Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Usabilidade: o que é, qual o significado e como aplicar no seu site?

por | Atualizado em 23 de março de 2021 | Criar site

Você conhece o termo usabilidade? Quem já passou por uma experiência de usuário frustrante vai reconhecer rapidinho! Apesar de parecer familiar, ainda há muito que ser descoberto sobre esta invisível, mas importante característica, que todo site precisa para oferecer a melhor experiência aos seus usuários. E foi justamente pensando nisso que a Link Nacional dá a largada para levar até você o melhor conteúdo!

Hoje você vai descobrir como a usabilidade pode ser fundamental na criação do seu site e o que ela pode fazer a seu favor. Vamos desvendar os segredos para que você a utilize em suas páginas, trazendo maior engajamento e garantindo sua audiência. Preparado para nossa expedição no melhor estilo Indiana Jones? Vem com a Link Nacional que a nossa jornada está apenas começando!

Continue lendo

Nós temos a solução!
Mulher usando site com boa usabilidade

O que é usabilidade?

A usabilidade é um conceito que muitos já ouviram falar, mas poucos aplicam na prática tudo o que pode oferecer. Trata-se de um índice de qualidade na avaliação da acessibilidade de uma interface ou produto na experiência do usuário. Por exemplo: um site que não apresenta as informações de maior interesse dos clientes de maneira clara e ágil está pecando em relação à ela.

Qual o significado

Imagine que você comprou o computador dos seus sonhos e na hora de usar descobre que o processador de fábrica é muito inferior ao necessário. O seu sonho pode se transformar em pesadelo, caso você descubra o quanto vai ser difícil substituir a peça na rede autorizada. Nesta situação hipotética, a baixa qualidade de um componente colocou em risco toda a marca e sua reputação no mercado. E é aí que mora o perigo!

A usabilidade é mais que uma medida para casos isolados, pois engloba toda uma cadeia de produção e distribuição de produtos e serviços, além do desenvolvimento de softwares capazes de solucionar problemas. Com a web, não poderia ser diferente, pois os clientes estão não só mais exigentes, como também mais conscientes de seus direitos.

O que é usabilidade em IHC

O IHC é a sigla para Interação Humano-Computador e graças a esta noção, a usabilidade ampliou seus horizontes e se tornou mais complexa. Este conceito surgiu nos anos 80 com o objetivo de identificar os motivos pelos quais as pessoas utilizavam a tecnologia da informação.

Essencialmente os estudiosos tentavam entender de que forma o uso dos computadores poderia ser enriquecedor para o dia a dia dos usuários. Após a inserção da tecnologia digital e suas inovações, tais como o celular e a internet, o leque de indagações dos pesquisadores aumentou. Com isso, aspectos como diversão, criatividade e bem-estar passaram a fazer parte do campo de investigações em IHC. Foi neste período que surgiu também uma importante variável de observação que instigava os estudos em usabilidade: a experiência do usuário.

Jakob Nielsen

O dinamarquês Jakob Nielsen consagrou-se como o pai da usabilidade na internet. Criou um movimento chamado “engenharia de usabilidade com desconto”, focado em melhorias rápidas e de baixo custo para implementação em interfaces de usuário. Dentre seus vários inventos, a avaliação heurística é uma das mais comentadas no universo digital. Os seres humanos são dotados de capacidade heurística, ou seja, a habilidade em descobrir ou resolver problemas a partir da experiência prática, observação e criatividade.

A avaliação heurística é um experimento no qual um pequeno grupo de avaliadores com conhecimentos em usabilidade simulam as possibilidades de experiências que um produto ou serviço pode proporcionar. A partir desta pesquisa, o produto passa por adaptações para que chegue aos consumidores com o mínimo de dificuldades na hora de usar, para uma experiência do usuário mais satisfatória e envolvente. Genial, não é mesmo?

