FB
Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Marketing de afiliados para iniciantes

por | 26/04/23 12:43 | Marketing digital

O desenvolvimento da internet trouxe benefícios inumeráveis em muitas áreas da vida humana. Em especial, chamamos atenção para uma espécie de enriquecimento geral da sociedade como um todo. Hoje, através da internet, qualquer pessoa, com um mínimo de instrução, consegue aprender e desenvolver um ofício.

O tema deste texto, que trata do marketing de afiliados para iniciantes, é um exemplo disso. Este modelo de negócio, surgido no fim da década de 1980, vem crescendo e possibilitando a centenas de pessoas uma oportunidade de trabalhar pela internet, ganhar dinheiro e seguirem suas vidas dignamente. É sobre ele que falaremos a partir de agora.

Neste texto você vai compreender a fundo o conceito de marketing de afiliados e como se dá o seu funcionamento, com dicas práticas para também iniciar neste ramo e ter uma renda a mais. Além disso, ainda forneceremos algumas estratégias de vendas e desmistificaremos as confusões que existem em torno deste assunto. Para saber como se tornar um afiliado e como ingressar nesse mercado, leia este artigo até o final!

Continue lendo

Contratar Serviço de Marketing Digital

Impulsione seu negócio com estratégias eficazes e resultados comprovados

Marketing de afiliados para iniciantes

O que é o marketing de afiliados?

O Marketing de afiliados é o nome dado à relação de negócios entre uma empresa, que possui um produto, e uma pessoa, que se oferece para vendê-lo em troca de uma comissão. Grosso modo, este é o conceito dessa modalidade de negócio. Mas, além das vendas, os afiliados também podem receber comissões por atrair visitas a uma página ou por inscrições em formulários de pesquisa, ou contato.

Afiliados são as pessoas que se inscrevem em um programa de afiliados e ficam responsáveis por divulgar um produto ou serviço. Vale lembrar que os produtos e serviços divulgados podem ser tanto digitais quanto físicos.

Esse modelo de marketing cresceu bastante nos últimos anos, principalmente depois do crescimento do mercado de infoprodutos (produtos informativos no formato digital). No entanto, o marketing de afiliados já existe há muito tempo, antes mesmo da World Wide Web (o famoso www).

Em 1989, nos Estados Unidos, o empresário William J. Tobin concebeu e patenteou o modelo de marketing de afiliados. O americano era dono de uma empresa de flores e presentes e com as vendas por afiliação conseguiu ligar mais de 25 mil floristas e faturou mais de U$ 6 milhões.

William J. Tobin | Marketing de afiliados

Depois de uns anos, em 1996, a Amazon popularizou o marketing de afiliados quando lançou seu programa Associates. O Associates atraiu muito interesse, de forma global, de modo que vários varejistas o utilizaram como exemplo para implementar seu próprio programa de marketing de afiliados. Depois de uns anos, em 1996, a Amazon popularizou o marketing de afiliados quando lançou seu programa Associates. O Associates atraiu muito interesse, de forma global, de modo que vários varejistas o utilizaram como exemplo para implementar seu próprio programa de marketing de afiliados.

Como funciona o marketing de afiliados?

Na prática, o marketing de afiliados funciona da seguinte forma: uma empresa ou produtora de infoprodutos disponibiliza seus serviços na internet. Para ajudar na divulgação ou vendas desses produtos, essas empresas e produtores criam seus programas de afiliados, nos quais terceirizam suas vendas e divulgações.Os afiliados, por sua vez, são pessoas cadastradas nesses programas de vendas, eles ficam responsáveis por divulgar o produto, em troca ganham comissão por cada venda ou visita na página da empresa. Para contabilizar quantas pessoas cada afiliado leva até o produto, é disponibilizado um link rastreável para cada membro do programa.O pagamento pode ser feito de diversas maneiras:

CPS (Custo por venda)

O pagamento é feito a cada venda, pode ser combinada uma taxa ou uma porcentagem do produto;

CPC (Custo por clique)

O pagamento é feito por cada pessoa que clica no site da empresa;

CPL (Custo por lead)

Leads são usuários que se tornam um contato para empresa. Sendo assim, é feito o pagamento por cada pessoa que visita à página da empresa e deixa alguma forma de contato;

i

CPA (Custo por ação)

o pagamento é feito quando um usuário completa ações como preencher um formulário de contato ou de pesquisa.

Como começar no marketing de afiliados?

O mercado de afiliados é uma boa oportunidade de obter uma renda, pois não é preciso altos investimentos. Se você tem interesse em ingressar nessa área, confira algumas dicas:
Mercado digital | Marketing de afiliados

1. Estude o mercado digital

Antes de iniciar no marketing de afiliados é muito importante conhecer um pouco sobre marketing no geral e marketing digital. Fazer isso ensinará você a trabalhar com diferentes estratégias e reconhecer oportunidades.

