O que são manipuladores apache?

Os Manipuladores Apache são utilizados para manipular determinados tipos de extensões do site. Eles também são conhecidos como Apache Handler.

Servem para identificar scripts, CGI(Common Gateway Interface) e arquivos analisados pelo servidor. Eles fazem a função de identificar a extensão de arquivo definida pelo desenvolvedor e manipular a sua característica para que ele possa ser executado. Por exemplo, você pode definir que os arquivos com a extensão .example sejam tratados como arquivos CGI.

Para acessar o recurso Manipuladores Apache é necessário fazer o login no cPanel da sua conta de hospedagem da Link Nacional. Depois digite na barra de busca Manipuladores Apache ou procure pelo ícone correspondente. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Como criar Manipuladores Apache?

Os Manipuladores Apache podem ser criados por meio do cPanel da sua conta de hospedagem. Esse é um recurso que permite identificar e manipular arquivos com extensões que não funcionariam com esse recurso. Por isso, para executar esse arquivo é necessário criar um manipulador Apache.

No campo manipulador você deve preencher com o script ou a função que você deseja executar. Ou seja, se deseja executar uma determinada extensão como arquivo CGI coloque cgi-script.

Já no campo extensão (ões) preencha com a extensão que pretende modificar. No nosso exemplo colocaremos a .example. Depois clique em adicionar e o seu manipulador Apache já será criado.

Todos os Manipuladores Apache criados estarão listados na tabela como definidos pelo usuário

Manipuladores Apache do Sistema

Por padrão alguns manipuladores já são definidos pelo sistema. Como o manipulador cgi-script que modifica os arquivos com as extensões .cgi .pl .plx .ppl .perl. E também o manipulador server-parsed que modifica os arquivos com a extensão .shtml. Outros manipuladores podem ser inseridos, mas sempre com a supervisão de programadores experientes.
Share This