Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

POP3 ou IMAP: veja quais as diferenças e como funcionam

por | Atualizado em 4 de março de 2022 | E-mails, Notícias

Você costuma ler e-mails diariamente, mas conhece as diferenças entre o POP3 ou IMAP? São protocolos de e-mail que funcionam de maneiras diferentes e conhecer sobre elas pode ser importante para melhorar os serviços de conta de e-mail na sua empresa.

Desde 1971, quando o engenheiro norte-americano Ray Tomlinson enviou os primeiros e-mails como teste, até chegarmos ao complexo sistema de mensagens eletrônicas da atualidade, muita coisa mudou. Os protocolos POP3 ou IMAP garantem que o usuário pode acessar as suas mensagens eletrônicas da forma que melhor convém, mas é fato que o uso do IMAP vem se destacando, em comparação com os adeptos do POP3.

Independente do protocolo de e-mail que você escolher, a Link Nacional não poderia deixar de dar uma mãozinha na hora de você definir qual deles – POP3 ou IMAP – melhor atende as necessidades do seu dia a dia, seja na vida pessoal ou no mundo do trabalho. Acompanhe nosso post e veja que uma pequena diferença pode fazer uma grande mudança no acesso às suas mensagens eletrônicas!

Continue lendo

O que você vai ler

Criar conta de e-mail profissional

Conta de e-mail é uma forma rápida e eficiente de compor, enviar e receber mensagens através de um sistema eletrônico de comunicação.

POP3 ou IMAP

O que é servidor de e-mail?

O servidor de e-mail é responsável pela hospedagem e armazenamento das mensagens enviadas e recebidas por seus usuários, assim como seus arquivos e documentos que são trocados. A sua principal função é direcionar as mensagens para outros servidores de e-mail de acordo com o serviço utilizado pelo usuário.

Para que os clientes de e-mail enviem e recebam as suas mensagens é utilizado alguns protocolos de e-mail que são essenciais para o seu correto funcionamento, criptografia e segurança no tráfego de dados. Os protocolos mais conhecidos são SMTP, POP3 e IMAP.

O que é protocolo de e-mail?

O protocolo de e-mail permite a transferência de dados entre os servidores de e-mail e os mais comuns são: SMTP, POP3 e IMAP. Ele estabelece as regras que sincronizam a troca de mensagens entre remetente e destinatário, de modo a manter a organização no fluxo das comunicações eletrônicas. Os protocolos de e-mail são similares aos semáforos. Em uma rua sem sinalização, o fluxo de automóveis é desorganizado, tornando difícil para o condutor saber como agir.

Na Internet, ocorre algo parecido: quando várias mensagens de e-mail são enviadas, os servidores de e-mail organizam o fluxo destas informações, e os protocolos sinalizam de onde saem e para onde vão. Eles também impedem que uma mensagem de spam vá direto para a sua caixa de entrada do usuário, já que avaliam o envio de mensagens em massa.

Protocolo

Protocolo de e-mail POP3

O Post Office Protocol – POP3 é um protocolo de e-mail que torna o dispositivo, como o computador, um ponto de referência para que os e-mails acessados naquele aparelho sejam recebidos. Ou seja, as mensagens são baixadas em sua máquina sem que haja uma cópia no servidor de e-mail. Com isso, você não consegue acessar suas mensagens de outros dispositivos e também não tem mais acesso via webmail após fazer o download das mensagens. Essas são as desvantagens de se utilizar o protocolo POP3.

O usuário pode configurar o recebimento de e-mails como POP3 se desejar acessar as suas mensagens em apenas um computador e armazená-las nele. Esse protocolo é muito útil para quem utiliza leitores de e-mail como Outlook, Thunderbird ou outros. Você também pode utilizar o protocolo POP3 para ler suas mensagens de um domínio próprio no Gmail, por exemplo. Assim as mensagens ficarão disponíveis em todos locais que você acessar o Gmail.

Email

Protocolo de e-mail IMAP

O Protocolo IMAP, sigla para Internet Message Access Protocol, se refere ao envio e recebimento de e-mails. O IMAP estabelece a conexão entre os servidores de e-mails, que armazenam as mensagens na nuvem e sincronizam as mensagens entre o seu leitor de e-mails e o servidor.

Quem utiliza o protocolo IMAP pode acessar os seus e-mails de qualquer dispositivo e em qualquer lugar. Isso é possível porque todas as mensagens ficam armazenadas na nuvem e ficam sincronizadas entre o servidor e a caixa de entrada, por exemplo. Essa praticidade é a principal vantagem para quem utiliza o IMAP.

