Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Protocolo SMTP: o que é, como funciona e como configurar?

por | Atualizado em 8 de abril de 2022 | E-mails, Notícias

Você pode até não conhecer o protocolo SMTP(Simple Mail Transfer Protocol) ou saber para o que serve, mas com certeza faz uso dele no dia a dia. O SMTP faz parte do conjunto de regras que orientam o envio de e-mails pela web. Toda vez que você encaminha uma mensagem eletrônica, o seu percurso só se completa porque o protocolo SMTP estabelece a ligação entre o seu computador ou outro dispositivo e o servidor de e-mail até o seu destinatário. Sem concluir esse trajeto, a mensagem simplesmente não seria encaminhada ao destinatário.

Assim, não são apenas os usuários que se protegem, as empresas também conseguem manter seguras as ações de envio de mensagens eletrônicas. Por isso a Link Nacional vai mostrar como configurar o protocolo SMTP para que as mensagens de e-mail da sua empresa sejam encaminhadas com a confiabilidade que seus clientes merecem. Entre nesta onda com a gente!

Como funcionam os protocolos de e-mail?

Os protocolos de e-mail têm como objetivo a organização do envio e recebimento de mensagens eletrônicas na web. Também são responsáveis pela forma como o usuário acessa a sua caixa de e-mails. Os protocolos de e-mail são as regras que vão determinar como o computador vai estabelecer sua comunicação em rede, entre o provedor de e-mail e o servidor. Se houver falha em um destes meios, a mensagem não poderá ser encaminhada, retornando ao seu remetente.

Quais os protocolos de e-mail existentes hoje?

Conheça agora os protocolos de e-mail disponíveis na internet, para que as mensagens eletrônicas possam ser transmitidas e acessadas. Como já estão incluídos no software de rede dos computadores, os usuários não precisam fazer download dos protocolos de e-mail.

Continue lendo

Protocolo SMTP

SMTP

O Simple Mail Transfer Protocol – SMTP localiza os endereços das inúmeras mensagens eletrônicas junto ao servidor, para só depois encaminhar ao provedor de e-mail do destinatário. Mesmo agindo de forma automática, a tarefa do SMTP é complexa. É por meio desse protocolo que a circulação de mensagens na internet é feita de forma organizada, com controle sobre o envio de spam e de mensagens suspeitas na rede.

POP3

O POP3 é a sigla para Post Office Protocol. Sua função é tornar a máquina capaz de receber os e-mails encaminhados. Também é o protocolo que permite aos usuários fazer o acesso à caixa de mensagens, bem como o download dessas para arquivamento no computador. Para isso, é preciso usar um aplicativo de e-mail, como o Outlook e o Thunderbird.

IMAP

O IMAP – Internet Message Access Protocol – funciona como um servidor de arquivos remoto, em que o usuário acessa seus e-mails. Sua principal característica é a flexibilidade, pois o acesso pode ocorrer de qualquer lugar, desde que se tenha um dispositivo conectado à internet. Todo o gerenciamento das mensagens eletrônicas é feito no servidor e de forma sincronizada.

POP3 vs IMAP vs SMTP

O que é o protocolo SMTP?

O protocolo SMTP é usado para envio de e-mails, processo em que os servidores fazem o gerenciamento do tráfego de mensagens eletrônicas que circulam na internet. O SMTP foi estipulado com base na criação do protocolo da caixa de correio, em 1971. De lá para cá, sua popularidade só aumenta, sendo um dos protocolos mais usados do mundo.

Quando e como foi criado?

O Protocolo SMTP foi criado em 1982, nos Estados Unidos. O cientista Jonathan Bruce Postel, considerado o “Deus da internet”, é co-autor de muitas RFCs, sendo que parte delas foram usadas para a implementação do conjunto de protocolos da Internet. Foi diretor da Divisão de Redes de Computadores do Instituto de Ciências da Informação, na Califórnia.

Protocolo SMTP | Jonathan Bruce Postel

Como funciona o protocolo SMTP?

O protocolo SMTP funciona de maneira semelhante ao serviço postal. Imagine que o e-mail é uma carta. Ao encaminhar sua mensagem pela rede, primeiro há o encaminhamento ao servidor de e-mail de saída. Depois de verificar o endereço, o servidor reencaminha a mensagem ao destinatário, como se fosse o serviço de Correios. Quem está por trás deste fluxo é o protocolo SMTP.

Email

O que é SMTP autenticado?

O SMTP autenticado confere ao envio do e-mail uma barreira de segurança e também serve para impedir que o seu e-mail seja utilizado para o envio de spams e por consequência adicionado a alguma lista negra. A autenticação checa se o usuário, a senha e o IP de quem está enviando o e-mail realmente confere com o proprietário da conta. Por isso, na hora de configurar o SMTP da sua conta de e-mail é importante selecionar o campo de SMTP autenticado.

