Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Sitemap: o que é e como funciona?

por | Atualizado em 19 de março de 2021 | Notícias

Sabia que você pode contribuir para melhorar o ranqueamento do seu site nos principais motores de busca da Internet? A evolução da Internet trouxe também o aumento vertiginoso do número de páginas que buscam atingir a tão sonhada posição de top five nos principais motores de busca. E o sitemap é um verdadeiro atalho para que as suas páginas atinjam mais rapidamente as melhores posições na primeira página, seja do Google, do Yahoo ou do Bing, otimizando o rating do seu site.

A Link Nacional, antenada com o que há de mais avançado em marketing digital e tecnologia, traz até você tudo sobre esta maravilhosa ferramenta, e mostra como fazer para que os rastreadores reconheçam seu site de maneira mais veloz, e o que é melhor, sem ferir os parâmetros éticos relacionados à presença na web. Você vai desvendar tudo sobre sitemap, como funciona e como fazer para criar o seu nas suas páginas. E de quebra, você vai saber o que é necessário para cadastrar no Google.

Às vezes achamos que a tecnologia já nos proporcionou tudo de mais avançado, mas ainda é capaz de nos surpreender e mostrar que o mundo virtual é uma verdadeira caixinha de surpresas.

Continue lendo

Motor de busca

O que é sitemap?

Assim como os rastreadores, aqueles robôs que executam a varredura nos motores de busca, utilizam critérios específicos para promover o ranqueamento de sites, o sitemap, também conhecido como mapa do site, é um arquivo que vai ajudar neste processo. Ele auxilia o trabalho pesado dos robôs, criando uma lista de todos os URLs de um site, com metadados contendo a sua data de criação ou de modificação, bem como a frequência de atualização das páginas. Por meio do sitemap, os motores de busca contam com uma força extra na tarefa cada dia mais extenuante de ranquear páginas na web.

Para que serve

Já parou para pensar como os mecanismos de busca conseguem descobrir as páginas que acabaram de ser lançadas? Na maioria das vezes, o processo ocorre por meio dos links encontrados em páginas que foram indexadas anteriormente. Parece simples, mas diante da infinidade de páginas novas que passam a desfilar na Internet, a tarefa dos rastreadores tem se tornado cada dia mais hercúlea, demandando esforços mais potentes para a indexação e de SEO.

É aí que entra o sitemap: com uma lista de URLs já preparada, o robô efetua sua função mais rapidamente. Imagine que você precisa chegar a um local que não conhece. Obviamente você vai contar com o auxílio de um mapa. O sitemap é para o motor de busca aquilo que o mapa é para você. Por isso é fundamental manter a sua lista de páginas sempre em dia, além de utilizar conteúdos como o cornerstone, com assuntos básicos sobre a sua área de atuação, até aqueles mais específicos.

Como funciona o sitemap?

Você até gostou da ideia do sitemap, mas como o rastreador vai saber que existe um mapa para ajudar na sua pesquisa em um universo tão vasto como o da web? O acesso a ele pode ser feito ao inserir “/sitemap.xml” após o endereço do site. Você pode testar acessando o XML da Link Nacional: www.linknacional.com.br/sitemap.xml.

Website
O sitemap contém informações relevantes para os robôs, tais como:
  • Indica a localização da URL
  • Fornece a data da última modificação do site
  • Mostra a frequência das atualizações
  • Indica o nível de relevância
­Ao acessar o sitemap, o percurso entre o rastreador e o ranqueamento do seu site vai ser bem menor, pois você já forneceu tudo o que o robô precisa saber para retornar a pesquisa que o usuário fez. Agora imagine o potencial que o ele proporciona: em todo o mundo, 4,3 bilhões de usuários possuem acesso à Internet, conforme pesquisa do Internacional Communications Union, realizada em 2019. Em um mar de páginas, ele representa aquele algo que não se pode ver, mas que faz toda a diferença em existir.

Como gerar um sitemap gratuito?

Para criar seu sitemap gratuito, você pode utilizar plugins WordPress, que vão facilitar muito o processo, tais como o Google XML Sitemaps, o XML Sitemap e o Sitemap BestWebSoft. Vamos falar sobre eles a seguir.

Outra opção é o Google Sitemap Generator, que gera o seu arquivo automaticamente, com o diferencial de oferecer o monitoramento do seu servidor web e de detectar as atualizações. Assim, você não precisa assumir o controle dos updates, pois o Generator faz isso por você!

Ainda é possível gerar o seu manualmente, a partir de um documento no formato XML.

Quais os melhores plugins de sitemap do WordPress

Conheça agora os melhores plugins para fazer seu sitemap do WordPress:

Google xml sitemap

Google XML Sitemaps

O plugin facilita o trabalho pesado dos rastreadores, ajudando na visualização da estrutura completa do seu site. O acesso também é mais eficiente, além de suportar todos os formatos de páginas criadas em WordPress, além dos URLs personalizados. Para ficar ainda melhor, toda vez que você criar um novo post, os principais mecanismos de pesquisa são notificados. Você não vai precisar reinventar a roda para ranquear seu site quando ele é atualizado!

XML Sitemap

XML Sitemap

este plugin é originalmente baseado no Standard XML Sitemap Generator, que foi descontinuado. Sua principal vantagem é a simplicidade, já que você não precisa alterar arquivos, nem criar permissões de pasta, muito menos levar horas para ajustar todas as opções dos plugins. É compatível com sites multilíngues, facilitando a indexação em diferentes idiomas. Se o que você precisa é de versatilidade e amplitude, este é o plugin certo para gerar o mapa das suas páginas!

Sitemap bestsoft

Sitemap BestWebSoft

Além de ser grátis, o gerador oferece a criação automática do seu sitemap em formato XML. Com suporte tanto a páginas padrão do WordPress quanto a URLs personalizadas, ainda pode rodar nas ferramentas do Google. Você também consegue definir o máximo de URLs que vão compor o seu. As configurações são simplificadas, e você consegue fazer alterações sem modificar o código. Este plugin alia a simplicidade à praticidade, facilitando as operações.

Buscar google

Como enviar um sitemap para o Google?

Atualmente o Google trabalha com várias opções de formatos de sitemap. Você pode aprimorar a indexação do seu site por meio de extensões de arquivos de vídeo, imagem e outros conteúdos, em que a análise pelo rastreador se torna mais difícil. Veja o passo a passo para criar e enviar o seu:
 

  1. Selecione quais páginas do seu site serão rastreadas;
  2. Faça uma versão canônica, ou seja, aquela selecionada pelo Google, das suas páginas;
  3. Defina o formato da sua preferência;
  4. Crie o sitemap, que pode ser manual ou por meio de ferramenta de terceiros;
  5. Agora ele está pronto para ser disponibilizado ao Google! Basta incluir no arquivo robots.txt ou enviar ao Search Console

Enviar sitemap pelo Google Search Console

Se você optou por enviar ao Google via Search Console, veja como é rápido e fácil:
 

  1. Inicialmente, faça a postagem do sitemap no seu site;
  2. A seguir, acesse o relatório;
  3. Depois basta inserir o URL no devido relatório e clique em Enviar;
  4. O processamento é imediato.

Conclusão

Agora que você já desvendou os segredos para criar o melhor sitemap das suas páginas web, venha conhecer a Link Nacional! Contamos com uma equipe de especialistas em WordPress que vai ajudar você a deixar o seu redondinho com as inovações dos principais motores de pesquisa. Tudo com a garantia e a qualidade de quem mais entende de tecnologia digital. Fale com um dos nossos consultores e consulte nossos planos!

Criar site guia

Solicite a geração de seu sitemap

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 2 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

Veja como criar um blog no WordPress em poucos passos e de forma fácil e rápida. Também é possível criar um blog no WordPress grátis.

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Tanto o carro 0km quanto o seminovo podem ter vantagens e desvantagens; confira neste conteúdo! Hoje em dia, a compra de um veículo é considerada uma das etapas mais importantes na vida das pessoas. Sejam eles carros seminovos ou novos, a escolha de um bem como esse...