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Entenda a importância da estratégia de e-mail marketing

por | Atualizado em 3 de março de 2021 | E-mails, Notícias

Há quem pense que o e-mail é uma ferramenta ultrapassada diante do fenômeno das redes sociais, mas isso é um grande engano. Uma estratégia de e-mail marketing bem planejada e estruturada pode trazer inúmeras vantagens para negócios de todos os tipos.

O fato é que cada plataforma apresenta um perfil de uso e relacionamento. Enquanto as redes sociais surgiram e evoluíram a partir de uma proposta de entretenimento, interação e engajamento, o e-mail nasceu como uma ferramenta de trabalho e administração, e seu caráter profissional nunca foi tão notável como nos dias de hoje.

Isso não significa, contudo, que seus e-mails precisem sempre adotar um tom formal ou corporativo, mas é interessante observar que as pessoas esperam mais profissionalismo em suas caixas de entrada do que nas redes sociais.

Continue conosco para entender um pouco mais sobre as estratégias de e-mail marketing e seus benefícios nos dias atuais!

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Estratégia de e-mail marketing

Por que investir em estratégias de marketing?

Antes de tratarmos das estratégias de e-mail marketing especificamente, precisamos entender melhor o marketing, de maneira geral, e sua importância para empresas, pois, diferentemente do senso comum, sua aplicação vai muito além da comunicação.

Em rigor, entendemos o marketing moderno como uma ampla estratégia de mercado e suas ferramentas são utilizadas não apenas para divulgar marcas e produtos, mas, principalmente, para entender o mercado e seus diversos públicos.

Sendo assim, é fundamental entender que uma estratégia de marketing digital completa que envolve a integração de várias ferramentas, como blogs, e-mails e redes sociais também pode fornecer informações valiosas para conduzir seus negócios, suas promoções e suas ofertas.

Como funciona o e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de relacionamento e conversão baseada no envio de mensagens automáticas ou não. Muitas pessoas confundem essa prática com os típicos e-mails promocionais e mensagens spam, mas existem três elementos que deixam claro que essa metodologia é muito diferente disso. São eles:

  • consentimento: em uma estratégia de e-mail marketing, mensagens são enviadas apenas para usuários que autorizam esse serviço por meio de cadastros em sites e blogs;
  • relacionamento: ainda que o envio de ofertas e promoções seja muito utilizado, a principal proposta dessa prática é desenvolver um relacionamento com a audiência;
  • liberdade: ao contrário das mensagens spam, no e-mail marketing, os usuários não apenas devem autorizar o envio, mas também podem cancelar o serviço quando desejarem por meio de links presentes nas mensagens.

Quais as vantagens de investir no e-mail marketing?

Considerando todos os aspectos citados, podemos listar as principais vantagens de apostar no e-mail como uma ferramenta de marketing. Veja só!

Geração de leads

Basicamente, os leads são contatos comerciais, pessoas que forneceram uma informação pessoal como e-mail, nome ou telefone e estão dispostas a iniciar um relacionamento com a sua empresa.

Criando cadastros em páginas na internet e mantendo uma interação constante utilizando o e-mail, você tem a chance de se aproximar de consumidores muito mais propensos a fecharem negócio.

Promoção de um relacionamento com clientes

O e-mail marketing não só aumenta suas chances de conseguir novos clientes, mas também pode melhorar seus resultados no pós-venda.

Mantendo um relacionamento com seus clientes após a compra, você tem a oportunidade de obter feedbacks importantes sobre seu produto e seus serviços, bem como pode iniciar uma nova estratégia de relacionamento para fidelizá-los e fechar mais vendas.

Possibilidade de segmentação do público

Por meio da disponibilização de conteúdos e serviços específicos mediante cadastros, é possível identificar audiências segmentadas dentro do público que acessa suas páginas na internet.

Além disso, analisando o perfil e o comportamento dos seus leads, também podemos classificá-los em grupos e desenvolver campanhas direcionadas com muito mais poder de impacto.

Conclusão

Como você vê, as vantagens de investir em uma estratégia de e-mail marketing são enormes, e o e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de estudo, relacionamento e vendas. No entanto, para obter resultados realmente consistentes, é necessário atentar a outros aspectos importantes, como o seu relacionamento nas redes sociais, a qualidade do seu conteúdo e, principalmente, o SEO, a otimização para os motores de busca.

Gostou deste artigo? Então, continue a visita ao nosso blog e entenda agora o que é SEO e como botá-lo em prática!

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