O webmail RoundCube é um sistema de e-mail online e personalizado para quem não quer perder tempo com configurações e instalações de programas específicos para correio eletrônico. Ele é um projeto de webmail gratuito e de código aberto (open source) que possui uma interface fácil e amigável para o usuário. Possui o recurso de arrastar e soltar mensagens e está disponível em mais de 80 idiomas.
Para quem utiliza um serviço de hospedagem de sites com o painel de controle cPanel, o webmail Roundcube é mais uma opção para você que procura um leitor de e-mail eficiente e com diversas vantagens na experiência do usuário (UX). Ele faz as mesmas funções do que os leitores de e-mail do Gmail e do Hotmail, por exemplo.
Quer saber mais sobre o webmail RoundCube? Então continue a leitura que vamos falar de todos os recursos desse leitor de e-mail.
Continue lendo
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente
Como acessar o webmail Roundcube?
O acesso ao webmail através do navegador é bastante simples. Aprenda como realizá-lo com as instruções abaixo:
- Abra o seu navegador (ou browser) e vá até a barra de endereço.
- Na barra de endereço do navegador, digite uma expressão com os seguintes termos:
- A palavra “webmail”;
- Um ponto (.);
- Depois o seu domínio (o domínio, ao qual nos referimos aqui, é a parte do seu e-mail que vem após o símbolo do @. Por exemplo: no e-mail seunome@seudominio.com.br, apenas a parte em negrito deve ser usada).
- Veja um exemplo na imagem abaixo:
Fazer login no Webmail
- De modo que, conforme o nosso exemplo, a expressão na barra de endereços do seu navegador fique com este formato: webmail.seudominio.com.br
- Depois, basta dar um Enter e será carregada a página de login do webmail. Nesse caso, o Roundcube.
- Na página de login, insira o seu usuário, sua senha e clique no botão Entrar.
Após a realização deste passo a passo, você estará dentro da sua conta e poderá receber, criar e enviar e-mails.
Mas se você ainda não possui uma conta de e-mail com RoundCube você pode criar solicitando o Serviço de Contas de e-mail no site Link Nacional ou clicando diretamente aqui.
Recursos do webmail Roundcube
No webmail RoundCube é possível utilizar diversos recursos desenvolvidos para melhorar a experiência do usuário e tornar a leitura e a organização dos e-mails uma tarefa fácil e com boa encontrabilidade. Funcionalidades como arrastar e soltar, verificação ortográfica e layout responsivo tornam o Roundcube um dos leitores de e-mails preferidos pelos usuários.Muitas empresas que possuem domínio próprio e conta de hospedagem utilizam o Roundcube como a principal ferramenta para gerenciar as contas de e-mail da corporação. Um dos recursos que facilita esse trabalho é o de múltiplas identidades de remetente, que possibilita o envio do e-mail com o remetente que você escolher. Outros recursos como personalização de assinatura de e-mail, catálogo de endereços e gerenciamento de pasta IMAP também são muito utilizados pelas empresas.Quando a questão é segurança, o webmail RoundCube se mostrou um dos leirores de e-mails mais seguros do mercado, ele possui tecnologia de proteção de privacidade sofisticada, prevenção de ataques de força bruta, sistema anti-spam e criptografia PGP(Pretty Good Privacy).Com relação a interface do usuário, o RoundCube está disponível em mais de 80 idiomas, possui layout de três colunas, skin responsiva, visualização de anexo e busca avançada no catálogo de endereços.Todos esses e outros recursos tornaram o webmail RoundCube uma excelente alternativa para quem utiliza o Gmail ou Hotmail, já que trabalha com o armazenamento de mensagens em servidor próprio ou contratado.Vantagens do webmail RoundCube
Dentre os webmails existentes, o Roundcube é o mais moderno e recomendado para todos os tipos de usuários, desde iniciantes até os avançados. Por oferecer grande facilidade de uso e opções de configurações que permite personalizações e a utilização de ferramentas modernas e eficientes.
A sua grande vantagem em relação aos webmails comuns, como o Gmail, por exemplo, é que se trata de um software de código livre que possui atualização de tecnologia constante e pode ser personalizado por webmasters experientes de acordo com a necessidade de cada empresa. É um produto que permite implementações e modificações de ferramentas diretamente no seu código fonte.
Além de você ter a vantagem de poder utilizar um endereço de e-mail com o seu domínio próprio, o que não aocntece com o Gmail e o Hotmail. Dessa forma, o nome da sua empresa estará presente em todas as comunicações, via webmail, com clientes, fornecedores e outros.
