FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

por | 29/01/24 17:24 | Terceiro setor, Destaque, Notícias

No mundo da arrecadação online, os formulários GiveWP destacam-se como ferramentas poderosas. Se você busca se aprimorar na captação de doações online, conhecê-los já é um primeiro e acertado passo nessa direção.

Neste guia, vamos explorar as funcionalidades robustas e a simplicidade cativante dos formulários GiveWP, revelando como essa plataforma pode transformar a maneira como a sua organização angaria apoio financeiro. Acompanhe!

Continue lendo

Conheça os métodos de arrecadação online

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

O que são os formulários GiveWP?

O GiveWP é um plugin WordPress projetado para facilitar a arrecadação de doações online. Ele fornece uma variedade de recursos para ajudar as organizações sem fins lucrativos a receberem doações de maneira eficiente e personalizada.

Os formulários do GiveWP referem-se às páginas para o recebimento das doações, que o plugin permite criar e incorporar em um site WordPress. Esses formulários são personalizáveis e podem ser adaptados para atender às necessidades específicas da organização. Já os doadores, podem preencher os formulários para fazer contribuições de maneira fácil e segura.

Os formulários geralmente incluem campos para informações do doador, como nome, endereço, endereço de e-mail e valor da doação.

GiveWP

Modelos de formulários

Ao instalar o plugin, são disponibilizados para os usuários algumas opções de formulários. Trata-se de diferentes templates, cada um com um formato, estilo e funções específicas. Confira nos próximos tópicos como cada formulário funciona: 

Multi-Step

A tradução em português para o termo multi-step é “várias etapas”, ou “múltiplas etapas”.

Este formulário, portanto, recebe este nome justamente porque ele conduz a pessoa no ato da doação ao longo de algumas etapas:

  • Etapa 1: a primeira serve para a apresentação da instituição. Ela vem com um título (“Suporte a nossa causa”) e com um texto padrão; os dois podem ser personalizados. Além disso, há também um botão (“Doar agora”), que dá início ao processo de doação;
Etapa 1 GiveWP Multi-Step
  • Etapa 2: a segunda etapa consiste numa tela em que o doador deve decidir o valor da doação. Essa quantia pode ser personalizada (o doador digita no campo de formulário um valor) ou pode ser um dos valores sugeridos.
Etapa 2 GiveWP Multi-Step
  • Etapa 3: nesta etapa o processo de doação de fato se realiza. Nela, os doadores devem escolher o método de contribuição (cartão, Pix, boleto, etc.), preencher as informações solicitadas e finalizar a transação.

    Os nomes dos campos podem todos ser personalizados.

Processo de doação

Legacy  

Já para quem deseja ter mais liberdade e personalizar mais coisas no formulário, há a opção Legacy. Nesse modelo, é possível personalizar toda a interface inserindo imagens e configurando as seções do formulário. No entanto, é um trabalho mais técnico e é necessário certo conhecimento em desenvolvimento web ou design.

legacy

Classic

O modelo Classic é ideal para formulários que compõem sozinhos uma página de doação. Nele, os doadores preenchem os dados conforme rolam a página. Há os seguintes campos para serem preenchidos:

  • Valor que irá ser doado;
  • Dados do contribuinte;
  • Dados bancários (gateway de pagamento);
  • Resumo da doação.
Classic
Além disso, é possível configurar os elementos de cada campo, mas vale ressaltar que algumas seções não podem ficar em branco, pois isso impedirá a exibição do formulário. Também é importante frisar que adicionar estilo personalizado é intencionalmente mais complicado nesse formato, para evitar conflitos de estilo entre o formulário e outros temas ou plugins.

Como configurar os formulários no GiveWP?  

O processo de escolher um formulário e configurá-lo funciona da seguinte maneira:

  1. Depois de instalar o plugin no site, acesse o painel administrativo do WordPress;
  2. Clique em Doações na barra lateral;
  3. Em seguida, clique em Adicionar formulário;
  4. Selecione um dos modelos disponíveis e clique em Ativar para configurar o estilo e os demais campos do formulário;
Como configurar os formulários no GiveWP
Veja neste vídeo os modos de configuração do seu formulário de doações e, em seguida, aprenda como integrá-lo ao seu site WordPress:

Ferramentas para personalização de formulários

Como vimos anteriormente, a estilização de alguns modelos de formulários nem sempre é fácil e intuitiva.

A boa notícia é que há uma ferramenta para solucionar esse problema. A Link Nacional desenvolveu o Plugin Give Free Form, uma ferramenta gratuita que dá ao administrador do site a opção de modificar o formulário Legacy, independente do tema utilizado.

Com o plugin é possível mudar a cor do formulário, estilizar inputs, estilizar os campos dos métodos de arrecadação e muito mais.

É importante ressaltar que para obter o Plugin Give Free Form de forma gratuita é necessário contratar uma das soluções de doações da Link Nacional, seja ela completa ou individual.

A Link Nacional também conta com o Plugin Formulário Multilíngue, com ele é possível traduzir automaticamente os comprovantes das doações para os idiomas em que elas tenham sido realizadas.

Para instalá-lo basta procurar por “formulário multilinguagem” na aba de plugins no painel administrativo do WordPress.

GiveWP 3.0

Recentemente, o GiveWP lançou uma nova versão do plugin. A versão 3.0 traz uma série de melhorias e novos recursos, incluindo:

  • Suporte a pagamentos recorrentes, função pela qual um método de arrecadação fica salvo para que uma doação aconteça, num mesmo valor, mensal ou anualmente;
  • Integração com o WordPress Multisite, que possibilita às organizações com vários sites fazer o uso do GiveWP.
Além disso, uma das grandes novidades é a nova versão do formulário. Nessa versão, ao em vez de escolher um template pronto, é possível usar um construtor. Esse construtor visual é baseado no editor de blocos do WordPress (Gutenberg), o que o torna familiar e fácil de usar. Os usuários podem arrastar e soltar blocos de conteúdo para criar formulários personalizados com campos de texto, caixas de seleção, botões, etc.

Além disso, o modo de design permite aos usuários a visualização das alterações feitas nos formulários em tempo real. Isso é útil para garantir que os formulários estejam com a aparência desejada antes de serem publicados.

Soluções para o GiveWP

Caso queira adicionar mais métodos de arrecadação a sua página de doação, além do PayPal e do Stripe que já vêm integrados ao GiveWP, na Link Nacional temos diversas soluções para o GiveWP. Clique no banner abaixo para saber mais!

Conheça os métodos de arrecadação online

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
0 0 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Últimas postagens