Na internet há vários cursos gratuitos sobre marketing e marketing digital. Plataformas como Rock Content, Mirago e FGV são exemplos de onde encontrar esse tipo de material de forma gratuita.

2. Defina um nicho

Depois de compreender como funciona o marketing digital e entender termos importantes como tráfego pago e orgânico, remarketing, landing page e funil de vendas, é importante definir em qual nicho você irá trabalhar. Focar somente em um nicho é mais fácil para se especializar no assunto e conhecer melhor o público.
Defina um nicho | Marketing de afiliados
Escolha produtos do seu nicho | Marketing de afiliados

3. Escolha produtos relacionados ao seu nicho

Após definir o nicho, procure por serviços e produtos relacionados a área que você escolheu. Além disso, antes de se inscrever em um programa, procure pela reputação deles e como eles cuidam dos afiliados.

4. Conheça as ferramentas

Antes de vender os produtos ou serviços, é preciso se habituar às ferramentas disponíveis na internet que podem ajudar no trabalho. Elencamos aqui algumas delas:
Conheça as ferramentas | Marketing de afiliados
  • Ferramentas de anúncios como Google Ads;
  • Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo para blogs como WordPress e Wix;
  • Ferramentas de e-mail marketing como RD Station, MailChimp e E-Goi;
  • Ferramentas de gerenciamento de redes sociais como Meta Business.
Promova seus produtos | Marketing de afiliados

5. Promova seus produtos

Para promover seus produtos ou serviços, você pode usar diferentes canais e estratégias. É possível utilizar as redes sociais e também é uma estratégia legal ter um blog com conteúdos otimizados para aparecer no Google. Por último, caso você já tenha mais conhecimento em marketing, pode tentar técnicas como e-mail marketing e anúncios.

6. Trabalhe com funil de vendas

O Funil de vendas é o nome dado a uma teoria do marketing que descreve as etapas pelas quais uma pessoa passa até realizar a compra de um produto. A figura do Funil é dividida em três partes: topo, meio e fundo.
Funil de vendas | Marketing de afiliados
No topo do funil, as pessoas descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Por isso, para atrair essas pessoas é interessante produzir conteúdos que ajudem o seu visitante a diagnosticar e entender seu problema por completo.No meio do funil, o visitante já reconheceu que possui um problema ou necessidade, nesse momento ele está interessado em sanar esse problema. Portanto, seu conteúdo deve se concentrar em apresentar dicas e técnicas para ajudá-lo.Por fim, no fundo do funil, as pessoas buscam por uma solução. Sendo assim, seu conteúdo pode se especificar mais no produto ou no serviço, com objetivo de atrair vendas.Para conseguir melhores resultados nas vendas, você pode produzir conteúdo nas redes sociais ou blog pensando em cada etapa do funil.
Análise de dados | Marketing de afiliados

7. Análise de dados

Por fim, não se esqueça de realizar a análise de dados. Verifique as métricas dos seus canais para identificar quais estratégias estão dando certo e quais precisam de modificações.

Como se tornar um afiliado?

Para se tornar efetivamente um afiliado, primeiro é preciso pensar nos seus objetivos: você deseja apenas ter uma renda extra ou fazer dessa atividade o seu trabalho principal?É preciso refletir sobre isso, pois caso você só necessite de uma renda extra, não será preciso se cadastrar em muitos programas de afiliados. Agora, caso você tenha pretensão de ter sua renda principal obtida por meio do marketing de afiliados, será necessário participar de mais programas e realizar mais vendas.Tendo bem clara a sua finalidade, o próximo passo é se cadastrar em um programa de afiliados. Veja abaixo alguns programas bacanas para iniciantes:
Como se tornar um afiliado

Amazon

O programa de afiliados da Amazon é um dos maiores do mundo. Por ser um marketplace ele oferece uma grande diversidade de produtos para os afiliados trabalharem. As taxas de comissão do programa variam conforme os tipos de produtos. A maior taxa é de 20% que só é aplicada em jogos da Amazon e a menor taxa é de 1% aplicada em compras de produtos de supermercado, jogos físicos e consoles de videogame;

Amazon
Magalu

Magalu

No programa da Magalu, é preciso criar um site, que se tornará uma loja de parceria com a empresa. Depois de criar a loja, basta desenvolver seus conteúdos e divulgar o link para gerar vendas. A Magalu ainda oferece diversos materiais de apoio para orientar os primeiros passos na plataforma. Vale lembrar que o trabalho é somente de divulgação, a empresa fica responsável por todo o processo de cobrança e envio dos produtos;