Jakob Nielsen

Usabilidade na Web

Por ser um conceito abstrato, a usabilidade muitas vezes passa despercebida por quem divulga seus produtos ou serviços na web. Saiba que este é um erro fatal, que pode comprometer não só a confiabilidade da marca, como ainda pode levar ao encerramento do negócio. Para isso não acontecer, é preciso implementar a usabilidade nas suas páginas e plataformas de e-commerce.

Hoje as pessoas estão mais propensas a descartar a navegação em sites com projetos disfuncionais, por isso se o que você procura é engajamento e audiência, precisa seguir regras básicas, que podem ser encontradas no livro “Usabilidade na web: Projetando Websites com Qualidade”, de Hoa Loranger. É um guia para aqueles que querem conhecer mais a fundo sobre esse assunto e aplicar suas principais regras, tornando a experiência do usuário mais confortável e atraente.

Usabilidade Web
Usabilidade Mobile

Usabilidade móvel

Outro guia imprescindível para promover a experiência do usuário em aparelhos móveis é o livro “Usabilidade móvel”, escrito pelo próprio Jakob Nielsen. Desta vez o rei da usabilidade inovou ainda mais e criou uma coletânea valiosa, com estudos internacionais de inúmeros especialistas e totalmente ilustrada. Agora você não tem mais desculpas para não começar a aplicar a usabilidade em seus aplicativos para smartphones e tablets!

Quais as diferenças entre usabilidade e acessibilidade

Por serem semelhantes, os conceitos de usabilidade e acessibilidade podem gerar confusão. Vamos olhar mais atentamente para cada um deles:

  • A usabilidade envolve a noção de uso a partir de experiências do dia a dia. Você pode comprar um produto que não proporciona uma experiência agradável, porque é difícil localizar os comandos e acessar suas funções. Falta funcionalidade a este produto, o que compromete a usabilidade.
  • Já a acessibilidade se relaciona ao fato de obter o devido acesso a determinado produto por diferentes usuários. Por exemplo, um computador sem a adaptação em Braille é difícil de ser acessado por um deficiente visual, já que é um recurso necessário para tornar acessível a capacidade de digitação deste grupo de usuários.
A usabilidade é universal, ou seja, vários usuários de diferentes grupos podem usufruir de seus benefícios. A acessibilidade, ao contrário, se refere a grupos específicos de usuários. Assim, a insatisfação do cliente com a forma de um produto é uma questão de usabilidade; mas a dificuldade de acesso por falta de um componente especial, como o efeito lupa em textos escritos é um problema de acessibilidade.
Mulher usando site com boa usabilidade mobile

Como melhorar a usabilidade no meu site

Chegamos ao pulo do gato para o seu negócio! Investir em usabilidade demanda muito estudo, trabalho em equipe e aprimoramento contínuo, mas os resultados compensam todos os esforços. Antes de começar, é importante conhecer as heurísticas, que são as regras básicas desenvolvidas por Jakob Nielsen e que todo desenvolvedor precisa conhecer. Confira algumas delas:

  • Linguagem do usuário – como você se sentiria ao utilizar um sistema que não respeita seu código linguístico adequadamente? Esta é a ideia por trás desta regra, é preciso considerar a maneira como o usuário pensa e se comporta para falar a mesma língua que ele!
  • Otimização da memória do usuário – o sistema deve se adequar às necessidades do usuário sem sobrecarregar sua capacidade de memória. Lembre-se de que ele acessou seu site com o intuito de obter a melhor experiência e não para se estressar!
  • Prevenção de erros – como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar! Ninguém gosta de lidar com erros, especialmente quando precisa de acesso rápido. Por isso é fundamental estudar os erros possíveis e implementar as melhorias de interface antes que os problemas ocorram!

Conclusão

Gostou da experiência de desbravar a usabilidade? A Link Nacional tem uma equipe especial, focada no que há de mais avançado em experiência do usuário! Conheça nossos planos e ofereça aos seus clientes produtos e serviços com a garantia da melhor experiência! Conte com a assessoria do nosso staff e veja como ela vai transformar seu negócio!

Nós temos a solução!
Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.