FB
Domínio Grátis

Altcoins: o que são e como funcionam?

por | 06/01/23 14:38 | Criptomoedas, Notícias

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo utilizadas. E, portanto, caminham rapidamente para este fim. Dentre os tipos de criptomoedas que já existem, os bitcoins têm o maior destaque e, por consequência, são os mais usados. Entretanto, no post de hoje, nós viemos apresentar uma outra opção de moeda virtual. Hoje falaremos sobre os Altcoins. De maneira que, se você ainda não os conhece ou os conhece pouco, ao final deste texto sua familiaridade com estas criptomoedas estará bem mais desenvolvida, com chances inclusive de que você se decida por investir nelas.

Continue lendo

Altcoins: o que são, como funcionam e como investir

O que são Altcoins?

Quando se fala em investimento e criptomoedas, você já sabe que existe o Bitcoin, o maior ativo dos últimos tempos. Mas você conhece o Altcoin? Se não, então você precisa ler este post.

O Altcoin é, nada mais, nada menos, do que uma criptomoeda. Mas o termo que o denomina significa “moeda alternativa”, ou seja, ‘’alt’’ de alternativa e ‘’coin’’ de moeda. Por isso, um Altcoin é qualquer moeda que difere de um Bitcoin, como o Ethereum, por exemplo.

No mercado, há uma boa gama de criptomoedas, que não são Bitcoins. Na verdade, elas são desenvolvidas para solucionar problemas de outras redes, como lentidão ou altas taxas de desempenho. Em outras palavras, tratam-se de ramificações (forks) em cadeia de blockchain, isto é, nascem dessas interrupções e/ou atualizações.

Qual a diferença entre Bitcoin e Altcoins?

Mas, antes de tudo, você sabe exatamente o que é uma criptomoeda?As criptomoedas são moedas virtuais, dinheiro digital. Elas são cada vez mais populares. De modo que, hoje, já é possível realizar compras, fazer doações e praticar outros tipos de transações financeiras com este tipo de dinheiro.Atualmente, dentre as modalidades de criptomoedas existentes, o Bitcoin tem grande destaque e as demais, isto é, os Altcoins ocupam um papel secundário. Mas, afinal, qual a diferença entre essas duas espécies de moedas digitais?A resposta é mais simples do que você imagina e já foi rapidamente dita no tópico anterior. Considera-se Altcoin qualquer outro tipo de criptomoeda que não seja Bitcoin. Nesse sentido, essas duas modalidades estão verdadeiramente relacionadas. Tal fato se comprova, por exemplo, pelos movimentos de valorização e desvalorização dos Altcoins, guiados pelas altas e baixas do Bitcoin, considerado um indicador de mercado.

Como funcionam as Altcoins?

Agora que você conhece mais a fundo sobre a criptomoeda alternativa, chegou o momento de entender como ela funciona.Essas criptomoedas surgiram a partir de um grupo na internet, em um fórum chamado Cyberpunks, o objetivo do grupo era encontrar uma maneira de desenvolver uma moeda diferente ao sistema monetário existente.Guiados pela motivação, diversos modelos foram desenvolvidos, e o bitcoin passou a se destacar, em comparação a essas criações, devido à sua alta qualidade em transações financeiras. E depois de muito tentar, nasceu o primeiro altcoin: a Namecoin. E mesmo que também utilizem o sistema de blockchain, a proposta dela é que tenham funcionamento únicos, categorizados e inovadores.Veja alguns tipos de Altcoins e suas funcionalidades:

Stablecoins

Altcoins com lastro, pois estão indexadas a um valor monetário centralizado e geralmente ”único”, como o dólar ou o euro. Esse tipo de vínculo é utilizado para que não haja tantas oscilações no valor desse ativo, a fim de minimizar perdas.

Criptomoedas de mineração

Funcionam a partir de uma rede de computadores, e a partir delas, são realizados processos avançados de dados, a fim de validar as transações feitas na blockchain. Quem faz parte da rede, pode se beneficiar com altcoins mineradas.

Tokens de segurança/utilidade

São criptomoedas ativas que funcionam como tokens de segurança, estando vinculados a empresas, como um contrato de investimento. Há também as criptomoedas que funcionam como tokens de utilidade, e são desenvolvidas para fornecer ao seu detentor acesso a determinados produtos e serviços.

Como fazer mineração de Altcoins?

No campo das moedas digitais, mineração é o nome que se atribui ao processo de criação de novas criptomoedas, sejam elas Bitcoins ou Altcoins. Na verdade, o verbo minerar é usado metaforicamente para aludir ao processo de extração de minérios (ouro, estanho, nióbio, etc). Na verdade, o que se chama de mineração dos Altcoins e Bitcoins são, em resumo, cálculos matemáticos e probabilísticos. Eles são realizados com a ajuda de robustos computadores, de alta capacidade de processamento.
Investimento Cryptomoedas

Aqueles que não têm interesse em lidar com a volatilidade de investimento nesses ativos, podem optar por criar pequenas minerações de criptomoedas em suas próprias casas. No entanto, é necessário ressaltar um ponto de alerta: os custos pelo consumo de eletricidade certamente irão aumentar quando você estiver minerando. Veja algumas dicas sobre a mineração do Ether:

  • É possível minerá-la em casa com a ajuda de placas de vídeo (GPUs) eficazes;
  • Mineradores domésticos devem maximizar seus lucros, tanto ao adquirir as placas de vídeos, como ao entrar para um pool de mineração;
  • O primeiro passo é baixar o blockchain no site oficial para configurar sua carteira;
  • Em seguida, configure sua carteira para mineração e altere configurações no seu nó;
  • Quando minerada, você pode negociar ETH na Binance, BitMEX, Bitfinex e BTSE e outras financeiras responsáveis.