A maioria dos servidores de e-mail requerem a autenticação do SMTP para o envio de e-mail. Por isso, na hora de configurar o seu aplicativo de e-mail ou ao inserir uma nova conta de e-mail no seu webmail favorito, habilitem a opção SMTP autenticado. Alguns provedores de e-mail não funcionarão sem essa configuração e é o principal problema dos usuários na hora de configurar suas contas de e-mail.

SMTP com criptografia

O envio de e-mail por meio do SMTP autenticado requer um tipo específico de protocolo de criptografia que proporciona maior segurança no tráfego de dados. Os protocolos de criptografia mais conhecidos são o SSL(Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security) e funcionam de forma parecida com o certificado de segurança SSL que confere o “s” ao HTTPS.

A diferença entre o SSL e o TLS é basicamente no nível de segurança, por isso o TLS é considerado o sucessor do SSL. O TLS poderia ter sido chamado de SSL v4, por se tratar de uma evolução no envio de dados criptografados, mas, recebeu esse nome e já conta com as versões TLS 1.2 e TLS 1.3 que são mais seguras que a primeira lançada.

SMTP e os serviços de envio de e-mails

Para os usuários que necessitam de um serviço de envio de e-mail profissional ou em massa é importante considerar a contratação de algum serviço que seja flexível e faça o envio de e-mails em escala. Os serviços mais conhecidos são oferecidos pela Amazon por meio do seu serviço “Simple E-mail Service” e o SendGrid.

Amazon SES

O Amazon SES é um serviço de envio e recebimento de e-mail na nuvem para quem precisa deste serviço em alta escala. Ou seja, é recomendado para quem faz campanhas de e-mail marketing, utiliza algum sistema de automação de marketing ou possui uma grande demanda dentro da empresa.

Amazon SES

A grande vantagem em se utilizar o SES é o seu armazenamento na nuvem, a flexibilidade e o dimensionamento de acordo com cada projeto. Recursos como opções flexíveis de implantação por IP e autenticação permitem o envio em massa, em segurança e sem que o remetente caia na black list ou tenha seus e-mails na caixa de spam.

SendGrid

O SendGrid é um poderoso serviço de disparo de e-mails na nuvem que permite campanhas de e-mail marketing com segurança e eficiência. A sua API permite a integração do serviço em sistemas de automação de marketing, CRM´s e outros sistemas empresariais.

Além do envio de e-mails em massa com segurança, o SendGrid possui outros recursos como geração de relatórios, coleta de dados em tempo real, análise de tendências, entre outros.

Sendgrid

SendPulse

A SendPulse é uma empresa especializada em ferramentas de e-mail marketing, CRM, automação e disponibiliza um servidor SMTP gratuito para os seus clientes. Com ele é possível fazer o envio de 12 mil e-mails gratuitos por mês. Basta integrar o seu CRM ou CMS aos serviços da SendPulse.

A vantagem desse serviço é contar com um endereço IP exclusivo, servidores de ocnfiança, estatísticas, relatórios e listas de clientes que cancelaram a inscrição.

SendPulse

Diferenças entre o protocolo SMTP e o POP3 e IMAP?

O protocolo SMTP é responsável pelo envio de e-mail e faz a criptografia dos dados que trafegam entre o remetente, os servidores de e-mail e o destinatário. O POP3, por outro lado, é um protocolo que capta o e-mail de um servidor para que o usuário possa acessar pela sua caixa de entrada. O IMAP também é um protocolo de acesso às mensagens de e-mail do servidor. Sua diferença, comparado ao POP3, é a versatilidade de acesso em diferentes dispositivos, além de sincronizar as mensagens entre o servidor e a sua máquina.

Como configurar o SMTP do Gmail em outros serviços de e-mail?

Para configurar o SMTP do Gmail em outros serviços de e-mail, como Microsoft Outlook
e Apple Mail, é simples. Acompanhe o passo a passo:

  1. Confira se o IMAP está ativado:
    • Acesse o Gmail no computador;
    • No lado superior direito, acesse Configurações;
    • Clique em “Ver todas as configurações”;
    • Acesse “Encaminhamento e POP/IMAP”;
    • Entre na seção “Acesso IMAP”;
    • Acesse “Ativar IMAP”;
    • Salve as alterações.
  2. Altere o SMTP:
    • Insira o Servidor de envio de e-mails – IMAP:
    • imap.gmail.com;
    • SSL: Sim;
    • Porta: 993;
    • Insira o Servidor de envio de e-mails – SMTP – smtp.gmail.com;
    • SSL: Sim;
    • TLS: Sim, se houver;
    • Autenticação: Sim;
    • Porta SSL: 465;
    • Porta TLS/STARTTLS: 587;
    • Insira seu Nome;
    • Insira o Nome da conta, Nome do usuário ou Endereço de e-mail;
    • Insira a sua Senha.
Pronto! Agora você pode acessar o Gmail em outros serviços de e-mail, com toda a segurança!
SMTP para Outlook

