FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Funil de vendas: como funciona, como criar e qual a importância

por | 23/03/23 10:06 | Notícias

A distância mais eficiente entre dois perfis de compra: o visitante e o fiel comprador
Já se foi o tempo em que uma venda de sucesso se concretizava com o pagamento final do cliente na boca do caixa – se possível à vista, em dinheiro vivo e sem grandes complicações, como o já obsoleto cheque pré-datado cruzado que trazia aquele pitoresco aviso grampeado na folha “bom para”, funcionando como uma espécie de gatilho de boa reputação e de data certa para ser compensado no banco.

Mas como essa nova configuração do mercado e do comprador incide diretamente na reputação e na saúde financeira da sua empresa? De várias formas. Talvez a mais frequente seja essa: até que o cliente tome uma decisão de compra, é preciso que o seu site ou seu blog esteja afinado com as principais estratégias de Inbound Marketing, como, por exemplo, o funil de vendas, ou pipeline.

De hoje em diante, uma venda significa muita coisa. Significa, inclusive, que o cliente pode ditar tendências, hábitos de consumo e até trending topics de vendas nos principais motores de busca. Cliente pesquisa (e muito!): vai atrás do melhor custo-benefício, pechincha quando e quanto pode, tem atenção máxima às avaliações, recorre ao SAC da empresa e não poupa esforços para ver o seu problema solucionado ou, na melhor das hipóteses, adquirir o produto/serviço sem complicações.

O que você vai ler

Contratar serviço de automação de marketing

A automação de marketing é uma ferramenta essencial no novo modelo de mercado

Continue lendo

Funil de vendas de Marketing

O que é um funil de vendas?

Essa jornada de compras empreendida pelo cliente pode ser entendida como uma ferramenta de marketing e vendas extremamente útil tanto para se (re)conhecer o perfil dos clientes habituais como identificar novas personas quando a sua empresa disponibiliza conteúdos altamente funcionais, assertivos e atrativos para convencer e manter – e não persuadir – o cliente, criando, então, um vínculo importante de confiança e as melhores avaliações nas cercanias (bem melhor do que cheques pré-datados circulando por aí com os avisos de “bom para”).

Como um funil de vendas funciona

Assim como qualquer outra jornada de compra, o processo de aquisição de um produto acontece por etapas, muitas delas bem específicas e que dependem muito das características da persona e também da empresa.

Do momento em que um visitante ou um cliente em potencial começa a se familiarizar com a solução e com as vantagens que a sua empresa oferece, passando pela pesquisa mais afunilada até a compra propriamente dita, muita coisa pode acontecer, inclusive, perder esse cliente caso ele não se identifique com o conteúdo da sua página.

Por isso, é vital ter um funil bem definido e monitorado, identificando, com precisão, como essa persona pode ser importante para o marketing digital e de conteúdo seu negócio.

Ferramentas para automação de marketing

Um sistema de automação de marketing eficiente pode ajudar a sua empresa na tomada de decisões em relação ao planejamento e à estrutura de vendas. Os softwares Mautic, RD Station, Mailchimp atuam no gerenciamento das ações realizadas pelos visitantes do site, desde a segmentação desses contatos, criação de campanhas automatizadas, disparo de e-mail marketing, captação de lead etc.

Etapas do funil de vendas

As etapas do funil de vendas

Com a concorrência cada vez mais dinâmica, mutável e acirrada, saiba como afunilar o seu negócio:

Topo do funil

O topo desse funil, o ToFu (ou Top of Funnel) tem que ser amor à primeira vista. Sim, ele existe e pode determinar se a pessoa passará indiferente ou não pelo seu produto ou serviço.

Nessa etapa, o cliente, normalmente um visitante de primeira viagem, vai escarafunchar ou dar uma stalkeadinha básica no seu perfil, nas suas avaliações, no diferencial do seu serviço e, tão importante quanto, como a sua empresa tem trabalhado uma narrativa própria sobre a área na qual atua (dicas, informações úteis, soluções, atualizações são alguns exemplos).

Por isso, acione o gatilho certo: disponibilize um conteúdo rico, assertivo e funcional que se converta em leads. O importante é que a fila ande e que o contato inicialmente estabelecido continue passando pelo funil até chegar na próxima etapa.

Meio do funil

O MoFu (Middle of the Funnel) é o “momento sincerão” do engajamento com o cliente. Como o visitante já se aprofundou na pesquisa inicial e consegue reconhecer que está bem informado sobre as possíveis soluções que a sua empresa pode lhe oferecer, resta que a sua equipe apresente, de fato, quais são essas soluções.

As suas leads já estão interagindo com o seu conteúdo, se soltando mais, deixando de ser meros curiosos ou expectadores da sua marca, e já estão fornecendo informações importantes para que se estabeleça um contato honesto e claro sobre o que pode ser feito para ajudá-lo, muito mais do que vender a qualquer custo.  

#FicaADica da Link Nacional: é justamente aqui, nesse meio do funil, que está o gargalo de muitas empresas, que preferem forçar vendas a apresentar soluções. Com a ajuda da nossa aqui, é aqui no MoFu que a gente vai afunilar o seu cliente para a terceira e última etapa.

Fundo do funil

No fundo do funil, ou no BoFu (Bottom of the Funnel), estão as leads qualificadas que passaram por toda essa jornada de avaliação de Inbound Marketing e que estão prontas para receber o contato do time de vendas da sua empresa. Aqui, a decisão de compra ultrapassa a compra propriamente dita. Na verdade, ela ajuda a criar soluções para os clientes, algo que, de tão raro e caro numa jornada de compras, ganha status de fidelização dos clientes.

Como implantar um funil de vendas

Agora que você já sabe como gerar valor e confiança para as suas leads, transformando os seus visitantes em fiéis compradores por meio de um funil de vendas dinâmico e personalizado, tenha ao seu lado um especialista da Link Nacional para a utilização de sistemas eficientes e para o suporte técnico da sua empresa, sempre com a melhor relação custo-benefício.

Contratar serviço de automação de marketing

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...