Há quem pense que o e-mail é uma ferramenta ultrapassada diante do fenômeno das redes sociais, mas isso é um grande engano. Uma estratégia de e-mail marketing bem planejada e estruturada pode trazer inúmeras vantagens para negócios de todos os tipos.
O fato é que cada plataforma apresenta um perfil de uso e relacionamento. Enquanto as redes sociais surgiram e evoluíram a partir de uma proposta de entretenimento, interação e engajamento, o e-mail nasceu como uma ferramenta de trabalho e administração, e seu caráter profissional nunca foi tão notável como nos dias de hoje.
Isso não significa, contudo, que seus e-mails precisem sempre adotar um tom formal ou corporativo, mas é interessante observar que as pessoas esperam mais profissionalismo em suas caixas de entrada do que nas redes sociais.
Continue conosco para entender um pouco mais sobre as estratégias de e-mail marketing e seus benefícios nos dias atuais!
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O que você vai ler
Implementar Estratégia de E-mail Marketing
Aumente o engajamento do seu público com campanhas de e-mail marketing segmentadas

Por que investir em estratégias de marketing?
Antes de tratarmos das estratégias de e-mail marketing especificamente, precisamos entender melhor o marketing, de maneira geral, e sua importância para empresas, pois, diferentemente do senso comum, sua aplicação vai muito além da comunicação.
Em rigor, entendemos o marketing moderno como uma ampla estratégia de mercado e suas ferramentas são utilizadas não apenas para divulgar marcas e produtos, mas, principalmente, para entender o mercado e seus diversos públicos.
Sendo assim, é fundamental entender que uma estratégia de marketing digital completa — que envolve a integração de várias ferramentas, como blogs, e-mails e redes sociais — também pode fornecer informações valiosas para conduzir seus negócios, suas promoções e suas ofertas.
Como funciona o e-mail marketing?
O e-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de relacionamento e conversão baseada no envio de mensagens automáticas ou não. Muitas pessoas confundem essa prática com os típicos e-mails promocionais e mensagens spam, mas existem três elementos que deixam claro que essa metodologia é muito diferente disso. São eles:
- consentimento: em uma estratégia de e-mail marketing, mensagens são enviadas apenas para usuários que autorizam esse serviço por meio de cadastros em sites e blogs;
- relacionamento: ainda que o envio de ofertas e promoções seja muito utilizado, a principal proposta dessa prática é desenvolver um relacionamento com a audiência;
- liberdade: ao contrário das mensagens spam, no e-mail marketing, os usuários não apenas devem autorizar o envio, mas também podem cancelar o serviço quando desejarem por meio de links presentes nas mensagens.
Quais as vantagens de investir no e-mail marketing?
Considerando todos os aspectos citados, podemos listar as principais vantagens de apostar no e-mail como uma ferramenta de marketing. Veja só!
Geração de leads
Basicamente, os leads são contatos comerciais, pessoas que forneceram uma informação pessoal — como e-mail, nome ou telefone — e estão dispostas a iniciar um relacionamento com a sua empresa.
Criando cadastros em páginas na internet e mantendo uma interação constante utilizando o e-mail, você tem a chance de se aproximar de consumidores muito mais propensos a fecharem negócio.
Promoção de um relacionamento com clientes
O e-mail marketing não só aumenta suas chances de conseguir novos clientes, mas também pode melhorar seus resultados no pós-venda.
Mantendo um relacionamento com seus clientes após a compra, você tem a oportunidade de obter feedbacks importantes sobre seu produto e seus serviços, bem como pode iniciar uma nova estratégia de relacionamento para fidelizá-los e fechar mais vendas.
Possibilidade de segmentação do público
Por meio da disponibilização de conteúdos e serviços específicos mediante cadastros, é possível identificar audiências segmentadas dentro do público que acessa suas páginas na internet.
Além disso, analisando o perfil e o comportamento dos seus leads, também podemos classificá-los em grupos e desenvolver campanhas direcionadas com muito mais poder de impacto.
E você pode organizar e automatizar facilmente essas tarefas com uma ferramenta para envio em massa de e-mail como SendPulse ou RD Station.
Conclusão
Como você vê, as vantagens de investir em uma estratégia de e-mail marketing são enormes, e o e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de estudo, relacionamento e vendas. No entanto, para obter resultados realmente consistentes, é necessário atentar a outros aspectos importantes, como o seu relacionamento nas redes sociais, a qualidade do seu conteúdo e, principalmente, o SEO, a otimização para os motores de busca.
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