Como configurar o SMTP para o Outlook do Microsoft 365

Ao configurar o SMTP para o Outlook, você vai poder ler e enviar e-mails de vários provedores, entre eles Yahoo e Gmail. Veja como é fácil:

  1. Para Microsoft 365, Microsoft Outlook e Live.com:
    • Insira o servidor: smtp.office365.com
    • Digite a porta: 587
    • Selecione a criptografia: STARTTLS
  2. Para MSN:
    • Insira o servidor: smtp.office365.com
    • Digite a porta: 587
    • Selecione a criptografia: STARTTLS
Em três passos, seu SMTP já está configurado!

SMTP Hotmail

Para configurar seu SMTP no Hotmail, o caminho mais rápido é:

  • Insira o endereço do servidor: smtp-mail.outlook.com
  • Selecione a porta 25 ou 587
  • Autenticação: Sim
  • Conexão criptografada: TLS
  • Insira o nome de usuário: seu endereço de e-mail
  • Insira a sua senha
Agora você já pode acessar seu Hotmail no seu aplicativo de e-mail preferido!
Locaweb

Como configurar SMTP na Locaweb

Na Locaweb você pode configurar o SMTP seguindo os passos:

Para Outlook

  • Acesse o painel de SMTP;
  • Configure o endereço de remetente;
  • Abra “Painel de Controle” na barra de pesquisa do Windows;
  • Selecione a opção “Mail”;
  • Clique em “Contas de e-mail”;
  • Ao abrir a janela da conta configurada, faça duplo clique;
  • Insira o nome da conta no Outlook;
  • Insira o “Endereço de e-mail remetente”;
  • Não altere o “Tipo de conta”;
  • Não altere o “Servidor de entrada de e-mails”;
  • Insira o Servidor de saída de e-mails (SMTP): smtplw.com.br;
  • Insira o Nome de usuário: Endereço de e-mail;
  • Insira sua “Senha”;
  • Clique em “Mais configurações”;
  • Clique em “Servidor de saída”;
  • Marque Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação;
  • Em “Fazer logon usando”, insira:
  • User name: Login SMTP
  • Password: Senha SMTP
  • Clique em Avançado;
  • Insira a porta do Servidor de saída (SMTP): 587;
  • Selecione sem criptografia (Nenhum) ou 465 (SSL/TLS);
  • Clique OK.
Prontinho! Seu SMTP na Locaweb já está configurado!

Porta SMTP

Afinal, por que a porta SMTP é importante para configurar o servidor? A função das portas é tornar a gestão do tráfego de informações na rede mais simplificada. Por isso, diferentes processos vão ser associados a diferentes protocolos. As portas SMTP possuem um comportamento para cada necessidade, então você precisa conferir qual porta atende o seu caso. Confira o esquema abaixo:

  • Porta 25 – a mais antiga porta SMTP. Devido ao seu uso indevido para o encaminhamento de spam, passou a ser bloqueada por vários provedores e aplicativos de e-mail.
  • Porta 587 – atualmente é a porta considerada padrão para submissão SMTP. Em vez de usar a porta 25, antiga porta padrão, use a 587 em seu lugar. Possui suporte em TLS, garantido a segurança no envio dos seus e-mails.
  • Porta 465 – aceita o SMTP com certificação SSL. Mesmo após a atribuição de um novo serviço pela IANA, órgão que designa padrões de endereçamento, a porta 465 ainda continua sendo usada, já que não compromete a segurança.
  • Porta 2525 – apesar de não ser porta oficial para SMTP, é uma porta que pode substituir a 587, se houver algum problema.

Soluções para contas de e-mail

Se você quer profissionalizar a comunicação do seu negócio, conheça as melhores soluções para conta de e-mail que a Link Nacional oferece! Além de domínio grátis, sua empresa vai contar com endereços de e-mail personalizados. Assim o contato com seus clientes vai alcançar um nível profissional, com maiores chances de fechar boas vendas. Fale já com um consultor da Link Nacional e escolha o seu plano!

E-mail

Criar conta de
e-mail profissional

Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 4 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos Web Stories

Últimas postagens

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto é um misterioso codinome do criador do Bitcoin, existem muitas especulações sobre a sua identidade, afinal, quem é Satoshi Nakamoto?