Link Nacional

Visa Direct: pagamentos e transferências instantâneas

por | Atualizado em 8 de julho de 2021 | Notícias

O conceito de Open Banking (sistema financeiro aberto), apesar de estar só no começo aqui no país, já apresenta pequenas revoluções na maneira como os seus usuários lidam com o dinheiro. Nessa mudança de paradigma, está o serviço Visa Direct, sistema de transações digitais lançado pela gigante global de meios de pagamento Visa.

Basta olhar para a forma como o Pix, pagamento instantâneo digital, foi incorporado à vida cotidiana de milhões de pessoas. Para se perceber esse impacto: em poucos meses o Pix já se tornou o “queridinho” de mais de 25% dos brasileiros.

A gigante global de meios de pagamento Visa também resolveu dar um passo importante nessa direção ao lançar seu serviço Visa Direct e aqui, com a gente, você vai ficar bem informado e por dentro de tudo o que está rolando nessa área.

Continue lendo

Visa Direct

O que é o Visa Direct?

Em 2017, toda a sorte de transações digitais, como pagamentos, compras ou transferências, levavam de dois a 14 dias para que o saldo estivesse efetivamente disponível aos recebedores. Uma demora hoje inimaginável e que provavelmente levou empresas do setor a pensar soluções criativas para tornar esse fluxo mais ágil e seguro.

Tal como o Visa Direct, uma solução da Rede Visanet para a integração ao ecossistema de pagamentos instantâneos e que permite a transferência de fundos diretamente para cartões de crédito, débito ou pré-pago da Visa, inclusive, no caso de doações.

Aproveitando a infraestrutura maciça da Visanet ao redor do mundo, o Visa Direct estará disponível em mais de 180 países, operando em mais de 20 moedas diferentes.

Esse conceito de movimentação financeira rápida, ou até mesmo em tempo real, vai permitir de tudo: desde famílias transferindo recursos para filhos que estudam em outro país, ou em outro continente, utilizando seu próprio cartão.

Comerciantes e lojistas também poderão comemorar, já que o acesso aos valores recebidos através dos cartões Visa será muito mais rápido e prático, otimizando o fluxo de caixa e potencializando o sistema click to pay. Ou seja, o Visa Direct permite uma mudança inédita no fluxo financeiro.

Como funciona?

A vida toda você usou o seu cartão de crédito ou débito como um meio de pagamento, comprando entradas para o cinema, passagens aéreas e também pagando as contas do dia a dia. Certo? Pois bem, se antes era possível apenas realizar pagamentos através do seu cartão, com o Visa Direct também será possível receber dinheiro por ele.

Em termos técnicos, isso permite que, através de credenciais seguras de pagamento, seja possível que pessoas, empresas e até governos façam um “push”, ou seja, enviem fundos para um cartão.

Como funciona o Visa Direct

Qual o diferencial do serviço?

A versatilidade num toque. Quer exemplos concretos? Você acaba de receber uma notificação de que sua restituição do imposto de renda está disponível. Basta clicar em um botão e pedir para que o valor fique disponível no seu cartão Visa para você gastar da maneira mais apropriada. Ou imagine a seguinte situação: você está no aeroporto, só aguardando a hora para embarcar, até que é informado que seu voo foi cancelado! De maneira rápida e segura, a companhia aérea credita o valor da passagem diretamente no seu cartão. Simples, rápido e fácil.

Visa Direct Brasil

O Brasil é um dos pioneiros no lançamento deste serviço em toda a América Latina e, por aqui, essa parceria foi viabilizada através da Cielo, operadora financeira multibandeira, líder brasileira do mercado de cartões.

Além dos benefícios diretos, como exemplificamos acima, essa parceria ainda possui um caráter social muito significativo: a inclusão de milhões de pessoas hoje na lista dos desbancarizados, à margem de qualquer serviço bancário/financeiro ou à espera para receber seu benefício social.

Como utilizar o Visa Direct?

Como utilizar o Visa Direct

Visa Direct para emissores

Um emissor é todo banco, instituição financeira ou fintech que envia um cartão de uma determinada bandeira para um consumidor. É o emissor quem faz a verificação do limite, nos cartões de crédito, ou do saldo, nos cartões de débito, autorizando a transação. Só para se ter uma ideia, desde que o Visa Direct começou a operar, os resultados mostraram um aumento de 55% na ativação e no volume de transações dos estabelecimentos que aderiram ao serviço. É uma ótima oportunidade para repensar seu negócio e lançar uma solução de pagamento P2P (pessoa para pessoa) baseada no Visa Direct, para garantir maior agilidade nas transações e maior conveniência para o seu cliente final.

Visa Direct para processadores e adquirentes de pagamentos

Os processadores e adquirentes são as empresas que funcionam como hub de todo esse processo, analisando e credenciando estabelecimentos ou empreendedores para aceitarem pagamentos via cartão de crédito ou débito. E a Cielo, parceira da Visa Net no Brasil para o lançamento do Visa Direct, cumpre esse papel. Quando um cliente faz uma transação em um estabelecimento credenciado, é feita a comunicação eletrônica à bandeira do cartão, que, por sua vez, aciona o emissor para validação da operação. Em questão de milissegundos, essa informação retorna para a Cielo, finalizando o ciclo. O Visa Direct é uma oportunidade e tanto para incrementar o portfólio de serviços de adquirentes e processadores com uma plataforma de última geração, o que possibilita aumentar o valor agregado de sua operação.

O que é fast funds?

O serviço de fast funds, ou fundos rápidos, é mais uma inovação do Visa Direct. Por enquanto disponível apenas em alguns bancos do Reino Unido, o serviço já se mostra uma tendência que deve chegar por aqui em breve.

Na prática, o cliente pode consultar o saldo total de vendas feitas com cartões Visa, e as operações elegíveis para o fast fund estarão identificadas com um cronômetro dentro da plataforma. De forma bem prática, basta clicar e solicitar o saque ou a transferência, que leva cerca de quatro horas para ser concluída.

Visa

Como receber e fazer pagamentos com o Visa Direct?

Melhorar o nível de experiência do cliente e simplificar a vida de quem compra e vende parece ser o grande objetivo do Visa Direct. Para receber ou fazer pagamentos, é muito simples: basta informar o número de um cartão Visa elegível ao serviço. Graças à disponibilidade do sistema em tempo integral, o saldo transferido fica disponível instantaneamente mesmo durante feriados ou finais de semana.

Soluções de pagamento online

E aí, ficou com vontade de conhecer mais sobre essa inovação de pagamentos e recebimentos instantâneos? Quer dar uma repaginada no seu negócio?

Os especialistas da Link Nacional têm um portfólio de soluções para você montar sua loja virtual e até mesmo seu site para receber doações online, aproveitando mais essa ferramenta revolucionária do Visa Direct.

E se você já tem uma fintech e pretende expandir sua operação, agregando ainda mais valor à sua operação, entre em contato para obter soluções modernas que vão fazer sua empresa surfar nas ondas da inovação.

Nós temos a solução!
Redação: Juliana Mello
Juliana Mello: Redatora, editora de conteúdo e produtora especializada nas palavras desde 2003. Doutora em Linguagens e Práticas Sociais pela Universidade de Coimbra, em Portugal; jornalista pela Universidade Estadual de Londrina. Atuo paralelamente com escrita criativa, conteúdo web e WordPress, linguagem SEO, mídia digital e publicitária/OFF.
5 2 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens