Entre o final da primeira e o início da segunda década deste século, as moedas digitais surgiram, despertando bastante a atenção das pessoas. Essa agitação inicial ocorreu sobretudo em torno daquela que é a mais famosa das criptomoedas: o Bitcoin, cuja criação é atribuída a um sujeito pouco conhecido chamado Satoshi Nakamoto.
De lá para cá, o conhecimento sobre o assunto e sobre as demais moedas digitais só cresceu, de modo que cada vez mais pessoas investem no dinheiro do futuro. Todavia, ainda há processos cuja compreensão parece complicada. Como exemplo, pode ser citada a mineração de criptomoedas em nuvem, que é uma atividade bem mais específica dentro deste universo.
Para tratar desse tema, em especial, pensamos e criamos este artigo. Ele tem por fim esclarecer os questionamentos mais frequentes, feitos pelas pessoas que desejam entender melhor a mineração em nuvem. Se você é um desses interessados no assunto, avance no texto para solucionar as suas dúvidas.
Continue lendo
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente
O que é a mineração em nuvem?
Trata-se de uma modalidade de mineração de criptomoedas. Neste ponto é importante retomar o conceito de mineração do dinheiro eletrônico. Pois isso facilitará a compreensão; sobretudo se você estiver usando este texto como uma introdução ao assunto.A mineração de criptomoedas é uma atividade de validação e, portanto, de controle das transações financeiras de moedas virtuais. Essa atividade é executada por supercomputadores que, a cada nova operação financeira (quando uma carteira A transferir um valor para uma carteira B), têm o papel de verificar a validade dos dados daquele bloco de informações. Essa análise é feita através de cálculos matemáticos.
Como funciona o processo de mineração de criptomoedas?
É importante destacar que esse procedimento de validação consiste na execução de vários ou milhões de cálculos matemáticos por segundo. Todos esses cálculos são tentativas de se chegar à validação completa da transação.
Outro ponto fundamental de compreensão, é que vários computadores de mineração trabalham simultaneamente, competindo entre si para conseguir resolver aquela transação. O resultado final é o que se conhece por Prova de trabalho (Proof of Work).
O minerador vencedor (aquele que primeiro completar uma prova de trabalho ) recebe, como recompensa, uma certa quantidade de criptomoedas. Isso acontece conforme a rede blockchain trabalha, seja ela do Bitcoin ou de qualquer um dos demais altcoins .
Essa disposição sequencial de blocos de informações, unidos entre si pelos por um resumo criptografado do bloco anterior recebe o nome de Blockchain. O papel da mineração é justamente este: validar os blocos das operações financeiras com criptomoedas, criar os seus hash ‘s respectivos e inseri-los na rede blockchain.
Desta forma, acontece a mineração de criptomoedas, em qualquer que seja a modalidade. O destaque a ser feito é que a mineração em nuvem acontece remotamente, isto é, sem o contato direto com a máquina de extração de criptomoedas. Vale ainda destacar que essa forma diferente de mineração pode ser feita de duas maneiras; que serão conhecidas no próximo tópico.
Como minerar criptomoedas em nuvem?
O conceito de mineração de criptomoedas em nuvem você já conhece: é a possibilidade de minerar moedas virtuais de forma online. Ou seja, minerar sem a necessidade de investir nos recursos computacionais, mas usando a estrutura de hardware de uma empresa que possua esses equipamentos.Agora, é importante compreender que a contratação da estrutura computacional necessária à realização da mineração pode ser feita de diferentes maneiras; mais especificamente há duas modalidades de contratação dessa infraestrutura junto às empresas desse ramo. Por isso, nada é mais conveniente neste momento do que abordar cada um destes tipos. Então vamos a eles:Virtual Private Server (VPS):
A tradução para este termo da língua inglesa é servidor virtual privado. Em outras palavras, significa que você aluga um servidor de uma empresa de mineração. Entretanto, o acesso a esta máquina é faz-se remotamente, através de um software que você deve instalar no seu computador para que, a partir dele, você tenha acesso ao servidor e possa realizar a mineração das criptomoedas.Aluguel da capacidade computacional:
Para explicar essa possibilidade contratual junto às empresas de mineração em nuvem, é preciso rememorar a finalidade da mineração de criptomoedas. Vimos que o fim principal das pessoas que se dedicam a essa atividade é chegar o mais rápido possível ao Proof of Work. Pois, isso resulta na criação do código hash do bloco, que em seguida é adicionado à rede blockchain e, como consequência disso, o minerador recebe uma recompensa em unidades de criptomoedas. Nesse contexto, quanto maior a capacidade da máquina de mineração, mais rápido ocorrerá esse trabalho de validação. E, portanto, maiores são as chances de vitória na competição interna dos mineradores. Por isso, a possibilidade de alugar uma certa capacidade computacional vem fazendo tanto sucesso. Pois o que se contrata, na verdade, é a capacidade de realizar as validações mais rapidamente.Essa capacidade computacional recebe um nome técnico: hash power (ou poder de hash, diz respeito à velocidade de geração do código ). Além disso, ela pode ser medida por uma taxa chamada Hash Rate, cujas unidades de medidas são feitas em KH/S (kilo hash por segundo), MH/S (Mega hash por segundo), TH/S (Tera hash por segundo) e assim por diante.Mineração de criptomoedas em nuvem grátis?
