FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Como criar um portfólio no WordPress

por | 21/12/23 14:02 | Criar site, WordPress

Em um mundo cada vez mais visual e orientado por projetos, um portfólio bem projetado é a chave para abrir portas e destacar suas habilidades únicas. No cenário digital atual, onde a primeira impressão é frequentemente formada online, é essencial possuir um portfólio que não apenas exiba suas realizações, mas também conte sua história de maneira envolvente.

Neste artigo, explicaremos como construir um portfólio no WordPress utilizando o Divi Theme, acompanhe!

O que é portfólio e para que serve?

Um portfólio é uma coleção organizada de trabalhos, projetos, amostras ou exemplos que demonstram as habilidades, realizações e competências de uma pessoa em uma determinada área.

Essa coleção pode incluir uma variedade de itens, como trabalhos artísticos, projetos de design, redações, fotografias, códigos de programação, projetos de engenharia, projetos acadêmicos, entre outros.

O principal objetivo de um portfólio é apresentar de forma concreta e visual o conjunto de habilidades, experiências e conquistas de alguém. Ele é frequentemente usado em contextos profissionais, educacionais ou criativos para demonstrar habilidades e provar experiência.

    Como criar um portfólio no WordPress

    Onde criar portfólio?

    É possível criar um portfólio de duas formas: com materiais físicos ou por meio de plataformas online. 

    Atualmente, a preferência da maioria das pessoas é pelo meio digital, pelo fato de que um portfólio online é muito mais prático do que um portfólio impresso. Pois, não há necessidade de ser transportá-lo para os locais, qualquer pessoa com acesso a internet consegue visualizar os trabalhos, entre outros benefícios. 

    Para criar um portfólio online é preciso usar alguma plataforma. Algumas delas são voltadas especificamente para determinadas profissões ou para um conjunto de profissões de uma mesma área, como, por exemplo:

    • Behance: popular entre artistas, designers e criativos em geral. É uma plataforma da Adobe para mostrar projetos visuais;
    • Dribbble: focado em design, é ideal para designers gráficos, de produtos e UI/UX;
    • GitHub: para desenvolvedores de software, é uma plataforma para hospedar projetos de código aberto e exibir habilidades em programação.

      Também existem plataformas em que é possível criar qualquer tipo de portfólio e deixá-lo no formato de um site. Uma das melhores opções para isso é o WordPress. Trata-se de uma plataforma versátil que permite criar um site personalizado. Você pode usar temas específicos para portfólio e plugins para exibir seu trabalho. Além de ser otimizado para SEO.

      Como criar um portfólio no meu site WordPress?

      Todo profissional precisa apresentar o seu trabalho de forma profissional e atraente para conquistar novos trabalhos ou almejar aquele emprego tão sonhado, não é verdade? Por isso vamos dar uma dica valiosa de como criar portfólio utilizando o WordPress e o construtor de sites Divi.

      Para criar portfólio basta ter familiaridade com o CMS WordPress e seguir o passo a passo:

      É necessário estar logado na área administrativa, caso não saiba como logar basta selecionar:

      Para entrar na área administrativa do site abra o navegador, digite na barra de endereço o domínio seguido de /wp-admin e entre com dados de login e pressione a tecla Enter.
      Dentro da área administrativa, no menu à esquerda, vá com o mouse na aba Projetos e clique em Adicionar novo.

      Coloque o nome do produto ou serviço que será adicionado ao portifólio e selecione Usar Construtor Divi.

      Na barra lateral à direita, na parte de Categorias de Projetos aparecem todas as categorias já criadas e você pode adicionar novas categorias clicando em +Adicionar Nova Categoria.
      Logo abaixo das categorias temos o Projeto de Tags, que é uma forma de localização pelos serviços de busca, adicione Tags com palavras relevantes.

      A Imagem destacada é a imagem que vai aparecer referente ao item adicionado ao seu portfólio, clique em Definir imagem destacada para adicionar uma imagem.

      Para começar a criar portfólio do seu projeto clique em Usar Visual Builder.

      Ao clicar no em verde aparecera as opções de colunas, selecione a linha de largura completa, assim como no exemplo à esquerda.
      Clique em + para Inserir Módulo(s) e selecione a opção Portfólio para configurar o módo de exibição do seu portfólio.
      Em esquema você escolhe como quer que seu portfólio seja apresentado, em grade ou que cada item seja apresentado em destaque (largura completa).

      Selecione a caixa referente as categorias que quer nesse portfólio na parte Incluir Categorias.

      Salve as mudanças feitas e para colocar seu portfólio no ar basta clicar em Publicar na caixa em verde no canto inferior à direita.

      O que fazer quando no WordPress não aparece a opção Projetos? 

      No painel administrativo do WordPress não aparece a opção “Projetos”? Se você se encontra nessa situação e deseja entender o porquê disso e como proceder, nós trouxemos as respostas. 

      Essa situação ocorre, pois esse recurso não está disponível para todos os temas do WordPress. Para resolver esse problema, instale o Plugin Portfólio da RadiusTheme. Com o plugin você conseguirá adicionar o design de portfólio nas páginas.

      Soluções para sistemas web  

      Criamos a sua página de portfólio e ainda podemos atendê-lo em muitas outras demandas relacionadas ao seu site WordPress. Somos referência quando o assunto é WordPress e, portanto, se você precisa de serviços de hospedagem de sites, criação de sites, registrar o seu domínio e de outras demandas semelhantes, nós temos as soluções. Clique no link do banner abaixo e conheça melhor os nossos serviços.

      Redação: Link Nacional
      A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
      3.7 3 votes
      Vote no Artigo
      Subscribe
      Notify of
      guest

      2 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments
      jean carlos devargas
      jean carlos devargas
      13 de dezembro de 2021 14:41

      Olá, e o que fazer quando não aparece a opção projetos / portfólio?
      já fui nas configurações, escrita e também não aparece para habilitar.

      Sistema de doação: entenda como receber doação online

      Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

      UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

      UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

      Como descobrir o dono de um domínio ?

      Como descobrir o dono de um domínio

      Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

      Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

      Como abrir uma conta bancária no exterior?

      Como abrir uma conta bancária no exterior

      Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

      Cielo checkout

      Últimas postagens