Ao contrário do que todos pensam, o cPanel não é gratuito, e é por isso que muitos gerentes de infraestrutura de servidores buscam, como alternativa, um painel de controle de hospedagem grátis. Pode ser difícil e complicado analisar as opções disponíveis no mercado e verificar se elas estão no nível do cPanel, por isso elaboramos uma análise abrangente de alguns painéis gratuitos.
A maioria das alternativas do cPanel são de código aberto, o que significa que você pode navegar, analisar e fazer alterações no código-fonte. Todos os painéis que separamos são gratuitos ou oferecem uma versão gratuita repleta de recursos, acompanhe o post para saber mais!
Continue lendo
O que você vai ler
- Como obter uma conta cPanel gratuitamente?
- Alternativas de painés de controles gratuitos
- 1. Painel de controle Grátis Webmin
- 2. CentOS Web Painel gratuito similar ao cPanel
- 3. Ajenti
- 4. YunoHost
- 5. Froxlor
- 6. ISPConfig
- 7. Vesta CP
- 8. DirectAdmin
- 9. CyberPanel
- 10.aaPanel
- Que tal testar uma alternativa gratuita para o painel cPanel grátis?
- Conclusão: Atingindo o próximo nível com as alternativas cPanel
- Soluções para Hospedagem grátis

Como obter uma conta cPanel gratuitamente?
Caso você esteja procurando por um plano de hospedagem com o cPanel. A Link Nacional possui um plano de hospedagem que oferece o painel cPanel gratuitamente por 30 dias com domínio incluso. Para contratar o plano, basta entrar em contato conosco e solicitar a solução cPanel grátis por 30 dias.
Agora, caso você já tenha seu ambiente de hospedagem e esteja querendo testar o cPanel, também é possível conhecer o painel de controle gratuitamente por 15 dias. Basta seguir estas etapas:
- Acesse o site oficial do cPanel e procure a opção de teste gratuito;
- Escolha a opção de Teste Gratuito ou Free Trial para iniciar o período de avaliação de 15 dias;
- Preencha as informações necessárias, como seu nome e endereço de e-mail;
- Siga as instruções fornecidas para ativar sua conta de teste;
- Após a ativação, você receberá credenciais de acesso ao seu próprio ambiente de cPanel, onde poderá explorar e testar as funcionalidades do painel.
Alternativas de painéis de controle gratuitos
Caso você não queira utilizar o cPanel, montamos uma lista com as melhores opções de painéis de controle gratuitos, confira:
1. Painel de Controle Grátis Webmin
Esse painel de controle pode não parecer muito amigável, mas se utilizar um Tema autêntico isso pode resolver o problema. Os temas são mais amigáveis para os usuários e facilitam um pouco o trabalho com o Webmin.
O servidor pode ser o Ubuntu, Debian ou CentOS, os desenvolvedores do Webmin oferece um pacote de instalação rápida no servidor. Se você quiser aprofundar um pouco mais, o código fonte do Webmin está disponível no GitHub.
2. CentOS Web Panel gratuito similar ao cPanel
Se você estiver executando o CentOS no seu servidor virtual privado (VPS) e achar que o Webmin não é o mais indicado para você, o CentOS Web Panel é a solução ideal. Ele permite implantar e administrar servidores Web Apache, firewalls, bancos de dados MySQL, certificados SSL, um proxy reverso Nginx, email auto-hospedado e muito mais. Você também pode gerenciar usuários, implantar backups e acompanhar a integridade do sistema por meio do monitor de serviços.
Um recurso exclusivo do CentOS Web Panel é o Auto-Fixer , que verifica arquivos de configuração importantes e tenta corrigi-los automaticamente, caso apresente algum erro.
Para instalar, você precisa de uma instalação atualizada do CentOS, de uma pilha LAMP em funcionamento e de pelo menos 1 GB de RAM. É importante reiterar que o CentOS Web Panel é oficialmente suportado no CentOS – se você estiver executando o Debian / Ubuntu, terá que procurar em uma das outras opções. Infelizmente, o código do CentOS Web Panel não é totalmente de código aberto, mas permanece livre para uso.
