Como funciona o Instagram Shopping?
Que o Instagram tornou-se uma das principais plataformas de divulgação de marcas, produtos e afins não há dúvidas. O que os empreendedores não imaginavam (e os clientes tampouco) é que seria possível não apenas vender produtos online, mas criar artifícios de venda que permitam rapidez no processo e muito engajamento.
Isso porque as ferramentas do Insta permitem publicar no feed da sua loja os produtos a serem comercializados. Basta marcar nas fotos as etiquetas de preço e pronto! Há também a possibilidade de otimizar a navegação de compras e ir direto à aba da sacolinha (que fica ao lado do ícone do IGVT) para buscar pelos produtos de mostruário.
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Como criar uma loja no Instagram Shopping?
Quais os pré-requisitos?
Para vender nessa plataforma, é fundamental que a página tenha uma conta comercial verificada ou, no mínimo, 10 mil seguidores nos stories. No entanto, o Instagram estabelece alguns pré-requisitos rigorosos de cumprimentos dos termos de serviço e comerciais.
Por isso, o varejista que queira ingressar nesse fantástico mundo novo deve ler com muita atenção os “requisitos de qualificação para comércio” sem perder de vista a confiabilidade, as melhores práticas e as informações precisas dos seus produtos.
Os requisitos são:
- Cumprir as políticas e regras do Facebook (detentora do Instagram): como antecipamos linhas acima, para não acontecer a desativação, a sua conta profissional deve cumprir requisitos elementares, como Padrões e Diretrizes da Comunidade do Face, Termos de Uso, Acordo de Vendedor etc;
- Ter a sua empresa e o seu domínio representados: não se esqueça de incluir os “classificados” de produtos disponíveis para os clientes efetuarem a compra diretamente no seu site ou no recurso “finalizar”;
- Localizar-se em mercados compatíveis: é condição essencial, tanto para a sua página no Facebook quanto a sua conta profissional do Insta, estar em um dos mercados compatíveis com ambas as plataformas;
- Confiabilidade é tudo: isso significa que a sua conta deve apresentar ao Facebook o que eles chamam de “presença autêntica e estabelecida”, o que eventualmente pode demandar a manutenção de uma boa base de seguidores;
- Ter sempre à mão informações precisas e seguir boas práticas de gestão: dentro ou fora do Instagram Shopping, as políticas de atuação da sua loja devem ser sempre claras e não enganosas, tais como políticas de reembolso e de devolução, valores etc.
Como se qualificar para o Instagram Shopping?
Tendo cumprido todos os requisitos exigidos, é preciso qualificar a sua marca no Instagram Shopping. Basta responder SIM a todas as perguntas levantadas, tais como: “Sua empresa vende bens materiais?” e “Sua conta do Instagram é uma conta comercial?”.
Na segunda etapa, conecte o perfil comercial da sua empresa a um catálogo do Facebook. Para isso, há duas opções:
- Gerenciador de Catálogos, no qual é possível criar um catálogo do seu jeito;
- Parceiro do Facebook, para quem pouco ou nada domina o estilo “faça você mesmo”.
Cadastrar-se no aplicativo:
Catálogo e conta conectados? Basta acessar o aplicativo do Instagram para se cadastrar no Instagram Shopping. Vá em configurações do seu perfil >> Empresa e em Compras >> siga as etapas para se certificar que esteja tudo em conformidade. Como o processo leva alguns dias para ser aprovado, não se desespere!
A primeira publicação ou stories de shopping a gente nunca se esquece
Agora, é só adicionar tags e figurinhas de produtos nas suas publicações e nos stories. Sempre que for necessário criar uma publicação dessa natureza, toque em “Marcar produtos” para adicionar um produto do seu catálogo. Mas lembre-se: há um limite de cinco produtos por publicação de imagem ou vídeo.
Acompanhe sempre as informações do Insta Shopping como uma forma de avaliar o desempenho de suas publicações e stories de compras, afinal, essas informações são um bom indicativo dos interesses de seus clientes. Assim, será possível oferecer mais produtos relevantes.
Esteja atento às palavras do Facebook for Business: ao ser aprovado, você “receberá notificações do Instagram e concluirá a configuração do Shopping para começar a marcar produtos nas suas publicações e stories”.
Como configurar loja no Facebook e no Instagram?
Exibir e vender os seus produtos no Facebook ou no Instagram, permitindo que qualquer possível comprador navegue à vontade por eles, requer criatividade, persuasão mas também personalização.
Ao personalizar a sua loja adicionando coleções em destaque ou conduzindo os compradores ao seu site já existente para que concluam a compra, basta configurar a loja com a opção de finalização da compra.
Para ambas as redes sociais, é necessário ser administrador do Gerenciador de Negócios, ter as permissões para gerenciar a página e o catálogo entre outros. Quanto à loja, é necessário configurá-la em outro tipo de gerenciador, o de comércio.
Na página da central de ajuda para empresas, o Facebook for Business, você encontra as nove etapas de configuração da loja, dentre elas a forma de vender e as políticas de desempenho.
Como vender pelo Instagram Shopping?
Vender diretamente na plataforma do Instagram, de forma eficiente, clara e profissional, requer tempo e muito amor pelo o que se faz e vende. A equipe da Link nacional separou algumas dicas preciosas para se dar bem nessa plataforma. Mas antes desse passo, não se esqueça de pesquisar sobre como inserir produtos na loja virtual:
- Descrição na bio: o perfil comercial da sua loja tem que ser caprichado, convincente, já que as suas informações de compra são pesquisadas, sondadas e permitem interações;
- Visual é tudo! Para o seu feed ser bem atrativo, ao postar os seus produtos, capriche na qualidade das fotos e/ou dos vídeos e também na descrição;
- Indexação ajuda: utilize muito bem as hashtags para atrair novos seguidores e manter um bom ritmo de vendas;
- Para vender diretamente na rede social, não se esqueça de utilizar a função de compras do Instagram;
- Comunicação é fundamental: engaje os seus seguidores com os Stories, interaja com esse público e responda sempre a quaisquer dúvidas.
Como integrar a sua loja virtual ao Facebook e Instagram?
Essa integração não é tão simples, mas também não é impossível. Basta ter atenção, uma vez que será gerado um arquivo XML, e é nele que constarão os produtos que pretende integrar.
O primeiro passo é acessar o painel administrativo da sua loja e seguir para “Integrações > Integrações XML > Facebook / Instagram”. Leia com atenção as instruções e siga até o bloco que permite selecionar os produtos a serem integrados.
No resultado de busca, selecione o/s produto/s que deseja integrar no arquivo XML e salve as alterações. Para integrar todos os produtos que estiverem na tela, há também uma opção no campo de checkbox da coluna “Integrar”, na linha dos filtros.
Inseriu todos os seus produtos no arquivo XML? Agora, volte no início desta página e clique no botão “Gerar Arquivo Atualizado”.
Conclusão
Seja qual for o seu tipo de negócio online ou físico, jamais desconsidere a possibilidade de migrar para as redes sociais. A integração dos seus produtos no Instagram, ou até mesmo no Facebook, permite que a sua marca esteja sempre em evidência, alcance admiradores pelo mundo e fature um bom dinheiro.
Siga o exemplo de gigantes das lojas virtuais, como a Amazon, configure o módulo loja para o seu negócio e boas vendas.