O webmail Roundcube ainda oferece:
- Suporte de criptografia
- Pesquisa avançada sobre todas as pastas
- Pastas virtuais (também conhecidas como pesquisas salvas)
- Atalhos do teclado
- Visualização de conversa usando XCONVERSATIONS
- Suporte ao histórico do navegador
- Módulo de calendário on-line
- Interface de administração
- Suporte para IDNA e SMTPUTF8
- Modelo de resposta automática
- Suporte para servidor SMTP externo
- Suporte para listas de controle de acesso (ACL)
- Cache integrado
Como criar filtros de e-mail no Roundcube
Além dos recursos citados acima, uma função muito legal do Roundcube, que ajuda muito no dia a dia, são os filtros de e-mails. Com eles é possível mandar mensagens de propagandas direto para a lixeira, entre outras possibilidades. Confira abaixo como fazer:Passo 01: Acesse o webmail;
Passo 02: No menu lateral, no lado esquerdo, clique no botão Configurações;
Passo 04: Com a página de filtros aberta, localize no canto superior direito o campo Criar, clique nele;
Passo 05: Na página seguinte, terá os campos de configurações do filtro:
Passo 06: Preencha o nome do filtro;
Por exemplo, como na imagem acima, ao escolher a opção Assunto, a condição: contém e a palavra-chave “oferta”, nós criamos uma regra que será aplicada quando o assunto do e-mail contiver a palavra “oferta”.
Como criar uma assinatura de e-mail com o Roundcube?
A assinatura de e-mail é um conjunto de informações sobre o remetente de um e-mail, localizada logo após a mensagem, que pode conter o nome, logotipo, telefone, website, lnk das redes sociais e cargo na empresa. A assinatura é importante pois é uma identificação do remetente e da empresa que ele trabalha, além das informações de contato mais relevantes.
É bem simples criar uma assinatura de e-mail com imagem. Para adicioná-la as suas mensagens de e-mail no Roundcube, basta seguir os passos abaixo ou assista o tutorial em vídeo.
- Acessar seu webmail;
- Escolher o leitor Roundcube;
- Clique em configurações;
- Na opção Preferências, clique em Redigir Mensagens;
- Em Criar mensagem em HTML, selecione a opção “sempre”;
- Clique em salvar;
- Clique em Exibição de mensagens;
- Marque a opção “Exibir em HTML” e em seguida clique em salvar;
- Clique em Identidades e clique no seu e-mail;
- Escolha Assinatura em HTML;
- Clique em HTML;
- Insira o código HTML da imagem na nova tela que vai abrir e clique em “atualizar”;
- Clique em Salvar e pronto! Assinatura configurada.
Essa é uma das inúmeras possibilidades que o webmail RoundCube pode oferecer. Para criar a sua conta é muito fácil, basta clicar nesse link aqui, preencha seus dados e escolha um dos nossos planos.
Como ativar notificações de e-mail no webmail RoundCube
- Acessar seu e-mail com o login e senha;
- Em seguida, clicar em Configurações, que está localizado na lateral esquerda;
- Ir em Preferências –> Exibição da caixa de correio;
- Conforme a imagem abaixo, nas opções de Nova Mensagem, habilitar as opções que estão destacadas e indicar por quanto tempo deseja que a notificação esteja visível na tela;
- Após habilitar, clicar em salvar.
6. Depois clicar em testar na opção Exibir notificação no Desktop. Irá abrir uma caixa de notificação e clique em permitir. Em seguida, irá aparecer uma notificação na tela avisando a chegada de um novo e-mail e confirmando que foi configurado corretamente, conforme a imagem abaixo:
Soluções de e-mail profissional
Os e-mails profissionais são elementos fundamentais para organizar as demandas do dia a dia das empresas. Se a sua organização ainda não utiliza um e-mail profissional, conte com as nossas soluções! Clique no banner abaixo e venha conhecer os diferentes planos de contas de e-mail com os quais você pode trabalhar.Aumente sua Credibilidade com E-mail Profissional
Descubra como nossos planos de e-mail profissional podem melhorar sua imagem
Davi,
uso o Roundcube. Quando temos uma conversa de email, a nossa resposta mias recente é sempre colocada no final, e não em primeiro, como nos “convencionais”.
Sabe se isso é configurável?
Olá bom dia, se vc utiliza a nova versão do Roundcube, clique no ícone “Opções” e depois ajuste a listagem conforme sua preferência. As opções são: Coluna para ordenação: Data de envio, Ordem da classificação (decrescente). Se preferir agende uma reunião online pelo atendimento e te oferecemos o suporte necessário. Boa sorte!
Siga os seguintes passos, Glauco:
Clique em “Configurações”; em “Preferências”, clique em “Redigir mensagens”; em “Quando responder”, selecione a opção “iniciar nova mensagem acima da original”.
Pronto! A partir de agora, suas respostas serão inseridas na parte superior de seus e-mails.
Espero tê-lo ajudado.
Abraços!
como faço para receber notificaçao de novo email ?
