por um clip, nele você verá as opções de anexar documento, galeria, localização, contato e outros. Se você já tiver o Whatsapp Pay liberado também terá a opção de enviar uma cobrança.
Por enquanto só serão permitidas 20 transações por dia e um teto de R$ 1000,00 por transferência. Esse serviço já está sendo chamado de Pix do WhatsApp, por ser uma transferência instantânea.
Atualização março de 2021
O Banco Central acaba de autorizar, no dia 30 de março de 2021, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do WhatsApp, a oferecer o serviço de “iniciador de transações”. As operadoras de cartões Visa e Mastercard também receberam autorização para oferecer duas opções de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas que funciona como uma carterira digital com depósito antecipado.
Facebook Pay
O Banco Central também recebeu o pedido de autorização do serviço Facebook Pay, mas esse ainda aguarda aprovação. esse serviço também tem parceria com as bandeiras Visa e Mastercard e vai permitir apenas transações nacionais e na moeda corrente que é o Real.
Por enquanto, será possível receber pagamentos de cartões de crédito/débito das bandeiras Visa e Mastercard apenas clientes dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Next e Woop. Então quem já trabalha com esses bancos pode enviar os links de pagamento para seus clientes e receber diretamente na sua conta.
Gostou dessa novidade? Em breve vamos escrever um post explicando detalhadamente como funciona o serviço do Facebook Pay e do WhatsApp Pay.
Link de pagamento PagSeguro
O PagSeguro foi uma das empresas pioneiras quando o assunto é pagamento pela internet. Pertencente ao grupo UOL, o PagSeguro oferece opções de pagamento online e presencial e é considerado a maior empresa de pagamentos do Brasil. Recentemente, a empresa que trabalhava como adquirente também começou a operar como banco digital por meio do PagBank.
- Inserir o nome do produto e o valor a ser cobrado
- Preencha a opção de adicionar o valor do frete, a data de expiração e a quantidade
- Clique no botão criar link de pagamento
- enviar o link gerado para o seu cliente por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
Link de pagamento Paypal
O Paypal é uma carteira de pagamento internacional, sediada nos Estados Unidos, que oferece diversas soluções de pagamento online para pessoas físicas e jurídicas. É possível integrar o Paypal a sua loja virtual ou mesmo criar botões ou links de pagamento. É a solução de pagamento mais conhecida mundialmente.
- Faça login no Paypal
- Vá até o ícone de engrenagem (configurações)
- Vá até a opção “ferramentas do vendedor”
- Na opção receber pagamentos > faturas clique em gerenciar.
- Clique em criar fatura
- Preencha as informações da fatura como valor, quantidade e e-mail do destinatário.
Link de pagamento Mercado Pago
O Mercado Pago é um sistema de pagamento, também chamado de carteira digital, que pertencente ao Mercado Livre. O Mercado Livre é uma empresa de marketplace da Argentina que é considerado o maior do gênero também no Brasil. Atualmente possui milhões de vendedores e compradores cadastrados o oferecem uma gama de produto bastante diversificada.
- Faça um cadastro no Mercado Pago ou utilize o seu cadastro do Mercado Livre
- Faça o login
- Vá até a opção link de pagamento
- Clique no botão “criar link de pagamento”
- Preencha o nome do produto, coloque uma foto e o preço
- Clique no botão criar e compartilhar
- Pronto! basta copiar o link ou compartilhar pelas redes sociais ou WhatsApp
Link de pagamento Picpay
O PicPay é um aplicativo de pagamento que funciona como uma carteira digital onde é possível fazer e receber pagamentos de forma virtual. Ela é uma fintech que foi criada no ano de 2012 no Espírito Santo e promete ser o maior APP de pagamento do Brasil. Ela se notabilizou por ser uma das primeiras wallets com QR Code e investe em tecnologia e novidades para os seus clientes.
O seu grande diferencial é ser uma rede social de pagamento, na qual você pode adicionar contatos, compradores e vendedores e se relacionar por meio de pagamentos e recebimentos.