3. Ajenti
O Ajenti é um painel de controle grátis abrangente que se autodenomina “uma ferramenta de administração para uma era mais civilizada, fornecendo uma maneira rápida e segura de gerenciar uma caixa Linux remota a qualquer momento, usando ferramentas diárias como um terminal da web, editor de texto, gerenciador de arquivos e outros”. Há um terminal remoto responsivo, a capacidade de estabelecer firewalls, instalar pacotes, gerenciar usuários, monitorar o uso de recursos e muito mais. O Ajenti também vem com vários plugins, com a capacidade de adicionar mais ou desenvolver ainda mais com o Python. E, de acordo com os desenvolvedores da Ajenti, o painel de controle “não diz como você deve fazer o seu trabalho”, deixando o sistema o mais intacto possível.
Ajenti é um ótimo painel de controle para quem já possui alguns serviços em execução no servidor. Outros painéis simplesmente apagam as configurações existentes, mas a Ajenti promete pelo menos tentar pegar sua configuração atual sem alterá-la. A Ajenti também se considera “prestativa”, pois todas as alterações não são de forma destrutivas e não substituem seus arquivos, opções e comentários.
O projeto principal é de código aberto e pode ser encontrado no site da GitHub.
4. YunoHost
Você pode administrar a VPS através da interface web YunoHost ou da linha de comando. O YunoHost suporta oficialmente o Debian 8 e é codificado principalmente em Python sob uma licença GPL de código aberto.
O código está disponível no site GitHub.
5. Froxlor
A Froxlor se considera a alternativa “leve” ao Webmin. No site: “Desenvolvido por administradores de servidores experientes, este painel de código aberto (GPL) simplifica o gerenciamento de sua plataforma de hospedagem.” Os recursos incluem instalação “Let’s script” Certificado SSL para site seguro, configuração PHP, gerenciamento MySQL e muito mais.
A Froxlor tem pacotes Debian disponíveis e um .tar.gz para instalações em produção. Somente o Debian é oficialmente suportado, mas parece possível, com um pouco de esforço, instalá-lo no Ubuntu também. O Froxlor é licenciado sob a GPL 2.0, com código fonte no GitHub.
6. ISPConfig
O ISPConfig é outro concorrente veterano no espaço alternativo livre do cPanel e pode ser o azarão desta comparação. Tem cerca de 40.000 downloads por mês. É possível também configurar servidores Web Apache2 / nginx, servidores de correio, DNS, espelhamento e muito mais, como faria com Webmin ou Ajenti.
O recurso mais exclusivo do ISPConfig é a capacidade de gerenciamento de vários servidores a partir de um único painel de controle. Se você estiver trabalhando com mais de um servidor e desejar uma experiência consistente em todos eles sem precisar instalar o mesmo painel de controle em cada um, o ISPConfig poderá ser a escolha.
O ISPConfig funciona com o Debian, Ubuntu e CentOS, tornando-o flexível para praticamente qualquer servidor. O código fonte está disponível no repositório GitLab da organização sob uma licença BSD de código aberto.
7. Vesta CP
O VestaCP é um núcleo de painel de controle projetado, escrito em Bash, que os fãs do Linux vão adorar. Os recursos internos incluem a implementação de IPtables / fail2ban para segurança, Nginx e / ou Apache para um servidor Web, várias soluções de email, soluções de monitoramento, backups, certificado SSL Let’s Script e muito mais. Se você preferir trabalhar por meio de uma linha de comando, em vez de uma interface da Web, também pode fazer isso com o Vesta.
O Vesta trabalha com CentOS, Debian e Ubuntu, e é licenciado com o GNU. O código fonte está disponível no GitHub.
Nota: Por volta do verão de 2018, ouve um ataque a painéis de controle VestaCP com base em vulnerabilidades desconhecidas. As soluções mais comuns inclui proteger suas conexões SSH através do uso e imposição de chaves e desativar completamente o usuário root.
8 . DirectAdmin
O DirectAdmin é mais um ótimo painel de controle, que pode servir como alternativa tanto ao cPanel, como ao WebMin. Atualmente ele é bastante procurado; e isso se deve, entre outros motivos, ao seu custo bastante acessível e as suas capacidades que pouco ou nada deixam a desejar em relação aos demais painéis já citados neste post.
E sobre os seus atributos, podemos iniciar falando da sua interface, que ajuda na experiência do usuário por ser muito simples de usar. Também é importante citar a sua estabilidade em relação às falhas e aquelas características mais próprias de todo painel de controle: opção para criação de sites, administração de contas de e-mails, de domínios, acesso e configuração do banco de dados e assim por diante.
Essas são apenas algumas das principais funcionalidades e que, de certo modo, também existem nas demais plataformas deste segmento. No entanto, o DirectAdmin acaba de passar por uma nova atualização, em que novos recursos foram acrescentados.