Principais Altcoins

Apesar de parecer muito vasto, é possível sim definir quais são as principais criptos alternativas. Por isso, separamos, para apresentar neste post, aquelas que são consideradas as principais, as mais populares; veja abaixo a lista que montamos:

Ethereum: a segunda maior criptomoeda do mercado, considerada a principal altcoin por capitalização com sistema próprio de blockchain, que serve inclusive para outras moedas virtuais;

Ethereum crypto
Litecoin crypto

Litecoin: parecida com o Bitcoin, serve de modelo global de pagamentos digitais, além de permitir transferências e pagamentos online, com um processamento 4 vezes superior ao do bitcoin;

Ripple: criptomoeda independente — sem vínculo com entidades ou pessoas. Possui código aberto e permite transações mais baratas e rápidas do que outros processos de pagamento.

Ripple coin
Chiliz coin

Chiliz: serve como um token utilitário, com foco na área esportiva e de entretenimento. É direcionada a um segmento de bastante destaque e engajamento e permite aos seus detentores um registro criptográfico imutável.

ADA Cardano: A Cardano foi fundada em 2017, pelo mesmo fundador da Ethereum. Conhecida como a terceira geração de criptomoedas, para substituir as duas anteriores (Bitcoin e Ethereum). Entre as muitas vantagens que a Cardano oferece em relação às demais, pode ser citado o fato dela possibilitar mais transações em um menor espaço de tempo.

ADA Cardano

Como investir em Altcoins?

Se você chegou até aqui, é hora de saber como investir, porém, é preciso ter certos cuidados. Embora possa haver vantagens, também existem riscos nesse investimento. Por isso, antes de tomar sua decisão, veja algumas orientações:

Conheça seu perfil de investidor e saiba quanto risco você quer correr;
Estude o mercado e entenda o funcionamento dos ativos;
Saiba as diferentes maneiras de investir: diretamente, por instituições ou fundos de investimentos.

Pesquise bem sobre o Altcoin escolhido, veja se ele é confiável em fóruns e perfis públicos. Além disso, verifique se há reclamações na plataforma de defesa do consumidor ou na Justiça.

Se houver dúvidas sobre quando investir, siga especialistas sobre o tema, já que isso depende muito da economia mundial e da valorização desses ativos.

Quais são os Altcoins mais promissores?

Se você tem o desejo real de investir nesse mercado, o momento é agora. Pois pela primeira vez, em anos, o mercado de criptomoedas realmente vem sendo considerado confiável. Contudo, é importante conhecer quais são as principais criptomoedas, dentre os Altcoins e quais têm a maior probabilidade de valorização no decorrer dos anos. Para isso, listamos aqui aquelas de maior potencial, veja as queridinhas do momento:

Solana – SOL

Solana logo
Ethereum – ETH
Ethereum logo
ADA Cardano
ADA Cardano logo
Polkadot – POL
Polkadot logo
Axie Infinity – AXI
Axie Infinity logo
Polygon – MATIC
Polygon logo
Por fim, depois de conhecer as criptomoedas promissoras, tenha em mente que nesse mercado as criptomoedas passam por muitas oscilações, alternando entre momentos de valorização e desvalorização. Portanto, tenha cuidado, organização financeira e avalie bem os riscos antes de decidir investir.

Como ver a cotação dos Altcoins?

Na hora de acompanhar as variações nos valores dos Altcoins, algumas plataformas, ou seja, sistemas que informam sobre cotação das moedas digitais, podem ser usados. Estamos falando dos registradores de preço (como a CoinMarketCap e a CoinTrader Monitor), que mostram as oscilações ao longo do dia nas principais corretoras do mundo.

Por outro lado, você também pode monitorar as variações através das próprias corretoras. Como exemplo, nós podemos citar a Binance, Gate.io e a brasileira Nova DaX.

Soluções para sistemas web?

Neste post nós procuramos alargar o seu conhecimento sobre criptomoedas, trazendo outros tipos de moedas digitais para além dos Bitcoins. E se você atua na internet, trabalha com sites, sistemas web, pagamentos online ( com criptomoedas, inclusive) saiba que nós oferecemos algumas soluções nesse sentido. Ao clicar no banner abaixo, você é direcionado a uma página com todos os nossos serviços: criação e hospedagem de sites, plataforma de doações, marketing digital, enfim. Você pode clicar e conhecer as soluções para sistemas web com as quais você pode contar.

Redação: Beatriz Mendes
Tenho 23 anos e sou jornalista de formação, redatora e revisora nas horas vagas. Minha paixão é escrever. Sou um profissional atuante em várias áreas da comunicação e gosto bastante de me arriscar. Além disso, adoro ler e assistir séries e animes.
5 4 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Captar recursos para ONGs
Captar recursos para ONGs
Como construir site para eventos?
Como criar sites para eventos?

Modelos de landing pages

Exemplos de landing page de sucesso

Por que investir em um site?

Por que ter um site: uma presença online é essencial?

A trajetória do bitcoin

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Tempestade solar 2024 é verdade?

Tempestade solar 2024 é verdade?

Últimas postagens

Como criar site para eventos?

Como criar site para eventos?

Anda se perguntando como criar site para eventos? Atualmente, com a crescente importância da presença online, ter um site dedicado ao seu evento é essencial...