Automação de Marketing
5 benefícios para o seu projeto
A Automação de Marketing utiliza a tecnologia para tornar automático os processos que o seu site realiza. Com isso, reduz o tempo gasto e aumenta a produtividade no que tange a conquista de novos clientes. Ela é responsável por gerenciar todas as ações do seu site. Isso inclui a captura de contatos, o envio de formulários, e-mail marketing, notificações web e SMS.
Principais recursos
Captura de leads
E-mail Marketing
Notificação Web
Envio de SMS
Notificação Mobile
O que é Automação de Marketing?
Nem todo processo automatizado dentro de um site significa, exatamente, que é Automação de Marketing. Por exemplo: um envio de formulário de contato, por si só, não é um tipo de automação. E sim, quando é feito todo um projeto se pensando em todas as etapas necessárias para tornar os processos dentro de um site automatizado.
A Automação de Marketing normalmente é realizada por softwares específicos que podem ser pagos ou gratuitos, como veremos mais abaixo. Esses softwares são responsáveis por todo o gerenciamento das ações realizadas pelos visitantes do site. Desde a segmentação desses contatos por meio de categorias até o envio automatizado de e-mails, promoções e etc.
Se utilizada de forma correta, a Automação de Marketing vai fazer com que os visitantes do site caminhem por todas as fases do chamado funil de vendas. Onde, eles entram pelo topo do funil, como visitantes apenas curiosos e terminam no fundo do funil como clientes. Todo esse trajeto é pensado e projetado para levar os seus visitantes a contratarem os seus serviços ou produtos.
Automatização de Marketing para empresas
Você precisa converter os visitantes do seu site em clientes? Então está na hora de pensar em Automação de Marketing. Essa é uma ferramenta que utiliza o poderoso software Mautic e vai automatizar todos os processos do seu site. Desde a identificação de visitantes, o envio de e-mails e a conversão em clientes.
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5 benefícios da Automação de Marketing
1. Segmentação de visitantes
O software de gestão fará toda uma análise de comportamento e estatístico do comportamento do visitante do site. Com isso, informações como número de páginas visitadas, links clicados, formulários preenchidos e outros serão a base para você fazer a classificação dos seus visitantes. Tudo tem que ser pensado de acordo com as três etapas do funil (topo, meio e fundo), para definir ações diferentes para cada tipo de visitante.
A segmentação de visitantes é feita por meio de filtros específicos. Eles são responsáveis em separar os visitantes de acordo com o objetivo de cada segmento. Por exemplo, podemos criar um filtro para as pessoas que leram os e-mails. Assim, enviaremos uma comunicação específica para esse público.
As campanhas de Automação de Marketing são baseadas na segmentação de visitantes. Já que elas buscam levar o visitante cada vez mais para o fundo do funil. Isso só é possível com processos organizados que fazem com que o visitante seja atraído para essa fase do funil até se tornar cliente.
2 – Geração de Leads
Toda Automação de Marketing busca transformar os visitantes do site em leads. Leads são potenciais consumidores do seu produto e que possuem maior probabilidade de se tornarem clientes.
Como faço para saber quem são os leads do meu site?
É exatamente isso que a Automação de Marketing vai fazer. Por meio da análise do comportamento do visitante é possível saber se ele pode ou não ser considerado em lead. Por exemplo: se um visitante baixou um ebook e deixou os seus dados de contato, significa que ele gostaria de ser contactado. Por isso, ele pode ser considerado um lead.
Normalmente o lead já visitou diversas páginas do seu site, já deve ter assinado a newsletter ou preenchido algum formulário de contato. A partir dessas constatações ele já pode ser promovido para o meio de funil e ser inserido em uma campanha mais específica.
A campanha a ser desenvolvida para o lead deve ter o objetivo de convertê-lo em cliente. Seja pelo envio de ações promocionais ou por meio de e-mail marketing. Como nessa fase do funil o lead já conhece o seu produto, é necessário lhe dar razões para comprá-lo e se tornar cliente.
3. Economia de tempo
Uma das grandes vantagens da Automação de Marketing é a economia de tempo. Como os processos são automatizados, não é mais necessário enviar e-mails ou outro tipo de comunicação individualmente. Dessa forma, você pode eliminar as possibilidades de erro humano e além disso oferecer uma comunicação padronizada e profissional.
Como todos os processos são automatizados, é possível fazer diversas campanhas ao mesmo tempo. Na qual eventos são disparados de forma contínua de acordo com as interações do visitante. Sem a necessidade de ficar mandando e-mails ou mensagens de marketing para os contatos manualmente.
Também é por causa da economia de tempo, que a Automação de Marketing provocou uma revolução no marketing na internet. Com isso, as empresas podem gerenciar um grande número de visitantes e se comunicar de forma automatizada. Dessa forma, é possível conquistar mais clientes, com um menor capital investido e com menor tempo gasto.
4. Gerenciar as etapas do funil de vendas
Para quem é da área de marketing é comum lidar com o termo funil de vendas. O funil de vendas é o caminho percorrido pelo visitante do site até se tornar um cliente. Todo esse caminho é monitorado pelo sistema de Automação de Marketing. Com isso, de acordo com a fase do funil que o visitante se encontra é disparado uma ação específica para esse público.
Topo do funil: no topo do funil estão os visitantes que acabaram de conhecer o site. Muitos deles foram atraídos por uma estratégia de marketing de conteúdo ou por redes sociais. Nessa etapa é importante nutrir os visitantes com materiais interessantes que buscam informá-lo melhor sobre o seu serviço.
Meio de funil: nessa etapa do funil o visitante já conhece a empresa e está procurando se aprofundar sobre os seus serviços ou produtos. Também é possível que ele já tenha preenchido o cadastro de newsletter ou algum outro formulário do site. Para esse público é interessante mandar uma comunicação sobre as vantagens de se obter o seu serviço.
Fundo de funil: nessa etapa você já possui os dados do visitante como nome, e-mail e telefone. É importante fazer uma comunicação direta oferecendo os seus serviços. Também é possível fazer ações promocionais para esse público. Lembre-se, nessa etapa o lead está pronto para se tornar cliente.
Todas essas etapas do funil de vendas possuem ações automatizadas de ações e de campanhas. Desde a classificação da etapa em que o visitante se encontra até o envio da comunicação é feito de forma automatizada. De acordo com os processos definidos no sistema o visitante será classificado em uma das etapas do funil.
5. Maior conversão de leads em clientes
O objetivo de todo site é conquistar clientes, certo? Então essa é a grande vantagem de se fazer uma Automação de Marketing no seu site. Porque depois do visitante passar por todo esse processo do funil, ele está pronto para fechar negócio com a sua empresa. Facilitando, assim, a vida do vendedor que terá uma lista de leads qualificados. E com informações valiosas sobre o seu comportamento e produtos e serviços de seu interesse.
Esse método é eficiente porque se filtra os visitantes realmente interessados em se tornar cliente. É possível fazer todo um trabalho didático com esse visitante. Desde a apresentação do produto até oferecer uma solução para o seu problema. Porque o que as pessoas estão buscando na internet é resolver seus problemas seja pela aquisição de um serviço ou de um produto.
Como fazer a Automação de Marketing
Para criar a Automação de Marketing é necessário escolher um software de automação. Existem diversos sistemas de automação do mercado, a maioria pago e alguns gratuitos. Os mais conhecidos são Mailchimp, RD Station, Hubspot e Ramper. Todos esses sistemas são pagos e oferecem uma automatização completa do seu site.
Para quem optar por uma plataforma gratuita existe o Mautic. Ele é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto que está disponível para download no seu próprio site. Para fazer a sua instalação e configuração é necessário um pouco de conhecimento no seu sistema. Abaixo falaremos mais sobre o Mautic.
Após a escolha da plataforma e a sua instalação e configuração, chegou a hora de fazer o seu planejamento. Antes de colocar a ferramenta para funcionar, é necessário fazer todo um planejamento de Automação de Marketing. É necessário pensar como o usuário gostaria de receber informações do seu site. Elaborar um fluxo de ações e buscar converter o maior número de pessoas para o fundo do funil.
Principais passos para a Automação de Marketing
1º passo: é conhecer o perfil dos visitantes do seu site e saber um pouco mais sobre o seu comportamento. Também é necessário fazer uma análise das estatística para saber qual é o ponto de partida do projeto.
2º passo: criar segmentos de acordo com a estratégia do funil de vendas. Assim separar os visitantes do site de acordo com o seu comportamento e número de interações.
3º passo: criar um sistema de pontuação para qualificar os leads. Esse sistema de pontuação deve premiar os visitantes que mais interagirem com o site. Quantos mais pontos, mais próximo do fundo do funil está o visitante.
4º passo: elaborar materiais ricos para serem enviados aos visitantes. Materiais como ebooks, arquivos para download e outros que podem ser utilizados para conseguir dados dos visitantes.
5º passo: construir formulários para serem incorporados ao site. O ideal é fazer pelo menos um formulário de newsletter, um de contato e uma landing page. Será por meio desses formulários que você vai conseguir o e-mail, nome e telefone do lead.
6º passo: elaborar as campanhas para a sua Automação de Marketing. As campanhas são as peças fundamentais para funcionar o fluxo de informações do seu site. É por meio delas que você define quais materiais os visitantes receberão de acordo com o seu segmento ou etapa do funil.
Automação de Marketing no Mautic
O Mautic é uma poderosa ferramenta de Automação de Marketing gratuita. Isso mesmo, ele é totalmente grátis. Como ele é um software open source(código aberto), permite que desenvolvedores do mundo todo façam suas colaborações para o seu desenvolvimento. É possível instalar diversos plugins para turbinar o Mautic. Seja na questão de integração das redes sociais ou no envio de mensagens via Whatsapp.
Além de ter a vantagem de ser gratuito, o Mautic tem se mostrado muito eficiente diante dos concorrentes do mercado. O outro lado positivo é não ter limites para o envio de e-mail marketing. Já nos outros softwares, a quantidade é limitada de acordo com o pacote de envios contratados.
O Mautic consegue captar os contatos que visitam o seu site e monitorar o seu comportamento. Essa captação acontece pelo IP do usuário ou por seu e-mail e outras informações do contato. Com isso, é possível ver quais as páginas que o contato visitou e por quais produtos ele está interessado.