9 . CyberPanel
O CyberPanel é um painel de controle para hospedagem de websites dos servidores LiteSpeed. É possível utilizá-lo na sua versão gratuita com o Open LiteSpeed ou através da aquisição de uma licença do LiteSpeed Web Server. De qualquer maneira, a ligação com esses servidores e, sobretudo, ferramentas como o LS Cache definem a sua principal característica: a velocidade na execução dos processos.
No entanto, não são apenas essas as qualidades deste painel de controle. Ele ainda conta com muitos outros recursos, entre os quais podemos citar aqueles relacionados à segurança, representados por ferramentas como ModSecurity, CSF e o protocolo SSL; ferramentas de monitoração de recursos, que permitem verificar a utilização de processador e memória e várias outras funcionalidades.
Por fim, devemos destacar que o CyberPanel usado com o Open LiteSpeed possibilita a instalação ilimitada de domínios e de forma gratuita. Ou seja, você consegue hospedar vários sites e, por consequência, gerenciá-los usando todos os recursos que oferece o painel de controle.
10. aaPanel
O aaPanel é um painel de controle de hospedagem web que ajuda a simplificar a administração de servidores web. Este painel possui três planos, sendo um deles gratuito. Na versão free ele fornece recursos como: número ilimitado de domínios, certificado SSL ilimitado, proteção básica de segurança, gerenciador de arquivos completo, etc. Além disso, o aaPanel é projetado principalmente para sistemas baseados em Linux, como CentOS, Ubuntu e Debian.
Resumidamente, alguns dos recursos e funcionalidades comuns oferecidos pelo aaPanel incluem:
- Gerenciamento de sites: você pode criar e gerenciar facilmente sites, configurar domínios, configurar SSL, criar bancos de dados e muito mais;
- Gerenciamento de banco de dados: a partir de uma clique é possível criar, definir, fazer backup e restaurar banco de dados;
- Instalação de aplicativos: é possível instalar facilmente plugins e outras ferramentas por meio da interface do painel;
- Suporte a multi-PHP: o aaPanel permite a configuração de várias versões do PHP, o que é útil para atender a diferentes requisitos de aplicativos;
- Monitoramento: fornece informações sobre o desempenho do servidor, como uso de CPU, memória e largura de banda.
Que tal testar uma alternativa gratuita para o painel cPanel grátis?
Os painéis de controle são ótimos para gerentes de VPS que desejam hospedar rapidamente um site sem ter que se aprofundar no assunto ou perder um final de semana tentando configurar um servidor web. Os painéis gratuitos são ótimos para administradores de sistemas avançados que precisam de resultados consistentes em servidores web.
Mas chega um momento em que todo administrador de servidor em expansão precisa assumir parte da responsabilidade por si mesmo. Há um valor incrível em aprender a navegar em um servidor, baixar e implantar serviços e fazer correções quando algo der errado. Você não precisa implantar um cluster avançado do Docker Swarm em sua primeira tentativa – talvez tente algo mais fácil, como a instalação automática do EasyEngine no WordPress.
Conclusão: Atingindo o próximo nível com as alternativas cPanel
Esperamos que isso aconteça com você, se você estiver interessado em usar um painel de controle com o servidor, mas não quiser pagar pelo cPanel. Também existem outras soluções pagas disponíveis, como Cloudron , Plesk e ClusterCS , mas analisar os conjuntos de recursos de cada uma está muito além do escopo desta postagem. Afinal, queremos ajudá-lo a encontrar alternativas para o painel cPanel grátis!
O melhor de um painel de controle é que, para muitos, oferece mais opções e oportunidades. Com o poder de um painel de controle livre, você pode esticar cada dólar gasto ainda mais em seu servidor e sem a maioria das dores de cabeça que acompanham a administração de servidores para o resto de nós.
Soluções para hospedagem grátis
A Link Nacional é especializada em hospedagem de sites, além dos planos convencionais temos planos gratuitos. Nestes planos, você tem acesso a todas as ferramentas de um plano pago, pode testá-las à vontade e, assim, conhecer as funções e potencialidades de cada uma. Clique no banner abaixo para saber mais!
cPanel Grátis
Oferecemos hospedagem de site grátis com os painéis de controle cPanel ou DirectAdmin, conheça um dos painéis de forma rápida e gratuita.
Conteúdo top mano, parabéns eu tenho um vídeo que mostro como ter cPanel e WordPress tudo gratuito.