- Faça o download do aplicativo na Play store ou Apple Store.
- Faça o seu cadastro, caso não tenha.
- Divulgue o QR code do seu PicPay para amigos e clientes.
- Busque a pessoa que pretende enviar a cobrança em seus contatos
- Basta digitar o valor e enviar o link de pagamento
- O comprador pode pagar com os seus créditos do PicPay ou com cartão de crédito.
Super link de pagamento Cielo
A Cielo é uma empresa que se consolidou como líder de pagamentos eletrônicos da América Latina. Originada da antiga Visanet, hoje ela atua com serviços financeiros na forma de adquirente multi-bandeira. Ela captura, transmite e faz liquidação financeira de cartões de crédito e débito.
Como uma grande empresa de pagamento, a Cielo também oferece serviços para quem vende pela internet, como o Checkout Cielo, link de pagamento que ela denomina “Super Link de Pagamento” e para sistemas mais robustos oferece a solução API e-commerce Cielo.
- Acesse o site da Cielo
- Escolha a opção Cielo Super Link
- Escolha o seu plano
- Faça o seu cadastro
- Escolha a forma de recebimento (Conta digital cielo ou conta bancária)
- Pronto! Agora você já pode criar o seu link de pagamento na Cielo.
Link de pagamento de doação
Muitas entidades como ONG´s, OS´S, Fundações, OSc, OSCIP´s e outros atores do terceiro setor dependem de doações e de voluntários para executarem suas obras assistenciais. Com o advento da internet e a modernização dos meios de pagamento online, essas entidades podem angariar recursos de uma forma mais fácil e segura por meio dos links de pagamento.
Como vimos anteriormente, diversas empresas realizam esse serviço de pagamento e algumas delas possuem uma função específica de doação. Um exemplo é a Link Nacional, que se tornou especialista em sistemas de doação online, especialmente para ONG´s e entidades do terceiro setor.
Outra empresa que oferece o serviço de link de doação é o PagSeguro que permite o envio de link de pagamento de doação diretamente para o doador interessado.
Esse tipo de transação faz com que aumente a segurança e a transparência das transações financeiras dessas entidades. Uma vez que conta com todo o suporte da instituição que faz a intermediação financeira e também porque facilita a emissão de recibos e notas fiscais das doações realizadas.
Link de pagamento internacional
Os links de pagamento internacional são muito utilizados por pessoas que vendem e compram em outros países e precisam receber por meio de cartões internacionais. Essa modalidade de transação envolve além da transação internacional a interferência do câmbio e a cotação da moeda de cada país.
Cada empresa de pagamento possui uma política própria com relação às transações internacionais. O PagSeguro, por exemplo, aceita cartões internacionais desde a transação seja em real. Já no PayPal você precisa ter uma conta internacional para receber valores de outras moedas, já o pagamento em cartão internacional com valores em reais são feitos normalmente no Paypal do Brasil.
Antes de fazer qualquer transação internacional ou comercializar o seu produto ou serviço com estrangeiros é importante consultar a política de cada empresa de pagamento. Assim, você pode adequar melhor a sua necessidade às modalidades de pagamento oferecidas.
Como contratar link de pagamento internacional?
O link de pagamento internacional pode ser uma ferramenta muito útil para o seu negócio, além de possibilitar vender os seus produtos em outros países, ele possibilita pagamentos por cartões de crédito, débito, criptomoedas e carteiras de pagamento como o visa checkout. Também existe a possibilidade de pagamentos recorrentes como mensalidades para serviços que são oferecidos por assinatura, como o Netflix.
Para contratar esse serviço basta entrar em contato com um consultor da Link Nacional que nós cuidamos de todo o resto para você. A Link Nacional vai fazer a homologação do sistema de pagamento e todo o desenvolvimento da aplicação para você começar a receber pagamentos internacionais.
Então não perca tempo, clique aqui e veja como contratar o link de pagamento internacional.
Simplifique a Experiência dos Pagamentos Online
Tenha controle total sobre transações internacionais e recorrentes com uma plataforma intuitiva
Bom