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma que hospeda vários infoprodutos como cursos online e e-books. Seu programa de afiliados oferece uma gama de 420 mil produtos digitais, que podem ser divulgados e vendidos via link de afiliado;
Hotmart
Eduzz

Eduzz

Assim como a Hotmart, a Eduzz também é uma plataforma de infoprodutos. Nela, as comissões são compartilhadas com os produtores de conteúdo, que determinam qual será a porcentagem do afiliado. Dessa forma, quando um afiliado se identificar com um produto, ele deve enviar um pedido de afiliação ao seu produtor;

Link Nacional

Nosso programa de afiliados envolve todos os nossos serviços; entre os quais se destacam as nossas soluções para WordPress e as demais soluções de áreas afins: criação e hospedagem de sites, sistemas de doação online, marketing digital e várias outras. Ao se cadastrar você ganha R$10 de bônus e para cada venda realizada, você recebe uma comissão de 10% do valor do produto.
Link Nacional

Estratégias de vendas

Após estar cadastrado em uma plataforma e vendendo efetivamente, você pode utilizar algumas técnicas para falar com seu público e alavancar seus resultados, veja abaixo algumas dicas:
  • Demonstre autoridade e credibilidade: a maioria das pessoas, antes de comprar alguma coisa, precisam sentir segurança em sua compra. Por isso, durante a negociação ou divulgação demonstre conhecimento de causa. Além disso, uma dica também é ter uma fala segura e compreensiva;
  • Inclua gatilhos nas vendas: gatilhos são ferramentas usadas nas vendas com o objetivo de encurtá-las. É possível usar artifícios como evidenciar os benefícios do produto ou serviço, utilizar depoimentos de outros clientes como prova social, mostrar ao público o que ele está perdendo se não fechar a venda e por aí vai;
  • Contorne objeções de vendas: por último, também é importante estar preparado para lidar com objeções como questionamentos sobre o preço do produto ou serviço e indecisão sobre a compra.

Marketing de afiliados para empresas

O marketing de afiliados, além de ser uma ótima alternativa para as pessoas que precisam de uma renda extra, também é uma excelente opção para as empresas. Pois criar um programa de afiliados é uma boa forma de divulgar sua marca e seus produtos com um baixo custo.
Marketing de afiliados para empresas

O primeiro passo para implementar um programa assim em uma empresa é definir um modelo de afiliados. É possível criar sua própria rede de parceiros ou optar por uma plataforma, que já tenha uma base de afiliados estruturada, como a Lomadee e a Rakuten Linkshare.

Além disso, é preciso definir como será feito o comissionamento dos parceiros. O ideal é chegar em um modelo que seja bom tanto para empresa quanto para o afiliado. Também é preciso pensar na forma de pagamento, ela deve estar alinhada com o objetivo da empresa. Se o objetivo do negócio for aumentar o tráfego do site, por exemplo, a empresa deve fazer o pagamento por cada visita a sua página.

Depois de estruturar como será o modelo de afiliação, é importante criar e fornecer ferramentas que facilitem a divulgação dos produtos e serviços aos afiliados. É interessante possuir banner de anúncio para site, boas fotos, boas descrições e kits HTML para produção de e-mail marketing.

Por último, é necessário organizar um espaço de cadastro para os afiliados. Esse espaço pode estar localizado no site da própria empresa, basta disponibilizar uma aba separada com as informações do programa e fichas de cadastro.

Marketing digital e Marketing de afiliados

Marketing digital x Marketing de afiliados

Geralmente, muitas pessoas confundem os termos marketing digital e marketing de afiliados, isso acontece porque alguns afiliados ao promoverem infoprodutos costumam dizer que trabalham com marketing digital. No entanto, há uma diferença entre os termos.Marketing digital é um conjunto de táticas feitas com a finalidade de vender produtos na internet.. Enquanto o marketing de afiliados é, por assim dizer, uma submodalidade, do marketing. Ele consiste em associar-se a alguém que já tenha um produto, ajudando a vendê-lo. Além disso, o marketing de afiliados não se restringe ao ambiente virtual, pelo contrário, ele pode também ser praticado com empresas que funcionam presencialmente.Dessa forma, o marketing de afiliados é somente uma das várias estratégias e táticas que compõem o marketing em seu sentido mais amplo.

Marketing de afiliados é seguro?

Pode ser que você já tenha ouvido falar que marketing de afiliados não é seguro, isso acontece por conta de várias propagandas enganosas que circulam pela internet.

Marketing é seguro?