Dentro desse universo que envolve a mineração de criptomoedas em nuvem, existem também algumas oportunidades para realizar esta atividade sem qualquer despesa inicial.
A mineração em nuvem grátis se apresenta como uma chance ainda mais atraente do que o serviço pago. Isso porque, além das vantagens inerentes à mineração em nuvem ordinária, a possibilidade de realizar essa atividade gratuitamente acaba saltando aos olhos de todos e os atraindo inevitavelmente .
Contudo, tal como o próprio serviço de mineração em nuvem, a sua forma gratuita ainda é muito incipiente e, por isso mesmo, não é 100% recomendada. Sobretudo tendo em vista o campo da segurança, visto que nesse meio ainda existem muitas falsas plataformas, que inicialmente se apresentam como sites especializados em mineração gratuita. No entanto, a única finalidade desses sites é capturar dados importantes e informações pessoais de seus clientes.
Vale a pena a mineração em nuvem?
Sim. A mineração de criptomoedas feita na nuvem é uma consequência da época em que vivemos: a era da internet, em que grande parte dos serviços acontece de forma online. Nesse sentido, considerando que a mineração online abre portas a quem não pode investir nos onerosos equipamentos de hardware necessários a essa atividade, vale muito a pena.
Aliado a isso, também há o fato de que toda a infraestrutura é fornecida e custeada pela empresa de mineração online, sem que o contratante precise arcar com nenhum dos gastos criado na execução do serviço. Portanto, olhando por este ângulo, a mineração de criptomoedas online, é algo bastante vantajoso.
Contudo, a exemplo do que foi dito anteriormente, esse serviço ainda é bem recente e o seu mercado ainda não está totalmente consolidado. Por isso, há ainda margem para golpes e fraudes. Diante disso, cabe analisar bem as possibilidades antes de fechar contrato com qualquer empresa. Ou seja, é necessário conhecê-las bem, conhecer o seu histórico e sua forma de trabalho.
Que vantagem tem a mineração em nuvem para as empresas?
Para finalizar este tema, vamos tentar enxergar como este serviço (a mineração de criptomoedas em nuvem) beneficia as empresas que o oferecem. Para pensar no assunto sob esse ponto de vista, é necessário não esquecer que os computadores da atividade mineradora são bastante caros. Além disso, a própria atividade nem sempre recompensa de maneira satisfatória, isto é, nem sempre produz o lucro suficiente de maneira a cobrir os gastos (de energia elétrica principalmente) advindos da utilização das máquinas.Nesse contexto, muitas empresas, diante do fato de já possuírem os supercomputadores, perceberam ser mais rentável e seguro alugá-los a terceiros, do que usá-los diretamente na mineração. Pois o aluguel é uma fonte de renda certa e, assim, é possível sempre cobrir as despesas das máquinas.Soluções para sistemas web
Agora que você já entendeu melhor o que é a mineração em nuvem, aproveite também para conhecer mais sobre o nosso trabalho. Se você precisa de um novo site em WordPress, de uma plataforma para receber doações à sua instituição, precisa registrar um domínio e outros serviços como esses, conte com as nossas soluções. Ao clicar no Link do banner a seguir, você será direcionado a uma página que contém tudo que podemos oferecer para a sua empresa ou instituição do terceiro setor. Por isso, não perca tempo, clique no link e venha conhecer as nossas soluções para sistemas web.
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente