Hoje, as redes sociais são os principais canais de comunicação de uma empresa, seja ela pequena, seja ela grande. No futuro, talvez isso mude. Agora, a certeza, é uma só: todo negócio precisa de um site. Para a companhia, o website equivale ao cartão de visitas. Às vezes, é o primeiro contato do cliente com alguma firma.
Abaixo, em destaque, você confere 5 erros ao criar um site que podem prejudicar o sucesso da sua empresa. Se ele já existe, sem problemas. Leia as dicas com atenção, e veja em qual ponto você pode aperfeiçoá-lo.
É importante destacar que o seu website deve passar por melhorias contínuas. Isso significa que, mesmo ao fazer as correções indicadas nesse texto, nunca fique muito tempo sem investigar novas tecnologias. Como a integração com softwares de CRM, tendências em design, entre outros tópicos essenciais para a elaboração de um site.
Erro #1 – Conteúdo de baixa qualidade
É quase impossível pesquisar algo no Google sem ao menos uma vez acessar o site da Wikipédia, a enciclopédia online mais popular da Internet. O design da página é simples, e se mantém praticamente inalterado desde o lançamento do projeto.
Continue lendo
Mesmo assim, este site é um dos mais acessados do mundo, com milhões de visitantes todos os dias. Atualizado pelos próprios usuários, e disponível em diferentes línguas, o conteúdo da Wikipédia é excelente.
O mesmo deve valer para o seu site. É óbvio que um design atrativo e funcional importa. Entretanto, os interessados no seu produto ou serviço demandam mais. O que eles querem, de verdade, é saber o seu conteúdo. As pessoas precisam entender o que a sua empresa faz, quais os valores dela, os cases de sucesso, entre outras informações.
É imprescindível que todo esse conteúdo seja escrito de maneira clara e concisa. Nada de frases muito longas ou confusas. Vá direto ao ponto, e apresente ao visitante do seu site o que ele, de fato, necessita conhecer sobre o seu empreendimento.
Erro #2 – Site com péssima usabilidade
O design vai muito além de gráficos ou de imagens. Ele é fundamental para oferecer uma experiência satisfatória ao usuário. Ao visitar o site de sua empresa, uma pessoa deve encontrar com facilidade as informações que ela deseja. Caso contrário, elas irão abandonar a página em poucos segundos. Sem contar risco de você perder um cliente em potencial para o concorrente que tenha um site mais apresentável.
Antes de colocar o seu website na rede, chame pessoas de sua confiança para realizarem alguns testes. Aproveite a oportunidade e peça a elas que encontrem informações predeterminadas. Desta forma, você será capaz de identificar possíveis dificuldades na jornada do usuário pelo site.
Erro #3 – Ter um site desatualizado
Nada mais frustrante para qualquer pessoa do que visitar o site de uma empresa e confirmar que as informações lá descritas estão desatualizadas. O site é como se fosse uma casa. Mesmo que ele seja lindo, carece de manutenção frequente. Manter os dados de seu website em dia traz outro benefício, dessa vez para a percepção do seu negócio.
Ao visitar o seu site, e observar que o conteúdo está atualizado, o cliente terá um sentimento positivo sobre a sua empresa. Afinal, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.
Erro #4 – Site sem versão para smartphones
Quantas horas do dia você fica no celular? Várias, sem dúvida. Com os seus clientes, ocorre o mesmo. É muito provável que ele acesse o seu site por meio de um smartphone. Quando isso acontecer, é vital que ele desfrute a mesma experiência proporcionada por um computador pessoal.
Na verdade, o seu website deve se adaptar de forma natural a qualquer plataforma, seja ela um tablet, seja ela um PC. Por isso, uma dica. Antes do lançamento, faça testes em diferentes aparelhos e softwares, como o iOS ou Windows. Você somente deve colocá-lo na rede após confirmar que ele funcione de maneira perfeita em todos os sistemas.
Erro #5 – Deixar a criação do seu site para mais tarde
Entre todos os erros ao criar um site, este é o principal. Se você quer expandir os seus negócios e atrair mais clientes, só há uma escolha: criar o site da sua empresa hoje mesmo. É um engano pensar que um website pode ser um item dispensável, apenas por ter muitos seguidores nas redes sociais.
O melhor de tudo é que, na atualidade, é possível ter um site, mesmo sem conhecimentos em programação e design. Além disso, existem inúmeras plataformas gratuitas, como o WordPress, que te possibilita a inserção de diversos plugins e temas.
Caso o seu empreendimento se encontre nessa situação, este é o momento para revertê-la. Por isso, é importante contratar uma empresa especializada em criação de sites, como a Link Nacional, que pode te ajudar nessa jornada e oferecer o melhor serviço com um preço justo.
Você, e sobretudo seus clientes, merecem isso.
Com colaboração de Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.
Nós criamos seu site
Criação de site com suporte, treinamento e manutenções rápidas inclusas.