Muitos influenciadores, que trabalham nesse ramo, costumam fazer propagandas ostentando bens materiais e prometendo altos ganhos com o marketing de afiliados em um curto período. Além disso, muitos também dizem ser necessário comprar um curso para entrar no ramo, o que não é verdade.

Para se tornar um afiliado basta se cadastrar em algum programa de afiliados, em que, normalmente, os únicos requisitos são: ser maior de idade, possuir um e-mail válido e uma conta compatível com a forma de pagamento da plataforma. Quanto aos ganhos, é possível sim ter uma boa renda, porém desconfie de quem promete um alto ganho de dinheiro em pouco tempo, pois para alcançar um bom resultado é preciso tempo e dedicação.

Portanto, esse modelo de marketing é seguro. Basta tomar cuidado ao se cadastrar em algum programa e lembrar que não é necessário pagar nenhuma plataforma para se tornar um afiliado.

Marketing de afiliados vale a pena?

Considerando tudo que já foi explicado a respeito do trabalho de um afiliado, podemos já afirmar, com certeza, que o Marketing de afiliados é um tipo de atividade bastante recompensadora. Mas, para deixar mais clara esta conclusão, vamos elencar aqui alguns fatos que a justificam, ou seja, que fazem o Marketing de afiliados valer a pena.
  1. Os afiliados não precisam pagar nada para começar neste trabalho;
  2. O investimento inicial exigido é muito baixo, seja para os afiliados, seja para as empresas;
  3. O afiliado tem total flexibilidade no seu horário trabalho: pode trabalhar quando quiser, onde quiser e pelo que escolher;
  4. A atividade de afiliado pode ser conciliada com outros empregos, ou seja, você pode usá-la como uma renda extra;
  5. Não há supervisionamento hierárquico feito por chefes, pessoas de cargos superiores;
  6. O afiliado define como realizar as vendas: quais estratégias, quais canais utilizar, quais produtos vender, etc.
Marketing de afiliados

Soluções de marketing digital

Caso você precise de ajuda com marketing digital, conte com as nossas soluções. A nossa equipe de especialistas está preparada para oferecer ao seu negócio os melhores serviços na área de marketing e criação de conteúdo e assim alavancar suas vendas. Saiba mais sobre o nosso trabalho, clicando no banner abaixo!

Contratar Serviço de Marketing Digital

Impulsione seu negócio com estratégias eficazes e resultados comprovados

Redação: Brenda Ponciano
Uma jornalista que viu nessa profissão a possibilidade de desbravar sua curiosidade por meio de diferentes matérias. Entusiasta da produção de conteúdos otimizados, é comprometida em produzir textos que sanem todas as dúvidas dos leitores.
5 2 votos
Vote no Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Como fazer um link de confirmação de presença?

Como fazer um link de confirmação de presença?

Como fazer um link de confirmação de presença?O que é um link de confirmação de presença? Um link de confirmação de presença é uma URL enviada para confirmar a participação em um evento ou reunião. Leia maisComo criar um link de confirmação grátis? Para...

Como adicionar calendário em um site?

Como adicionar calendário em um site?

Como adicionar calendário em um site?Utilidades de um site com calendárioUm site com calendário facilita o agendamento de eventos, compartilha datas importantes e mantém visitantes informados e engajados.  Leia MaisComo adicionar calendário em um site? •...

O que é um estacionamento de domínio?

O que é um estacionamento de domínio?

O que é um estacionamento de domínio?O que é um estacionamento de domínio? Estacionar um domínio significa utilizar um domínio adicional e fazê-lo apontar para o conteúdo que está disponível em outro domínio principal. Leia maisRequisitos para estacionar um...

Conheça o Divi Theme

Conheça o Divi Theme

Conheça o Divi ThemeO que é o Divi Theme? O Divi é um tema premium para WordPress, desenvolvido pela Elegant Themes, que oferece um construtor visual intuitivo e vastas opções de personalização.Leia maisPrincipais funcionalidades do Divi Theme – Construtor...

Como adicionar conta de e-mail no Android?

Como adicionar conta de e-mail no Android?

Como adicionar conta de e-mail no Android?O que é uma conta de e-mail POP3? Uma conta de e-mail POP3 baixa mensagens do servidor para o dispositivo local, permitindo acesso offline e, geralmente, apagando-as do servidor após o download.Leia maisPor que configurar...

Como alterar a senha no WordPress?

Como alterar a senha no WordPress?

Como alterar a senha no WordPress?Por que alterar sua senha no WordPress? Alterar a senha no WordPress é crucial para a segurança. Além de evitar invasões, previne ataques de força bruta e controla o acesso ao seu site.Leia maisComo mudar a senha do WordPress?O...

Últimas postagens

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...