Olá, boa tarde.
Atualizei o conteúdo da página “O que é o Webmail RoundCube?”, explicando como ativar as notificações. Confira lá por favor, qualquer dúvida conte com a gente!
oi boa tarde!
esse roundcube webmail é seguro? Onde ficam armazenados todos os dados que recebemos de email? Onde fica o servidor? É Brasil?
Olá boa tarde, sim o Webmail é bem seguro. Os dados ficam armazenados em servidores Brasileiros.
Olá. Gostaria de saber se é possível ficar logada usando o Round Cube. Uso este email várias vezes ao dia e fica difícil me logar o tempo todo. Tem alguma configuração para ele ficar logado como o GMAIL faz?
Olá Karina boa noite, se a sua conexão mudar o IP de conexão com a internet constantemente, isso pode acontecer. Mas aqui no Webmail do RoundCube da Link Nacional isso não acontece quando o IP não altera. Você tem 3 opções: 1. Entrar em contato com a empresa que fornece o serviço de e-mail ou 2. Migrar o serviço de e-mail para a Link Nacional ou 3. Configurar seu endereço de e-mail do RoundCube dentro do Gmail. Qualquer dúvida chama a gente no WHatsApp 😉
Gostaria de saber como configurar minha conta Roundcube dentro do Gmail.
Bom dia, Alexandre.
Abaixo eu deixei um link de um guia completo, que está no nosso blog, sobre como você consegue configurar a sua conta de webmail Roundcube dentro do Gmail.
É um passo a passo bem didático e facilmente você fará a configuração e começará a enviar e receber e-mails da sua conta de webmail pelo Gmail.
Link: https://www.linknacional.com.br/blog/como-configurar-conta-de-email-no-gmail/
olá, gostaria de aumentar o espaço do meu email roundcube, pois com apenas 2.0 gb ja esta cheio e tenho de ficar apagando emails e não queria. pode me dar uma solução?
Olá Rafael o procedimento é bem simples, o primeiro passo é verificar se o seu plano oferece mais espaço e depois verifique dentro do cPanel ou do gerenciador de e-mail se tem como aumentar o espaço da conta individualmente. Caso precise de ajuda entre em contato conosco por um dos nossos canais de atendimento para lhe auxiliar no procedimento rapidamente.
Não consigo fazer funcionar o SMTP do roundcube em uma aplicação, coloco SMTP mail.meudominio usuario e senha, porta 465 e SSL ativo e não conecta
Verifique com o provedor de hospedagem de site o motivo do bloqueio, pode ser o firewall do seu servidor.
Olá, boa tarde!
Como faço para recuperar uma pasta que exclui por engano do e Roundcube Webmail Inbox !?
Patrícia, todo arquivo ou pasta deletada fica dentro da lixeira por um período. Acesse o cPanel entre na ferramenta de gerenciador de arquivos procure pela lixeira e restaure a pasta deletada que esta dentro dela.
Olá,
Estou tentando configurar um e-mail da roundcube em um outro sistema, mas sempre
retorna a mensagem Couldn’t connect to host
Esse e-mail tem algum bloqueio que precise de permissão para esse tipo de configuração?
Bom dia, Thaís, é necessário primeiro verificar se o seu serviço de hospedagem oferece a opção de usar o Roundcube.
Caso você tenha interesse, conheça aqui os nossos serviços de e-mail e nós daremos todo o suporte para você configurar uma conta de e-mail profissional no Roundcube
Estou tentando configurar o POP do Roundcube no GMail … o SMTP foi … mas o POP (com o servidor indicado e porta POP ou IMAP) dá erro …
Ocorreu um problema durante a conexão com mail.dominio.com.br
Erro retornado pelo servidor: “Connection timed out: There may be a problem with the settings you added. Please contact your other email provider to verify the correct server name and port.”
Olá Alex, verifique se vc definiu a porta correta do POP3 dentro do Gmail.
Boa tarde! Não estou conseguindo visualizar e-mails antigos da caixa de entrada. Usava o outlook e passei a usar o roundcub webmail por ser possível acessar em qualquer lugar, usando a mesma conta de e-mail que usava no outlook, porém todas as pastas e mensagens aparecem no roundcub (enviados, rascunhos) mas as mensagens na caixa de entrada está limitada até 165 msg e percebi que com o tempo ela vai esvaziando. Hoje tem apenas 75 mensagens na caixa de entrada, mensagens de 20 dias. Parece que está esvaziando automaticamente. Em nenhum momento fiz limpeza ou mexi na configuração, mas não… Leia mais »
Olá Izabel, recomendo vc alterar a senha do seu e-mail. Provavelmente a conta esta configurada em outro aplicativo ou dispositivo por POP3, ao trocar a senha irá resolver o problema. Para recuperar as mensagens vc precisa identificar aonde estão a mensagens, ou entrar em contato com seu provedor de hospedagem dos emails para recupera-las.
