Muitas dúvidas permeiam a mente das pessoas sobre este assunto, já que, a desconfiança em meio a produtos existentes apenas virtualmente, ainda existe. Algumas questões são: é confiável? Mas e se eu precisar de suporte? Não existe um representante físico? Eu consigo fazer qualquer operação?
Para além destas dúvidas, existe também a comparação entre bancos digitais e físicos, portanto, se você quer conhecer mais sobre o assunto, leia este post até o final! Boa Leitura!
Continue lendo
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente
O que são bancos digitais?
Como o próprio nome já diz, os bancos digitais são versões de instituições financeiras que existem unicamente no meio digital, com o acesso, geralmente, apenas por um aplicativo. Essas ‘’versões’’ de bancos não possuem uma instituição física, nem um representante ou suporte, é tudo feito unicamente via internet, chat, e-mail e contato telefônico.
Mesmo com todo esse formato mais moderno, essas financeiras trouxeram diversas vantagens aos consumidores, como o acesso facilitado a diversos serviços e os baixos custos de tarifas. Isso deixou as contas bancárias cada vez mais acessíveis à população, sem deixar de lado a questão da segurança, uma vez que esses bancos possuem sistemas antifraude e autorização do Banco Central para atuarem.
Nubank, Next, Neon e Caixa Tem são alguns dos exemplos de bancos digitais mais famosos e utilizados pelas pessoas atualmente. Além destas, há muitas outras opções, e por isso é necessário escolher cuidadosamente qual banco irá lhe servir, principalmente para saber se aquela é a melhor escolha para o seu tipo de utilização na plataforma.
Expansão dos bancos digitais na América Latina
Alguns estudos realizados dizem que a pandemia da COVID-19 foi a principal causa do crescimento do uso dos bancos digitais.
De acordo com o relatório Estado do banco digital da América Latina, realizado pela empresa Comscore, nos primeiros meses de 2020, os bancos digitais experimentaram saltos gigantescos de visitas, chegando a quase 200% no Brasil.
Além do mais, estas visitas realmente resultaram em vendas, já que, segundo a empresa Deloitte, entre janeiro e abril de 2020, as transações bancárias realizadas por pessoa física via celular cresceram 22%, com queda de 53% nas agências físicas, considerando o mesmo período.
Mesmo que iniciada na pandemia, a tendência aos bancos têm se perpetuado, já que dificilmente as pessoas ‘’deixam’’ esses bancos, por conta da facilidade de uso. Logo, é um mercado que está em constante crescimento.
Qual a relação entre bancos digitais e fintechs?
Como uma instituição tecnológica e financeira, os bancos digitais se assemelham
com as fintechs, já que, a maioria dos bancos virtuais existentes são considerados fintechs.
Como esses conceitos podem parecer confusos, entenda primeiro suas definições.
O que são fintechs?
Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial e technology, que em português significam financeira e tecnologia.
Sendo assim, o conceito é usado para designar startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, no qual o uso da tecnologia é o principal fator positivo em relação às empresas tradicionais. Elas podem oferecer cartão de crédito, conta digital, cartão de débito, empréstimos, seguros, entre outros.
E a maioria delas permite que seus clientes façam o controle total de seus perfis unicamente pelo smartphone ou iPhone.
Relação entre Bancos digitais e fintechs
Então quer dizer que todas as fintechs são bancos digitais? Não é bem por aí.
A principal diferença entre um banco digital e uma fintech é: nem toda fintech é considerada um banco digital!
Isso acontece porque existem outras modalidades financeiras que utilizam deste modelo, mas sem o perfil de agência bancária virtual, como por exemplo, a Rico, corretora de investimentos utilizada unicamente para o investimento em Renda Variável e Tesouro Direto.
A semelhança, então, entre os dois é que ambos utilizam a tecnologia para ampliar o acesso aos serviços financeiros, para pessoas físicas e pequenas/médias empresas.
Bancos digitais vs bancos tradicionais
A briga entre as instituições virtuais e física rende, mas a principal diferença entre as modalidades é a forma de manuseio e interatividade.
Confira algumas das principais diferenças:
Plataforma de funcionamento:
Acessibilidade e rapidez:
Atendimento:
Custos e Tarifas:
Se no ambiente tradicional há várias taxas de administração e manutenção, um banco digital disponibiliza, majoritariamente, todos os principais serviços bancários de forma gratuita. Um bom exemplo são as transações Pix, que são gratuitas independentemente do banco destinatário, e podem ser feitas a qualquer momento em uma conta digital.
Como solicitar empréstimos aos bancos digitais?
Como ainda é um mistério para muitos saber como solicitar processos historicamente mais ‘’burocráticos’’, vamos explicar exatamente como realizar o pedido.
Após decidir se vai realmente precisar de um empréstimo e para quê irá usá-lo, basta entrar em contato com o seu banco digital, por chat ou telefone, e solicitar. Simples assim!
Eles irão informar as condições, os valores a pagar posteriormente e o prazo para o valor cair em conta.
Veja alguns bancos que fornecem empréstimos:
Exemplos de bancos digitais para pessoas jurídicas
Assim como mais pessoas passaram a usar bancos digitais, muitas empresas e microempreendedores também passaram a procurar esse serviço, por conta da praticidade e taxas mais brandas.
Neste contexto, algumas financeiras digitais viram neste cenário a oportunidade de criar estruturas próprias voltadas ao atendimento de pessoas jurídicas, com serviços como folha de pagamento automática, emissão de boletos de cobranças, etc.
Antigamente, estas instituições só podiam atender as necessidades de microempreendedores e pequenas e médias empresas, no entanto, atualmente há vários bancos que já atendem grandes corporações.
Confira os principais bancos para PJ hoje:
Soluções para sistemas web
Como todos têm aderido a tecnologia, a Link Nacional está aqui para ajudar a todos que usufruem dessa vantagem. Oferecemos as mais diversas soluções tecnológicas para internet, hospedagem de sites, produção de conteúdo, infraestrutura em T.I e estratégias de marketing digital.
Temos como expertise a criação de sites de WordPress e muitos feedbacks de excelência em nossas entregas, que garantem resultados sólidos e rápidos. Entre em contato conosco!
Nós temos a solução
Tenha uma equipe profissional pronta para te ajudar rapidamente