Como a mensagem é lida diretamente no servidor, sem a necessidade de fazer seu download para o seu computador, o IMAP oferece a vantagem de acessar seus e-mails de maneira ágil. Também permite o acesso ao e-mail pelo servidor remoto, ou ainda a definição de sinalizadores de mensagem. Em contrapartida, suas desvantagens são que o IMAP não permite o backup das mensagens e é preciso uma conexão à Internet para fazer o acesso.
Configurar server

Protocolo de e-mail SMTP

O Simple Mail Transfer Protocol – SMTP é um protocolo que é utilizado para o envio das mensagens de e-mail, também garante a integridade, a segurança e o sigilo necessários para a transferência de e-mails. Por meio do SMTP, o processo de identificação do e-mail, bem como o trajeto até o destinatário, é mantido em segurança, o que impede a ocorrência de fraudes ou desvios indevidos de mensagens encaminhadas. É como se a Internet fosse uma cidade e o domínio, o endereço das pessoas.

O Registro de Nome de Domínio mantém todos os endereços em um banco de dados virtual, como os Correios. O SMTP é como um filtro, que verifica o domínio antes de encaminhar a mensagem ao destinatário. Para isso, encaminha o endereço da mensagem ao servidor DNS, que confirma ao SMTP a existência daquele endereço.

POP3 vs IMAP vs SMTP

Qual a diferença entre os protocolos POP3, IMAP e SMTP?

Com tantas opções, você deve se perguntar qual a diferença entre POP3, IMAP e SMTP?

De maneira simplificada, o POP3 armazena seus e-mails localmente fazendo o download das suas mensagens para a sua máquina.

O IMAP, ao contrário, permite que o armazenamento das mensagens esteja na nuvem e sincronizado no seu computador.

O POP3 é indicado para uso em conexões lentas, problema que pode afetar o desempenho do IMAP.

Já o SMTP é o protocolo responsável pelo envio dos e-mails, cuidando do percurso feito por uma mensagem de e-mail, a partir do momento em que o remetente faz o seu envio. Antes de chegar à caixa do destinatário, passa pelo servidor SMTP. Ele vai efetuar a adequação da mensagem aos protocolos de transferência de e-mail para só depois reencaminhar para a internet. A partir daí, a mensagem chega ao seu destino final.

Mas para que tudo isso? Para garantir a segurança na transmissão de mensagens. Se a web fosse uma terra sem lei, imagine a quantidade de fraudes que seriam aplicadas todos os dias.

Qual protocolo de e-mail é melhor POP3 ou IMAP?

Se o POP3 ou IMAP atendem a mesma necessidade, qual seria o melhor? A resposta depende de algumas variáveis, como o perfil de usuário, a velocidade da internet e a quantidade de mensagens que envia e recebe diariamente.
Antes da banda larga de internet e das tecnologias 4G e 5G o protocolo mais utilizado era o POP3 porque era mais prático pois você consegue ler suas mensagens em modo off line e as mensagens são baixadas de acordo com a capacidade da sua internet.

Já com a melhoria dos serviços e a popularização da banda larga, o IMAP se tornou o queridinho entre os protocolos, porque permite a sincronização e a leitura de e-mails no trabalho e em casa, por exemplo.

Em questão de praticidade, o IMAP é o protocolo mais indicado, pois seu acesso independe do local em que o usuário se encontra. Já para usuários que preferem manter os arquivos das mensagens de e-mail em seu dispositivo ou computador, o POP3 é a melhor solução. O que se observa, no entanto, é aumento na adesão do IMAP, tanto para clientes empresariais como para o usuário final.

E-mail
Soluções de email

Soluções para contas de e-mail

Se você precisa manter a sua conta de e-mail em atividade, com qualidade e eficiência, conheça as soluções para contas de e-mail da Link Nacional! Nossa equipe está a postos para garantir a rapidez e a segurança tanto no envio quanto no recebimento das suas mensagens eletrônicas. Oferecemos o que há de mais avançado em protocolos de Internet para a transferência de mensagens, mantendo toda a integridade e proteção que a sua conta de e-mail necessita. Fale já com um dos nossos consultores e saiba como adquirir seu plano!

E-mail

Criar conta de
e-mail profissional

Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 6 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos Web Stories

Últimas postagens

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto é um misterioso codinome do criador do Bitcoin, existem muitas especulações sobre a sua identidade, afinal, quem é Satoshi Nakamoto?