EU NAO PARO DE RECEBER EMAIL Mail delivery failed: returning message to senderCOMO BLOQUEAR? TO RECEBENDO UNS 250 POR DIA.
Bom dia, MACOVAN.
O bloqueio desse tipo de spam é realizado através do painel de controle. Se você for nosso cliente abra um ticket suporte e nós resolveremos isso para você.
Olá, por favor preciso de ajuda…
Eu esvaziei a lixeira de um cliente do Roundcube, como posso recuperar esses e-mails?
Boa tarde, Jai.
Não é possível recuperar os e-mails excluídos da lixeira. O ideal é sempre armazenar uma cópia daqueles que são mais importantes em outro programa.
Olá, boa tarde. Sabe me informar se tem como recuperar e-mails excluidos da lixeira?
Pois sem querer eu apaguei todos e-mails da caixa de entrada e achando que era só o que eu selecionei apaguei da lixeira também.
Estou desesperada, pois é e-mail do meu trabalho.
Boa tarde, Ana Clara.
Infelizmente os e-mails, após apagados da lixeira, não podem mais ser recuperados.
A única possibilidade de resgatá-los novamente é se houver um backup (uma cópia) em outro aplicativo de e-mail.
Estou tendo problemas com login/senha no meu RoundCube … como faço para solucionar ? Existe Suporte Técnico ?
Boa tarde, Alexandre. Eu imagino que você esteja tentando logar diretamente pelo Navegador; neste caso verifique se o domínio está digitado corretamente. Caso você não lembre, exatamente, do seu domínio você adquire essa informação na área do cliente, se tiver algum serviço conosco. Outra forma de resolver (principalmente se o problema for a senha) é entrar no Roundcube pelo painel de controle da sua conta de hospedagem. Mais uma vez: se você tem algum serviço com a gente, pela área do cliente você consegue acessar o painel e, nele, entrar no Roundcube. Depois veja este post em que mostramos como,… Leia mais »
fui alterar uma senha do email e o webmail registrou alteração com sucesso. fui tentar realizar o acesso e está dando usuário desconhecido ou senha incorreta. como faço para poder recuperar a senha?
Olá, Wesley, tudo bom? Você poder definir uma senha nova através do painel de controle do seu plano de hospedagem. Para ajudá-lo nisso eu vou deixar aqui dois links de vídeos do nosso canal no YouTube. Eles ensinam como realizar este procedimento: um mostra o a execução pelo painel DirectAdmin e o outro pelo cPanel. O nosso canal do YouTube tem ínumeros vídeos com tutorias ensinando como resolver muitos desse problemas. Aproveite navegue pelas nossas playlists, que certamente você vai gosta de conteúdo disponível nelas. Vídeo de redefinição de senha pelo cPanel: https://www.youtube.com/watch?v=zhrCrO0nRwA Vídeo de redefinição de senha pelo cPanel:… Leia mais »
Olá, boa noite! Não aparece a opção Nova Mensagem no nosso e-mail para colocar a notificação. poderia me ajudar?
Olá, Gabriel, tudo bom?
A opção Nova Mensagem ainda está disponível. Para acessá-la, você precisa seguir este passo a passo(também descrito com imagens no post):
1- Clicar em Configurações, no menu lateral esquerdo;
2- Acessar a opção Preferências;
3- clicar em Exibição de Caixa de Correio.
Este é o caminho para acessá-la, mas o que acontece é que o campo a ser marcado para a ativação das notificações não está mais disponível. Ao que parece, o sistema não possui mais essa opção.
boa tarde , sera q vcs poderiam me ajudar ? não consigo acessar os nossos email , tem algum telefone ou email p poder me auxilar
Olá, Paulo
Esse provavelmente é um problema com a conta de webmail que a sua empresa utiliza. Se você usa os nossos serviços de webmail, abra um tícket suporte para possamos verificar o que está acontecendo e resolver esta dificuldade. Mas se você usa os serviços de e-mail profissional de outra empresa, é necessário recorrer ao suporte dela para solucionar esse problema.
Suporte Link Nacional: https://www.linknacional.com.br/suporte/
Diariamente temos o problema de atingir o limite máximo de e-mails por hora, gostaria de saber se teria como aumentar esse limite e porque acontece isso mesmo enviando poucos e-mails no dia.
Olá, Diego, o primeiro passo é verificar com a empresa que gerencia o seu e-mail profissional qual é o limite de envio diário da sua conta (em geral, para empresas, os limites diários são de pelo menos 2000 e-mails). Quanto a possibilidade de aumentar este limite, isso é possível; e é feito através de uma solicitação à empresa (ao provedor) que estiver gerenciando o serviço de e-mail profissional.