O que é o SEO local e qual a importância para as empresas?

por Atualizado em 28/01/2020Notícias

O SEO ou Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca) é a área do Marketing Digital que reúne diferentes metodologias, estratégias e ferramentas cujo propósito é promover um site nos resultados de pesquisas. É dentro desse cenário que temos o SEO local, uma maneira focada de se trabalhar essa otimização por meio de serviços de geolocalização.

A maior vantagem dessa abordagem está em sua especificidade — além de ter prioridade nas buscas, a empresa que investe em SEO local restringe sua concorrência aos limites da sua região.

O grande ponto, porém, é que, tendo em vista que o Google se tornou o “catálogo” oficial da atualidade, é fundamental que seu estabelecimento esteja nele!

Continue conosco para entender mais sobre essa prática e como implementá-la no seu negócio!

Como o SEO local funciona?

Se uma estratégia básica de SEO envolve planejamento e melhorias em sites, domínios e páginas, bem como a implementação de estratégias de marketing de conteúdo, no SEO local, o segredo está na geolocalização, isto é, os serviços de rastreio e mapeamento de usuários e estabelecimentos usados em vários aplicativos famosos, como o Waze e o Google Maps.

Quando você faz uma pesquisa no Google, seu mecanismo considera diversas variáveis para entregar o conteúdo mais relevante disponível, incluindo sua localização. Isso significa que se o GPS do seu celular ou laptop estiver ativado, o resultado das suas buscas dará prioridade aos serviços mais próximos.

Sendo assim, se você atende a clientes na sua região, o Marketing Digital também pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para ajudá-lo a atrair consumidores para o seu estabelecimento. E o melhor: você pode começar a aparecer no mapa sem gastar um só centavo!

Qual a importância dessa prática nos dias atuais?

O consumidor moderno gosta de tomar as rédeas: ele quer pesquisar, investigar e escolher seus produtos e serviços preferidos e se irrita quando é interrompido por comerciais ou peças publicitárias. Dessa forma, seu papel não é mais aparecer na frente dos seus potenciais clientes, mas atraí-los com as informações certas.

Uma forte presença digital nos dias de hoje pode trazer muito mais resultados do que uma campanha publicitária de prestígio, e o SEO local é uma das formas mais eficientes de se fazer isso. De acordo com o Google, cerca de76% das buscas realizadas nos smartphones são voltadas para serviços locais!

Quais são as principais vantagens do SEO local?

Entre as diversas vantagens de investir no SEO local, podemos citar:

  • presença digital instantânea em sua região;
  • prioridade nas buscas do Google (os resultados locais aparecem no topo);
  • menos concorrentes nas buscas;
  • ganho em autoridade e fidelização;
  • presença da marca em aplicativos que usam o Google Maps, como Uber e Waze;
  • desnecessidade de investimentos iniciais.

Como aplicar esse recurso?

Para colocar a sua empresa no mapa do Google, a primeira coisa a fazer é se cadastrar na plataforma Google Meu Negócio, o ambiente virtual criado pela gigante das buscas para integrar os negócios locais no seu ranking de pesquisas.

O processo de confirmação pode demorar algumas semanas, mas o serviço é inteiramente gratuito e oferece uma série de benefícios. Enquanto isso, algumas outras medidas podem ser providenciadas, como:

  • aprimorar o seu site: os usuários que o encontram no Google são migrados para seu site, por isso, é fundamental que ele tenha qualidade;
  • criar um perfil atrativo no Google Meu Negócio: insira o máximo de informações possível, belas fotos e orientações relevantes;
  • caprichar no atendimento: quando sua empresa aparece nas buscas, as pessoas podem opinar acerca de seus produtos e serviços, por isso, é fundamental oferecer um bom atendimento.

A internet é um espaço amplo e dinâmico com inúmeros sites, blogs e plataformas disputando a atenção do usuário. Nesse ambiente, as velhas práticas de comunicação não trazem mais resultados como antes, e novas abordagens, tais como o SEO local, ganham cada vez mais espaço à medida que os consumidores se tornam cada vez mais antenados e autônomos.

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