Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Confira 3 passos para criar site EAD

por | Atualizado em 1 de setembro de 2020 | Notícias

Criar site EAD, ou uma plataforma de educação a distância, não é tão complicado quanto parece. Com a ajuda dos plugins certos, esse trabalho pode ser realizado até mesmo por pessoas sem conhecimento técnico.

O ensino à distância é uma grande tendência, fato demonstrado pelo crescimento dos produtores de conteúdo dessa categoria. A pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais esse movimento fazendo com que a procura por cursos e capacitações online crescesse mais de 200% durante o período.

Se você também pensa em ter um espaço na web para compartilhar seu conhecimento com alunos de qualquer lugar do mundo, este conteúdo é para você. Continue a leitura para conferir os passos necessários para criar um site EAD!

Criar site EAD

Curso online
Curso online
Criar um site EAD
Criar um site EAD

Como criar um sistema de cursos online

O plugin para curso online do WordPress é espetacular permite criar cursos online rapidamente dentro do WordPress. Seja vendendo ou compartilhando o conhecimento, esse plugin te… Saiba mais!

Como criar site de classificados

Se você está pensando em criar site de classificados, é importante saber que esse tipo de página é muito promissor, principalmente pelo fato de que cada vez mais pessoas passam a… Saiba mais!

Como criar um site de marketplace

As plataformas de marketplace são vistas por muitas pessoas como sistemas altamente complexos que requerem grandes estruturas de TI, o que não é verdade. Neste artigo, ensinamos… Saiba mais!

1. Comece pela pesquisa

Antes de botar a mão na massa, a pesquisa e o planejamento são essenciais. Sendo assim:

  • analise as características da plataformas e dos cursos de maior destaque e tente destacar os seus pontos positivos e negativos;
  • estude comentários e avaliações nas redes sociais para entender as opiniões dos clientes sobre os cursos;
  • se já conta com uma base de dados (lista de e-mail ou contato com possíveis alunos), questione-os sobre o que mais buscam em um curso de educação à distância.

2. Planeje a sua divulgação

Você não pode se esquecer que seu curso também é um produto. Será preciso criar meios de divulgação, promoção e acesso para que ele chegue ao seu público. Você precisa se perguntar:
  • onde seus futuros alunos estão: que tipo de sites acessam, quais redes sociais utilizam, como preferem se comunicar com suas marcas favoritas etc;
  • que tipo de divulgação mais cativa o seu público: peças publicitárias geram resultados, mas estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser mais eficazes;
  • quais são os seus diferenciais: o que o seu curso oferece que nenhum outro é capaz de oferecer?

3. Escolha a melhor plataforma

Para criar uma plataforma de cursos online, existem basicamente dois caminhos. Confira-os em mais detalhes a seguir.

Plataforma de cursos compartilhada

Se você é um professor ou especialista que pretende oferecer um curso simples para seus alunos, o caminho mais rápido certamente são as grandes plataformas agregadoras de cursos online. Esses ambientes livram seus usuários das responsabilidades habituais envolvidas na criação de um site, mas são muito engessadas e também cobram taxas dos seus usuários.

Por outro lado, quem opta por investir em um site próprio tem total controle sobre seu conteúdo e ainda consegue dar mais destaque à sua marca. É claro que criar um site EAD não é o mesmo que desenvolver um site qualquer, mas você deve ter em mente que um projeto como esse não precisa ser um investimento milionário. Existem maneiras muito práticas de fazê-lo.

Plataformas e plugins LMS

Para quem deseja criar um ambiente de aprendizagem mais robusto e rico em recursos, o ideal é investir em um LMS (Learning Management System ou Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem). Um dos softwares mais utilizados da categoria é o Moodle, um serviço completo utilizado até mesmo por grandes instituições internacionais, como as Universidade de Cambridge e da Louisiana. Para quem busca uma opção mais prática, porém, existem os plugins LMS que reúnem diversos recursos para reproduzir uma experiência de sala de aula dentro do seu site WordPress. Entre as opções mais queridas pelos usuários, temos o LearnDash, o Lifter LMS e a solução que utilizamos com nossos clientes aqui na Link Nacional, o LearnPress. Esse plugin simplifica o gerenciamento da sua plataforma disponibilizando ambientes para alunos, professores e administradores, bem como pode ser integrado com diversos sistemas de pagamento.
Realizando um bom planejamento, suas chances de sucesso no mercado de cursos online certamente aumentarão. Feito isso, bastará escolher a ferramenta que melhor atende ao seu negócio. Com as grandes plataformas compartilhadas, você terá menos trabalho, mas terá que lidar com um ambiente limitado e extremamente concorrido. Com os softwares, por outro lado, você tem total controle sobre seu empreendimento, porém, precisará ter algum conhecimento técnico para aproveitar suas funcionalidades ao máximo. Felizmente, existem empresas que podem tornar esse processo mais fácil. Se você deseja criar um site EAD profissional recheado de recursos, entre em contato conosco e confira os nossos planos!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

O que é VisaNet?

O que é VisaNet?

VisaNet é uma rede de pagamentos eletrônicos que atua no mundo inteiro conectando pessoas, empresas e Governos.

ler mais
WhatsApp chat