Você já ouviu falar em trade marketing? É uma forma de aumentar a visualização de uma marca no mercado, por meio de um trabalho conjunto entre empresas e os canais de vendas, que vão alavancar o alcance de produtos ou serviços por meio de estratégias de marketing direcionadas a um resultado específico. E a Link Nacional, sempre sintonizada com as novidades do universo digital, traz hoje, tudo o que você precisa saber para começar a desenvolver na sua empresa de maneira eficaz.
Você vai saber não só o que significa, mas também como funciona o trade marketing. Vai conhecer como dar os primeiros passos para otimizar ainda mais as suas vendas e a sua visibilidade no mercado, tanto físico quanto digital. Nos últimos anos, o perfil dos consumidores alterou significativamente, e com isso muitas empresas passaram a apostar em estratégias de vendas no meio virtual. E não é por acaso: de acordo com o Advancing Trade Marketing in the Digital World, só no ano de 2017, 70% dos consumidores fizeram pesquisa de produtos na internet antes de fechar compras. Assim, pensar estrategicamente é uma forma de atingir mais clientes em diferentes canais, e o trade marketing pode ser uma excelente pedida para você tornar o seu negócio um verdadeiro exemplo de sucesso.
Venha com a Link Nacional e não deixe para depois a sua escalada rumo ao sucesso no mercado do trade marketing!
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O que você vai ler
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O que é trade marketing?
O trade marketing é uma estratégia para vendas no modelo B2B, em que uma empresa comercializa seus produtos ou serviços para outra empresa. Para melhor entendermos o que é, vamos pensar em uma situação hipotética: você tem uma empresa que precisa realizar um grande evento comemorativo, mas a sua área de atuação não tem nada a ver com eventos. Ao navegar na internet, descobre que existem empresas que oferecem todo o serviço de organização de eventos, desde o planejamento até a entrega final. Você resolve então contratar uma dessas empresas, para que o seu evento possa se realizar sem contratempos e alcance o sucesso que a comemoração exige. Neste exemplo, você atuou como um consumidor, ou seja, você contratou o serviço de outra empresa para que tudo corresse em paz no seu evento.
Agora vamos imaginar que a sua empresa ofereça serviços para eventos, mas precisa do apoio de outras empresas para que possa atender de maneira satisfatória a todos os clientes, que são grandes empresas. Você precisa contratar um bom serviço de buffet, cerimonialistas, bem como artistas e palestrantes. Nesta situação, você é um shopper, empresa que comprou o serviço para vender a outra empresa. Podemos dizer que o ele tem por finalidade satisfazer as demandas do shopper.
Qual o significado de trade?
A palavra trade tem o sentido de troca, transação. Ela é muito utilizada em marketing, já que se trata da troca de produtos ou serviços por um valor em dinheiro. Também podemos observar o uso do termo no ramo de investimentos, em que há a transação de valores em dinheiro por ações na bolsa ou fundos de investimento.
Como fazer trade marketing?
Para fazer trade marketing, é essencial ter em mente dois pontos: estratégia e planejamento. Não adianta sair por aí alardeando seus produtos ou serviços sem um foco, sem o devido plano de ação para que os resultados aconteçam. Antes de começar a pôr a mão na massa, é preciso pensar em:
- Conhecer o que o distribuidor do seu produto precisa;
- Ter objetivos em comum com o distribuidor;
- Branding, afinal a sua marca precisa ser lembrada;
- Desenvolver um cronograma para colocar a estratégia em prática;
- Executar o seu plano estratégico.
Ufa! Deu para sentir que o trade marketing envolve muito trabalho, né? Se você focar nos resultados, com certeza vai valer muito a pena!
Quais as estratégias?
Para traçar uma estratégia em trade marketing que realmente possa funcionar, é preciso considerar o tripé
- Preço – está adaptado ao que o mercado pratica?;
- Presença – seus produtos estão nos pontos de venda?
- Share de gôndola – seus produtos estão no lugar certo da maneira certa?
Se estes três pontos estiverem dentro da filosofia, você já está pronto para começar uma transformação no reconhecimento da sua marca no mercado!
Exemplos de trade marketing?
As ações de trade marketing podem ser feitas por meio de diferentes estratégias, vamos conhecer algumas delas:- Merchandising – fundado nas exibições técnicas, ou seja, a forma de chamar a atenção dos clientes pelo visual, como por meio de faixas, banners ou flyers. Ou ainda pelas embalagens, amostras grátis e brindes.
- Gerar demanda – para vender mais, é preciso atrair e conquistar mais clientes, tanto por meio da degustação de produtos e programas de fidelidade quanto pelas promoções e sorteios.
- Trade marketing digital – é a ação na web, em que a marca pode atingir mais consumidores. Cada vez mais os clientes usam múltiplos canais para efetuar as suas compras. Dessa forma, ter uma loja virtual é um diferencial competitivo que não deve ser ignorado.
Qual a diferença entre trade marketing e merchandising?
Apesar de andarem de mãos dadas, existem diferenças entre trade marketing e merchandising. O primeiro tem como premissa a construção de relacionamento com os distribuidores, os chamados ponto de venda – PDV na hora de garantir a satisfação dos clientes. Já o merchandising atua na maneira como os produtos são expostos aos clientes, assim como são dispostos na loja, o que vai gerar maiores vendas. Proporcionalmente, o merchandising está para trade marketing assim como a propaganda está para marketing. São categorias dentro de uma grande área.O que é trade marketing digital?
Com a evolução da tecnologia, o trade marketing também evoluiu, e hoje chegamos ao modelo de trade marketing digital, que nada mais é que a aplicação de sua filosofia na web. O objetivo é oferecer aos clientes de e-commerce a melhor experiência de compra. Assim, as marcas expandem seu campo de ação e conquistam cada vez mais consumidores, que também mudaram de perfil e estão muito mais exigentes.
Como fazer no e-commerce?
Para alavancar a sua marca no universo digital, separamos as melhores dicas para fazer o seu e-commerce vender como água:
- Deixe todas as informações ao alcance do cliente – você gosta de comprar produto sem saber ao certo o que ele possui? Seu cliente também não!
- Transforme a experiência do usuário em satisfação com a sua marca – de nada adianta vender e garantir uma experiência frustrante ao cliente.
- Cuide da exposição dos seus produtos – o visual da sua página, a forma como você apresenta os seus produtos podem fazer a diferença na hora de vender.
- Tenha em vista a estratégia dos seus concorrentes – assim como você, seus concorrentes também estão em busca de clientes, por isso é preciso acompanhar o que tem funcionado para eles e que você ainda não tinha pensado.
Soluções em marketing digital
O que achou do trade marketing? Você sabia que a Link Nacional possui uma equipe de especialistas a postos para ajudar a sua marca? É isso mesmo! Nossos profissionais são experts em tecnologia e marketing digital, a dobradinha perfeita para fazer o seu negócio chegar nas alturas na internet! Venha conhecer e comprove!
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