Como otimizar meu site em WordPress para o Google!

O SEO é um termo utilizado para otimização de sites para sites de buscas. O WordPress conta com um plugin excelente para auxiliar no SEO que foi desenvolvido pela Yoast, empresa de referência internacional no que tange ao uso das técnicas de SEO. O projeto de criação desse plugin foi encabeçado por ninguém menos que Joost de Valk, um dos grandes especialista na área de SEO da atualidade. O Yoast SEO é de longe o plugin mais completo quanto a funções que orientam o usuário otimizar suas páginas.

O Yoast SEO analisa o conteúdo redigido em tempo real

Essa talvez seja a ferramenta mais importante do plugin, pois através dela você pode avaliar instantaneamente se o conteúdo redigido, que será publicado na página ou post, está respeitando as técnicas de SEO ou não, o que influenciará diretamente nos resultados obtidos. Os campos são demonstrados através de círculos coloridos, identificando se seu conteúdo está correto ou não, e instruindo o usuário no que deve alterar para obter melhores resultados.

Veja como adicionar o Yoast SEO no site WordPress

Para adicionar o Yoast SEO e começar a otimizar o site é bem simples. Primeiro é necessário acessar a área administrativa do site (se estiver com dúvidas clique aqui).

Com o cursor do mouse, vá no menu a esquerda, na aba Plugins e clique na opção Adicionar novo.

 

No campo de busca digite Yoast SEO, instale e ative o plugin indicado na imagem. Uma dica, é sempre verificar o nome do desenvolvedor antes de instalar qualquer plugin. No caso do Yoast SEO, o desenvolvedor é Team Yoast.

Melhorando a página

Após instalado, será adicionado uma aba nas páginas, posts, produtos (em caso de loja virtual). Esta aba trás duas analise: Legibilidade e SEO.

Legibilidade: Analisa o texto escrito e aponta o que está bom e o que precisa melhorar. O Yoast possui 3 pontuações, simbolizados porbolinhas: Vermelha (precisa de melhoria); Laranja (Ok); Verde (Bom). A partir dessa pontuação ele te indica o que deve melhorar no texto da página.

 

SEO: Nessa área é possível definir as informações de como irá aparecer nos sites de busca e a palavra-chave.

Ao clicar em Editar amostra, é possível definir o Título, Slug (url da página), e Meta-descrição. Um detalhe importante é a barra abaixo do Título e Meta-descrição, elas são uma forma de avaliar cada item (ele varia entre a cor laranja e verde).

 

Abaixo da amostra é necessário definir a palavra-chave, a partir desta palavra o Yoast SEO irá mostrar dicas para otimizar o conteúdo da página, para os sites de bucas. Esssas melhorias são indicadas pelos círculos laranja e vermelho, os itens marcados pelo círculo verde são itens com boa avaliação.

 

Navegando entre os ícones do lado esquerdo, no ícone de compartilhamento (segundo ícone) é possível configurar a visualização do post quando for compartilhado no Facebook e Twitter. É possível definir Título da publicação, descrição e foto de capa. Pode ser definido informações diferentes para cada um, ou mater todos iguais.

Como saber se o SEO da página está bom

Uma das principais dúvidas é saber até onde é necessário fazer as melhorias indicadas pelo plugin.

Do lado direito da página, acima do botão Publicar, é apresentado a avaliação geral da página (Legibilidade e SEO). Da mesma forma que os itens de melhorias são apresentados, a avaliação geral também possui 3 pontuações: Vermelho (Precisa de melhorias), Laranja (OK), Verde (Bom).

O recomendável é realizar as melhorias até que essas avaliações estejam boas (verde). Dessa forma, é garantido que o SEO da página esteja otimizado.

Ainda está com dúvidas? Deixe nos comentários abaixo. Nossa equipe está pronta para te ajudar.
WhatsApp chat