Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Google Meet: o que é, como funciona, como baixar e quanto custa

por | Atualizado em 6 de outubro de 2020 | Notícias

Você já precisou estar em uma reunião presencial e teve que adiar devido a um problema no trânsito? Já perdeu boas oportunidades de negócio por causa da falta de um ambiente virtual para agilizar o andamento dos trabalhos? Pode se considerar uma pessoa de sorte! Graças à tecnologia, problemas como engarrafamento ou carência de ferramentas são coisa do passado. A Link Nacional te leva para conhecer o Google Meet, uma plataforma virtual que permite aos usuários se conectarem a distância, de qualquer parte do mundo e a qualquer hora.

Vamos navegar por este novo universo das conferências online, aprender como o Google Meet funciona, qual a sua finalidade e por que é extremamente vantajoso para as empresas que adotaram o sistema de trabalho Home Office, modalidade que cresceu vertiginosamente durante a pandemia do novo coronavírus e que se confirma como altamente produtiva e econômica.

Da genialidade de Graham Bell ao inventar o telefone no século XIX até o homem chegar aos primeiros estudos sobre videoconferências a distância, na década de 20 do século passado, houve muito empenho e suor para alcançarmos o nível de desempenho da atualidade. A inovação é tanta que recentemente o diretor Rob Savage lançou o filme “Host“, totalmente produzido por videoconferência.

Içar velas e boa navegação!!!

Ilustração do Astronauta anunciando o plano site pronto
Google Meet

O que é o Google Meet

O Google Meet é uma ferramenta que permite a conexão entre as pessoas por videoconferência, uma forma ágil e eficiente de se manter em dia com as tarefas escolares ou de trabalho. Se a sua empresa precisa marcar uma reunião urgente e ainda não dispõe de um sistema integrado, o Google Meet é uma excelente opção. Para quem já aderiu ao G Suite, o programa está disponível tanto na versão para empresas como na plataforma for Education. Em 2020, o Google Hangouts Meet passou a se chamar Google Meet, como parte das medidas de segurança antipirataria adotada pela gigante, após o aumento vertiginoso do uso da ferramenta por pessoas em isolamento social.

Além da qualidade da equipe de infraestrutura do Google, sua empresa ainda conta com a segurança nas conexões, já que a chamada de vídeo é criptografada durante o trânsito dos dados.

O que é Google Meet

Como funciona o Google Meet

Após criar a reunião online, o sistema gera um link, que você compartilha com todos os participantes. O resto é com o sistema, você não tem que se preocupar com os plugins, somente se concentrar nos detalhes do encontro.
Pelo G Suite, basta incluir um número de telefone e um PIN em cada reunião! Simples e prático, como a sua empresa precisa.

É necessário baixar?

Para quem já é usuário do Chrome, Firefox, Safari ou Edge não é necessário instalar absolutamente nada! O Meet já vem configurado para abrir pelo navegador. É bom para você e para seus convidados, pois a superfície de ataque do Meet fica reduzida e a sua reunião pode contar com mais segurança.

Quem pode utilizar

Com tantas funcionalidades, os usuários do Meet podem ser tanto as pessoas físicas, que utilizam a plataforma para trabalhar ou frequentar um curso a distância, como também as jurídicas, que precisam manter suas equipes em sintonia para não perder o ritmo no andamento das suas atividades. Praticidade em amplitude total!

Quanto custa

Na página oficial do Google Meet, é possível conferir os planos de acesso, com pacotes que cabem em todos os bolsos. Veja:

O plano Gratuito é totalmente free, com número de reuniões ilimitado, para até 100 participantes e duração de 1 hora. É um plano básico e ao mesmo tempo eficiente para quem não precisa de conexão a distância a todo momento.

O G Suite Essentials possui taxa a partir do número de usuários ativos no mês, a quantidade de reuniões é ilimitada, para até 150 participantes em eventos de até 300 horas. Este plano se encaixa para pequenas empresas ou escolas.

O pacote turbinado é o G Suite Enterprise, com reuniões ilimitadas e capacidade máxima para 250 participantes por até 300 horas. O diferencial é a possibilidade de transmissão ao vivo do evento no domínio, para até 100.000 espectadores. Empresas de grande porte e conglomerados educacionais podem obter os melhores recursos neste plano.

Como fazer reunião online

O Google Meet conecta participantes de qualquer lugar do mundo a uma chamada de vídeo por meio do gerenciamento online. Com toda a simplicidade no uso da interface, suas reuniões vão ficar mais práticas em poucos cliques. É possível ainda acessar o Google Agenda a partir do G Suite e não perder nenhum detalhe importante!

Como fazer reuniões

Google Meet para empresas

Para quem acessa o Meet pelo G Suite Enterprise, um número de telefone para discagem é configurado a cada reunião, assim todos podem ter acesso aos eventos da empresa, mesmo quando estiver sem rede Wi-Fi ou de dados. Usuários do Skype for Business também podem utilizar o Meet e fazer suas chamadas de vídeo tranquilamente.

Google meet para celulares

Em dispositivos móveis, é possível instalar o app Google Meet pela Apple App Store, para usuários do Iphone ou pela Google Play Store para Android. Depois de instalado, basta um clique para abrir um mundo de possibilidades!

Vantagens do Google Meet para o home office

Para os adeptos do trabalho em home office, o Meet é a opção ideal, seja como convidado para uma reunião de trabalho por e-mail ou pelo evento da Agenda no G Suite. Os dispositivos de acesso também são diversificados, pois o Meet funciona tanto em computadores, smartphones ou tablets. Se você precisa ir a um outro local no mesmo horário da reunião, isso não deve ser um problema!

Recursos e funcionalidades do Google Meet

Já deu para perceber o quanto o Meet pode ser útil não é mesmo? Confira mais recursos:

Videoconferência

Sem dúvida, a possibilidade de realizar videoconferências é a que mais atrai nosso olhar para o Meet. Ao nos adaptarmos a uma rotina com agenda lotada, ter à disposição um sistema intuitivo e fácil de acessar – basta um clique – é tudo o que mais precisamos. Sem perder a qualidade do nosso trabalho ou dos estudos!

Compartilhamento de tela

Os participantes podem visualizar a tela do evento a partir do recurso de compartilhamento, assim todos podem seguir o raciocínio do palestrante como se estivessem em um encontro presencial, sem sair de casa!

Agendamento de reuniões

Suas reuniões podem ser agendadas previamente, oferecendo mais praticidade a todos os colaboradores. O convite é enviado para o email do participante, assim ele não corre o risco de se esquecer do compromisso ou mesmo de não saber a que horas o encontro será realizado.

Chat

Durante suas reuniões, você pode utilizar o chat para se comunicar com todos os participantes, sem precisar interromper quem está falando e sem deixar passar algum ponto a ser discutido pelo grupo.

Áudio e vídeo

Áudio e vídeo

O acionamento do sistema de áudio e vídeo no Meet é super intuitivo, basta permitir que o aplicativo possa acessar o seu dispositivo e você já pode se comunicar com todos os participantes.

Utilize o Google Meet na sua empresa

Curtiu nossa viagem? Tenha você também todas as vantagens do Google Meet à disposição! A Link Nacional conta com uma equipe antenada com as melhores ferramentas em tecnologia avançada para oferecer todo o suporte para a sua empresa. Fale com um dos nossos consultores e não fique de fora dos avanços do universo virtual!

Compartilhar

5 3 votes
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat