Webmail: o que é, como acessar e como fazer login?

O webmail é a melhor forma de ler, receber e enviar e-mails diretamente do seu navegador favorito. Você pode acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo de forma simples e rápida.

webmail

Criar uma conta de e-mail profissional

Você já conhece o serviço de webmail? A plataforma em nuvem para a troca e o envio de mensagens eletrônicas? Se ainda não, hoje você vai conhecer tudo a respeito deste serviço, tanto o que é webmail quanto a sua dinâmica de funcionamento. A Link Nacional não te deixa morrer na praia e preparou um guia completo destrinchando o webmail nos mínimos detalhes. Você vai saber como se cadastrar, como fazer login na plataforma e usufruir o melhor das mais recentes tecnologias de correio eletrônico.

Você não pode perder essa, o webmail ainda é uma ferramenta especial para que o seu negócio alcance visibilidade e a confiança dos seus clientes e parceiros! Sua importância para as empresas é imensa, visto que hoje mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo usam o webmail da Google, o Gmail.

E a Link Nacional quer ver a sua marca ir mais longe com toda a praticidade e eficiência do webmail. Quer saber como acessar? Confira agora mesmo!

O que é webmail?

Webmail é um serviço de e-mail que armazena as informações diretamente na nuvem, com base na tecnologia cloud. Assim, o dia a dia das pessoas e das empresas ficou ainda mais prático, pois é possível acessar o webmail a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Para as pessoas, a flexibilidade do webmail proporciona mais qualidade de vida, já que é possível conferir a caixa de entrada das mensagens enquanto aguarda uma consulta, ou um atendimento em uma longa fila.

webmail

Para as empresas, os ganhos de tempo e de agilidade de processos são imensos, levando as equipes a oferecer respostas de maneira cada vez mais otimizadas para cada necessidade do mundo corporativo. O webmail roda em plataformas como o cPanel, trazendo ainda mais autonomia a quem já utiliza o seu serviço de hospedagem.

Para quem ainda não possui uma conta de e-mail exclusiva da empresa, é importante pensar em fazer este investimento, já que ele pode trazer mais clientes e mais lucratividade com poucos meses de implantação. Além disso, a falta de um nome de domínio próprio da empresa pode transmitir aos clientes uma impressão de pouca credibilidade no mercado, ou até mesmo falta de profissionalismo. Assim, o webmail é mais que um serviço, é também um fator de confiança e gera engajamento para a sua marca.

Como funciona o webmail?

Devido à sua versatilidade, o webmail pode ser acessado a partir de um navegador de internet, como o Google Chrome ou o Microsoft Edge. É preciso digitar o endereço do servidor na barra de navegação e inserir login e senha.

Se o usuário perder um e-mail da sua conta webmail, ele pode contatar o provedor de serviço, que possui todas as mensagens armazenadas na nuvem, para fazer a recuperação.

webmail

Quais as suas vantagens?

O webmail oferece múltiplas vantagens, confira algumas delas e comprove porque é uma excelente opção para o seu negócio abrir portas no universo da web:

É extremamente acessível

você pode acessar a sua caixa de entrada de e-mails com apenas um dispositivo conectado à Internet a partir de qualquer lugar

Oferece credibilidade

A imagem da sua empresa só tem a ganhar com um endereço de e-mail profissional, pois os consumidores e parceiros vão identificar a sua marca em todos os contatos, criando uma relação de confiança

Evidencia o nome da sua empresa

Todas as vezes em que alguém for encaminhar mensagens eletrônicas, vai entrar em contato com o nome da sua empresa na extensão do endereço eletrônico. Quando você encaminhar mensagens, são os destinatários que vão visualizar a sua marca pelo seu endereço.

As atualizações são rápidas

Você não vai ter que esperar meses até que uma melhoria seja implantada, pois o webmail possui um sistema de atualizações ágil e eficiente.
Viu como obter um serviço de e-mail no formato webmail pode ser vantajoso? Não deixe para depois, comece já a implantar o seu!

Como acessar o webmail?

Acessar o webmail é muito simples. A partir de qualquer navegador para internet, você acessa a sua página de domínio e depois é só fazer o login. Veja como é o processo a seguir:

Como fazer login?

Depois que você já abriu o navegador, siga o passo a passo:

1

Digite o endereço do seu domínio no formato webmail.seudominio.com.br;

1
Preencha o seu e-mail no nome de usuário;
1
Insira a sua senha no campo apropriado;
1
Clique em Entrar.

Seu webmail já está logado, agora você pode usufruir de todas as suas vantagens!

Qual aplicativo de webmail escolher?

Ainda tem dúvidas sobre o melhor serviço de webmail para atender a sua necessidade? Veja a lista que preparamos especialmente para você e resolva de vez suas dúvidas:

Roundcube

O RoundCube é um aplicativo de webmail em que você não precisa configurar o correio eletrônico, ele já vem pronto para o uso. Funciona como o Gmail ou o Hotmail, com a vantagem de poder utilizar um nome de domínio próprio. Isso quer dizer que, em vez do nome do seu servidor, é o nome da sua empresa que aparece após o @ no endereço eletrônico. Além disso, possui suporte MIME, lista de endereços e pesquisa de mensagens. Dentre os serviços de webmail atuais, o RoundCube é um dos mais modernos, podendo ser usado por usuários iniciantes, intermediários e avançados. É fácil de usar, oferecendo toda a praticidade que você procura!

Afterlogic

Desde 2002, a Afterlogic atua no desenvolvimento de sistemas para e-mail e telecomunicações. Sua plataforma webmail permite acesso fácil ao serviço de correio eletrônico, por meio da poderosa interface AJAX, além do suporte corporativo para instituições. Utiliza as tecnologias HTML5 e CSS3 e ainda disponibiliza uma versão para dispositivos móveis, ampliando as suas possibilidades de acesso ao sistema. Além disso, funciona de modo integrado às redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Tudo para você não perder a chance de ler as suas mensagens eletrônicas, a qualquer momento, em qualquer lugar!

Horde

O webmail Horde é um sistema que permite aos usuários ler, enviar e organizar as mensagens de e-mail, além de administrar e compartilhar arquivos, tarefas e anotações. Seu diferencial é o pacote completo de funcionalidades e o acesso a ferramentas avançadas de produtividade, que permitem a conclusão de tarefas em menos tempo, otimizando a rotina de trabalho. Outro aspecto funcional é a versão mobile da plataforma que, antenada com a realidade atual, oferece uma experiência ao usuário muito mais eficiente.

Se o que você precisa é uma plataforma tudo em um, o webmail Horde pode ser uma ótima pedida!

Gmail

Gmail

O Gmail é a plataforma de e-mails da gigante Google, lançada em abril de 2004. Hoje ela conta com nada menos que 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo. Uma das grandes vantagens em usar o Gmail é a capacidade de armazenamento que ele proporciona. Além disso, ter um Webmail Gmail vai oferecer todos os recursos disponíveis na plataforma da Google, entre eles a Agenda e o Google Docs. Ficou curioso para saber mais? Veja como você pode ter mais comodidade para administrar suas mensagens eletrônicas com o Gmail.

Como configurar a sua conta de e-mail profissional no Gmail?

Para que você possa acessar suas contas de e-mail em uma única caixa de entrada, facilitando a leitura e o controle das suas mensagens eletrônicas, o Gmail disponibiliza um serviço em que você pode acessar qualquer conta de e-mail a partir de um único login na plataforma. Quer saber como fazer? Confira a seguir:

  1. Clique em “Configurações” no lado superior direito do Gmail;
  2. Acesse “Contas e Importação”;
  3. Selecione “Enviar e-mail como”;
  4. Clique em “Enviar e-mail de outro endereço” ou em “Adicionar outro endereço de e-mail”;
  5. Preencha “Nome” na janela do navegador;
  6. Forneça o “Endereço de e-mail”;
  7. Confirme, clicando em “Próxima etapa”;
  8. Configure o servidor de saída dos e-mails.
Agora você já pode usar a sua conta de correio eletrônico profissional com o Gmail!
Hotmail

Hotmail

O Hotmail foi o primeiro serviço de webmail lançado no mundo, tendo começado a operar em julho de 1996. A plataforma era acessível a partir de qualquer computador em qualquer ponto do planeta. Em 1997, a Microsoft adquiriu a empresa, posteriormente transformando-a na Outlook.com. Apesar disso, as contas com @hotmail.com ainda podem ser acessadas normalmente.

Como configurar a sua conta de e-mail profissional no Outlook Live ou Hotmail

Veja a seguir como fazer para configurar uma conta no Outlook Live ou Hotmail, é simples e rápido!

  1. No Outlook ou no Hotmail, selecione Arquivo;
  2. Clique em Adicionar Conta;
  3. Na caixa de diálogo, insira seu endereço de e-mail;
  4. Clique em Conectar;
  5. Insira a senha, caso seja solicitada;
  6. Selecione OK > Concluir.
Pronto! Você já pode acessar a sua conta de e-mail profissional no Outlook ou no Hotmail, com rapidez e segurança!
Microsoft Outlook

Outlook Live

O Outlook foi lançado em 1997 pela Microsoft e ao longo dos anos passou por variações até chegar ao modelo atual. Com uma interface bastante intuitiva, você consegue executar múltiplas funções com apenas alguns cliques. Além do serviço de e-mail, a plataforma funciona como uma agenda eletrônica eficiente, sem que você corra o risco de perder nenhum compromisso. Funciona ainda como um gerenciador de contatos e de tarefas, que ajudam você a organizar o seu dia a dia de forma mais eficaz e consistente. Se antes era um problema acessar a agenda em papel, depois fazer a leitura dos e-mails e gerenciar suas tarefas do dia, agora não existem motivos para você se preocupar!

O webmail é seguro?

O webmail, por ser um sistema em nuvem, está sujeito a vulnerabilidades que envolvem a internet, como ataques de hackers e roubo de dados. Por isso, para investir na segurança das suas mensagens eletrônicas, é importante atentar tanto para a confidencialidade e a disponibilidade quanto para a integridade dos dados da sua empresa.

Segurança Webmail

Existe um serviço de webmail seguro com suporte para WordPress, que oferece toda a flexibilidade na hora de acessar o webmail, sem deixar de lado o fator segurança. Segundo uma pesquisa desenvolvida em 2019 pela Marsh & McLennan Companies, em associação com a Microsoft, 79% das empresas estão preocupadas com o risco cibernético em seus empreendimentos. E este índice tende a aumentar, à medida que mais empresas adotem modelos de trabalho com base em cloud.

Assim, não deixe para depois a segurança dos dados da sua empresa, procure um serviço webmail seguro para garantir que tudo se mantenha dentro do estabelecido pelas normas da gestão segura da informação.

webmail

O webmail é gratuito?

O webmail existe em versão gratuita, com a desvantagem de não ter um nome de domínio próprio para o seu negócio, o que compromete a confiança dos clientes e parceiros na sua empresa. Atualmente os webmails grátis mais conhecidos são o Gmail, da gigante Google, o Outlook.com, da não menos gigante Microsoft e o Yahoo Mail. Por outro lado, existem as opções pagas, em que o provedor do serviço de hospedagem oferece um pacote com o webmail, incluindo o nome de domínio. A assinatura é anual, o que facilita na hora de controlar os gastos com a manutenção da página na internet.

Se o seu objetivo é uma opção segura e confiável para a sua empresa, é melhor contratar um serviço de hospedagem com nome de domínio. Você mantém os dados em segurança e ainda ganha pontos no mercado digital!

Como criar um webmail gratuito pela Link Nacional?

Criar um webmail gratuito é simples e rápido, em alguns passos, você já acessa a sua conta de correio eletrônico na nuvem! Confira:

  1. Acesse o site da Link Nacional;
  2. Clique no botão “solicitar grátis por 30 dias”;
  3. Preencha o seu e-mail, senha e telefone;
  4. É necessário você ter um domínio próprio registrado;
  5. Selecione o ciclo de pagamento se será mensal ou semestral;
  6. Clique em criar conta.

O que está incluso:

Crie 1 conta de e-mail grátis para o domínio do seu negócio. Com 250Mb de espaço, POP3, IMAP e 3 tipos de WebMail. Tenha um e-mail profissional com o domínio do seu negócio agora mesmo. Por exemplo contato@meunegocio.com.br

Viu como é rápido? Aqui na Link Nacional você pode começar a usar o seu webmail gratuitamente, verifique as condições e adquira o seu espaço na nuvem!

Como contratar um serviço de webmail?

Se você gostou do webmail e percebeu que é uma excelente alternativa para a gestão das mensagens eletrônicas do seu negócio, você pode contratar um serviço de e-mail com toda a qualidade e segurança que precisa. A Link Nacional possui um serviço de e-mail especial, que vai atender a sua necessidade com muita eficiência. Basta hospedar o seu site com a Link Nacional e você já garante o serviço de e-mail gratuito no seu pacote. É simples, prático e funcional!

Como utilizar o webmail para a sua empresa?

O webmail pode ser utilizado para diferentes finalidades na sua empresa. Além de permitir o contato com clientes e parceiros via mensagens eletrônicas, você e a sua equipe ainda podem criar calendários de atividades, criar listas de tarefas e inserir lembretes. É uma plataforma muito útil para equipes multitarefas, que trabalham a partir de diferentes locais.

Como criar contas de e-mail profissional

Inicialmente, você vai precisar adquirir um domínio e um serviço de hospedagem de sites ou apenas o serviço de conta de e-mail para um domínio próprio. Se você já possui um, então já pode acessar a página do seu provedor e criar o seu e-mail profissional. Se você for cliente da Link Nacional, basta acessar o cPanel ou painel de controle por meio da sua área do cliente. No cPanel procure o item “E-mail” e depois “contas de e-mail”, basta você criar uma conta nova e definir o nome e a capacidade de armazenamento.

Como utilizar os protocolos IMAP e POP3 para sincronizar os e-mails?

O IMAP, sigla para Internet Message Access Protocol, é o protocolo de recuperação de e-mails, que transfere para a máquina do usuário apenas os cabeçalhos das mensagens, sendo que o seu conteúdo permanece no servidor.

Já o POP3, ou Post Office Protocol versão 3, é um protocolo que tem por função transferir os e-mails completos do servidor para a máquina do usuário. Por meio da porta 993 para IMAP, e da porta 995 para POP3, é possível configurar os dois protocolos no cliente de e-mail do usuário.

Conclusão

Depois de conhecer todas as vantagens do webmail, aposto que você não vai ficar de fora dessa! Aproveite para conhecer o serviço de webmail da Link Nacional! Nossa equipe de especialistas está pronta para deixar a sua plataforma de correio eletrônico ainda mais otimizada, com todas as funcionalidades que você precisa na palma da mão!